Acne tem tratamento? Conheça os melhores tratamentos para a acne  

A acne é uma das doenças de pele mais comuns, sendo especialmente frequente durante a adolescência. Caracterizada pelo aparecimento de espinhas no rosto, a acne é um problema bastante incómodo, deixando a face com um aspeto inestético e pouco saudável.

Na maior parte dos casos, a acne desaparece após a adolescência, no entanto, devido a vários fatores, a acne pode continuar a manifestar-se durante a vida. Confira de seguida o que é a acne, as causas que levam ao seu aparecimento, e ainda, a resposta à sua pergunta: a acne tem tratamento?

Acne – o que é

A acne é um problema de pele caracterizado pelo aparecimento de espinhas na pele. Estas são pequenas lesões avermelhadas cheias de sebo, com um bordo bem definido.

Estas lesões surgem devido ao entupimento dos poros devido à quantidade excessiva de sebo e outras impurezas, levando assim à irritação da pele. Por vezes podem mesmo conter pus, quando existe uma infeção bacteriana e consequente inflamação. Um dos grandes erros cometidos por quem tem acne é espremer as espinhas. Esta é uma solução errada, já que irá provocar feridas e cicatrizes, que depois deixarão marcas da pele.

Causas da acne

Existem diversas causas para o aparecimento da acne, sendo a mais comum os níveis hormonais descontrolados e excessivos, habituais na adolescência, mas também na gravidez e nos dias pré-menstruação. É por isso normal que os indivíduos mais comummente afetados sejam os adolescentes.

No entanto, há outros fatores que levam ao surgimento das espinhas ao longo da vida, tal como ter a pele oleosa, uma alimentação inadequada, stress em excesso e uma limpeza deficiente da pele.

Manifestações da acne

A acne manifesta-se através do aparecimento de espinhas, borbulhas e pontos negros, podendo surgir sob a forma de uma simples borbulha no rosto, até a uma lesão mais profunda com pus. A acne surge principalmente na zona do rosto, podendo no entanto aparecer em outras regiões da pele, tal como braços, costas, entre outros locais.

O que Procura?
Como cuidar da pele seca

Os melhores tratamentos para a acne

Atualmente há vários tratamentos possíveis para a acne, adequados às várias causas que possam ter provocado o problema. Se procura uma solução para acabar com as espinhas do rosto, então conheça de seguida os melhores tratamentos para a acne.

O tratamento da acne não é um processo rápido, em que as espinhas desaparecem de um dia para o outro. Acabar com a acne pode ser um processo longo, mas com um resultado final bem sucedido. A acne é acima de tudo um problema estético, e no final do tratamento, irá com certeza sentir-se mais confiante e com mais autoestima. Confira de seguida as várias formas de tratar a acne.

Tratamento hormonal

Como referimos em cima, a acne é muitas vezes resultado do descontrolo hormonal, seja durante a adolescência, seja durante outras fases da vida. Assim, um dos tratamentos mais adequados para as mulheres com este problema é a toma de contracetivos orais. A pílula irá ajudar a manter os níveis hormonais regularizados, tornando muito mais fácil o combate à acne.

Antibióticos para diminuir a acne

Para os casos mais graves, onde os tratamentos de aplicação tópica não funcionam, um tratamento à base de antibióticos ajudará a diminuir a inflamação causada pela infeção bacteriana responsável pela obstrução do poro e pela formação da espinha. Existem antibióticos de aplicação oral ou tópica, que irão combater a inflamação e a desobstruir os orifícios do folículo piloso.

Esfoliação da pele

A esfoliação é um cuidado essencial para tratar a acne, já que além de limpar mais profundamente a pele, irá ainda eliminar a camada de células mortas na superfície da pele, ajudando assim a manter os poros desobstruídos.

Tratamento das cicatrizes da acne

Uma das consequências comuns da acne são as cicatrizes que marcam a pele. Apesar da maioria das pessoas não ficar marcada com cicatrizes após a adolescência, há no entanto outras que ficam com muitas marcas.

Uma das razões é tentar tratar a acne espremendo as borbulhas. Como explicámos em cima, isso é um erro. Outras das razões está relacionada com os casos mais sérios de acne, em que a lesão é mais profunda.

O que Procura?
Conheça 16 causas da queda de cabelo: Alterações hormonais, Stress, Antidepressivos, Tabagismo ...

Seja qual for a sua situação, se tem a pele com cicatrizes de acne, é hoje em dia possível resolver esse problema através de vários tratamentos estéticos, entre os quais o peeling profundo, peeling químico, dermoabrasão, laser co2 fracionado, elevação de cicatrizes ou o preenchimento cutâneo.

Antes e depois do peeling profundo

peeling profundo para acne antes e depois

acne

Continuação » 9 Tratamentos Naturais para Acne

25. Novembro 2014 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *