Planta Medicinal Alfafa e suas Propriedades Terapeuticas

Descubra os verdadeiros poderes e beneficios da planta medicinal Alfafa alfafa (Medicago sativa), ou luzerna, e descubra quais as Propriedades Terapeuticas desta planta rica em cálcio.

alfafa (Medicago sativa) luzerna

Nome cientifico: (Medicago sativa). A alfafa é semelhante a um trevo alto com folhas divididas em três partes; é tão rica em cálcio que as cinzas das suas folhas são quase 99% cálcio puro. Evita a arteriosclerose; pelo seu rico conteúdo em clorofila cura feridas e cicatriza-as.

A revista Journal of Nutrition (de Agosto de 1984) assinala que, pelo seu conteúdo em manganésio, foi usada em diabéticos que não respondem à insulina.

A alfafa Contém: vitamina A, ácido pantoténico, biotina, ácido fólico, 16 aminoácidos, todos os essenciais; é rica em minerais
e vitaminas, especialmente tiamina e riboflavina, e quantidades extraordinárias de complexo B e vitaminas K e C.

Cura as úlceras do estômago e duodenais; evita a gastrite, por isso recomenda-se sempre o seu consumo regular, das suas folhas tenras e frescas, sumo, em pó ou germinada.

GERMEN DE ALFAFA

A alfafa germinada é rica em vitamina E, pelo que se recomenda em especial às mães que estão a amamentar, e a doentes. Os sais minerais presentes na alfalfa fazem com que o sangue se torne mais alcalino, o que reduz os estados alérgicos.

Limpa o sangue e ajuda a eliminar as acumulações de gorduras em articulações e tecidos musculares. Dissolve cálculos da vesícula a e ajuda à segregação de urina. É muito eficaz no tratamento de doenças dos rins, bexiga e raquitismo.

Recordamos que consumida (de preferência em germe) com abacate e mel constituem o viagra da frutoterapia. O investigador britânico Frank Bower descobriu que as folhas frescas contêm oito enzimas essenciais: lipase (enzima que decompõe as gorduras), amilase (enzima que actua sobre os açúcares), invertase (enzima que converte a sacarose em dextrose), peroxidase (enzima que tem um efeito oxidante no sangue), pectinase (enzima que forma uma geleia vegetal da pectina) e enzima protase (que ajuda à digestão das proteínas).

O dr. Bower, considerado o pai da alfafa, diz-nos: “Esta descoberta, e outras, foi o que me levou a utilizar a alfalfa como alimentação humana. Em breve médicos amigos comprovaram os benefícios da alfalfa nas doenças do estômago, úlceras gástricas, inapetências e/ou incómodos digestivos.”

Experiências demonstraram que a clorofila, enzimas, vitaminas e minerais que a alfalfa contém são uma ajuda magnífica para a digestão. Recomenda-se especialmente na cura de úlceras, é muito diurética, alivia a asma, purifica o hálito, evita rugas e activa o metabolismo. Dois dos quatro factores de crescimento estão presentes nela, o factor alfalfa e o factor ácido orótico, o B12.

Em: Beneficios Para a Saúde, Plantas Medicinais | 4 comentários

4 Comentários no Fórum

  1. bom dia aonde encontro

  2. por gentilesa onde posso encontrar a alfafa?

  3. por favor gostaria de saber onde eu encontro alfafa fresca sera que é aquela plantinha que da nos quintais (trevo de 3folhas)

  4. Estou muito satisfeito com o comentário desse site sobre a alfafa,o que me fez tomar iniciativa de passar a usa-la. Tenho colite ulcerativa e as propriedades da alfafa é tudo que eu estava procurando.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *