Abcesso Dentário

Um abscesso dentário é uma infecção que surge em torno da raiz de um dente. A infecção, que também se pode estender às gengivas ou ao osso do maxilar, origina a formação de pus e, consequentemente, de um nódulo.

Causas de abscesso dentário:

Os abscessos dentários são causados por bactérias. A infecção pode ser causada por uma cárie extensa que atinge o “nervo” do dente. Pode depois estender-se para as gengivas ou para o osso do maxilar. A cárie pode começar quando os dentes não são frequentemente escovados ou limpos com fio dental. Tem mais probabilidades de apanhar uma infecção se for diabético ou tomar esteróides.

Sinais e sintomas de abscesso dentário:

É possível que tenha febre ou as gengivas e/ou as bochechas vermelhas e inchadas. Se tiver um nódulo senti-lo-á, provavelmente, quente. Poderá sentir dores no dente ou na boca. Poderá ter um dente móvel ou a sua boca poderá não abrir totalmente. Se o abcesso se propagar, a sua cara ou pescoço poderão ficar inchados.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

Geralmente um abcesso apresenta-se com dores difusas ou localizadas ao dente em causa, “inchaço” da gengiva correspondente ao dente afectado, podendo-se estender à face e ao pescoço. Poderá, eventualmente, ter febre.

Cuidados a ter com um abcesso dentário:

Deverá recorrer imediatamente ao seu médico e completar o tratamento indicado mesmo que entretanto o dente deixe de doer e o “inchaço” desapareça. Se não o fizer, a situação voltará a repetir-se.

Riscos e Complicações:

Um abcesso deve ser convenientemente tratado de modo a evitar que se estenda para a face e/ou pescoço originando um fleimão. Esta situação obriga por vezes a drenagem externa (incisão na face ou gengiva) para o pus sair e ao internamento hospitalar nas situações mais graves.

Tratamentos:

O dentista poderá ter de brocar o dente para drenar o pus. Poder-lhe-ão dar um anestésico antes de o abcesso ser drenado. Poderá ter de tomar antibióticos para eliminar a infecção. Também poderá necessitar de tomar analgésicos. Nos casos em que a infecção se estendeu à face e/ou pescoço poderá necessitar de internamento hospitalar.

Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 9 comentários

9 Comentários no Fórum

  1. Ola toda vez que sinto dor de dente,cria uma bolha e demora muito para sair o pus.o que devo fazer para ele sair mais rapido?

  2. Gostaria de saber se dente com carie pode provocar nodulo de 5 cm no pescoco. Obrigada. Aguardo um retorno.

  3. Olá! Eu tenho abscesso há 5 anos. Já fui ao dentista mas continua. O k eu posso fazer? me ajudem estou dezesperado.

  4. oi, tenho um Obcesso do lado do dente lado direito crio uma Bolha com Puz ja estou tomando varios medicamentos e não está resolvendo O que eu devo fazer para Estancar essa Puz já que nao tem saida pra ela na bolha de puz tem uma bolinha amarelinha será que é por ela que a Puz sera estancada ” Obs ” faz 3 dias já

  5. ain ain ain!!!
    gente socorro to gravida de dois meses… e estou cm um dente caariado..kerbrado… e cm uma bola de inchaco ao lado do dent na grngiva… doi as vzs… e estou cm medo d extrair o dente e fzr mau ao meu bb.. oke eu faco?
    e sera k eh mto preocupante oke eu tenho? sabe a dor eu sinto a um ano mas ou menos.. e antes tbm inchava igual… mas dessa vez estou cm medo pelo meu nenem…. meu rosto e pescoco estao doloridos.. mas nao estao inchados… antigamente inchava… e agora?? me ajudemm!?!??! pfpf

  6. olá, meu nome é francisco, tirei um raio x e constatou que tem raiz.dentro da bocano ceu nasceu um abcesso, doi muinto o que devo fazer qual o primeiro passo.

  7. oi bom dia queria saber oque fazer o meu filho tem ceis anos e ta com abscesso no detinho dafrente oq posso fazer

  8. Tenho o abscesso ja a muito tempo essa semana inchou minha bochechas e o pescoço , estou tomando antibioticos mas nao melhorou muito tenho que fazer a drenagem mesmo ?

  9. oi. eu tenho uma bolha na minha genviva que cresce e com um tempo estoura masi ela so cria sangue… isso e muito grave?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *