Apendicectomia

Publicidade

Uma apendicectomia é uma cirurgia para remover o apêndice.

Consulte também: Apendicite.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de dedo que sai a partir da primeira parte do intestino grosso. É removido quando fica inchado (inflamado) ou infectado. Um apêndice que tem um buraco (perfurado) pode vazar e contaminar toda a área do abdómen, o que pode ser fatal.

Consulte também: Peritonite.

Uma apendicectomia é realizada usando:

anestesia espinhal. A anestesia é administrada nas suas costas para fazê-lo perder a sensibilidade abaixo da cintura. Você também irá receber um medicamento para o tornar sonolento.

anestesia geral. Você estará a dormir para não sentir nenhuma dor durante a cirurgia.

O cirurgião faz um pequeno corte no lado inferior direito naárea da barriga e retira o apêndice. O apêndice também pode ser removido usando pequenos cortes cirúrgicos e uma câmara. Isso tem o nome de apendicectomia laparoscópica.

Se o apêndice abriu ou se formou uma bolsa de infecção (abscesso), o seu abdómen vai ser lavado durante a cirurgia. Um pequeno tubo pode ser deixado na região da barriga para ajudar a drenar os fluidos ou pus.

Porque é realizada a apendicectomia

Uma apendicectomia é feita em casos de apendicite. A condição pode ser difícil de diagnosticar, especialmente em crianças, idosos e mulheres em idade fértil. Na maioria dos casos, o primeiro sintoma é dor em torno do umbigo.

• A dor pode ser leve no início, mas torna-se aguda e grave.
• A dor geralmente move-se para o seu abdómen inferior direito e torna-se mais focada nesta área.

Outros sintomas incluem:

Publicidade

• diarreia ou constipação
febre (normalmente não muito alta)
• náuseas e vómitos
• redução do apetite

Se você tiver sintomas de apendicite, procure ajuda médica imediatamente. Não deve usar almofadas de aquecimento, enemas, laxantes ou outrostratamentos caseiros para tentar aliviar os sintomas. O médico irá examinar o seu abdómen e recto. Outros exames podem ser feitos.

• Análises ao sangue, incluindo uma contagem de glóbulos brancos (WBC), podem ser feitos para verificar se há infecção.

• Quando o diagnóstico não é claro, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada (TAC) ou ultra-som para verificar se o apêndice é a causa do problema.

Não existem testes específicos para confirmar se você tem apendicite. Outras doenças podem causar os mesmos ou semelhantes sintomas. O objectivo é remover o apêndice infectado antes que ele se rompe (ruptura).

Depois de analisar os seus sintomas e os resultados do exame físico e exames médicos, o cirurgião vai decidir se você precisa de cirurgia. Mesmo quando o cirurgião verifica que o apêndice não está infectado, ele será removido para evitar problemas futuros.

Riscos da Cirurgia Apendicectomia

Os riscos de qualquer anestesia incluem:

• Reacções a medicamentos
• problemas respiratórios

Os riscos de qualquer cirurgia incluem:

hemorragia
• infecção

Outros riscos de uma apendicectomia após ruptura do apêndice incluem:

• acumulação de pus, que pode necessitar de drenagem e antibióticos
• permanência mais longa no hospital
• efeitos secundários dos medicamentos

Pós operatório da Apendicectomia

Os pacientes tendem a recuperar rapidamente após uma apendicectomia simples. A maioria dos pacientes deixa o hospital dentro de 1 a 2 dias após a cirurgia. Você pode voltar às suas actividades normais dentro de 2 a 4 semanas depois de deixar o hospital.

Pacientes que têm o apêndice removido através de pequenos cortes cirúrgicos tendem a recuperar e voltar às suas actividades diárias mais rapidamente.

Publicidade

A recuperação  da apendicectomia é mais lenta e mais complicada se o apêndice rompeu ou se formou um abscesso. Viver sem um apêndice não causa problemas de saúde conhecidos.

Publicidade

15. Maio 2012 by admin

91 Comentários no Fórum

  1. Bom dia! ! Meu filho fez cirurgia do apêndice. É normal sair secreção pós operatório pelos pontos da cirurgia?? Esta saindo pus e o cheiro é bem forte!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *