Alfavaca – Propriedades Medicinais e Benefícios

A planta medicinal Alfavaca de nome cientifico (Ocimum basilicum), e também conhecida por manjericão é procedente do sul da Ásia, Indonésia e Índia; o óleo obtido das folhas de alfavaca destrói as bactérias e insectos. O sumo das folhas alivia a bronquite, catarros e problemas digestivos. Com o seu odor agradável e suave sabor aromático, usa-se como condimento habitual.Contra a flatulência e gases, é antiespasmódica. Cinco gramas de folhas frescas de alfavaca acabam com uma forte dor de estômago. A infusão das suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o sumo das folhas com mel alivia a febre, bronquite, catarros e problemas digestivos.

Ler: Chá de Alfavaca para (Dores) Cólicas Menstruais

CHÁ DE ALFAVACA (MANJERICÃO)

O chá de alfavaca faz as mães produzirem mais leite. Gargarejando, combate fungos na garganta e na boca. O chá frio é bom para problemas dos olhos, tanto em pachos como em bebida.

Quando há dores de parto, toma-se a raiz desta planta e logo alivia a dor, e ajudará a acelerar o parto. Um raminho de alfavaca na casa afasta os insectos. Uma colher de folhas secas tomadas em infusão combate o vómito e a vertigem.

Uma infusão de folhas secas e gotas de limão acalmam dores de estômago e espasmos intestinais. Um punhado de folhas frescas cozidas e aplicadas na cabeça, massajando, elimina a queda do cabelo. As folhas frescas fervidas durante 10 minutos convertem-se num elixir para lavagem da boca que elimina qualquer inflamação de gengivas.

Com as flores fazem-se cozimentos que servem pata curar os nervos, vertigens, tosse, cólicas, anginas e enxaquecas de todo o tipo. As folhas secas trituradas usam-se como cataplasma para aliviar pálpebras, lábios e mamilos doridos. É digestiva e aconselha-se em casos de dispepsia, afecções dos rins e da bexiga. A alfavaca é a grande reguladora do sistema nervoso.

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Plantas Medicinais | 22 comentários

22 Comentários no Fórum

  1. Olá,

    salvei a vida do meu cão com o chá de manjericão e chá barbas de milho. Um dia, meu cão (12 anos) não voltou a casa, eu procurei ele 1 dia inteiro e encontrei o cão em shock e totalmente deshidratado na mata, ele apanhou um pontapé do meu vizinho nos testiculos (encontramos uma ferida pequenina).

    O cão não comiou nem bebiou e foi gelado. Fomos ao veterinaria, que diognosticou, que os rins do cão não trabalharam por 80%. Ela disse, não pode fazer nada, a ureia vai estragar o stomago e mais e ele vai morrer. Eu respondiu “vamos la ver, ele ainda esta vivo!”

    Contei muita gente a historia e pedir ajuda.
    Uma amiga contou me numa amiga dela, que ela começou beber o cha de manjericao, quando o medica diagnosticou, que ela precisava a lavagem dos rins e a dialyse. Esta mulher curou-se.

    Ok, eu comiçei dar o cão o chá do manjericão (1 colher de sopa de manj. seco em 2 l agua) e tambem de barbas de milho (mesma dosagem) com uma seringa na boca muitas vezes por dia e não dexei o cao na rua, por causa do frio.

    Depois uma semana ele começou comer e nos fizemos uma volta a fora.

    Depois 1 ano visitamos a veterinaria (“oi, o vivo-morto!!”) e tiramos os valores dos rins: Valores normais! A veterinaria disse, isto não pode ser, é impossivel!! O cão morreu normal outro ano com uma idade de 15 anos.

    eu agradeço a planta, que ela salvou o meu cão e deixe nos viver juntes mais 3 anos.

    Espero, o meu portuguese é para compreender, eu sou alemá.

  2. o melhor remedio para colica de rins chá de erva de macaco é o santo chá dificil é achar esta planta caninha do brejo com folha de abacate é muito bom para colica de rins e beba no minimo 2 litros de agua filtrada por dia fica com DEUS

  3. tomei ontem anoite o chá de alfavaca,1a.vez,tem um sabor delicioso,e não demorou muito sentí um certo relaxamento,seguido de sono,para mim que tenho insônia crônica funcionou bem,vou repetí novamente,a uma observação,misturei ao chá de camomila.Élcio

  4. eu estou fazendo um trabalho para escola e esse texto me ajudou!

  5. Olha ficou faltando separa-los por ordem tipo indicações contra-indicações e tal e a contra-indicação ficou faltando mais no + ta bom…

  6. eu mi chamo lene eu sofro de ansiedade e tenho varios peis de alfavca no meu quintao e a tee conhecer o saite eu n sabia dos seus beneficios e hoje eu tomei o meu primeiro cha

  7. AFAVACA E MESMO MUITO BOM

  8. Sou adepta aos chás pois vem de família, mas não sabia que manjericão ser para menopausa, gostaria que já usou me como utilizar.

  9. nunca fiz uso da erva gostaria de saber mais. se puderem me mandar informativos ficarei grata. ate breve

  10. Alfavaca causa impotência sexual?

  11. Estudo na Escola Técnica de Poxoréu MT faço Curso Técnico em Enfermagem vamos desenvolver uma pesquisa de plantas medicinais e quero fazer sobre a alfavaca gostei destes testemunho que li preciso de ajuda para desenvolver minha pesquisa contos com quem puder me ajudar parabéns pelo desenvolvimento dessa planta medicinal abraço. Elenice

  12. Resolvi deixar registrada aqui a monha experiência: Há algum tempo atrás passei mal com uma possível infecção urinária, estive num posto de saúde e coversando com a enfermeira ela me disse” faz um chá de alfavaca” que é um ótimo remédio, então assim que cheguei em casa peguei apenas uma folha grande, rasguei, coloquei em uma xicara e coloquei água fervida em cima e tampei, quando morno tomei, gente é inacreditável no mesmo dia melhorei e até hoje é meu remédio, santa alfavaca rsrs!

  13. A alfavaca é um otimo medicamento para quem quer ficar bem, tenho em casa mais de dez pes de alfavaca para nunca faltar, tomo o cha dela quase que todo os dias , tenho o problema de ansiedade e isso me deixa agitado e com o coraçao acelerado e pressao alta, mas quando tomo o cha eu me relaxo e fico super bem. mas eu ainda nao encontrei em lugar nem um falando que posso tomar sempre, pois sera que ela pode trazer algum problema se tomarmos sempre..

    nao deixem de tomar ..

  14. Muito bom!!!!

  15. o ch’a de alfavaca me ajuda nas cólicas e a cortar o fluxo da minha menstruação,eu menstruo ate 20 dias e fico fraca e tenho ate tonturas,os médicos não conseguiram me ajudar são anos com o mesmo problema,o q me ajuda ‘e o chá de alfavaca,eu tomo e corta a menstruação na hora…claro eu espero menstruas pelo menos uma semana,ai sim eu tomo o chá.

  16. Não deixo faltar no meu quintal,
    alguns pés da plantinha.
    Tomo seu chá sempre que se faz
    necessário.
    Agradeço as informações do site.

  17. tenho varios pes de alfavaca que cresceram por si so no meu quintal.eu nao conhecia suas qualidades e nao dava valor a erva,ate o dia que entrei no saite para conhecer e fiquei surpresa com suas propriedades,hoje cuido muito bem delas e uso suas folhas nao so para cozinhar,mas sim como medicamentos e estou muito feliz com o resultado.obrigada pelas dicas e imformaçoes.

  18. gostaria de conhecer melhor a alfavaca.
    obrigado attila

  19. Pra fazer o chá do manjericão eu uso as folhas ou a raízes?

  20. Durante todo o ano de 2010 adoeci de uma prostatite cronica e gastei muito com exames e remedios ,todos receitados por medicos,e nada de cura ja não sabia o que fazer nem a quem recorrer e foi quando um tio meu me aconselhou a tomar chá de alfavaca,a principio relutei pois não acreditava na cura pelas plantas foi quando tomei o chá e em apenas quinze dias tive o alivio para todos os meus males foi como um milagre hoje estou praticamente CURADO vou continuar tomando o chá.Na minha vida o chá foi realmente um milagre.

  21. Estou muito satisfeito com os efeitos da erva, tomei um chá agora bem quentinho e me sinto bem diferente…
    agradecimentos ao site…

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *