Actinidia (Planta do Kiwi)

A planta que produz kiwis chama-se actinidia. É uma planta trepadora e consta de umas folhas em forma de coração, cuja página inferior está coberta de pêlos, e de flores grandes de cor branco-creme. A planta é trepadora e distingue-se pela beleza da sua folhagem. Pertence à espécie Actinidia chinensis ou A. deliciosa. A actinidia apresenta-se como um sarmento flexível, muito vigoroso, cujos ramos podem crescer até 3m por ano, tendendo a enrolar-se nos suportes ou tutores, como faz a videira. As folhas são caducas, têm o limbo em forma de coração, de bordadura dentada e pecíolo mais ou menos comprido, segundo a variedade. A página superior é mais escura do que a inferior e quase glabra, enquanto que a página inferior está coberta de uma grande quantidade de pêlos.

800px Kiwi Flower2C male Actinidia (Planta do Kiwi)

As raízes são carnosas, ricas em substâncias de reserva, mas desenvolvem-se geralmente nas camadas superficiais devido às suas necessidades de oxigénio. As flores são branco-creme, grandes, fisiologicamente dióicas, ou seja, as flores masculinas e as femininas estão em pés separados, mas aparentemente são hermafroditas. Enquanto todas as flores apresentam ovário e estames, nas plantas masculinas o ovário é estéril, pequeno e não funcional e nas femininas o pólen é estéril. Os pedúnculos são compridos e normalmente cada flor possui 5 sépalas e 5 pétalas.

O fruto é uma baga de forma ovóide, com a epiderme castanha-esverdeada coberta de pêlos curtos, mas abundantes e castanhos. A polpa é verde esmeralda e contém muitas sementes pequenas. No centro do fruto encontra-se a columela, de cor branca-creme, alongada no sentido longitudinal, que é comestível quando o kiwi está maduro.

Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *