Alergia a Maquiagem – Causas e Dicas

Se sofre de algum tipo de alergia a maquiagem é importande saber quais são as suas causas.

alergia a Maquiagem Alergia a Maquiagem   Causas e Dicas

A maquiagem representa um poderoso aliado da maioria das Mulheres no processo de manutenção de uma boa aparência visual. Para além de realçar os mais importantes traços do rosto, a maquiagem também é de grande utilidade para disfarçar diversos tipos de imperfeições cutâneas e sinais de envelhecimento, como é o caso de acne, manchas da idade, olheiras, rugas e poros dilatados.

Quando bem aplicada, a maquiagem poderá ajudar a transformar radicalmente a imagem de uma pessoa, conferindo-lhe assim um aspecto muito mais apelativo.

Ainda que seja primordialmente utilizada por Mulheres, cada vez mais se tem vindo a tornar comum a sua utilização por parte de Homens, o que, em grande parte, deve-se ao facto de existir já uma vasta gama de produtos disponíveis particularmente direccionada para o público masculino.

A maquiagem assume um papel tão importante na sociedade contemporânea que, para além de Homens e Mulheres, cada vez mais são as crianças que também as usam em determinadas ocasiões. Apesar da sua utilização não estar interdita às crianças, é importante tomar cuidado com a forma como é aplicada e garantir que elas não utilizam os produtos como brinquedo.

Sendo que a pele de uma criança é mais fina, é vital que a utilização de maquiagem em idades menos avançadas esteja restrita a quantidades muito reduzidas e, se possível a produtos orientados a peles mais sensíveis.

Alergia a Maquiagem

Quando bem utilizada, é totalmente inofensiva. No entanto, existe sempre uma pequena probabilidade de ocorrência de alergias, o que pode ser potenciado por diversos factores, alguns deles até hereditários.

Assim sendo, é importante que, antes de experimentar um novo produto, tenha o cuidado de testá-lo cuidadosamente, pois só assim poderá determinar se o mesmo afectará ou não a sua pele.

Para testar, aconselha-se que coloque um pouco do produto numa região sensível do corpo, como é o caso de atrás das orelhas e no pescoço. Aguarde 24 horas, e se não sofrer qualquer tipo de reacção alérgica, poderá começar a utilizar o produto.

Causas da  alergia

A alergia poderá ser provocada, não só por factores hereditários como também por uma má utilização da maquilhagem, como é o caso de uma aplicação excessiva e ausência de uma remoção cuidada.

O aconselhado é que seja moderado na utilização da sua maquiagem e utilize-a durante um reduzido número de horas. Nunca durma maquilhada, e certifique-se de que a remove eficazmente, utilizando produtos próprios para tal. Uma remoção descuidada da maquilhagem poderá comprometer a pele de diversas formas e dar origem a problemas de difícil resolução.

Outro factor importante a ter em conta para a prevenção de alergias é o prazo de validade dos produtos. Certifique-se de que o produto que utilizar não se encontra fora do prazo de validade, pois isso também pode originar reacções alérgicas.

Da mesma forma, é importante evitar optar por produtos demasiado económicos e de qualidade duvidosa. A maquiagem é algo que poderá afectar a sua saúde, e por isso é necessário ter a certeza de que, o produto que aplicará sobre a sua pele, se encontra devidamente testado e não dará origem a qualquer tipo de efeito secundário desagradável.

16. Janeiro 2013 by admin
Em: Beleza e Cosmética, Dermatologia | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *