Aipo

O aipo é um legume recomendado em várias dietas, sendo também utilizado tanto na culinária como na medicina alternativa.

Neste artido vamos esclarecer os seguintes pontos

Beneficios e Propriedades Medicinais do Aipo

O aipo é uma planta diurética, um excelente tónico digestivo, ajuda a eliminar o ácido úrico, combate o mau-hálito, fortalece as defesas imunitárias, ajuda ao relaxamento das fibras musculares das artérias, originando uma menor pressão de fluxo sanguíneo. Entre muitas outras aplicações os frutos e as raízes do aipo podem ser utilizadas para o tratamento de problemas de gota e reumático.

É uma planta que pode também ser usada externamente em queimaduras e inflamações, e indicada sobretudo para o tratamento da pedra na vesícula e pedra nos rins. Sendo rica em vitamina C, faz com que o seu organismo esteja protegido contra infecções e possíveis danos nas células. É igualmente muito benéfico para a saúde óssea devido ao cálcio e fósforo que fazem parte das suas propriedades nutricionais.

Pela sua enorme riqueza em vitamina A, considera-se extremamente importante para a saúde das membranas mucosas e para a visão. Sendo tambem uma boa fonte de sódio, assume muita importância no organismo sobretudo nas contracções musculares, impulsos nervosos e no equilíbrio de água no organismo.

Deve-se ter algum cuidado, porque o seu excesso pode provocar o aumento da pressão arterial, sendo um dos principais factores de risco para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral. Atenção: Não deve ingerir as sementes se tiver problemas renais ou durante a gravidez, porque pode causar contracções uterinas.

Se pretender usar o aipo para fins medicinais pode utilizar toda a planta. Se preferir, pode também juntar este legume às suas preparações diárias combinando com almondegas, saladas e empadas. É de salientar também que apesar de ser menos utilizado pode também fazer chá com 20g de qualquer parte do aipo e 250 ml de água fervida.

O aipo pode também ser utilizado, conforme já foi referido anteriormente, para várias dietas e isso deve-se ao seu baixo teor calórico. Trata-se de um legume com poucas calorias e muita água. Em 100 gramas de aipo ingere 16 calorias e tendo em conta que quase 95% do aipo é água, irá fazer com que coma menos do que o habitual, sendo um aliado fundamental para o sucesso da sua dieta.

O aipo emagrece

As folhas do aipo são utilizadas na medicina naturista para eliminar febres e muitas vezes servem de infusão para a elaboração de chás. Na maioria dos casos o que as pessoas procuram no aipo é perder peso. Um copo de sumo de aipo de manhã é o ideal para controlar o apetite.

 
Em: Plantas Medicinais | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *