Aloé Vera

Maravilhoso aloé vera. Com as suas folhas carnudas, em forma de dedos, este membro da família das Liliáceas, com origem em África, é possivelmente um dos mais bem conhecidos de todos os remédios à base de plantas medicinais, com uma reputação que remonta, pelo menos, até há 2000 anos atrás.

O Aloé vera é uma planta suculenta e perene que cresce em solos arenosos e em locais secos e ensolarados, incluindo os parapeitos das janelas. O gel ou creme é útil para cortes, arranhões, queimaduras e outras lesões cutâneas de ligeira gravidade. Não confunda o gel do Aloé vera com produtos feitos a partir do suco das folhas interiores e secas (aloína).

Usos Terapêuticos e Benefícios do Aloé vera para a Saúde

*

- Abrasões, artrite, asma, escaras, bronquite, hematomas, picadas de insectos, queimaduras, dermatite, pele seca, queimaduras causadas pelo frio, úlceras na boca, úlceras pépticas, queimaduras por radiação, tinha (tinea), feridas.

Usos tradicionais: acne, anemia, cegueira, tosse, diabetes, olhos secos, eczema, glaucoma, hemorróidas, psoríase, seborreia, queimaduras solares, sífilis, vaginite.

Propriedades Medicinais do Aloé vera

O gel das folhas cortadas recentemente acalma aparentemente a dor ao dilatar os capilares, o que estimula o fluxo sanguíneo para as zonas de pele queimadas ou lesionadas. Encoraja também a cicatrização entre as células dos tecidos. Diz-se que um tónico ou outros suplementos feitos a partir do gel de aloé vera ajudam na digestã0.

Opções de Dosagem

Champôs comerciais com aloé e produtos cosméticos (contendo aloé estabilizado) raramente reúnem a força terapêutica do aloé fresco, se é que alguma vez o conseguem. Evite-os. Obtenha uma planta, coloque-a no parapeito de uma janela, regue-a de vez em quando, e espere pela próxima emergência de ligeira gravidade. O Aloé vera requer muito poucos cuidados e praticamente nenhum conhecimento específico sobre plantas.

Quando se cortar, queimar um dedo no fogão, ou ficar exposto ao sol demasiado tempo, arranque uma das folhas inferiores, corte-a longitudinalmente, e cubra a ferida com o gel pegajoso.

Precauções e contra indicações do Aloé vera

Não confunda o gel de Aloé vera com os produtos feitos a partir dos sucos internos da folha (aloína). O gel e produtos feitos a partir do primeiro são perfeitamente seguros.

Remédios Caseiros:

- Aloé Vera para queimaduras

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Plantas Medicinais | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *