15 Alimentos desintoxicantes para limpar e fortalecer o Fígado

Sabia que o nosso fígado não está apenas exposto ao que comemos, mas que também é afetado pela poluição ambiental e pelo nível de stress a que estamos sujeitos? O elevado nível de agressões a que este órgão é exposto diariamente pode originar a sua sobrecarga, comprometendo a sua capacidade de processar as gorduras e as toxinas.

Alimentos Benéficos para o Fígado

Para fortalecer o fígado é essencial adotar um alimentação saudável. Felizmente, existem muitos alimentos benéficos para o fígado, os quais permitem melhorar de forma substancial o desempenho e a vitalidade deste órgão tão importante para o bem-estar humano.

Garantir que o fígado se mantém a funcionar como suposto é um dos principais requisitos para ter uma vida saudável e sem doença. Muitas vezes por desconhecimento, não tiramos o melhor partido daquilo que a natureza tem para nos oferecer.

Existem muitos alimentos que contribuem, de forma natural, para manter o fígado limpo, permitindo que continue a desempenhar o seu papel de limpeza do organismo.

Manter o fígado saudável não é somente uma questão de alimentação. Também é fundamental colocar o álcool e o tabaco de parte e tentar manter um peso equilibrado.

Em termos de alimentação, convém evitar os alimentos fritos ou processados, que provocam a acumulação de gordura no fígado. Como vamos frisar durante este artigo, também existem alimentos que atuam de forma inversa, contribuindo para remover a gordura que se encontra acumulada em excesso no fígado.

Aposte em alimentos benéficos para o fígado e melhor o seu estado geral de saúde. Para saber aquilo que deve comer, por forma a limpar o fígado, preparámos uma lista com 15 alimentos que devem fazer parte da sua alimentação.

15 Exemplos de Alimentos Benéficos para o Fígado

Laranja

laranja

Bastante rica em antioxidantes e vitamina c, a laranja tem a capacidade de melhorar a limpeza natural do fígado. Basta beber um copo de suco de laranja por dia para alcançar um organismo mais limpo e livre de toxinas.

O que Procura?
Os 9 Melhores Benefícios da Dieta Cetogênica

Alho

Alho Allium sativum

O alho é conhecido pela sua capacidade de desintoxicar o organismo. Ao ingerir diariamente um pouco de alho, estará a fazer a ativação das enzimas que se encontram no fígado e que procedem à eliminação das toxinas existentes no organismo. Além disso, o alho é risco em selênio e alicina, duas substâncias que auxiliam no processo de limpeza do fígado.

Chá Verde

chá verde

O chá verde é famoso pela sua riqueza em antioxidantes. Esta bebida contém um alto teor de antioxidantes vegetais, a catequina. A catequina tem uma ação importante no bom funcionamento hepático. O chá verde é uma bebida com um sabor fantástico, que além de agradar ao paladar, também irá beneficiar o seu fígado.

Maçã

A maça é um bom alimento para quem sofre de gases intestinais e flatulência

A ingestão regular de maçãs tem uma grande concentração de pectina, sendo assim um alimento útil para assegurar a limpeza e a libertação de toxinas através do sistema digestivo. O funcionamento correto e eficiente do trato digestivo contribuem para aliviar a pressão sobre o fígado, tornando mais fácil a limpeza da gordura acumulada no fígado.

Limão

suco de limão

A ingestão de um copo de suco de limão logo ao início do dia é bastante benéfica para uma boa limpeza do fígado. A grande quantidade de Vitamina C presente nesta fruta ajuda a sintetizar os materiais tóxicos, permitindo que os mesmos possam ser expelidos pela água.

Abacate

abacate

A riqueza nutricional do abacate potencia o processo de produção de glutationa. Este composto é utilizado pelo organismo para eliminar as toxinas que prejudicam o corpo. Manter os níveis de glutationa dentro dos padrões necessários, garante um eliminação mais efetiva das toxinas.

Cenoura

cenoura

A cenoura é outro dos alimentos mais benéficos para o fígado. Sendo rica em planta-betacaroteno e em flavonoides, ajuda a manter o seu fígado a funcionar de forma eficiente.

Nozes

nozes

As nozes possuem um alto teor de arginina, um aminoácido importante para desintoxicar o corpo de amoníaco. Adicionalmente, as nozes também possuem uma concentração elevada de ômega-3 e de glutationa, dois ácidos gordos que intervêm na limpeza hepática.

Azeite de Oliva

azeite

O que Procura?
A Poeira da Casa Provoca Aumento de Peso: Dizem os Resultados Chocantes de um Estudo!

Este óleo orgânico tem um impacto positivo, desde que seja consumido de forma moderada. Este azeite fornece lípidos ao organismo, os quais atuam sugando toxinas. Contudo, é necessário sublinhar que os efeitos positivos do azeite apenas se fazem sentir quando o produto é consumido em quantidades moderadas. Em excesso, qualquer óleo orgânico prejudica o nosso organismo.

Couve-flor

couve flor

A couve-flor, assim como o repolho, ajuda a ativar duas enzimas de grande importante para o fígado. Estas enzimas são desintoxicantes e auxiliam o fígado no processo de purificação do organismo. Reforce a ingestão de repolhos, couve e couve-flor e torne o seu fígado mais saudável, de uma forma completamente natural.

Cereais integrais

Grãos inteiros, Cereais integrais

Grãos, arroz integral e outros cereais possuem abundância de vitaminas no complexo B. Estas vitaminas permitem metabolizar a gordura com maior eficiência, apoiando dessa forma toda a função hepática. Uma forma simples de consumir mais cereais integrais passa pela escolha de farinha de trigo integral, em detrimento da farinha branca.

Vegetais de folhas verde

couve

Para limpar o fígado e manter este órgão a funcionar, nada como adicionar à nossa dieta uma quantidade considerável de vegetais de folhas verdes. As verduras possuem uma grande quantidade de clorofila e auxiliam no processo de eliminação das toxinas ambientais da nossa corrente sanguínea. Adicionalmente, os vegetais de folhas verdes são essenciais para neutralizar alguns dos agentes mais perigosos para o nosso fígado, como os metais pesados, ou os pesticidas, que de uma forma ou outra contaminam muitos dos alimentos que consumimos todos os dias. Por esta razão, podemos considerar que as folhas verdes estão entre os alimentos mais benéficos para o fígado.

Frutos vermelhos

Mirtilos vermelhos docqman

Frutos vermelhos como a amora, o mirto, a framboesa e o morango, são alguns dos alimentos com maior teor de flavonoides, contribuindo assim para manter o fígado a funcionar como desejado.

Cúrcuma

Como fazer um chá anti-inflamatório com açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Este é possívelmente o tempero mais benéfico para a limpeza do fígado. A cúrcuma apoia a desintoxicação do fígado, melhorando o funcionamento das enzimas.

Água de coco

Máscara de água de coco para hidratar a pele

Ao beber água de coco está a hidratar o organismo e também a recuperar os sais minerais perdidos, o que também auxilia a função hepática. Prefira a água de coco natural e não aquela que é vendida já engarrafada, porque assim poderá tirar melhor partido dos benefícios naturais da bebida.

O que Procura?
Alface Romana: 13 Benefícios Surpreendentes Para a Saúde

Outros Cuidados Para Garantir Um Fígado Saudável

Ao incluir todos os alimentos que referimos na sua dieta alimentar irá garantir que o seu fígado se mantém a funcionar como é desejado, mas os cuidados não devem ficar por aqui.

Ingerir alimentos benéficos para o fígado é uma parte do processo, mas também é importante saber o que deve evitar. As substâncias mais prejudiciais para o fígado são: álcool, tabaco, açúcar, comida com excesso de gordura, alimentos processados e margarina.

Para evitar futuros problemas hepáticos, tente evitar todas estas substâncias, preferindo sempre os alimentos de origem natural.

Manter o fígado a funcionar corretamente é essencial para o nosso bem-estar. O fígado tem influência relativamente a quase todos aspetos da nossa saúde: sobre a nossa energia, disposição, peso e até sobre a nossa capacidade de resistirmos a doenças. Até a visão pode ser afetada, quando o fígado não se encontra a funcionar na plenitude.

Faça escolhas inteligentes na sua alimentação, opte por alimentos benéficos para o fígado e mantenha-se longe das substâncias que sabe que são prejudiciais e irá beneficiar de uma saúde mais forte.

loading...

20. Março 2015 by Andre

3 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Tenho estado a tirar partido das informações aqui ilustradas.

  2. Operei a vesícula e pouco tempo e tive síndrome do cólon irritável quê acabou em síndrome do pânico pós cirúrgico agora estou com gordura no fígado grau 2 tomo remédio e faço musculação a pedido médico por isso quero saber sobre remédios caseiros para essa função. Obrigado

  3. pressiso participar desta dieta para o figado esta alterado

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *