A banha da cobra

A sabedoria popular escolheu chamar banha da cobra a um produto sem efeito, vendido apenas para um lucro fácil e acho que uma das personagens que povoa o nosso imaginário é aquele vendedor ambulante de sorriso amarelo que apregoa as maravilhas do seu elixir milagroso, verdadeira panaceia contra todas as maleitas…

Esse mesmo vendedor que, ao provada a ineficácia do seu produto, tem de fugir a sete pés de uma multidão indignada e descontente…

Lembro-me muitas vezes desta personagem e do termo “banha da cobra” quando vejo alguns produtos de ervanárias, cremes anti-celulite ou chás adelgaçantes.

E não posso deixar de pensar que, na maior parte das vezes, esses produtos são uma forma de lucro fácil para quem os fabrica.

Relativamente aos produtos naturais para emagrecer, apenas o extracto de toranja (usado em alguns produtos) parece ter algum efeito interessante, pois actua a nível do apetite.

Notem bem que “parece ter” não é o mesmo que “tem”. Ou seja, falando sem rodeios, praticamente todos os produtos naturais para perder peso são de desconfiar.

Que fique claro que sou a favor de uma alimentação o mais natural possível e defendo que os erros alimentares raramente devem ser tratados com medicamentos, mas também não aprovo os produtos naturais que se vendem por aí. Uma dieta de emagrecimento cuidada e equilibrada é a melhor forma de perder peso.

A maior parte dos chás adelgaçantes, reafirmantes ou ditos “para a obesidade” não passam de laxantes ou diuré-ticos, alguns contendo mesmo substâncias químicas que são muito irritantes para a mucosa intestinal.

Dito de outra forma, se os usar vai passar muito mais tempo na casa de banho do que até então, mas não se vai livrar da gordura que já tem a mais.

Até pode perder peso (pudera, com tantas idas à casa de banho!), mas não perderá o peso em gordura, que é aquilo que lhe interessa eliminar.

E o uso continuado deste tipo de produtos pode conduzir a carências nutricionais preocupantes ou a distúrbios metabólicos graves, que vão requerer muito mais do que uma infusão de ervas para os tratar.

O que Procura?
Corrente Russa

Infelizmente, a falta de legislação e de fiscalização destes produtos faz com que a sua venda seja feita sem controlo, um pouco por toda a parte e de forma mais acentuada nos últimos tempos, aproveitando a moda dos produtos naturais e saudáveis e a credulidade dos consumidores que apenas querem o melhor.

Concluindo, lembrem-se que quase a totalidade destes produtos são aldrabice. Aqueles que podem ter efeitos não os conseguem sem trazer também malefícios.

E, na minha opinião, são coisas de tolos. É que só um tolo se lembraria de fazer banha de cobra.

loading...

23. Junho 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *