Amamentação – Como aumentar a produção de leite materno?

Amamentação – Como aumentar a produção de leite materno?

Muitas mães que aleitam afirmam que não têm uma boa produção de leite. As ideias seguintes poderão ajudá-la a aumentar essa produção. Amamente o seu bebé com mais frequência. Quanto mais leite lhe sair do peito, mais leite produzirá. Deixar o seu bebé mamar quando ele tem fome ajudá-la-á a aumentar a produção de leite. Também poderá manter a sua produção de leite bombeando os peitos, no caso de o seu bebé não poder mamar. Para assegurar uma boa produção de leite, os peitos também deverão ser esvaziados de cada vez que o bebé mamar.

A amamentação (ou o uso de uma bomba de sucção) e o esvaziamento do peito são factores paralelos para uma boa produção de leite. Poderá demorar algum tempo a aumentar a sua produção de leite se ela se tiver mantido baixa durante algum tempo. Algumas mulheres nunca conseguem passar de uma baixa produção de leite para uma alta produção de leite.

Relaxe. A baixa produção de leite poderá estar associada ao cansaço inerente a excesso de trabalho. O stress resultante das preocupações relacionadas com a amamentação ou com o facto de ser mãe também podem diminuir a produção de leite. Aprenda a descontrair-se através de exercícios de relaxamento, tais como os que aprendeu nas aulas de preparação para o parto. Ouça uma música relaxante ou peça a alguém que lhe massaje as costas enquanto dá de mamar ao seu bebé.

Amamente o seu bebé sete a dez vezes cada 24 horas. Acorde-o durante o dia se ele dormir mais de três horas. Se ele dormir mais de cinco horas à noite, acorde-o. Dispa-o parcialmente durante a mamada. Isto ajudá-lo-á a estar mais alerta. Troque de peito de cinco em cinco minutos.

Massaje os peitos antes e enquanto está a amamentar o seu bebé. Isto ajuda-a a descontrair e também estimula o reflexo de saída do leite, também designado por descida do leite.

Poderá, eventualmente, ter um bebé dorminhoco que nunca peça para mamar.

Nesse caso, terá de o acordar. Deixe-o mamar no primeiro peito até que ele comece a fechar os olhos ou até o ritmo da mamada começar a diminuir, o que acontece, geralmente, ao fim de três a cinco minutos. Afaste-o do peito e faça-o arrotar. Aproxime-o do outro peito e deixe-o mamar até ele começar a fechar os olhos ou a diminuir o ritmo da mamada. Afaste-o do peito e faça-o arrotar novamente. Volte ao primeiro peito. Amamente e faça arrotar o seu bebé. Coloque-o no outro peito e repita o procedimento. Trocar de peito duas vezes manterá o seu bebé acordado. O acto de arrotar permite criar, no pequeno estômago do bebé, espaço para mais leite.

Alternativamente, tente uma mamada dupla. Dê-lhe de mamar e faça-o arrotar. Passeie-o um pouco no dispositivo de transporte de bebés quando acabar. Aguarde 20 minutos e amamente-o novamente a partir de ambos os peitos. Faça-o arrotar e coloque-o novamente no dispositivo de transporte, mantendo-o direito. Tal ajudá-lo-á a eliminar qualquer vestígio de ar acumulado. Aguarde 20 minutos e deite-o.

Acaricie e massaje a pele do seu bebé enquanto lhe dá de mamar. Mime-o e fale com ele isso estimulará as hormonas responsáveis pela produção de leite.

Beba pelo menos oito a dez copos de líquidos por dia. Repouse ou durma quando o seu bebé estiver a dormir. Peça aos restantes familiares que a ajudem nas tarefas domésticas. Interrompa ou diminua quaisquer outras actividades que consumam a sua energia.

Poderá querer alugar uma bomba de sucção eléctrica para aspirar os peitos após a amamentação. Tente aspirar os peitos sete vezes por cada 24 horas. Anote a quantidade de leite que obtém de cada vez que os aspira. Some diariamente esses valores e veja até que ponto a sua produção está a aumentar. Pode alugar este tipo de bombas de sucção através de fornecedores de equipamento médico. Converse com o seu médico e saiba qual a bomba mais adequada para o seu caso.

Certifique-se de que o seu bebé abocanha o peito correctamente e de que tanto você como ele estão numa posição adequada durante a mamada. Veja neste portal mais informações sobre Como pegar e amamentar o meu bebé.

Obtenha ajuda e apoio junto de amigos e familiares. Afaste-se de pessoas que estejam contra a sua vontade de amamentar. Elas poderão tentar desencorajá-la da amamentação.

A Liga La Leche é um grupo de apoio mundial constituído por mulheres altamente qualificadas que ajudam as mães que se encontram em aleitamento. As reuniões da La Leche permitem conhecer outras mães em aleitamento que se apoiam mutuamente aquando da amamentação. Consulte o site desta associação na Internet. Também poderá telefonar ou escrever para uma delegação da Liga La Leche, para obter mais informações.

E se, mesmo assim, não conseguir aumentar a minha produção de leite?

O peso do seu bebé deverá ser a sua principal preocupação. O médico poderá sugerir-lhe que comece por amamentá-lo e que, depois, lhe dê leite em pó. Quando o seu bebé engordar o suficiente, poderá amamentá-lo a tempo inteiro.

 
Em: Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *