33 Alimentos que Ajudam a Aliviar Dores de Cabeça - Fotos Antes e Depois

33 Alimentos que Ajudam a Aliviar Dores de Cabeça

Seja uma cefaleia tensional incómoda ou uma enxaqueca debilitante, é sempre bom ter um conjunto de ferramentas totalmente naturais à mão quando a dor nos bate à porta.

Felizmente, tudo o que necessitamos é apenas uma viagem rápida ao supermercado para adquirirmos alguns alimentos benéficos para estas situações.

Conheça A Lista De Alimentos Que Aliviam A Cefaleia E EnxaquecaEscolha especiarias como o gengibre, frutas como o abacaxi e cerejas, ou até mesmo um pouco de café ou chá.

Comer alimentos ricos em magnésio e vitaminas B2 e B3 (como as nozes e vegetais de folhas verdes) também pode ajudar a aliviar o sintoma e a causa. E, claro, não se esqueça de beber muita água!

A medicação tradicional para a cefaleia (cefalgia) muitas vezes trás alguma abundância de efeitos colaterais indesejados.

Felizmente, alguns remédios caseiros simples encontrados na sua própria cozinha podem ajudar a aliviar a dor de cabeça, reduzindo a intensidade e a frequência de dores de cabeça.

De seguida está um pequeno resumo do melhor que a natureza tem para nos oferecer!

Alimente a sua cabeça: Alimentos para o alívio da cefaleia

Alimentos Para O Alívio Da Dor De CabeçaExistem alguns tipos de alimentos que pode tratar ou até mesmo impedir o desenvolvimento do sintoma. Especialmente quando a dor de cabeça ou a enxaqueca é devido a uma deficiência de certos nutrientes.

Alimentos ricos em magnésio

De acordo com algumas estimativas, muitos dos sofredores de enxaqueca têm uma deficiência de magnésio. (1)

Acredita-se que o mineral influencie a síntese e liberação de neurotransmissores e a hiperagregação das plaquetas ligada ás enxaquecas.

A depressão alastrante cortical, que faz com que alguns neurônios do cérebro fiquem tranquilos, e desencadeiam enxaquecas, também está ligada à deficiência de magnésio.

Consumir as quantidades ideais de magnésio pode ajudar a prevenir dores de cabeça e enxaquecas. Um estudo realizado em 81 indivíduos propensos a este tipo ataques, descobriu que a toma diaria de 600 g de magnésio durante um período de 12 semanas ajudou a reduzir a frequência de dor de cabeça de enxaqueca por quase 42 por cento.

A duração e intensidade de cada ataque também foi reduzida (mas não de forma significativa). (2)

O que comer: Alguns alimentos ricos em magnésio incluem, legumes, feijões, cereais integrais, sementes de abóbora, amêndoas, pinhões, nozes, castanhas, e vegetais folhas verdes. (3)

O que Procura?
Sintomas da costela cervical

Alimentos ricos em vitamina B2

Alimentos Ricos Em Vitamina B2A Riboflavina ou vitamina B2 melhora a função mitocondrial do cérebro, que por sua vez é pensada desempenhar um papel na prevenção da enxaqueca. (4)

Num estudo realizado, a frequência das crises dos participantes do estudo foi reduzida em apenas um mês de tomar o suplemento; durante uma toma mais longa (3 meses), houve uma melhoria adicional. (5)

Doses mais elevadas de cerca de 400 mg/dia podem ser mais benéficas. (6) No entanto, a National Headache Foundation adverte contra a toma de riboflavina em tais doses. Portanto, a sua melhor aposta é consumir alimentos ricos na vitamina, em vez do uso da suplementação.

O que comer: ovos, leite, nozes, vegetais verdes, carne, e farinha enriquecida são boas fontes alimentares de vitamina B2.

Alimentos ricos em vitamina B3

Alimentos Ricos Em Vitamina B3 (niacina)A Niacina ou vitamina B3 é necessária pelo corpo para estimular a circulação e suprimir a inflamação, fatores que desempenham um papel no desenvolvimento do problema.

A ingestão oral de niacina ou vitamina B3 é conhecida por ajudar a aliviar dores de cabeça tensionais, bem como enxaquecas. (7)

O que comer: carne de órgãos como fígado e rim, bem como peixes como salmão, atum e peixe-espada, são todos ricos em vitamina B3.

Também pode encontrar a vitamina na beterraba, sementes de girassol, amendoim, levedura de cerveja, e pães e cereais enriquecidos. (8)

Água

De acordo com a National Headache Foundation, a desidratação leve a moderada pode causar dores de cabeça e até mesmo enxaquecas, causando irritação e dificuldade na concentração. Substituir os fluidos perdidos, bem como os eletrólitos pode aliviar o problema. (9)

Um estudo publicado diz-nos que, beber em média 500 ml de água ajuda a trazer um alívio completo e imediato da dor de cabeça em apenas meia hora.

Outros estudos indicam a necessidade de aguardar um pouco mais de tempo (1 a 3 horas) e de consumir (750 ml de água, em média) para obter alívio. (10)

Além da água pura, também podemos garantir a ingestão adequada de líquidos através do consumo de legumes e frutas que contenham grandes quantidades de líquido – como o pepino, melancia, aipo, vegetais de folhas verdes e frutas cítricas – ou desfrutando de um suco recentemente feito.

Peixe gordo

As Enxaquecas são uma doença inflamatória e os ácidos gordos anti-inflamatórios (ómega-3) presentes em peixes gordos podem ajudar a combater o problema. (11)

Um pequeno estudo descobriu que o consumo diário de óleo de peixe ajudou a reduzir a frequência e a gravidade das enxaquecas em apenas 6 semanas de começar o regime. (12)

Outra pesquisa constatou que a frequência de ataques de enxaqueca é maior se a ingestão dietética de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 for menor.

O que Procura?
15 Sintomas Físicos e Mentais de um Esgotamento Nervoso/Mental

Onde encontrar: a truta, o salmão, o arenque, e a cavala são todos peixes com boas quantidades de ácidos gordos ómega-3.

Cafeína

A Cafeína é Um Ingrediente Natural Encontrado Em Grãos De Café, Folhas De Chá, Cacau, Guaraná E Erva MateA cafeína é uma faca de dois gumes: Algumas pessoas acham que desencadeia dores de cabeça, enquanto outras acham que os liberta delas.

Como pode a cafeína ajudar? A cafeína é um vasoconstritor, o que significa que ela pode ajudar a estreitar os vasos sanguíneos, aliviando a dor causada pela ampliação dos vasos sanguíneos durante uma dor de cabeça.

Esta diminuição do fluxo sanguíneo é o que pode ajudar a tratar a dor de cabeça em algumas pessoas. Mas atenção, os sintomas da ingestão de cafeína variam de pessoa para pessoa. Necessita inicialmente ver como reage a ela. (13)

Onde encontrar: No Café, e chá, é claro. Apenas certifique-se de equilibrar a ingestão de cafeína com quantidades adequadas de água para evitar a desidratação e consequentemente o agravamento do problema.

Cereja

CerejaAs cerejas também podem ajudar a tratar a dor de cabeça naturalmente. (14) Esta fruta maravilhosa é rica em antioxidantes, que oferecem efeitos anti-inflamatórios que podem aliviar os sintomas de dor.

Num estudo realizado, descobriu-se que a cianidina, o pigmento responsável pela cor vermelha das cerejas, oferece melhores efeitos anti-inflamatórios do que a aspirina, um medicamento anti-inflamatório bem conhecido. (15)

Como consumir: desfrute dos incríveis benefícios das cerejas durante o lanche ou adicione a sobremesas. Também pode cozinhá-las com aveia ou adicioná-las ao seu iogurte preferido.

Abacaxi

Graças à sua enzima “bromelina” que ajuda a combater as dores, o abacaxi também pode ajudar a curar ou aliviar o sintoma.

As suas propriedades anti-inflamatórias também podem aliviar a inflamação associada a este tipo de dor. (16)

Apenas lembre-se que o abacaxi também pode ser um gatilho para a enxaqueca em algumas pessoas. Sabendo isso, não exagere, e avalie como ele funciona para o seu caso.

Como consumir: Coma uma fatia de abacaxi recém-cortada como um lanche, ou adicione a pizzas e salada; beba um copo de suco de abacaxi; ou adicione a churrascos.

Gengibre

Gengibre Em PóA Gengibre oferece propriedades anti-inflamatórias que ajudam com alívio da enxaqueca. (17) Para além disso, ele também alivia náuseas e vómitos, alguns efeitos colaterais que as pessoas com enxaquecas por vezes sofrem. (18)

Num estudo realizado, os pacientes que experimentaram dores de cabeça aguda viram a gravidade dos sintomas diminuir significativamente, 2 horas após a toma de gengibre em pó.

Os resultados não são muito diferentes dos efeitos do sumatriptano, um medicamento normalmente sugerido para dores de cabeça e enxaquecas. (19)

O que Procura?
15 Possíveis Causas da Salivação em Excesso

Como consumir: Pode facilmente incorporar o gengibre em pó na sua cozinha. Basta adicionar uma colher de chá aqui e uma pitada ali. Também pode adicioná-lo a sucos ou sopas.

Alimentos que provocam e devem ser evitados

Agora que já conhece quais os alimentos que ajudam, é igualmente importante saber que alimentos provocam o problema e devem ser evitados.

Existem alguns alimentos que são um gatilho para as dores de cabeça, embora nem todos eles possam causar o mesmo efeito em todos nós.

Tenha atenção aos sinais após de comer algum dos alimentos sugeridos. Se notar efeitos negativos com algum deles, deve diminuir a sua ingestão ou evitá-los completamente. Esta pode até ser a solução mais simples para encontrar alívio imediato das suas dores!

Alimentos aos quais você é sensível ou alérgico

Por vezes, o nosso corpo é sensível a alimentos que não causam problemas à maioria das pessoas.

E embora não tenha-mos uma reação alérgica a eles – isto é, quando o nosso sistema imunológico entra em ação – eles podem mesmo assim causar desconforto abdominal, flatulência, ou dores, quando consumidos.

Estes alimentos podem incluir:

Alimentos contendo Glúten: Para quem é sensível à proteína do glúten, o ideal será consumir pequenas quantidades de glúten.

Para que sofre de doença celíaca, o melhor é evitá-lo completamente. Altere o sua alimentação e mude para uma dieta livre de glúten, se sentir dores de cabeça muito graves e problemas digestivos. (20)

Os grãos que contêm glúten incluem o trigo, cevada e centeio.

Laticínios: A intolerância à lactose ou alergia ao leite pode provocar dores de cabeça, além de outros sintomas gastrointestinais. (21)

Limite a ingestão de leite, queijo, manteiga, iogurte, sorvete e outros produtos lácteos. Consuma apenas pequenas quantidades de cada vez para reduzir a sobrecarga do sistema.

Alimentos que são gatilhos da enxaqueca

Existem alguns alimentos que podem causar enxaquecas em algumas pessoas. (22)

Verifique se consome algum dos seguintes alimentos, pois estes podem estar na causa do gatilho da enxaqueca.

  • Chocolate
  • Nozes
  • Manteiga de amendoim
  • Queijos
  • Laticínios
  • Cebolas
  • Citrinos
  • Bananas
  • Abacates
  • Alimentos fermentados, alimentos em conserva
  • Carnes contendo nitratos, como cachorros quentes, bacon e salame
  • Alimentos que contêm tiramina (um aminoácido) como o peixe defumado, fígado de galinha, queijo envelhecido, vinho tinto, e figos.
  • Glutamato monossódico (MSG), um ingrediente também utilizado em alguns restaurantes.
loading...

27. Junho 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *