Artemísia – chá de artemisia – A planta Magica

Conheça os beneficios da planta medicinal Artemísia de nome cientifico (Artemisa vulgaris). Usa-se toda a planta, raízes, folhas e flores. É estimulanre e tónica. A artemisia tambem Regula a menstruação e tira as dores pós-parto.

(Toma-se em infusão ou colocam-se as folhas em cataplasma quente abaixo do umbigo.) Usa-se para afecções dos nervos, tomando as flores trituradas misturadas com leite quente. É contra-indicada a mulheres grávidas devido a ser uma planta abortiva. Em dose exagerada é perigosa.

clique para ampliar a imagem

Como utilizar a artemisia:

Chá de Artemísia

Receita de Chá por infusão: Em uma xícara coloque uma colher de chá de folhas e flores picadas. Despeje a água fervente e abafe durante 5 minutos. Este chá serve para cólicas menstruais, má digestão, cólicas de intestino, para lavar feridas, reumatismo, verminose, anemia e melhorar a circulação.

O chá de artemísia, tomado durante oito dias antes do parto, aumenta as secreções das mucosas genitais e facilita o parto.

Vinagre de Artemísia

Receita de Vinagre: Coloque 2 colheres se sopa das folhas e raízes picadas em uma xícara de vinagre branco. Deixe em repouso por 8 dias e coe. Serve para aplicar nos cabelos para combater piolhos e lêndias.

Propriedades da artemisia: Excitante, estimulante, tônico e emenagogo.

Habitat: Vegeta espontaneamente em solos não cultivados (baldios), e clima ameno.

As partes utilizadas na medicina natural são: Raiz, folhas e flores.

Princípios ativos: Cineol, adenina, colina e óleos essenciais.

Outros Usos na medicina natural: As folhas e flores secas, administradas em doses de 30 gramas por litro de água, são reguladoras de uma menstruação difícil.

Muitas pessoas usam a artemisia como um antidepressivo natural. Consulte um Fitoterapeuta para que ele possa analisar se essa erva é indicada para o seu caso.

Não se esqueça de que as ervas têm um princípio ativo assim como qualquer medicamento de farmácia, por isso não podem ser tomadas sem indicação de um especialista.

Em geral, depois que você começa a tomar, demora algumas semanas para que surjam os primeiros resultados, mas, para algumas pessoas, bastam algumas horas para que elas já comecem a se sentir melhor.

Esta planta faz com que a pessoa se sinta pisando num terreno seguro e consiga olhar com mais objetividade para a própria vida. Em alguns casos, no entanto, ela pode interferir nos trabalhos de magia, pois amortece um pouco os sentidos e torna mais difícil a percepção das energias. É utilizada como planta medicinal desde os tempos da Grécia antiga.

Era utilizada principalmente para cicatrizar feridas, queimaduras e tratamento para úlceras externas por meio de infusão das flores da artemisia em azeite de oliva.

As Suas flores têm ação anti-inflamatória, anti-séptica, diurética e analgésica, entre outros relatos. Mais recentemente, a tem sido estudada e testada como um tratamento alternativo para casos de depressão leves e moderados, ansiedade, insônia e outros problemas relativos ao sistema nervoso.

loading...
loading...

25. Março 2010 by admin

96 Comentários no Fórum

  1. Estou com quatro semanas de gravidez. Ja tenho uma filha qe cuido sozinha. O pai dessa outra crianca ja falou que nao quer nem saber. Me cuidei, ate agora to em choque ..nao entendo como engravidei. Comprei a artemisia e a arruda pra tomar,mais estou com medo de nao da certo e a crianca nascer com problemas.. To desesperada.. ouvir dizer que essas ervas nao sao tao eficazes… Me ajudem

  2. Tenho má circulação sanguínea nas pernas. A ARTEMISIA poderia

    ajudar?

    Desde já muito grato, L.Rodrigues.

  3. Minha mestruaçao esta em dia , mas meus peitos estao crescendo muito , sera q posso toma o cha de losna , ou devi espera ate a data da mestruaçao?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *