Como acabar com a dor nas costas

Um dos problemas mais comuns e uma das queixas mais ouvidas em ortopedia são as dores nas costas.

Também denominadas de dores lombares, este problema pode ter várias causas, sendo as mais frequentes a má postura e o mau posicionamento em situações do dia-a-dia.

A má postura leva a uma sobrecarga e compensação muscular, que gera tensão e consequente dor na zona, podendo esta surgir desde o quadril até ao pescoço.

A dor geralmente não é um problema grave, podendo ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, a aplicação de compressas quente e repouso.

Contudo, quando a dor lombar persiste ou se agrava, e dura mais que 3 meses, é sinal de que algo mais sério está por detrás do problema, devendo por isso consultar um médico.

Neste artigo poderá conhecer mais sobre as causas deste tipo de dor, e ainda, como aliviar e tratar este problema. Confira.

Causas

Apesar da dor ter como causa mais comum a má postura e lesões musculares, há no entanto outras possíveis origens da dor.

Como tal, para que o médico defina o tratamento mais adequado, é essencial identificar a causa do problema.

Confira de seguida as principais causas.

A causa mais frequente é a má postura no dia-a-dia. Estar sentado numa posição incorreta, seja no carro, à frente do computador ou na televisão, andar com uma mochila pesada apenas apoiando uma das alças num ombro, o levantamento incorreto de algum peso, o dormir numa posição inadequada, são tudo causas para o surgimento de dores na zona das costas.

Também o excesso de peso e a tensão muscular gerada pelo stress em excesso são causas frequentes do surgimento de dores.

Outra causa muito comum é a presença de uma lesão muscular. Seja devido à sobrecarga de esforço na academia, seja causada pelo levantamento incorreto de um peso, um dos músculos lombares pode lesionar-se, causando assim dor.

Existem ainda outras causas, como por exemplo problemas respiratórios, cólicas renais, cólicas intestinais, dor ciática, ou até mesmo, infarto.

O que Procura?
Tendinite na Mão (Inflamação que ocorre nos tendões flexores da mão)

Além disso, durante a gravidez, especialmente nos últimos meses, as dores de costas são muito comuns entre as gestantes. Devido ao aumento do peso do bebé, a sobrecarga sobre as costas é grande, levando ao surgimento de dores lombares.

Confira de seguida algumas dicas muito úteis para aliviar a dor, e ainda, como fazer para acabar com o problema.

Dicas para aliviar a dor

Como percebeu em cima, esta dor pode ter variadas causas, sendo as mais comuns a má postura, sedentarismo, excesso de peso, cansaço, levantamento incorreto de pesos e stress em excesso.

Quando a dor surge, ela é bastante incômoda, podendo mesmo afetar as suas funções no dia-a-dia.

Como tal, é essencial conhecer algumas dicas que promovam um rápido alívio da dor. Confira de seguida algumas dicas para diminuir e aliviar o sintoma.

– A colocação de compressas quentes ou de um saco de água quente na zona da dor, durante perto de 20 minutos, irá ajudar bastante no alívio da dor.

– As dores de costas podem muitas vezes surgir devido à tensão acumulada na zona lombar. Como tal, acalme-se e relaxe, e a tensão desaparecerá, juntamente com a dor.

– Caso a dor seja forte ou persista, há medicação específica, que pode comprar sem necessidade de prescrição médica, e que irá ajudar bastante no alívio da dor.

Anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares, em forma de comprimido, gel ou adesivo, são algumas opções.

– Entre no chuveiro e tome um banho de água morna, direcionando o jato de água para a zona afetada, massageando depois essa zona. Com isso aumentará o fluxo sanguíneo nessa região, diminuindo assim a dor.

– O repouso pode muitas vezes ser suficiente, desde que numa posição correta. Uma boa noite de sono, deitado com a cabeça bem apoiada no travesseiro, é muitas vezes uma solução muito eficaz.

– Os alongamentos podem ser bastante úteis no alivio da dor.

alongamentos para acabar com as dores nas costas 2 alongamentos para acabar com as dores nas costas

– Quando sentir desconforto, sente-se ou deite-se de modo a que as costas fiquem totalmente encostadas e se sinta confortável, durante algum tempo.

O que Procura?
Estalos só preocupam quando causam dor

Irá ficar mais relaxado, conseguirá respirar melhor, e as fibras musculares ficarão mais soltas, reduzindo assim a dor.

Como acabar com a dor nas costas

Existem vários tratamentos possíveis para este desconforto, cada um direcionado para a causa que está na sua origem.

Como vimos atrás, na maior parte das vezes, a dor nas costas está relacionado com má postura, lesões musculares, tensão acumulada e stress em excesso.

Nestes casos, o tratamento começa pela toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, uso de compressas quentes, massagens, banhos relaxantes, etc. Contudo, estes são formas de tratamento para aliviar as dores.

Quando o problema é o sedentarismo e má postura, há necessidade de medidas adicionais para acabar de vez com o problema. Confira de seguida o que fazer.

A primeira coisa que deve fazer para acabar com a dor é alterar os hábitos que levaram ao surgimento desse problema.

Assim, evitar a má postura e adotar uma vida mais ativa, são essenciais para conseguir acabar com o sintoma. Para isso deve começar por corrigir a postura e começar a fazer no mínimo dois treinos semanais.

A realização de atividade física, além de ajudar a perder peso, causa também comum neste tipo de dores, promove a tonificação da massa muscular, aumentando a sua firmeza e a sua organização.

Alguns exercícios ótimos para quem tem dores nas costas é caminhar na ponta dos pés, sobre os calcanhares, natação e hidroginástica.

O primeiro, além de ajudar a manter o quadril alinhado, fortalece a musculatura das pernas. Contudo, é importante que este tipo de atividade física seja acompanhada por um profissional da área, de modo a corrigir todas as imperfeições dos seus exercícios.

Há ainda algumas medidas importantes que irão ajudar a reduzir significativamente as dores. Sendo o peso em excesso uma das causas, emagrecer e aproximar-se do peso ideal é uma medida bastante eficaz na melhoria deste problema.

loading...

18. Maio 2015 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *