Conheça 10 alimentos que nos ajudam a perder peso

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o controlo de peso resulta da combinação entre a prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada. E se a atividade física é fundamental para ter uma vida mais saudável, a alimentação é quem tem o papel mais importante.

Se está a tentar perder peso, tem então de adotar uma dieta balanceada, juntamente com a prática regular de atividade física. Mas num processo de emagrecimento, são também importantes ter alguns aliados, que facilitem essa perda de peso.

Confira de seguida 10 alimentos que nos ajudam a perder peso.

Feijão

O feijão é um alimento muito nutritivo, que além de conter vários minerais e proteínas vegetais, é ainda rico em fibra e com um nível calórico baixo. O facto de ser rico em fibras ajuda a aumentar a saciedade, mas os benefícios para a perca de peso não se ficam por aqui. O feijão contém uma hormona que, além de manter o nível de açúcar estável, ajuda ainda a controlar o apetite.

feijão vermelho

Salada

A salada é uma das opções mais populares numa dieta balanceada. Repleta de verdes e outros vegetais, esta é uma solução saborosa e leve, perfeita para uma refeição baixa em calorias mas rica em nutrientes. Sendo abundante em verduras, ficará saciado muito mais rapidamente, o que o deixará satisfeito mais depressa.

Mas atenção. Uma salada pode tornar-se muito calórica caso a encha de molhos. Por isso, aposte num molho baixo em calorias, ou então, apenas em azeite de oliva com um vinagre balsâmico.

Canela

A canela é uma especiaria que pode ser bastante útil na perda de peso. Além de dar um sabor bem agradável, a canela ajuda ainda a controlar o colesterol e a reduzir os níveis de açúcar. Para usufruir dos benefícios desta especiaria não precisa de a comer à colher. Por exemplo, basta juntar uma colher de chá num pão ou numa taça com flocos de aveia.

pau de canela

Quivi

Este fruto, além de ser pobre em calorias, é riquíssimo em antioxidantes. Dessa forma, o consumo regular de quivis ajuda a manter o organismo mais protegido, e ainda, promove a saúde e beleza da pele. Além disso, o quivi tem ainda um papel importante para a perda de peso, já que é um fruto rico em fibras.

O que Procura?
Carboxiterapia emagrece?

Chá verde

chá verde

Este é um dos aliados naturais mais interessantes, já que ajudam a elevar o metabolismo do organismo, estimulando a queima de massa gorda. Apesar de conter cafeína, não é este o composto do chá mais importante para si. Os constituintes essenciais no chá verde são substâncias antioxidantes denominados catequinas, que promovem a elevação do metabolismo.

No entanto, é bom lembrar que o chá verde sozinho não faz nada. Apenas integrado numa dieta balanceada e num estilo de vida ativo é que poderá usufruir dos seus efeitos benéficos.

Chocolate

O chocolate não é propriamente um alimento que se associe à perda de peso, bem pelo contrário. Contudo, é diferente comer um chocolate de vez em quando do que comer diariamente. Se gosta muito de chocolate, prefira o preto, já que é rico em flavonoides e antioxidantes, que protegem o organismo e promovem o seu relaxamento.

Uma dieta não pode ser demasiada restritiva, tendo no entanto de moderar bastante certos alimentos. Coma uma barrinha, ou dois ou três quadradinhos de vez em quando, e conseguirá obter alguns benefícios deste alimento.

Ovos

Alergia a Ovos

Os ovos são alimentos de alto valor biológico, ou seja, é rica em proteínas facilmente digeríveis pelo organismo humano. Esta concentração de proteínas permite sentir-se mais facilmente saciado, ao mesmo tempo que ajuda a controlar os picos de glicose. Estes picos resultam muitas vezes na vontade de comer doces, e estando controlados, essa vontade é menor.

Assim, ao contrário do que se pensa, comer um ovo ao pequeno-almoço é uma excelente forma de começar o dia. No entanto, nada de juntar bacon ou presunto, como os ingleses e os norte-americanos fazem.

Espargos

Os espargos são alimentos ricos em vitaminas A e C, nutrientes importantes para o reforço do sistema imunitário do organismo, contendo ainda muita água. Além disso, têm um nível calórico baixíssimo, já que um espargo contém apenas 4 calorias.

Este alimento é por isso um aliado de peso num processo de emagrecimento. Além disso, são fáceis de cozinhar e muito saborosos. Uma receita simples mas gostosa é colocar o espargo no forno com azeite, pimenta e sal, durante 10 minutos.

O que Procura?
Glucomannan: Super Fibra para Perda de Peso, Para que serve e suas Contra Indicações

Tangerina

tangerina

A tangerina, tal como a laranja, é um alimento pobre em calorias e rico em água e vitamina C. Como tal, é um fruto que além de ajudar a emagrecer, traz diversos benefícios para a sua saúde. Além disso, como é um fruto que demora a descascar, ajuda ainda a comer de uma forma mais lenta, uma das regras essenciais numa dieta balanceada.

Cereais integrais

Os cereais integrais, além de serem abundantes em fibras, o que ajuda a sentir-se saciado e a regularizar o trânsito intestinal, são ainda ricos em hidratos de carbono complexos. Estes são os melhores hidratos de carbono para consumir, já que a sua assimilação é muito mais lenta, permitindo ao organismo utilizar toda a sua energia.

Assim, e ao contrário de hidratos de carbono presentes em doces, todas as suas calorias são utilizadas, não sendo por isso armazenadas como gorduras. Além disso, ajudam ainda a elevar o metabolismo, o que aumenta a queima de massa gorda. Mas atenção, ao escolher os seus cereais integrais, tenha o cuidado de optar por aqueles que indiquem pouco açúcar no rótulo.

Adicione aos cereais leite magro, e tem assim um pequeno-almoço perfeito para quem quer perder peso.

loading...

29. Novembro 2014 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *