Anis

O anis também conhecido como erva doce é uma planta com a sua origem no Médio Oriente e hoje em dia já é cultivada por muitos países. A planta de nome cientifico Pimpinella anisum pode atingir os 60 cm de altura, produzindo flores amareladas que contêm sementes aromáticas. Atenção, não confunda esta planta com o tão conhecido anis estrelado, pois são bastante diferentes.

Conheça os benefícios e propriedades medicinais do chá, sementes e óleo de anis

As sementes de anis são indicadas para pessoas com problemas de digestão, flatulência e alivia dores menstruais. Se acrescentar mel ao chá de anis alivia a flatulência e a asma. Se optar por acrescentar funcho obterá um excelente remédio sobretudo para catarros bronquiais. Se tiver problemas de sono mastigue algumas sementes de anis e vai ver que o vai ajudar e com soluços tome um copo de água com sementes.

Propriedades Terapêuticas

O anis apresenta diversas propriedades terapêuticas, nomeadamente: digestivo, expetorante, carminativo, tônico estomacal e é um excelente desinfetante. O azeite que se extrai das sementes do anis é excelente para o tratamento de piolhos, sobretudo para couro cabeludo e para acalmar as cólicas. O óleo de anis é utilizado também muitas vezes para pastas de dentes e repelentes de insetos.

A essência de anis ou oleo essencial tem sido muito útil ao longo dos anos na preparação de incensos bem como para aromatizar os mais variados medicamentos tradicionais.

Contra indicações

O uso de sementes dentro das doses recomendadas não tem qualquer contra indicação. Apenas o uso exagerado do óleo essencial poderá trazer complicações e provocar efeitos tóxicos. Não é indicado em caso de alergia ao anis e anetol. Poderá ocorrer reações alérgicas na pele, trato pulmonar e gastrointestinal mas é raro acontecer.

Chá de Anis

O chá de anis ajuda em problemas de má digestão e gases, por isso, procure misturar partes iguais de funcho e anis e esmague-os. De seguida, coloque uma colher de chá para cada 250 ml de água fervida e esta preparação deve tomar após o almoço e jantar.

O que Procura?
Chá verde eficaz no tratamento de inflamações de pele

Gastronomia

Na gastronomia as sementes são excelentes para o tempero de pratos de peixe e aves, podendo também ser utilizada em cremes, molhos, sopas, frutas, bolos e biscoitos. As folhas podem ser consumidas sob a forma de salada, com vegetais e com queijos.

Mais contra indicações

O anis não deve ser ingerido durante a gravidez e em casos de hiperestrogenismo. A dose recomendada diária é três gramas da planta, podendo ser tomada através de chá, em cápsulas ou sob a forma de extrato seco. Seja qual for a forma que decide tomar o anis procure sobretudo apostar na qualidade e em caso de algum dúvida nunca deixe de aconselhar-se primeiro com o seu médico ou um simples técnico de saúde.

A utilização do anis já é antiga e muitas vezes no passado foi associado a problemas de falta de apetite, gastrites, enterites, micoses, flatulência e espasmos gastrointestinais, tosse e bronquite. Todas estas aplicações devem-se à atividade expetorante, espasmolítica, carminativa, estomática a que está associado.

Na aromaterapia usa-se frequentemente a essência de anis devido ao seu excelente aliado na redução das insónias e relaxamento.

Nos últimos anos, o anis tem sido alvo de grande interesse económico e científico e a sua utilização como matéria -prima para o medicamento Tamiflu (tratamento para a gripe das aves) originou um aumento “absurdo” face ao preço dos anos anteriores.

loading...

10. Abril 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *