Apendicectomia

Uma apendicectomia é uma cirurgia para remover o apêndice.

Consulte também: Apendicite.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de dedo que sai a partir da primeira parte do intestino grosso. É removido quando fica inchado (inflamado) ou infectado. Um apêndice que tem um buraco (perfurado) pode vazar e contaminar toda a área do abdómen, o que pode ser fatal.

Consulte também: Peritonite.

Uma apendicectomia é realizada usando:

anestesia espinhal. A anestesia é administrada nas suas costas para fazê-lo perder a sensibilidade abaixo da cintura. Você também irá receber um medicamento para o tornar sonolento.

anestesia geral. Você estará a dormir para não sentir nenhuma dor durante a cirurgia.

O cirurgião faz um pequeno corte no lado inferior direito naárea da barriga e retira o apêndice. O apêndice também pode ser removido usando pequenos cortes cirúrgicos e uma câmara. Isso tem o nome de apendicectomia laparoscópica.

Se o apêndice abriu ou se formou uma bolsa de infecção (abscesso), o seu abdómen vai ser lavado durante a cirurgia. Um pequeno tubo pode ser deixado na região da barriga para ajudar a drenar os fluidos ou pus.

Porque é realizada a apendicectomia

Uma apendicectomia é feita em casos de apendicite. A condição pode ser difícil de diagnosticar, especialmente em crianças, idosos e mulheres em idade fértil. Na maioria dos casos, o primeiro sintoma é dor em torno do umbigo.

• A dor pode ser leve no início, mas torna-se aguda e grave.
• A dor geralmente move-se para o seu abdómen inferior direito e torna-se mais focada nesta área.

Outros sintomas incluem:

• diarreia ou constipação
febre (normalmente não muito alta)
• náuseas e vómitos
• redução do apetite

Se você tiver sintomas de apendicite, procure ajuda médica imediatamente. Não deve usar almofadas de aquecimento, enemas, laxantes ou outrostratamentos caseiros para tentar aliviar os sintomas. O médico irá examinar o seu abdómen e recto. Outros exames podem ser feitos.

• Análises ao sangue, incluindo uma contagem de glóbulos brancos (WBC), podem ser feitos para verificar se há infecção.

• Quando o diagnóstico não é claro, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada (TAC) ou ultra-som para verificar se o apêndice é a causa do problema.

Não existem testes específicos para confirmar se você tem apendicite. Outras doenças podem causar os mesmos ou semelhantes sintomas. O objectivo é remover o apêndice infectado antes que ele se rompe (ruptura).

Depois de analisar os seus sintomas e os resultados do exame físico e exames médicos, o cirurgião vai decidir se você precisa de cirurgia. Mesmo quando o cirurgião verifica que o apêndice não está infectado, ele será removido para evitar problemas futuros.

Riscos da Cirurgia Apendicectomia

Os riscos de qualquer anestesia incluem:

• Reacções a medicamentos
• problemas respiratórios

Os riscos de qualquer cirurgia incluem:

hemorragia
• infecção

Outros riscos de uma apendicectomia após ruptura do apêndice incluem:

• acumulação de pus, que pode necessitar de drenagem e antibióticos
• permanência mais longa no hospital
• efeitos secundários dos medicamentos

Pós operatório da Apendicectomia

Os pacientes tendem a recuperar rapidamente após uma apendicectomia simples. A maioria dos pacientes deixa o hospital dentro de 1 a 2 dias após a cirurgia. Você pode voltar às suas actividades normais dentro de 2 a 4 semanas depois de deixar o hospital.

Pacientes que têm o apêndice removido através de pequenos cortes cirúrgicos tendem a recuperar e voltar às suas actividades diárias mais rapidamente.

Publicidade

A recuperação  da apendicectomia é mais lenta e mais complicada se o apêndice rompeu ou se formou um abscesso. Viver sem um apêndice não causa problemas de saúde conhecidos.

15. Maio 2012 by admin

85 Comentários no Fórum

  1. Meu filho fez cirurgia de apêndice e, passa
    bem, se alimenta, evacua todos os dias. Sete dias após a cirurgia, caminha uns 30 metros, devagar. Hoje fazendo 09 dias, o último ponto do corte vertiocal, abaixo do umbigo, no início da pélvis, apresenta-se com uma leve inflamação e a gaze recolocada continuamente absorve uma secreção aquosa ligeiramente avermelhada. O que pode ser? É caso de procurar o cirurgião que o operou? Como deve ser a limpeza?

  2. Oie, fiz uma cirurgia de apêndice dia 10/10, um mês agora, fiquei com os pontos durante 15 dias, não por motivos de complicações na cirurgia e sim por que dei uma cefaleia muito forte, a cirurgia ta seca, fechada, não ta vermelha, não apresenta nenhum sintomas de infecção, porém sinto calor, coceiras, repuxando e inchaços quando me movimento, uma dor suportável ao redor e abaixo do umbigo, e normal? Me responda por favor

  3. meu esposo operou apendice, a mais

    ou menos 2anos.mas o umbigo ficou torto e a barriga ficou reonda e muito dura o que devo fazer me ajuda pois naõ temos plano de saude agradeço deste ja

  4. Olá, fiz a apendicectomia fazem 15 dias hoje, porém estou com um ponto aberto pois tem muita secreção saindo. Hoje tive revisão médica e já posso voltar a trabalhar, mas não tive oportunidade de conversar com o médico. Não recebi absolutamente nenhuma recomendação. Devo tomar algum cuidado em relação a minha rotina? Ainda sinto dores.

  5. Ola, retirei o apêndice no dia 24 de setembro e ainda sinto dor quando toco no local e dor quando ando. Sinto uma leve coceira tambem. Isso é normal?
    Desde já, obrigada!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *