Alcachofra

A alcachofra, planta de nome cientifico Cynara cardunculus, é um dos vegetais mais antigos e comummente cultivados, esta planta herbácea é conhecida pelas suas folhas grandes, comestíveis e 0s seus capítulos semelhantes ao cardo.

alcachofra Alcachofra

Usos Terapêuticos da alcachofra:

Problemas na vesícula biliar, indigestã0, falta de apetite.
Envenenamento com arsénico, arteriosclerose, trombos no sangue, prisão de ventre, flatulência, elevado nível de açúcar n0 sangue, colesterol elevado, triglicéridos elevados, ácido úrico elevado, inflamações, icterícia, problemas nos rins, problemas no fígado, náuseas, crescimento de tumores, retenção de líquidos.

Usos tradicionais: Anemia, artrite, hidropisia, cálculos biliares, gota, urinação insuficiente, comichã0, libido reduzida, reumatismo, mordeduras de cobra.

Benefícios e Propriedades Medicinais da alcachofra:

A cinarina e outros compostos estimulam a secreção biliar na vesícula, auxiliando desta forma a digestão. Experiências realizadas em animais mostraram que os fitoquímicos presentes na alcachofra-hortense ajudam também a desintoxicar e a regenerar o fígado. Pequenos ensaios clínicos envolvendo seres humanos produziram resultados mistos sobre a hipótese de a alcachofra reduzir as gorduras no sangue; alguns estudos mostram um efeito benéfico, mas outros nã0.

flor de alcachofra Alcachofra

Opções de Dosagem:

Primeiro, saboreie-a sob a forma de picles ou cozinhada, e só depois pense em consumi-la sob a forma de suplementos. Quantidades possíveis são duas a três cápsulas de 100 mg, cada uma padronizada com 15 mg de ácidos cafeoilquínicos, todos os dias; 1 a 4 g de folhas de alcachofra três vezes ao dia; ou 1/2 a uma colher de chá de extracto líquido diariamente.

Precauções e efeitos colaterais:

Algumas pessoas hipersensíveis podem ser alérgicas aos extractos da alcachofra-hortense, desenvolvendo uma irritação na pele ou qualquer outro tipo de reacção dermatológica.

04. Março 2012 by admin
Em: Beneficios Para a Saúde, Plantas Medicinais | 4 comentários

4 Comentários no Fórum

  1. Boa noite!

    Estou tomando o chá de alcachofra todas as noites, o chá é feito da eva hidratada, não sei se tem haver? mas depois que comecei a tomar todos os dias tenho um pequeno sangramento feito secreção. Tinha feito todos os exames ginecologistico e deu tudo certo. É alguma reação da alcachofra e o alcachofra faz mal ao ruins?
    Agradeço desde já pela atenção. Att Ana

  2. Nos últimos anos apresentava sempre colesterol e ácido úrico elevados, por vezes tinha tantas dores nos tornozelos e pés que mal conseguia andar, muitos alimentos me faziam mal:-frango, leguminosas, sardinhas, quase tudo, sobretudo a dor vinha do acido úrico. Tomei durante três meses alcachofra com chá dente de leão, a pensar emagrecer, notei os meus tornozelos a desinchar e estava mais leve, não tinha dores. As minhas últimas análises deixaram o médico admirado e a mim também ,O colesterol, os glicéridos e o acido úrico estavam normais. Este mês parei pois tive de tomar e estou a tomar antibiótico e não gosto de misturar coisas.Seria desta receita dente de leão e alcachofra? Refiro que não deixei de comer queijo, presunto,ovos , frango ou leguminosas, iremos ver nas próximas análises e na repetição. Vou-me pôr à prova parando de vez em quando ou por necessidade de medicação extraordinária neste caso antibiótico ou uma paragem de seis em seis meses de um mês .Boa tarde, até à próxima.

  3. minha irma pesava 100 quilos e em quatro meses perdeu vinte quilos comendo de tudo cem nenhuma dieta so alcachofra trezentas miligramas por dia mais ficou com os olhos vidrados e de vez enquando nao parece normal nao sei se tem algo aver
    todos que tomaram nao perdeu peso eu senti muita coseira no corpo pois tenho animia nao sei se tem aver

  4. Bom queria saber se a alcachofra da ataque cardia pq tomo todos os dias 3 capsulas de alcachofra 500g,com 350 g de gelatina natural, pq tenho problemas de tiroide e depois q estou tomando esta formula tenho tido o coração muito acelerado queria saber se esta certo esta formula ou se é impressão minha obrigada.ou se devo procurar imediatamente um endocrinologista.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *