Artrite Séptica

ARTRITE SÉPTICA ( ARTRITE BACTERIANA AGUDA NÃO GONOCÓCICA – CAUSAS SINTOMAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO
Os principais sintomas são Dor aguda, tumefação, eritema, calor e restrição dos movimentos das articulações.
Tipicamente monoarticular; joelho, quadris, pulso, ombro ou tornozelos estão mais freqüentemente acometidos.
Em geral, a infecção ocorre por semeadura hematogênica da membrana sinovial.
Lesão prévia da articulação (p. ex., doença articular degenerativa, artrite erosiva) e o uso abusivo de drogas intravenosas são fatores predisponentes.
Microrganismos mais comuns: Staphylococcus aureus, estreptococos do grupo A, Escherichia coli e pseudomonas aeruginosa;
Haemophilus influenzae em crianças com menos de 5 anos de idade; Staphylococcus epidermidis após artroscopia ou cirurgia
articular.
Contagem de leucócitos do líquido sinovial > 50.000/μl (microlitros); cultura do líquido sinovial positiva em 50 a 75% dos casos, hemocultura em 50%.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
. Artrite gonococica
. Sinovite microcristalina
. Artrite reumatoide
. Doença de Still
. Endocardite infecciosa (pode estar associada)

ARTRITE SÉPTICA TRATAMENTO
Devem-se administrar antibióticos intravenosos empiricamente.
A articulação presisará de procedimentos de drenagem cirurgica por aspiração com agulha ou no centro cirúrgico, se a articulação acometida for inacessível à beira do leito (p. ex, ombro ou quadril).
Repouso, imobilizaçâo e elevação.
Remoção de protese articular, ou outros implantes de material estranho, para prevenir o desenvolvimento de osteomielite.

Dica
Na ausencia de pneumonia ou endocardite, a artrite pneumocócica indica mieloma multiplo, até prova em contrario.

Em: Outros Temas | 6 comentários

6 Comentários no Fórum

  1. Ola boa noite, meu nome e fernando, tenho 28 anos, passei por um processo cirúrgico, artroscopia de tornozelo, 10 dias depois fui internado por causa de uma infecção, passei por mais duas cirurgias, limpeza e drenagem, agora ja faz 30dias que estou tomando antibiótico(cloridrato de ciprofloxacino) assiste outro medicamento, alimentos ou algum procedimento que POSSA AJUDAR na minha RECUPERAÇÃO???
    Grato. professorscrippe@hotmail.com

  2. Meu filho foi diagnosticado com artrite séptica aos 3 meses de vida.Ficou internado mais de30dias na é poca,até descobrirem o q era.Foi encaminhado ao bloco cirúrgico ,onde foi drenado na região do quadril D.acompanhei seu crescimento segundo orientação médica para observar se o membro inferiorD,iria atrofiar,mas manteve até então sem alteração.Aos 12 anos,ao fazer exame radiológico,constatamos q ele já não tinha quase nada na cabeça do fêmur e q o trocanter,osso q temos na parte externa da coxa,estava se deslocando,então retornei ao hospital para um enxerto ósseo, hoje ele está com 23 anos,nenhum medico q já procurei concorda em prótese no quadril e ele tem sequelas,o pé D não acompanhou o crescimento do E,ele está com 4 cm da perna mais curta e a coluna de um idoso,segundo tb opinião médica. A conduta de alguns médicos seria uma Artrodese,q consiste colar o osso,impedindo ele de dobrar a perna ou esperar q o próprio organismo faça isso.Resumindo,meu filho pode acordar e nunca mais dobrar a perna.De td o q relatei ,fico feliz pq ele se aceita como é, e eu como mãe sofro,mas consegui passar essa segurança pra ele.Obrigado a todos pela atenção.

  3. O MEU BEBE TAMBEM FOI DIAGNOSTICADO COM ARTRITE SEPTICA ENTRE 10 Á 12 DIAS FEZ A CIRURGIA PASSEI 1MES E 4 DIAS COM ELE INTERNADO E AGORA ELE ESTA COM 9 MESES E ELE É SUPER AGITADO ELE É O MEU PRINCIPE.

  4. meu e-mail é brunoandgogo@hotmail.com ah! e msn tbm.
    alguem experiente na area de ortopedia me ajudaaa por favor.

  5. Boa noite… me chamo heloyse tenho 21 anos, e a 4 meses eu sofri um acidente de carro… o carro capoto e o asfalto comeu meu joelho, por conta disto eu desenvolvi uma ARTRITE SEPTICA no joelho direito. Eu ando mto mal, manco muito, e preciso usar muleta, porem estou fazendo fisioterapia.. o meu medo é como eu devo fazer para me recuperar. Eu posso sair normal? posso andaar… posso fazer minhas atividades normais. Eu nao estou trabalhando pois estou no beneficio.. o meu medo é que eu nao sei se vou fikar assim pro resto da vida. Pq minha fisioterapeuta dissse q meu joelho nao é um joelho de qm tem 21 anos.. eu estou desesperada me ajudeeeeeem….. Sou muito agitada, eu saio … pego onibus, ando pela minha cidade, não sei se estou fazendo certo.
    Obrigada me retorne um e-mail com minhas duvidas tiradas, muito obrigada deus os abençoe.

  6. Ola a todos…..
    No dia 21 de julho, nasceu o meu filho, o rapaz tanto esperado pois ja tinha uma menina….. pena ele ter tido uma asfixia severa por ter engolido muito liquido aminiotico e ter tido que baixar durante duas semanas no bercario e no fim descobrirem uma artrite septica no joelho direito e quadris…………
    Ele teve que ser operado com 23dias de vida e durante uma semana ter sido feita drenagem de liquidos!!!!!!!!!!!! hoje ele tem 6meses e esta muito lindo e bem recuperado, adora ficar de pe e mexe muito bem as pernas… sofri muito durante 1mes e meio que estivemos no hospital, mas Deus existe e ajudou-nos muito. OBRIGADA

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *