Artroscopia

A artroscopia ou cirurgia artroscópica é uma cirurgia realizada usando uma pequena câmara na extremidade de um tubo para verificar e tratar problemas articulares.

Descrição da artroscopia

Este procedimento é geralmente realizado no joelho, quadril, tornozelo, ombro, cotovelo ou pulso. Três tipos diferentes de anestesia (controlo da dor) podem ser usados na cirurgia artroscópica:

anestesia geral. Você vai estar inconsciente e incapaz de sentir dor.
• medicamentos analgésicos. A sua articulação pode ser anestesiada e podem-lhe ser administrados medicamentos para relaxar. Você vai ficar acordado.
• anestesia espinhal, também chamada de anestesia regional. O medicamento analgésico é injectadonuma área da sua coluna. Você vai estar acordado, mas não será capaz de sentir qualquer coisa abaixo da cintura.

A área é limpa e uma banda de pressão (torniquete) pode ser aplicada para restringir o fluxo sanguíneo. O médicoirá então fazer um corte cirúrgico na articulação. É passado um líquido estéril através do espaço da articulação para a expandir e proporcionar uma melhor visualização.

De seguida, uma ferramenta chamada artroscópio é inserida nessa área. Um artroscópio consiste num pequeno tubo, uma lente e uma fonte de luz. Ela permite que o cirurgião possa procurar a lesão ou doença articular.

As imagens do interior da articulação são exibidas num monitor. Um ou dois outros cortes cirúrgicos podem ser necessários para que o médico possa usar outros instrumentos para remover pedaços de cartilagem ou osso, faça uma biópsia do tecido, ou realizeoutras pequenas cirurgias. Além disso, a reparação do ligamento pode ser feita usando o artroscópio.

Porque é realizado este procedimento

Existem diferentes lesões e doenças que podem causar dor ou problemas nas articulações. A artroscopia pode ser necessária para:

• Diagnosticar a causa da dor nas articulações após uma lesão
• Realizar a cirurgia do túnel do carpo
• Remover osso solto ou fragmentos de cartilagem na articulação
• Remover o revestimento da articulação. Este revestimento é chamado de sinóvia e pode tornar-se inchado ou inflamado devido a artrite.
• Reparar uma rotura no ligamento ou tendão
• Reparação da cartilagem ou menisco danificado (o menisco é pedaço de cartilagem que reveste a área da articulação do joelho)

Riscos da cirurgia artroscopia

Os riscos da cirurgia são:
• Reacções alérgicas a medicamentos
• Problemas respiratórios
Outros riscos inerentes a esta cirurgia incluem:
• Hemorragia na articulação
• Coagulação do sangue
• Danos na cartilagem, menisco, ligamentos ou no joelho
• Infecção na articulação
• Lesão de um vaso sanguíneo ou nervo
• Rigideznas articulações

Expectativas (prognóstico)

Após o procedimento, a articulação ficará, provavelmente, rígida e ferida durante alguns dias. O gelo é geralmente recomendado após a artroscopia para ajudar a aliviar o inchaço e a dor. Você pode retomar suas actividades pouco exigentes, como caminhar, imediatamente. No entanto, usar a articulação em demasia pode causar inchaço e dor, bem como aumentar a probabilidade de lesão. Não reinicie a actividade normal durante vários dias ou mais.

Você pode precisar fazer alteraçõesno trabalho e outras responsabilidades. O seu médico também pode recomendar a terapia física. Dependendo do seu diagnóstico, você pode ter outras restrições ou precisar de fazer certos exercícios.
Antes do procedimento

É normal ser feita uma ressonância magnética à articulação antes de a cirurgia ser planeada. Informe sempre o seu médico ou enfermeira de que está a tomar medicamentos, até mesmo drogas, suplementos ou ervas que você comprou sem receita médica.

Ser-lhe-á solicitado que pare de tomar medicamentos que tornam mais difícil ao seu sangue coagular 2 a 3 semanas antes da cirurgia. Estes medicamentos incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxen (Naprosyn, Aleve).

Pergunte ao seu médico quais os medicamentos que você ainda deve tomar no dia da sua cirurgia. Geralmente ser-lhe-á pedido que não coma ou beba nada durante 6 – 12 horas antes do procedimento. Informe sempre o seu médico sobre qualquer gripe, constipação, febre, erupção de herpes ou outra doença que possa ter antes da sua cirurgia.

Você deve assinar um termo de consentimento. Faça os preparativos para o transporte do hospital após o procedimento.

Em: Cirurgias (Procedimentos Cirúrgicos) | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *