Alfavaca – Propriedades Medicinais e Benefícios

A planta medicinal Alfavaca de nome cientifico (Ocimum basilicum), e também conhecida por manjericão é procedente do sul da Ásia, Indonésia e Índia; o óleo obtido das folhas de alfavaca destrói as bactérias e insectos. O sumo das folhas alivia a bronquite, catarros e problemas digestivos. Com o seu odor agradável e suave sabor aromático, usa-se como condimento habitual.Contra a flatulência e gases, é antiespasmódica. Cinco gramas de folhas frescas de alfavaca acabam com uma forte dor de estômago. A infusão das suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o sumo das folhas com mel alivia a febre, bronquite, catarros e problemas digestivos.

Ler: Chá de Alfavaca para (Dores) Cólicas Menstruais

CHÁ DE ALFAVACA (MANJERICÃO)

O chá de alfavaca faz as mães produzirem mais leite. Gargarejando, combate fungos na garganta e na boca. O chá frio é bom para problemas dos olhos, tanto em pachos como em bebida.

Quando há dores de parto, toma-se a raiz desta planta e logo alivia a dor, e ajudará a acelerar o parto. Um raminho de alfavaca na casa afasta os insectos. Uma colher de folhas secas tomadas em infusão combate o vómito e a vertigem.

Uma infusão de folhas secas e gotas de limão acalmam dores de estômago e espasmos intestinais. Um punhado de folhas frescas cozidas e aplicadas na cabeça, massajando, elimina a queda do cabelo. As folhas frescas fervidas durante 10 minutos convertem-se num elixir para lavagem da boca que elimina qualquer inflamação de gengivas.

Com as flores fazem-se cozimentos que servem pata curar os nervos, vertigens, tosse, cólicas, anginas e enxaquecas de todo o tipo. As folhas secas trituradas usam-se como cataplasma para aliviar pálpebras, lábios e mamilos doridos. É digestiva e aconselha-se em casos de dispepsia, afecções dos rins e da bexiga. A alfavaca é a grande reguladora do sistema nervoso.

23. Março 2010 by admin

23 Comentários no Fórum

  1. Uso chá de alfavaca quente com pouco açúcar pra acompanhar biscoitos, quando não jantamos, eu e esposo. Tenho plantados em grande quantidades, pois uso para os chás dos netos e filhos e de toda a família .Se griparem já gritam logo, meu chá. Para gripe coloco pra um chá — 03 folhas de alfavaca, 03 folhas de cebolinha, 03 folhas de alho medicinal e 01 dente de alho. Cozinha um pouco espere ficar morno e coloca 01 colher de mel. Preferencia a noite. Uso também no suco verde — couve, maça, inhame, abacaxi e alfavaca. Substituo alfavaca pelo hortelã, manjericão ou alecrim. Tem visitas o chá de alfavaca na mesa. A noite antes de dormir tem alguém com gases, la vai eu com chazinho quente de alfavaca. E ótimo… Agradeço.

  2. Olá,

    salvei a vida do meu cão com o chá de manjericão e chá barbas de milho. Um dia, meu cão (12 anos) não voltou a casa, eu procurei ele 1 dia inteiro e encontrei o cão em shock e totalmente deshidratado na mata, ele apanhou um pontapé do meu vizinho nos testiculos (encontramos uma ferida pequenina).

    O cão não comiou nem bebiou e foi gelado. Fomos ao veterinaria, que diognosticou, que os rins do cão não trabalharam por 80%. Ela disse, não pode fazer nada, a ureia vai estragar o stomago e mais e ele vai morrer. Eu respondiu “vamos la ver, ele ainda esta vivo!”

    Contei muita gente a historia e pedir ajuda.
    Uma amiga contou me numa amiga dela, que ela começou beber o cha de manjericao, quando o medica diagnosticou, que ela precisava a lavagem dos rins e a dialyse. Esta mulher curou-se.

    Ok, eu comiçei dar o cão o chá do manjericão (1 colher de sopa de manj. seco em 2 l agua) e tambem de barbas de milho (mesma dosagem) com uma seringa na boca muitas vezes por dia e não dexei o cao na rua, por causa do frio.

    Depois uma semana ele começou comer e nos fizemos uma volta a fora.

    Depois 1 ano visitamos a veterinaria (“oi, o vivo-morto!!”) e tiramos os valores dos rins: Valores normais! A veterinaria disse, isto não pode ser, é impossivel!! O cão morreu normal outro ano com uma idade de 15 anos.

    eu agradeço a planta, que ela salvou o meu cão e deixe nos viver juntes mais 3 anos.

    Espero, o meu portuguese é para compreender, eu sou alemá.

  3. o melhor remedio para colica de rins chá de erva de macaco é o santo chá dificil é achar esta planta caninha do brejo com folha de abacate é muito bom para colica de rins e beba no minimo 2 litros de agua filtrada por dia fica com DEUS

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *