Angina de Peito, Sintomas, Complicações e como Prevenir

A Angina de peito é uma dor ou desconforto no peito quando o oxigênio disponivel nas celulas não é suficiente para o músculo cardíaco. Não é uma doença mas sim um sintoma de uma doença ainda mais grave, conhecida como ” doença arterial coronariana ” , que se dá quando as embarcações que alimentão o coração (fornecimento de sangue) são estreitadas ou bloqueadas. A doença arterial coronariana é geralmente causada pela aterosclerose, uma doença causada pelos depósitos de gordura (chamados placas) nas paredes internas dos vasos sanguíneos. Embora a angina afete geralmente os homens de meia-idade ou mais velhos, esta pode ocorrer em ambos os sexos e em todas as idades.

 Angina de Peito, Conheça os Sintomas, Complicações, Tratamentos e como Prevenir

Normalmente, esta doença apresenta-se com a pressão, queimação ou aperto no peito. A dor geralmente ocorre no esterno, mas pode irradiar para o pescoço, braços, mandíbula, entre as escápulas (ombros) ou no estômago. Outros sintomas que podem acompanhar a angina incluem náuseas, vertigem ou tonturas, dificuldade em respirar , falta de ar e transpiração.

Os Médicos dividem-na em dois tipos:

  • A angina estável: A dor no peito tem um padrão específico, que ocorre quando alguém tem uma intensa atividade física ou tem uma emoção extrema. Outras situações que a desencadeiam inclui fumar cigarros ou charutos , o tempo frio, após uma refeição pesada . Esta pontada geralmente desaparece em poucos minutos .
  • A angina instável: Os sintomas são menos previsíveis , ” e se a notar deve chamar imediatamente o seu médico” . Esta dor no peito ocorre quando a pessoa está a descansar, a dormir , ou seja em repouso absoluto . O desconforto pode ser prolongado e intenso.

Diagnóstico

 O Seu médico poderá suspeitar que você tem angina de peito com base nos seus sintomas e riscos para uma possivel doença arterial coronária. O médico irá verificar os seus pulmões para ver se fuma (ou fumava) e se você tem diabetes e pressão alta. Perguntará-lhe sobre o seu histórico familiar e verificar o seu colesterol, incluindo o LDL (“mau” colesterol) e HDL ( “bom” colesterol). Verifique tambem como está a sua pressão arterial e pulso, e examine o seu coração e pulmões. Você poderá precisar de um ou mais testes de diagnóstico para determinar se possui a doença arterial coronariana. Os testes a seguir podem incluir:

  • Eletrocardiograma (ECG): Este faz um registro dos impulsos elétricos do seu coração. Você com este teste pode identificar problemas na frequência e ritmo cardíacos. Por vezes, pode apresentar alterações que indicam uma artéria obstruída.
  • Teste de Stress: Se o resultado do seu eletrocardiograma  sair normal , pode pedir um teste de estresse. Eles são feitos em uma esteira (passadeira rolante) durante o acompanhamento da sua frequência cardíaca. Em Outros testes de esforço podem até usar-se medicamentos para estimular o coração, atraves de injecções de material de contraste (corante) , com a finalidade de detectarem-se bloqueios captados atraves de imagens de ultra-som .
  • Arteriografia coronária: Estes exames das artérias coronárias são a forma mais precisa de medir a gravidade da doença coronariana. O teste é feito inserindo-se um tubo fino, longo e flexível (chamado cateter vascular ) através de uma artéria no antebraço ou na virilha. O médico guia o cateter até ao coração usando uma câmera especial. Uma vez que o cateter é colocado, é injetada uma substancia de contraste para mostrar o fluxo sanguineo no interior das artérias coronárias, com destaque para qualquer área que esteja mais estreita ou bloqueada.

Duração do ataque

Um ataque de angina de peito geralmente dura menos de cinco minutos. Uma dor que durar mais do que isso ou se fôr mais aguda pode dar origem a uma queda mais significativa do fluxo sanguíneo para o coração. Isto pode acontecer quando alguém está a ter um ataque cardíaco .

Prevenção , como prevenir ?

Você pode ajudar a prevenir a angina, o que causa o bloqueio das artérias causadas por doenças coronarianas, controlando todos os seus fatores de risco.

  • Colesterol Alto: Siga os conselhos do seu médico sobre uma dieta baixa em gorduras e colesterol, e se necessário, deverá tomar medicamentos para baixar o colesterol.
  • Pressão Alta: Siga as recomendações do seu médico para modificar a sua dieta e tomar o medicamento necessario para baixar a pressão .
  • Fumar: Se você fuma, deixe de fumar. Se não fuma, não comece.
  • Diabetes: Verifique os seus niveis de açúcar no sangue com frequência, siga uma dieta especial , tome insulina ou medicação oral (pílula) como o prescrito pelo médico.

É aconselhável exercitar-se regularmente e manter um peso saudável e estável. Se o estresse emocional lhe provocar uma crise de angina de peito , aprenda a lidar com o stress por exemplo atraves de técnicas de relaxamento .

Tratamentos

Quando a causa da angina é a doença arterial coronariana, o tratamento geralmente inclui:

  • Mudanças no estilo de vida: incluem perda de peso em pacientes obesos, terapia de cessação do tabagismo, drogas para reduzir o colesterol elevado, programa regular de exercícios para reduzir a pressão arterial elevada e técnicas de redução de stress.
  • Nitratos: incluindo a nitroglicerina: nitratos são medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos (vasodilatadores). Estes Aumentam o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias para facilitar ao coração bombear o sangue para o resto do corpo.
  • Betabloqueadores: atenolol (Tenormin) e metoprolol (Lopressor, Toprol-XL). Esses medicamentos diminuem a sobrecarga do coração ( diminuidores da frequência cardíaca ) , diminuindo a força das contrações do coração, especialmente durante o exercício fisico .
  • Os antagonistas de cálcio: como a nifedipina (Adalat, Procardia), verapamil (Calan, Isoptin, Verelan), diltiazem (Cardizem, Tiazac), amlodipina (Norvasc). Estes medicamentos podem ajudar a melhorar a eficiência da função do músculo cardíaco e podem reduzir o número e a gravidade dos episódios de dor torácica.
  • Aspirina: A Aspirina ajuda a prevenir coágulos de sangue nas artérias coronárias, e podem reduzir o risco de ataques cardíacos em pessoas que já têm doenças cardíacas.

Se você mudou o seu estilo de vida e os medicamentos não melhoram ou reduziram nem a angina nem o risco de um possivel ataque cardíaco , o médico poderá recomendar uma cirurgia cardíaca ou angioplastia com balão (angioplastia coronariana transluminal percutânea (PTCA).

Quando chamar um profissional

Chame seu médico se sentir dor no peito, mesmo se você pensar que é jovem demais para ter angina de peito e sem histórico de problemas cardíacos na família. O médico irá recomendar-lhe os próximos passos, dependendo de como você descrever os seus sintomas e fatores de risco.

ANGINA PEITO

Prognóstico

Em pessoas com doenças coronárias, o prognóstico depende de muitos fatores, incluindo a localização e a severidade do estreitamento da artéria, e o número de artérias coronárias envolvidas. O tratamento adequado melhora a perspectiva para as pessoas com doença arterial coronária.

Ler Tambem:

- Como medir a Pressão Arterial
- Como medir a Frequência Cardíaca

 
Em: Outros Temas | 26 comentários

26 Comentários no Fórum

  1. Tenho 50 anos sempre gostei d jogar um futebol, mas em dezembro do ano passado quando corria, senti uma dor no peito, que posteriormente veio doer pescoço e também o braço do lado esquerdo, então parei de correr e em seguida voltou ao normal. procurei o cardiologista e fiz os exames de rotina e nada foi detectado, minha pressão arterial tudo normal, somente meus trigliceredes, estava um pouco acima. tomei os medicamentos fiz exames novamente e constatei que o mesmo está normal, mas o problema persiste não posso correr que doi. Será que é angina no peito?

  2. tenho 47 anos tive ataque cardiaco no ultimo ves de dezembro, desbloquearam me duas arterias,e colucaram um stent numa delas, fiquei bem ate a setenbro quando comecei a sentir dor no peito quando caminhava em 2 semanas ja nem sequer consigo subir as escadas de minha casa que apenas tem 22 degaros,sera que voltou a bloquear outra vez?

  3. Tenho 52 anos. Deixei de fumar há 2. pesava 99 Kgs, mas como resultado da dieta perdi 8. faço caminhadas diárias durante uma hora. Há cerca de dois meses, comecei por sentir uma dor no braço esquerdo, com maior incidência no cotovelo. Há uma semana, a dor estendeu-se ao peito dando a sensação de sufoco. Estas dores desaparecem com a medicação, mas tornam a reaparecer depois de manter relações sexuais…

  4. eu quero saber tuldo sober angina do peito de que dar ecomo evitar

  5. Desde 2011 em Dezembro as Dores começou foi ficando mais fortes,e tambem minha valvula do coração esta com problema de passagem de sanque tomo muito remédios os medicos querem abrir o peito qual risco de opera as dores no peito ficou mais fragas eu nã quero opera com os remédio e oração esta esta estavel obrigado pela resposta

  6. OIE! Me estoy sintiendo dolor en el pecho, eructos un poco demasiado, y también siento una sensación de ardor en el lado izquierdo y, a veces mi boca Arrocha, es la angina de pecho? la única advertencia que tengo sólo 14 años! y vive en Argentina, por favor, ayúdame Estoy muy preocupado, me ayudan.

  7. Tenho sentido muitas dores no peito, nas costas, ombros e pescoço, de vez enquando na mama esquerda sinto pontadas muito forte durante 5 a 8 min. Será que é Angina de peito? por favor preciso de ajuda.

  8. Ola minha dores começou no quadril que trava minhas pernas por alguns minutos. Depois comecei a sentir uma quaimaçao no peito, um cansaso ombros, no braços, atraz da cabeça fica como alguem tivesse contraindo e um imcomodo na boca do estomago. Essa dores nao sinto tudo de uma vez. mais a cada dia ou semana e uma dor diferentee as vezes mim sinto muito casada e geralmente quando vou mim deita essas dores mim incomodam mais.

  9. foi muito bom ler os artigos
    obrigada
    tenho depressão e agora descobri angina de peito, fiquei muito triste pois para mim a minha cabeça e meu coração era tudo de bom,mas?

  10. meu nome Gabriel 15 eu tenho dares no peito as vezes depois que pratico algum esporte ou quando estou dormido felizmente elas não duram muito tempo e isso me tranquiliza mas também sito dores no meu pescoço só que não na mesma frequência gostaria de saber se corro o risco de ter angina não sei se isso tem a ver mais também tenho bronquite.

  11. de começo sentia uma coisa na garganta que parecia subir.tinha q ficar engolindo,a sensação era mto estranha,essa sensação passou,durou uns 15 dias ,mas fiquei com um desconforto na garganta,algo que atrapalha .uma sensação de peso ,meu estomago ficou alto,o que tbm não está mais,mas a sensação de algo na garganta ainda tenho,como se algo tivesse parado,e to começando a sentir dores no peito como as dores causadas por gases,e se alonga até as costas,e sinto uma leve queimação,e não posso ,na hora de deitar,por meu pescoço d qualquer jeito,q sinto um desconforto na regiao do pescoço e mandibula..oq pode ser isso ?to pra ir ao medico,mas tenho receio..se alguem conhece esses sintomas,por favor ,me ajudem ..ficaria mto grata!!

  12. Eu Tenho 15 anos , Quando estou muito nervosa , ou muito estressada , começa a doer muito meu peito do lado esquerdo , e abaixa minha pressão e fico sem reação , pois me sinto muito mal , mal consigo respirar :/
    E isso me Preocupa muito até de mais .
    Será que isso pode Ser algum problema de Angina ou enfarto ????

  13. Pessoal estou com suspeita de apendicite, mas ja passei por um médico e ele falou que não era, fiquei 24 horas no hospital e tudo, mas não era nada, meu exame de hemograma fou normal, mas as dores no abdomem infeior direito ainda persiste principalmente quando caminho, mas a dor é moderada, estou indo para minha cidade fazer uma ultra-son e mais exames e consultar com outro médico, atualmete não sentir naúseas, me alimento normal, nada de febre , estou com receio de ser Apedicite, pois ainda sinto dor moderada. Se for quanto tempo para melhor da cicatrização, pois estou no meio do semestre da faculdade e ñ posso perder pois estou em momentos de estágios, quanto tempo leva mais ou menos para se recuperar?

    Obrigado !

  14. tambem sinto isso de vez enquanto :S e uma dor que vem do nada e quando se inspira o ar doi mais… mas apos uns momentos, uns segundos, passa. a dor chega a passar no ombro ate as costas! tambem estou na duvida e assustada, sera angina? :S

  15. gostaria de expor o que ando sentindo: tenho sentido uma sensacao esquisita no lado esquerdo do peito, como ex. a veia q liga o pescoco ate o peito sinto uma sensacao esquisita como q levemente dolorida e esqusita, tambem estou percebendo q no peito ando sentindo dores fracas mas visilmente dores ou pontadas. gostaria de ter certeza ou e sisma?

  16. Bom Dia,

    Depois de ver os comentários aqui no site, venho informar que também sinto uma pressão no centro do peito, passando dores para o ombro esquerdo e cervical, também com muitos ruídos nos ouvidos.

    Não sei o que se passa comigo. Isto está a acontecer-me desde há seis meses para cá. Tenho 71 anos, será a idade?

    Actualmente, como tenho o colesterol alto, tenho vindo a tomar um comprimido de Sinvastatina, por dia.

    Agradeço e aguardo a vossa resposta sobre este meu assunto.

  17. Boa tarde
    Tenho 22 anos e tenho andado a sentir uma pressão no peito, que temporariamente se estende pelo baço esquerdo, sensação essa que facilmente confundo com uma dormência. Além da opressão no peito sinto o corpo fraco e com a sensação que está a tremer, sinto que faço os movimentos com esforço. Tenho vindo a desleixar-me com os sintomas porque não ocorriam de uma forma contínua, não tinha essa sensação todos os dias e a todas as horas…mas ultimamente tenho sentido estes sintomas com mais frequência e principalmente após uma situação de esforço (andar a um ritmo mais acelerado, subir escadas, exercício físico, sair à noite, etc.), confesso que ando preocupa visto que a minha mãe (cartidiopatia congénita- CIA) e o meu avô paterno tem problemas cardíacos. Sei que pode não estar relacionado com problemas cardíacos mas mesmo assim não acho normal sentir este sintomas, dado a minha jovem idade…gostava de saber algum hipotético diagnostico e como devo agir! Agradecida e aguardo a vossa resposta tão breve quanto possível.

  18. Qdo tomo um aperitivo,(cachaça) ou um limaozinho, sinto uma queimação no peito, o que pode ser?

  19. de vez enquanto sinto uma pontada muito forte no peito,não consigo nem respirar porque doi muito to desconfiando que tenho angina.O q faço

  20. sinto uma forte dor no peito, que se estende as costas. comeco a arrotar e prolonga-se durante uma hora. estou constipada e sinto-me cansada. nao sei o que se passa. poderam ajudar-me?

  21. Oi!!tenho 44 anos e sinto uma queimação no peito seguido de uma aceleração do coração normalmente quando paro, sera grave o que devo fazer? obrigada!!

  22. Tenho 52 anos , sofro de angina do peito, tenho sentido dores no peito que duram entre 15 a 30 minutos. Apos a medicacao medica,as dores tem diminuido. Gostaria de saber, se existe algum periodo em fazer sexo., tendo em conta que quando faco, tenho sentido dores no peito.

  23. O que me levou a pesquisar (Angina de Peito) foi o facto de sofrer uma pressão no peito e com muitos
    arrotes(cerca de 2 horas seguidas). Ainda não tive ocasião ainda de informar o meu médico Dr. Ganbino, que reputo de um excelente clinico.

  24. teho sentido dores no peitp passando pela as costa e braço esquerdo e uma dor que vem a cada meia hora e fica por 10mts tenho muita falta de ar e quando deito a falta de ar vem acompahada de cansaço nao tenho pressao alta mas a minha mae e irmaos todos tem sera que tenho angina de peito .tenho 40 anos nunca fumei nao bebo mas confesso que sou um pouco sedentaria

  25. tenho sentido dores no lado do meu coração que se seguem para o meu pescoço me apanaham o braço esquerdo e fico com alguma dormencia neste ´sinto muito frio e como sinto calor todo o meu corpo treme pois fico com muito medo de morrer tenho apenas 28 anos e tenho duas filhas . ja fiz exames e so o ecg acusa alguma coisa sou hipertensa de 18 max 10 min agora estou medicada com 1 olsar 20mg e bisoprolol 10mg 1 por dia tambem mas não me tenho sentido mto melhor.

  26. Senti dores mto fortes do lado esquerdo, começando no peito, passando pelo braço até a ponta da unha. já acordei com dor. Fiz cat e agora tomo atenolol( sou hipertensa) tenho 60anos. as dores continuam mais suaves, incomodam, mesmo tomando 2 atenolol por dia. É ANGINA DE PEITO?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *