Alimentação a Doentes – Utensílios de alimentação

Alimentação a Doentes – Utensílios para ajudar:

Utensilios de cozinha para comer só com uma mão

O que são utensílios de alimentação?

Os utensílios de alimentação são pratos e utensílios especiais que o(a) ajudam a comer se tiver dificuldades em utilizar os braços e as mãos.

Que tipos de utensílios estão disponíveis?

Existem muitos tipos de utensílios para o(a) ajudar a comer sozinho(a). Pode comprar estes utensílios numa loja de equipamento médico. O seu médico ajuda-o(a) a decidir sobre quais são os melhores utensílios para si. A seguir, estão alguns dos pratos e utensílios disponíveis:

Copos e canecas

Palhas

Pratos

Travessas

Quem é que precisa de utilizar estes utensílios? Se tiver dificuldades em segurar nas coisas com as mãos, pode precisar de utensílios especiais para conseguir comer. Isto pode ser o resultado de uma lesão nos braços ou nas mãos, ou de algumas lesões no pescoço. Estes utensílios também podem ser necessários depois de sofrer uma trombose. Pode precisar destes utensílios de alimentação durante um curto período de tempo, ou para o resto da vida.

Como é que estes utensílios deverão ser utilizados?

A seguir, estão alguns utensílios que pode utilizar e uma descrição dos mesmos. O seu médico ajuda-o(a) a aprender a utilizar estes utensílios. Contacte o seu médico se estiver preocupado(a), ou se tiver dificuldades em manejar estes utensílios.

Copos e canecas: Pode precisar apenas de uma base por baixo do copo para o agarrar melhor. Se precisar de mais ajuda, existem vários tipos de canecas que pode utilizar: As canecas pequenas em plástico são mais leves e mais fáceis de segurar na mão. As canecas com uma asa de cada lado podem ser agarradas com ambas as mãos. Uma caneca de suporte, ou com punho em T, tem uma peça de plástico que sobressai num dos lados com o formato em T. Pode descansar os dedos com o punho T, tornando mais fácil segurar na caneca. Uma caneca com uma abertura em V no aro permite-lhe inclinar a caneca até ao fim. Isto é útil se não for capaz de dobrar o pescoço para trás. As canecas térmicas são para as pessoas que não conseguem diferenciar as bebidas quentes das frias. Evitam que as pessoas se queimem. As canecas com uma abertura na tampa podem ser utilizadas para evitar que caia líquido.

Palhas para beber: Existem muitos tipos de palhas disponíveis. Algumas são palhas simples de plástico que pode comprar em qualquer mercearia ou farmácia. Outras palhas são rígidas, flexíveis, de utilização única ou reutilizáveis. Existem algumas palhas que são suficientemente largas para beber sopa.

Utensilo funcional só para uma mão

Pratos:

O melhor é utilizar pratos ou tigelas em plástico, que não quebrem, para evitar lesões. A seguir, estão descritos alguns utensílios que pode utilizar para facilitar a alimentação. Pode ser colocada uma protecção para pratos no lado do prato oposto ao da mão que usa para comer. Os alimentos são empurrados contra a protecção, para o(a) ajudar a meter a comida no garfo ou na colher.

Os pratos antiderrapantes têm uma base feita de um material que não deixa o prato deslizar na mesa. Também podem ser anexadas ventosas de sucção à base do prato. Os pratos Scooper são fundos, com uma protecção especial dentro para ajudar a meter a comida na colher. Os partos ou tabuleiros divididos têm secções para os diferentes alimentos. Este tipo de prato dá um aspecto melhor à comida, pois não deixa que se misture.

Travessas: Existem tipos diferentes de garfos, colheres, e facas disponíveis que são fáceis de utilizar. A seguir, estão descritos alguns destes utensílios. Um punho universal é feito de tiras de plástico que se adaptam à volta da mão. O punho tem um local onde pode colocar o garfo ou a colher. Isto ajuda-o(a) a segurar na colher ou no garfo, se as mãos estiverem fracas.

Uma colher articulada tem punhos acolchoados e roda para ajudar a colocá-la na posição correcta para a sua boca. Isto é útil se não for capaz de mover muito o antebraço. Os utensílios com punhos grandes têm punhos acolchoados. Isto ajuda se não for capaz de segurar nos pequenos punhos metálicos das travessas normais. Os utensílios com punhos acolchoados podem ser utilizados por uma pessoa que tenha dificuldades em agarrar.

Fonte: netmed-público

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *