Abscesso Dentário

O que é: O abscesso dentário é uma infecção que surge em torno da raiz de um dente. A infecção, que também se pode estender às gengivas ou ao osso do maxilar, origina a formação de pus e, consequentemente, de um nódulo.

Cárie dentária é uma das causas de abscesso dentário

Causas de abscesso dentário

Os abscessos dentários são causados por bactérias. A infecção pode ser causada por uma cárie extensa que atinge o “nervo” do dente. Pode depois estender-se para as gengivas ou para o osso do maxilar. A cárie pode começar quando os dentes não são frequentemente escovados ou limpos com fio dental. Tem mais probabilidades de apanhar uma infecção se for diabético ou tomar esteróides.

Sinais e sintomas de abscesso dentário

"Abces dentaire" by Égoïté - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Commons.

Abces dentaire.jpg
Abces dentaire” by ÉgoïtéOwn work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Commons.

É possível que tenha febre ou as gengivas e/ou as bochechas vermelhas e inchadas. Se tiver um nódulo senti-lo-á, provavelmente, quente. Poderá sentir dores no dente ou na boca. Poderá ter um dente móvel ou a sua boca poderá não abrir totalmente. Se o abcesso se propagar, a sua cara ou pescoço poderão ficar inchados.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

Geralmente um abcesso apresenta-se com dores difusas ou localizadas ao dente em causa, “inchaço” da gengiva correspondente ao dente afectado, podendo-se estender à face e ao pescoço. Poderá, eventualmente, ter febre.

Cuidados a ter com um abscesso dentário

Deverá recorrer imediatamente ao seu médico e completar o tratamento indicado mesmo que entretanto o dente deixe de doer e o “inchaço” desapareça. Se não o fizer, a situação voltará a repetir-se.

Riscos e Complicações

O abscesso deve ser convenientemente tratado de modo a evitar que se estenda para a face e/ou pescoço originando um fleimão. Esta situação obriga por vezes a drenagem externa (incisão na face ou gengiva) para o pus sair e ao internamento hospitalar nas situações mais graves.

Tratamentos

O dentista poderá ter de brocar o dente para drenar o pus. Poder-lhe-ão dar um anestésico antes de o abcesso ser drenado. Poderá ter de tomar antibióticos para eliminar a infecção. Também poderá necessitar de tomar analgésicos. Nos casos em que a infecção se estendeu à face e/ou pescoço poderá necessitar de internamento hospitalar.

» Bolinha na Gengiva: O Que É?

» Fístula Dental: O Que É?

loading...
loading...

14. Março 2011 by admin

15 Comentários no Fórum

  1. Tenho um caroço na raiz do dente ja faz dois anos tenho medo de ir ao dentista o caroço nao doi apezar do dente totalmente estragado porem esse caroço crece cada vz mais tanto de um lado como do iuto do dente esta parecendo outro oq pode ser?

  2. Ola… gostaria de saber, quando eu era criança tive mutos problemas de saude, meus dentes nasceram só a raiz, tive que fazer alguns tratamentos e quando tinha 10 anos que foram nascer dentes, mais eles sao bem amarelados e fracos, e mesmo com limpeza, clareamento eles voltam a ficar manchados, o que poderia fazer para resolver isso?

  3. Oi tenho 22 anos e tenho um enchaco ao pe da garganta do lado direito o que deve ser

  4. Para acabar de vez com o abscesso dentário tem que ser feita uma antibioticoterapia e tratamento de canal ! Se só tomar antibiótico ele melhora mas volta após um certo tempo…

  5. Arranquei um dente do siso superior,no dia seguinte esta com a cara como se fosse um balão,voltei ao dentista e deram-me antibiótico,a inchaço baixou, mas fiquei com uma bola na bochecha e não consigo abrir a boca,pois da-me muitas dores e cada vez que toca na face doi.Gostaria de saber o que posso fazer, pois não consigo comer,e não faço ideia do que é essa bola na bochecha.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *