Apendicectomia

Uma apendicectomia é uma cirurgia para remover o apêndice.

Consulte também: Apendicite.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de dedo que sai a partir da primeira parte do intestino grosso. É removido quando fica inchado (inflamado) ou infectado. Um apêndice que tem um buraco (perfurado) pode vazar e contaminar toda a área do abdómen, o que pode ser fatal.

Consulte também: Peritonite.

Uma apendicectomia é realizada usando:

anestesia espinhal. A anestesia é administrada nas suas costas para fazê-lo perder a sensibilidade abaixo da cintura. Você também irá receber um medicamento para o tornar sonolento.

anestesia geral. Você estará a dormir para não sentir nenhuma dor durante a cirurgia.

O cirurgião faz um pequeno corte no lado inferior direito naárea da barriga e retira o apêndice. O apêndice também pode ser removido usando pequenos cortes cirúrgicos e uma câmara. Isso tem o nome de apendicectomia laparoscópica.

Se o apêndice abriu ou se formou uma bolsa de infecção (abscesso), o seu abdómen vai ser lavado durante a cirurgia. Um pequeno tubo pode ser deixado na região da barriga para ajudar a drenar os fluidos ou pus.

Porque é realizada a apendicectomia

Uma apendicectomia é feita em casos de apendicite. A condição pode ser difícil de diagnosticar, especialmente em crianças, idosos e mulheres em idade fértil. Na maioria dos casos, o primeiro sintoma é dor em torno do umbigo.

• A dor pode ser leve no início, mas torna-se aguda e grave.
• A dor geralmente move-se para o seu abdómen inferior direito e torna-se mais focada nesta área.

Outros sintomas incluem:

• diarreia ou constipação
febre (normalmente não muito alta)
• náuseas e vómitos
• redução do apetite

Se você tiver sintomas de apendicite, procure ajuda médica imediatamente. Não deve usar almofadas de aquecimento, enemas, laxantes ou outrostratamentos caseiros para tentar aliviar os sintomas. O médico irá examinar o seu abdómen e recto. Outros exames podem ser feitos.

• Análises ao sangue, incluindo uma contagem de glóbulos brancos (WBC), podem ser feitos para verificar se há infecção.

• Quando o diagnóstico não é claro, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada (TAC) ou ultra-som para verificar se o apêndice é a causa do problema.

Não existem testes específicos para confirmar se você tem apendicite. Outras doenças podem causar os mesmos ou semelhantes sintomas. O objectivo é remover o apêndice infectado antes que ele se rompe (ruptura).

Depois de analisar os seus sintomas e os resultados do exame físico e exames médicos, o cirurgião vai decidir se você precisa de cirurgia. Mesmo quando o cirurgião verifica que o apêndice não está infectado, ele será removido para evitar problemas futuros.

Riscos da Cirurgia Apendicectomia

Os riscos de qualquer anestesia incluem:

• Reacções a medicamentos
• problemas respiratórios

Os riscos de qualquer cirurgia incluem:

hemorragia
• infecção

Outros riscos de uma apendicectomia após ruptura do apêndice incluem:

• acumulação de pus, que pode necessitar de drenagem e antibióticos
• permanência mais longa no hospital
• efeitos secundários dos medicamentos

Pós operatório da Apendicectomia

Os pacientes tendem a recuperar rapidamente após uma apendicectomia simples. A maioria dos pacientes deixa o hospital dentro de 1 a 2 dias após a cirurgia. Você pode voltar às suas actividades normais dentro de 2 a 4 semanas depois de deixar o hospital.

Pacientes que têm o apêndice removido através de pequenos cortes cirúrgicos tendem a recuperar e voltar às suas actividades diárias mais rapidamente.

A recuperação  da apendicectomia é mais lenta e mais complicada se o apêndice rompeu ou se formou um abscesso. Viver sem um apêndice não causa problemas de saúde conhecidos.

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Cirurgias (Procedimentos Cirúrgicos) | 84 comentários

84 Comentários no Fórum

  1. Oie, fiz uma cirurgia de apêndice dia 10/10, um mês agora, fiquei com os pontos durante 15 dias, não por motivos de complicações na cirurgia e sim por que dei uma cefaleia muito forte, a cirurgia ta seca, fechada, não ta vermelha, não apresenta nenhum sintomas de infecção, porém sinto calor, coceiras, repuxando e inchaços quando me movimento, uma dor suportável ao redor e abaixo do umbigo, e normal? Me responda por favor

  2. meu esposo operou apendice, a mais

    ou menos 2anos.mas o umbigo ficou torto e a barriga ficou reonda e muito dura o que devo fazer me ajuda pois naõ temos plano de saude agradeço deste ja

  3. Olá, fiz a apendicectomia fazem 15 dias hoje, porém estou com um ponto aberto pois tem muita secreção saindo. Hoje tive revisão médica e já posso voltar a trabalhar, mas não tive oportunidade de conversar com o médico. Não recebi absolutamente nenhuma recomendação. Devo tomar algum cuidado em relação a minha rotina? Ainda sinto dores.

  4. Ola, retirei o apêndice no dia 24 de setembro e ainda sinto dor quando toco no local e dor quando ando. Sinto uma leve coceira tambem. Isso é normal?
    Desde já, obrigada!

  5. Boa noite…fiz uma cirurgia de apendicite no domingo dia 28/09/14 fiquei no hospital até o dia 01/10/14 estava me sentindo muito bem a noite já na minha casa percebi saindo do corte uma pequenina quantidade de sangue muito pequena mesmo será que estou correndo risco de morte por favor me ajudem

  6. fui operado no dia 13-09-14,e estou passando bem. não cinto dores mas a cirurgia foi á aberta e sai muita secreção e está um pouco vermelha isso é normal,já fazem 9 dias de pos cirurgia. se poderem me responder ficarei muito grato.

  7. Oi! boa noite , meu neto de 9 anos opreou apendicite dia 09-08-2014, suporou, aé então correndo a vários médicos , onde arios exames foram feitos e nad a, várias suspeitas , gases, infecção urinaria ,etc… tempo paassand as coisas piorando , por fim depois de mais de 15 dias correndo , sem mais aguentar , chegando ao hospital da posse diagnosticado o apendicite , e cirurgia de emergência onde tudo já se encontrava infeccionado e que se demorasse mais 1 h. não teria tempo de salva-lo, Mais DEUS é fiel e com 1 mês e 11 dias de operado , passa bem graças a DEUS.

  8. oi eu fiz uma cirurgia de apendicite no dia 19/07/2014 e graças a Deus correu tudo bem só q no lugar ainda estar dormente isso é normal

  9. Oi, estou novamente aqui tenho 15 anos e me operei vaí fazer 1 mês agora dia 11 e queria saber se é normal ter um pouco de inchaço na região onde fizeram o corte, já tirei meus pontos e naquela região sinto um inchaço, dor ao encostar, e coceira, quero uma resposta pfv só quero saber se é normal !!! Obg

  10. Olá fiz a cirurgia no dia 05/09/2014. Recebi alta hoje, 08/09/2014.
    Antes de ir ao hospital fui no UBS de onde moro e no mesmo dia a médica diagnosticou suspeita de apendicite, pois sentia muitas dores na parte inferior direita do abdomen. No exame a médica suspeitou pq quando ela apertava não doia, e sim quando ela soltava. É uma dor aguda, tipo uma pontada de faca.
    Os sintomas pós operatório é o mesmo de muitos que compartilharam aqui no fórum, sensação de inchaço, e um pouco de dor na região operada.

  11. oie,fiz uma cirurgia a 2 dois dias para tirar a apendice e minha barriga ta toda dolorida sera qque isso e normal

  12. Olá, fiz a cirurgia de apendicetomia no dia 11/08/2014, e hoje fazem 17 dias que eu me operei ainda sinto dores, tem tipo uma bolinha na minha cicatriz só que por dentro, queria saber se.é normal. Obg pela atenção

  13. Boa tarde

    Fiz uma cirurgia de apendicite a 45 dias, por vídeo e hj senti uma dor um incomodo da altura do umbigo sendo transversal a dor começa do lado direito e cai até o local da cirurgia onde ficou i dreno. É normal isso o que eu faço??? Ta incomodando muito

  14. No final do ano passado, ainda antes do natal as dores INSUPORTÁVEIS começaram, mas como sempre tive problemas com gastrite e dores fortes no estômago, acabei deixando quieto. Os dias foram passando e a dor aumentando e eu consequentemente fui inchando cada vez mais, até que um dia não conseguia me mexer de tanta dor, não conseguia nem ficar de pé e muito menos sentada e mal andava foi aí que me levaram pro hospital. Chegando lá, me internaram na hora, fiquei 3 dias internada e fui liberada porque o resultado de todos os meus exames estavam normais (descartaram a possibilidade de ser apendicite, porque eu sentia muita fome e até suspeitaram de gases). Voltei pra casa, passei o natal e no dia seguinte acordei com um febrão e uma dor muito forte, me levaram em outro hospital, onde novamente me internaram porque disseram que meu caso era pra ser investigado. Como a dor não passava, decidiram fazer uma vídeo pra ver o que tinha na minha barriga e acabaram descobrindo que eu tinha um caso raro de apendicectomia, onde o apêndice se “esconde” atrás do intestino e também viram que ele já havia supurado fazia alguns dias, na hora tiveram que abrir e graças a deus sobrevivi!! Porém hoje depois de 08 meses, ainda sinto dores fortes de vez em quando perto do corte (chega a dor enjoo, queimação no estômago, tontura e calorão) e minha barriga ficou inchada nessa área.. Poderia ser algo decorrente a cirurgia, ou é normal ?? Obrigada!!

  15. Fiz minha apendicectomia no dia 24 de junho. No dia 23, na hora do jogo do Brasil, comecei a sentir dores muito fortes na boca do estômago, que foram evoluindo para dores no lado direito do abdômen. Tomei um buscopan e dois advil e consegui dormir. Na manhã seguinte, ao movimentar a perna direita sentia uma pontada interna. Comecei a me sentir febril. Procurei atendimento médico e em 15 minutos tinha o diagnóstico de apendicite aguda e peritonite decorrente da apendicite. Às 21h entrei para a sala de cirurgia e com 50 minutos já estava voltando para o quarto. A cirurgia foi feita por vídeolaparoscopia. Ganhei alta no dia 25 às 19h. Nos primeiros 10 dias, sentia um incômodo muito grande no umbigo ao levantar, tossir e espirrar. Com 20 dias, fui na consulta de retorno e o médico disse que a cicatrização estava ótima e me liberou para voltar ao trabalho. Pediu para não pegar peso, nem voltar às atividades como academia e Pilates. Estou me sentindo ótima, não tive febre, não tive náuseas, nem tive que mudar a alimentação. Senti que meu intestino ficou mais preso, mas tenho procurado beber mais água e ingerir mais fibras. Ás vezes esqueço que ainda estou de resguardo, e tão bem que me sinto.

  16. Olá Gicelly, para o meu filho de 7 anos, a dieta após alta hospitalar é livre, pode comer de tudo( hoje fazem 5 dias da cirurgia e ele ainda não defecou), e os cuidados com o curativo que me foi passado pelo medico é de trocar a fita micropore diariamente passando álcool 70% em cima da fita (apenas isso), evitar esforços e caminhar um pouco. A barriga do meu filho não inchou e nem está vermelha. Espero que seu irmão melhore!

  17. Olá, meu filho de 7 anos de idade começou a se queixar de dor de barriga pela manhã e a noite ficou febril e a dor continuou, ao amanhecer do dia seguinte, o levei ao hospital e através do exame físico e de um ultrassom, foi confirmado, o apêndice estava inflamado, foi feita a cirurgia 3 horas após e tudo correu bem, meu filho teve alta 3 dias após a cirurgia, com dieta livre, medicações e cuidados com curativo e evitar esforços. Hoje fazem 5 dias que ele operou, meu filho está bem, come de tudo(estou evitando alimentos como ovos, carne de porco, peixe, frituras e refrigerantes). Agradeço à Deus por tudo ter corrido bem.

  18. OLÁ MEU IRMÃO FEZ ESSA CIRURGIA PARA RETIRADA DE APENDICITE NO DIA 04/08/14 E ESTÁ COM MEDO DE COMER PAR NÃO TER QUE FAZER FORÇA PARA DEFECAR NÃO SABEMOS COMO PODE SER SUA ALIMENTAÇÃO.E COMO DEVEMOS FAZER O CURATIVO EM CASA. ALÉM DO MAIS SUA BARRIGA ESTÁ MUITO INCHADA ELE ESTÁ TOMANDO SÓ CHÁ. GENTE ME AJUDEM O QUE FAÇO?

  19. Fui operada ah alguns meses, foi cirurgia por laparoscopia, correu tudo MUITO BEM graças a deus, entrei no hospital com dores de barriga passados umas horas estava no bloco operatorio, a operaçao durou cerca de 3h tive 3 dias no hospital so comi e bebi no ultimo dia de internamento, durantes os outrs 2 dias nao bebi nem comi nada nada. a recuperção em casa foi apenas ter algum cuidado com a alimentaçao á base de grelhados pouco picante e pouco sal. em 2 semanas estava boa, apenas uma dores bem fortes que vinham e passavam logo em seguida uma especie de ginadas mas acabaram por passar.
    deixo um alerta para os sintomas todos somos diferentes eu apenas tive dores de barriga nada de nauseas vomitos, no dia anterior tinha era muita dor de costas por isso quando sentirem algo diferente nao esperem que passe tomem atitude , nestes casos a rapidez muda muito o resultado.
    estejam atentos ao sintoma

  20. bom dia,
    fiz uma cirurgia de apendicite aguda no dia 7 de julho/2014 e correu tudo bem. a ferida já curou mas depois de 10 dias eu comecei a comer comidas sólidas. senti umas dores interna e não sei o que deve ser. será que é por causa da alimentação? durante quanto tempo devo comer comidas liquidas ou moles?
    Sinto essa dor quando pressiono a zona onde foi feita a cirurgia (parte mais abaixo);
    obrigado,

  21. Depois de cinco dias ser operado ao apendice e normal ter colicas as vezes fortes subre tudo ah noite.

  22. Eu operei o apendice a mais ou menos 3 anos, ate hj eu acho q tenho problema de urina solta,pois eu urino de 10 em 10 mnutos. Isso me atrapalha mt a fzr minhas coisas como trabalhar e dormir,imagene levantar de 10 em 10 min na cama… vc msl cochila mt desconfortante.

  23. oi. fiz a cirugia de apendice, ne terça quarta feira a noite e a médica me deu alta na quinta ao meio dia,achei estranho por que não senti nada de dor após a cirurgia e minha cicatriz secou em 6 dias. isso é normal ?

  24. meu marido fez cirurgia no sábado 20/6/2014 no entanto saiu do hospital na segunda de manhã, não está conseguindo se alimentar, as fezes está liquida de verde, está tomando antibiótico e medicamento pra dor e estomago. Os pontos estão perfeitos e parece estar secando, o dreno continua vazando. A posição pra sentar e dormir está sendo revezada devido o corte e a leve dor. È normal essa diarreia verde ?
    Aguardo retorno

    Taís

  25. Eu fiz essa cirurgia há 9 meses. A minha foi de emergência, pois quando cheguei ao hospital o medico disse que não tinha certeza se era apêndice e decidiu ”esperar”. Nessa esperar eu fiquei por dois dias na tal dieta zero (sem comer e nem beber, nada). Apos a cirurgia quase fui a óbito (Ah, se não fosse a misericórdia de Deus). Senti muitas dores, mas eram dores que não passavam por nada e cada minuto só aumentavam. Tive muitas gases, meu abdome ficou estendido por um bom tempo, evacuava as vezes demais e as vezes não saía quase nada. Saía também uma secreção do corte. Sofri muiiiito! Não conseguia, nos primeiros dias, segurar os remédios, pois eram bem fortes e eu logo os vomitava. Mas, mesmo assim, continuei tomando. Não conseguia comer direito,mas não deixava de comer, nem que fossem duas colheres de 3 em 3 horas. Até que minha sogra, escondido, misturou 50 gotas de buscopan com 40 de luftal e na fé, com muita fé me deu. Foi o que me aliviou a dor. Passei a tomar o buscopan, controladamente, de 6 em 6, depois aumentei para 8 em 8, e ajudou bastante. Consegui dormir. Quando tudo parecia ter passado tive uma pangastrite, devido ao uso de medicamentos fortes. Dores horríveis, nem gosto de lembrar. Consegui me curar e hoje estou aqui para contar que eu sobrevivi vendo muitas pessoas morrerem pelo mesmo motivo.
    O negócio é sério! Todo cuidado na recuperação é pouco.
    Que Deus possa ajudar a todos que se encontram nesta situação no momento.
    A paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

  26. Meu marido fez a cirurgia de apendicectomia por laparoscopia e esta tudo bem em relação aos cortes bem sequinho, e tomando omeprazol, metronidazol 500mg , ciprofloxacino 500mg e cetoprofeno.
    Porem ele vomitou duas vezes no dia que chegou em casa apos comer levemente e esta com o abdomem distendido e sente fortes dores abdominal e não consegue se alimentar mal toma um pouco de suco com os remédios e arrota em seguida e sente dor, consegue evacuar 1 vez por dia (pouco) mas não consegue soltar os gazes e tem sofrido muito. Fazem 6 dias da cirurgia, isso tudo é normal ou tem alguma complicação ?

  27. Fiz a cirurgia dia 29/05 e ainda tem líquidos saindo, não muito pouco, mais com a retirada do ponto na parte de baixo não fechou muito bem, ficou aberto dois são em média 1 cm, e tenho a dúvida se eles vai fechar se eu tenho que ir logo ao médico ou deve esperar alguns dias para ver a reação se piora ou não, enfim e isso.

  28. Meu filho fez cirurgia de apendicite, que já estava com pus na barriga, foi uma cirurgia grande, pegou 8 pontos. Após a alta, tomou antibiótico durante 6 dias e metronidazol. Dois dias após terminar o antibiótico, os pontos começaram a ficar vermelhos e a doer, o que usar?

  29. meu filho fez a cirurgia apos 1 da alta ele ja vomitou 2 vezes e sente muita dor ,o que devo fazer

  30. pessoal, o vazamento é um liquido de cor clara, sem sangue, e que deve ser drenado, apenas com movimentos como espremesse uma espinha, mas suavemente, compressas no local com toalha morna e ir drenando com as maos, ajuda a remover o liquido, pedir ao medico pomada antibacteriana, sempre troque os curativos, e tenha os hipoalergicos, evite esparadrapos e algo que deixe sua pele sensive, esforços fisicos evite, a inxacao no local, pode ser o liquido que voce nao tirou, o corpo absorvera a maioria dele, sentira dores leves no local e normal. peso e esforços mesmo somente apos 60 dias

  31. Fiz uma laparoscopia no dia 22 de abril,meus pontos já estão secos me sinto bem. Só estou com problemas na hora de evacuar pois sinto muita mais muita dor abdominal a parece ser a mesma dor antes da cirurgia ,o que pode ser ?

  32. Ja faz 4 dias da cirurgia nao inflamou nao tive febre , mas estou suando muito na madrugada e tem uma mancha vermelha na pele que se estende por mais de um palmo apos o corte para o lado direito e esta sempre muito quente nesta regiao.

  33. operei de apendicita a 3 meses, tive uma recuperação normal. semana passada voltei ao trabalho e aoperação começou inchar.isso é normal?

  34. Corrigindo….
    Eu fiz uma cirurgia de apendicite no dia 18/04 e tive alta no dia 19/04…só que não para de vazar…é normal????

  35. Fiz a cirurgia por video ha exatamente 14 dias,( 7/04/14) na primeira semana minha barriga ficou mto inchada mais hj c 14 dias estou normalzinha…meus 3 furos estão sequinhis c casca já achi q bem cicatrizado… Tiro os pontos amanha….sai do hospital c 2 duas tomei antibiótico e antiinflamatório…. Como sou agitada não fiquei d repouso com 4 dias fui a uma festa.. Com 6 dias já estava andando no Brás.. Dei uma abusada mais esta todo ótimo…o q sinto é um incomodo na bexiga não sei c tem haver mais sinto umas dores tipo d bexiga cheia umas fisgadinhas. Só isso…retorno amanha para tirar os pontos.

  36. Fiz minha cirurgia de apêndice quando tinha 9 anos de idade. Fiquei por volta de 4/5 dias no hospital e mais 4/5 dias em casa. Depois retornei as minhas atividades normais, fui pra escola e etc. Senti quase nada de dor, só no corte, o que é SUPER normal e não tomei remédios em casa. Minha cicatriz ficou pequena, ameaçou abrir uma vez que corri na escola, mas ai fiquei quieta o restante do tempo e não aconteceu nada. Tirei os pontos (5 pontos) após 15 dias +/- e ficou tudo perfeito.
    Minha apêndice estava super inflamada e com pus, senti muita dor até chegar no hospital e ser operada, mas depois foi tudo tranquilo.
    Hoje tenho 23 anos, nunca tive problema algum, está tudo perfeito.
    Leio esses comentários e fico espantada. Gente, será que não é exagero? ou algum trauma da cabeça, porque doer depois de 3/5/10 meses depois da cirurgia não é nada normal.
    Melhor procurarem um médico do que ficar na internet, que sempre tem muita coisa surreal e deixam vocês mais preocupados ainda.
    Boa sorte a todos!

  37. olá ,, é que meu irmão fez uma cirurgia de apendicite a 7 dias , e ele tem apenas 9 anos , e no lugar que aconteceu a cirurgia está muito inchado e avermelhado ,, isto é normal ??

  38. tambem estou passando o mesmo que essas pessoas, o medico nao passou nenhum remedio anti inflamatorio, so passou pra dor. é preciso de anti inflamatorio? e qual posso tomar? sendo quer tenho gastrite. me ajude!

  39. ola fiz a cirurgia de apêndice no dia 10/02/14 e ontem 25/ 03/14 quando eu acordei vi que a cirurgia estava abrindo estou ficando muito preocupada por que já estava cicatrizada e derepente começou a abrir o que deve está acontecendo?

  40. Fiz a cirurgia no dia 15/03/14, saí do hospital dia 17/03/14 ainda sentindo dores na barriga e inchaço dos membros superiores e inferiores. O inchaço persiste em maior grau no rosto e pés, sendo acentuado no lado esquerdo. Retornei ao hospital e no setor da emergência não souberam me informar o que poderia ser( permaneci no hospital por 12h ). Estou muito preocupada pois não sei o que fazer. Estou com uma tosse seca o que faz com que sinta muitas dores na cirurgia. Se possível, envie alguma orientação em como proceder a respeito do inchaço.

  41. Fiz uma cirurgia de apendice ha 3 meses,ainda sinto a mesma dor de quando operei.Minha cicatriz é em pe (do umbigo ate a vagina) um lado ta maior que o outro,fui na medica ela falou q é normal.Fiquei 5 dias internada e mas 15 de atestado,no mesmo dia que retirei os pontos a medica me liberou de ir d metro a facul.fiz um esforço dps de 25 dias pos operatorio,pq ainda sinto essa dorzinha qd passo a mão?? tenho medo de ter ernia.

  42. oi pessoal eu foi operada a apendicite a 21 de janeiro de 2014 e ainda não consigo fazer a minha vida pois estou muito inchada e quando ando tenho dores não uso uma cadeira só o sofá espero que quando ser vista pelo médico agora dia 26 de fevereiro esteja tudo bem não tenha mais complicações não posso andar na rua fico logo com dores e não vestido nada ….

  43. Boa tarde…Fiz uma appendicectomua cirurgia urgencia fazem 6 meses.A cirurgia foi realizada atraves do corte do lado direito da barriga e com anestesia geral, fiquei 5 dias no Hospital intenada, nao usei dreno, quando recebi alta o medico mao receitou nengum anti-inflamatorio, só Dipirona…Estou desesperada porque ja tem 6 meses e ainda sinto dores do lado direito da barriga, pontadas, as vezes dores no estomago e o lado direito parece estar inchado, alto …O que pode ser???Me ajude por favor.Grata.

  44. Ola, fiz uma cirurgia de apendice dia 07/02/14, mas o médico usou o local da minha cesariana para a retirada da apendice, e com 9 dias apos a cirurgia ainda esta muito inchado do lado direto, nao sinto muitas dores mas devido ao inchaço nao fui retirar os pontos ainda, sei que nao é normal, mas to com medo de ter q abrir novamente a cirurgia, eu morro de medo de hospital.

  45. minha filha tbm fez a cirurgia do apendice dia 25/01/2014 ..e depois de 4 dias começou a vazar ..e ainda esta vazando ..o medico disse que e normal vazar e que onde esta meio aberto vai fechando e para eu ir fazendo compressas ..ela nao sente dor alguma ..mas fico preocupada ..lavo varias vezes o corte sempre com agua e sabao e mantenho seco ..será que demora para secar?

  46. meu filho d 16 anos fez uma cirurgia de apendice ..nivel 3 foi muito complicado,so q depois q ele tirou os pontos, no local da cirurgia esta saindo umaagua e ta muito avermelhado estou muito preocupada.

  47. Operei apendicite por vídeo dia 07.01.14 apos 2 dias saí do hospital, no 14º dia fui na consulta de revisão, estava ainda sentindo muuuitas dores no abdomem e humbigo hoje já é dia 24.01.14 e continuo sentindo dores na boca do estomago, parece que quando como piora, estou preocupada pois o maximo que faço é levantar da cama para ir na cozinha, sala e fico um pouco mais ou menos uns 40 minutos sentada no pc e sinto essas dores…queria saber se é normail essas dores no abdomen e na boca do estomago. Estou preocupada!!!!!!!!

  48. Ola, fiz uma cirurgia da apendicite dia 03/01 e hoje é dia 20/01 e volto a trabalhar amanha mas minha barriga ainda bem inchada e bem dura elapor um todo, quase nao tenho dores, mas issome incomoda bastante, isso é normal??

  49. eu tava andando de roler e raspei no muro minha bariga e raspei a minha cirugia e formou uma bola na cirugia é crave isso ou nao

  50. Vejo que a cirurgia de vcs foi complicada. Comigo ocorreu tudo bem e me recuperei bem rapido, apenas a fisgada no umbigo e que persistiu um pouco e passar o pano na casa ainda incomoda um pouquinho de vez em qdo. Voltei as minhas atividades domesticas em menos de 10 dias. Tenho 43 anos, sou tecnica de enfermagem e tive a crise no dia seguinte da minha licenca especial e hj estou de ferias… Força gente e fazam o que o medico diz…. Nada de estrepolias!!

  51. É normal sentir dor no lado direito do abdomen 11 dias após cirurgia de apendicite?

  52. Olha já fás 4 anos que eu operei, nossa ficou uma cicatriz orrível na hora mais agora não está feia está desaparecendo, mais deu queloide e estoporou quase morri estou viva pelas Graças de Deus, obrigado a todos que lheram e não desanimem vai da certo e a cirurgia vai diminuindo.

  53. Ola fiz a operação a 30 horas e estou com uma dormência onde foram os pontos… Isso e normal???

  54. Ola fiz a operação a 30 horas e estou com uma dormência onde foram os pontos… Isso e normal??

  55. Ola. Fiz uma cirurgia de videolaparoscopia para retirar o apendice na quarta dia 8/1. Plrem hoje dia 16 fui ao medico e no meio do caminho meu umbigo comecou a vazar litros de pus. Muita coisa. Fui ao pronto socorro e eles drenaram todo pus e deixaram um dreno e pediram pra voltar amanha dia 17. Esta lotaadooooo de sangue as gases que a enffermeira colocou. Tudo isso e normal? Este dreno nao tem que ser retirado logo?

  56. Fiz uma apendicectomia laparoscópica há exatos 04 dias, durante a cirurgia o médico verificou que abaixo do meu umbigo não tinha uma visão correta por causa de uma cirurgia umbilical e poderia furar algum órgão então o mesmo fez o quarto furo do lado direito próximo a virilha
    Segundo o mesmo perfurou um vazo e teve que dar ponto no músculo.
    Esse quarto furo está doendo muito no umbigo e do lado esquerdo não sinto nada. É comum os pés incharem.

  57. Oi…Fiz a cirurgia de apendicite há 5 dias…Mais sinto muitos gases…Gostaria de saber o q tomar…

  58. retirei o apêndice dia 04/01/2014, tive alta 06/01, e ontem (13/01) comecei a ter diarreia, a temperatura está em 36.9, voltei ao PS refiz todos os exames, coleta de sangue via artéria e tomografia com contraste, a tomo não mostrou alteração porém meu sangue está alterado, o médico disse que no pós operatório tomei antibióticos muito fortes, e isso acabou matando as bactérias ruins e as boas que vivem no intestino, por isso a diarreia, passou um remedio para a flora intestinal e repouso, Pórém sinto muita cólica e umas fisgadas bem fortes, há algum risco de estar infeccionado. Obs: não houve a necessidade de por dreno.
    Atenciosamente.

  59. Ola, minha filha tem 10 anos fez a cirurgia do apendice dia 03/01/2014 teve alta com dois dias da cirurgia,sua recuperação está sendo feita em casa , mas ela tem reclamado muito de dor na barriga, e suas fezes é muito rala, quero saber se isso é normal, as vezes ela está pálida, quero saber o que fazer, pois o retorno médico vai ser dia 14/01/2014.

  60. Ola fiz a retirada da apêndice dia 20 de dezembro ,estava me recuperando muito bem ate fazer esforço dia 31 de dezembro desde então estou com muitas dores e vermelhidão em vouta do umbigo o que fazer , corro algum risco me ajudem por favor .

  61. Oi bom dia,

    Em 27 de Junho de 2013,fiz a cirurgia de apendicite aguda..Hoje apos 6 meses depois,sinto fortes pontadas no local da cirurgia,porem não é sempre.E o local esta meio duro e quando aperta sinto incomodo.
    O que pode ser?

  62. Olá eu fiz a cirurgia de apendiciti 18/11/13 e gostaria de saber se e normal sentir dor no local da apendici!! Após 41 dias !!
    Não dói muito mais tem hr q emcomoda e sinto um enchaço do lado !!!obrg

  63. bom dia operei de apendicite dia 9\12\13 apos dez dias começo a sair uma secreção rosa sem cheiro nenhum foi colocado um dreno que ficou durante três dias ja faz alguns dias que foi retirado dreno mas ainda esta saindo a secreção porem sai menos . mas onde foi colocado o dreno foi retirado um ponto e envés de se fechar o o buraco aparenta estar aumentando . oque devo fazer

  64. fiz uma apendicectomia laparoscópica há exatos 15 dias, durante a cirurgia os médicos observaram a junção infecciosa do apendice com o ovário direito daí retiraram juntos, retirei os pontos, aparentemente está tudo bem, mas, sinto dores no lado esquerdo como que abaixo das costelas e ardor com pontadas ao redor do umbigo, vejo que muitas pessoas tem esse tipo de sintomas pós-operatório, mas, é normal? Gostaria que os médicos fossem mais claros quanto a dar informações do que possivelmente poderíamos sentir. Se você puder me ajudar a entender o que está acontecendo, agradeço muito.

  65. MEU SOBRINHO TEVE VOMITO NA SEXTA FEIRA, TOMOU UM REMÉDIO E NÃO ADIANTOU, A NOITE LEVEI AO MÉDICO QUE PELO EXAME DE URINA E SANGUE CONSTATOU QUE PODERIA SER INFECÇÃO URINARIA, COMEÇOU A FAZER ANTIBIÓTICO, SÓ Q NO DIA SEGUINTE CONTINUOU O VÔMITO E MUITAS DORES ABDOMINAIS E FORTES. LEVAMOS NOVAMENTE PARA O MÉDICO E A INFECÇÃO HAVIA AUMENTADO E FIZERAM A TC. APENDICITE. FOI OPERADO NO DIA SEGUINTE COM MUITAS DORES,SÓ QUE JÁ FAZEM 3 DIAS E AINDA ESTÁ VOMITANDO E COM DIARRÉIA, É NORMAL??? OS MÉDICOS DIZEM QUE É, COMO ASSIM,?DESDE QUANDO VOMITAR E ESTÁ COM DIARREIA É NORMAL? A DIETA É SEMI LIQUIDA.ESTÁ FRACO, PÁLIDO, E CONTINUA CHEIO DE DOR, SEQUER TEM PLASIL PARA CASO DE VOMITO.

  66. Oi fiz a cirurgia da apêndice dia 23 hj fazem 10 dias e eu sinto muita dor ainda do lado da cirurgia é normal?

  67. FIZ CIRURGIA DA APENDICE EM AGOSTO E AINDA SINTO DOR PERTO DO UMBIGO É NORMAL.

  68. oi meu fez cirurgia de apendicite no dia 11/11desse mes ai passou 7dias no hospital e teve alta tava tudo normal mais o buraco do dreno q ja tinha fechado começou a vazar pus e com um mal cheio o que eu faço

  69. meu amigo dez cirurgia de apendice a 6 dias esta vazando muita secreção, não tem puz, só um liquido rosa bem claro, e normal?
    o que faço?

  70. Meu irmão tem 11 anos e fez a retirada do apendice dia 24/10/2013 e teve alta com dois dias, hoje já tem 8 dias e ele continua sentindo dores e nauseas, ele foi ao médico e vai precisar ficar internado novamente para fazer exames é normal?

  71. quinta-feira procurei auxilio medico apos sentir muita dor abdominal q começou na segunda-feira da mesma semama. Sexta-feira fui operado. No entanto hj ja é segunda dia 30/09 e ainda permaneço internado,sendo medicado e sentindo dores frequentes e fortes, nem o medico nem infermeiros me deram parecer algum. Temo q tenha algo de muito errado tenha acontecido. Ja estou a 5dias no hospital. As dores q sinto assemelham-se a bolas de gaz rolando dentro do meu abdmoem e volta e meia uma dor aguda q lembra um ferro em brasa tocando a pele no lado dos pontos da sutura. Gostaria de uma opiniao de como proceder. Desde ja meu obrigado.

  72. fiz cirurgia de apendicite (normal) e após meses continuo tendo muitos gases e fazendo cocô ralo. Isso é normal?

  73. Boa noite!

    dia 20/8/13 fiz uma cirurgia e urgência retirei a vesícula e apendicite, no dia 30/8/13 tive febre e com muita dor fiz outra cirurgia para colocar um dreno.
    hoje 13/09/13 faz 15 dias dessa minha segunda cirurgia, so que hoje ao redor de onde ficou o corte aonde estava o dreno esta doendo, fui ao medico ele so me disse que pode ser inflamaçao pois esta muito recente. seque que e isso mesmo, e normal?

  74. Boa tarde, fiz cirurgia de apendice no dia 28/08, ja fazem 6 dias e estou sentindo dores do lado direito do abdomen pouco abaixo das costelas, essa dor vai e volta, minha cirurgia foi por video isso é comum?

  75. boa tarde! meu sobrinho de 5 anos fez cirúrgia de apendice as pressas dia 3/8/13 segundo os médicos foi tdo bem, teve alta dia 6/8/13 e está tomando antibiótico e antiinflamatório, só que dia 9/8/13 o curativo estava vazando muito pus, minha irmã levou a criança as pressas pro hospital e os médicos falaram que ele pegou infecção hospitalar, retiraram os pontos e espremeram, sai muita secreção, fecharam novamente e passaram mais um antibiótico e mandou pra casa… estou muito procupada, aguardo uma resposta? desde já muito obrigada

  76. boa tarde..
    Fiz uma cirurgia de apendice suporada ha 29 dias atras por video, fiquei 5 dias no hospital e apos a alta voltei ao medico 15 dias depois e ele me disse que a cicatrizaçao estava otima e que com certos cuidados poderia voltar a vida normal so que ha 5 dias ando tendo diarreia ,isso e normal ?

  77. oi minha tia opero do apêndice no dia 27/04, ja faz 3 dias que ela esta em casa, eu que faço a troca de curativo dela, mas hoje percebi que o umbigo dela vaza bastante, sera que tem algum ponto infeccionado? ou tenho que levar ela para o hospital novamente? aguardo o seu retorno.

  78. meu sogro fez uma cirurgia de apendicite, tem 15 dias, so que esta tendo secressoes de puz e normal.

  79. Boa tarde!
    Fiz uma cirurgia aberta da apendicectomia dia 14/09 e depois de 3 meses comecei a sentir dores do lado da cirurgia sei que poderia ter ficado sensivel mais não que me causaria dor pelo motivo de ter retirado a mesma.
    Caso eu esteja grávida estas dores pode ser deviso a gravidez?
    Em que especialidade eu passo para rever as dores pós- cirurgicas?

    Obrigada pela atenção
    No aguardo de uma resposta

  80. Retirei o apêndice em 26/12 pelo método aberto, não foi por video…Tive alta no hospital em 28/12 e hoje estou iniciando uma diarréia, é normal?Tenho comido só comidas leves, maçã,pera,sopa de legumes, frango grelhado com batatas…Fiquei preocupada!
    Ah, febre de 37,2 tb mesmo tomado cipro e paracetamol…
    Aguardo retorno!Obrigada…

  81. Olá, minha irmã fez cirurgia de emergência de apendicite agudo segunda-feira dia 10/12 e desde ontem começou a ter diarréia, isso é normal? Ela recebeu alta ontem 13/12, mas passou a noite com bastante diarréia em casa. No hospital só comia alimentos pastosos e gelatina, tomava suco, chá e água. Aos poucos o intestino volta ao normal ou pode ser uma infecção/bactéria?
    Aguardo retorno.
    Grata,
    Fabiana.

  82. Operei de apêndice na segunda feira dia 5/11 , foi de urgência, tava suporada . Foi atraves de video. Graças a Deus deu tudo certo, mas esta meé dando muito gases e diarreia. Isso é normal?

  83. Fiz uma cirurgia de apendice supurada em Abril, e nos ultimos dias estou sentindo algumas ardencias e dores na regiao da cirurgia e umbigo, e no pe da barriga sera que tem algum relacionamento com a cirurgtia, procurei na net e nao encontrei nada sobre esse assunto alguem poderia me ajudar…

  84. ESTOU ME RECUPERANDO DA MINHA CIRURGIA DE APENDICITE,NOSSA FOI MUITO CORRIDO NUNCA IMAGINA QUE TINHA MAIS AGORA ESTOU BEM AGORA [E SÓ DESCANSAR!!

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *