Artrose do Quadril

A artrose é uma das doenças reumatológicas mais comuns, sendo caracterizada pelo desgaste e deterioração da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos. Sendo que esta cartilagem tem como função impedir o atrito entre os ossos, e ao mesmo tempo, permitir um movimento mais fluídos de ambos, a sua deterioração traz vários problemas e sintomas.

Imagem De Artrose Do Quadril

Assim, com a redução da espessura da cartilagem, o atrito entre os ossos é maior, causando dor, e em caso de desaparecimento total dessa estrutura, mesmo o surgimento de deformidades ósseas e outras complicações.

Este problema é mais comum em articulações como a coluna, os joelhos ou o quadril, entre outros. Saiba mais sobre a artrose de quadril (anca), as suas causas e sintomas, e ainda, como diagnosticar e tratar.

Artrose De Quadril, Causas, Tratamentos, Sintomas E Diagnóstico

 

Artrose do quadril

Também de denominada de coxartrose, artrose coxo-femoral, osteoartrose de quadris, ou artrose da anca, a artrose de quadril caracteriza-se pelo desgaste do tecido macio e fino, a cartilagem articular, que reveste os ossos do quadril. Sendo que esta estrutura tem como objetivo permitir o deslizamento suave dos ossos durante a sua utilização o seu desgaste irá provocar atrito, e consequentemente dor e outros sintomas.

A artrose de quadril é assim um problema que consiste no desgaste desta articulação, e que assim gera vários sintomas na zona do quadril, entre os quais dor e limitação funcional. Estes são especialmente sentidos quando o paciente caminha.

Apesar de todas as articulações poderem sofrer de artrose, esta condição afeta especialmente articulações que suportam o peso corporal. Por essa razão, articulações como os quadris são mais suscetíveis de desenvolver artrose.

Normalmente, não existe predominância de artrose na anca direita ou esquerda, podendo desta forma, ser igualmente afetados ambos os lados.

Causas da artrose do quadril

Foto De Anca Com Artrose Nas Juntas

Existem várias causas que podem levar ao desenvolvimento de artrose de quadril. A causa mais comum é mesmo a desgaste natural da idade. Contudo, existem outras origens na base do surgimento de uma artrose no quadril. Confira:

– desgaste articular natural motivado pelo avançar da idade;

Leia Também:  Tratamento da Doença de Sever

– doença inflamatória;

– traumatismo na zona do quadril.

Sintomas da artrose do quadril

Sendo que a artrose é um problema de desenvolvimento gradual e progressivo, inicialmente os primeiros sintomas são leves e pouco limitativos. Assim, os sinais iniciais podem incluir alguma rigidez na zona da coxa, nádegas, na virilha, ou logo de manhã ao acordar, e ainda, algum desconforto na região do quadril.

Outro dos primeiros sintomas está relacionado com o intensificar da dor durante a realização de alguns movimentos, particularmente o andar, que melhora com o descanso.

Com o surgimento dos primeiros sintomas, o paciente deve dirigir-se ao médico de modo a que seja definido o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e retardar o processo.

Contudo, caso não o faça, a condição irá agravar-se. Assim, como manifestações mais avançadas incluem-se dores mais fortes, que não passam com o descanso, inflamação e rigidez da articulação, e ainda, o surgimento de osteófitos, mais comummente denominados de “bicos-de-papagaio”.

Por fim, numa fase adiantada, em que a cartilagem sofre um desgaste tal que desaparece, os ossos deslizam diretamente na superfície óssea, o que irá causar graves limitações funcionais e dores muito fortes.

Como consequência, é normal o paciente começar a ser menos ativo, de modo a evitar a sensação de dor, o que leva na maior parte dos casos a que comece a mancar. Confira de seguida uma lista completa de sintomas da artrose de quadril:

rigidez matinal;

– rigidez na coxa, nádegas ou virilhas;

– dores na zona do quadril;

– dificuldade em caminhar;

– dificuldades para conseguir colocar sapatos e meias;

– dificuldade em cruzar as pernas ou lavar os pés;

insónias (devido às dores);

– dificuldade em conseguir ficar de pé durante muito tempo;

– mancar.

Como diagnosticar

Raio X Mostrando Osteoartrite No Quadril Direito De Paciente

Imagem de Raio X mostrando osteoartrite no quadril direito de paciente.

Logo que o paciente sinta alguns dos sintomas atrás mencionados, é essencial que consulte um médico reumatologista. Este, tendo em conta a observação clínica dos sintomas, o historial e os resultados de alguns exames, irá assim confirmar a existência da artrose de quadril.

No que diz respeito ao exame físico, o médico irá flexionar, girar e estender os quadris. Além disso, irá ainda verificar o alinhamento do quadril, através do movimento de caminhar, e ainda, do apoio do paciente em cima de uma perna.

Leia Também:  Alongamentos para dor no pescoço

Já em relação a exames, o médico pode pedir um raio-x, para verificar se houve desenvolvimento de osteófitos, e ainda, uma ressonância magnética ou uma tomografia computorizada.

Tratamento para artrose do quadril

Depois de diagnosticada a artrose de quadril, é então definido o tratamento mais adequado para o paciente em questão. É importante o médico procurar descobrir qual a causa por detrás, pois existem situações, como por exemplo na condição impacto femoroacetabular, em que a origem pode ser tratada, com benefícios importantes no tratamento da artrose.

O tratamento dito conservador irá procurar utilizar métodos não cirúrgicos para ajudar a aliviar os sintomas e desacelerar a evolução da artrose. Assim, o tratamento para artrose do quadril inclui a toma de medicação, o descanso, realização de exercícios físicos adequados, sessões de fisioterapia, entre outras terapias, tais como a acupuntura.

Tratamento Não Cirúrgico Da Artrose De Quadril Através De Terapia Regenerativa

Tratamento Não Cirúrgico da Artrose de Quadril através de Terapia Regenerativa.

A medicação tem como objetivo reduzir a dor e diminuir a inflamação. Contudo, se a ingestão de medicamentos é importante, é essencial realizar tratamento fisioterapêutico para acelerar esse processo, e ao mesmo tempo, ajudar o indivíduo a fortalecer a massa muscular e a saber salvaguardar mais a articulação afetada. Confira de seguida uma lista de métodos que podem ser utilizados numa fase mais inicial da artrose do quadril:

– repouso e descanso;

– toma de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides;

– sessões de fisioterapia com exercícios regulares e de intensidade leve;

– exercícios físicos como ciclismo, hidroginástica, natação ou Pilates, de modo a fortalecer a massa muscular, manter a função articular, e ainda, melhorar a amplitude do movimento;

–  Terapia Regenerativa para Artrose no Quadril (Plasma Rico em Plaquetas, Concentrado de fatores de crescimento)

– suplementação alimentar;

emagrecer (o peso em excesso é um fator de risco para o agravamento da artrose de quadril).

Continua » Remédio caseiro para tratamento da artrose (osteoartrite)

Fisioterapia para artrose de quadril

O tratamento fisioterapêutico para a artrose de quadril irá utilizar variados aparelhos, técnicas e exercícios de modo a aliviar os sintomas, e ainda, melhorar a função articular, bem como a amplitude dos movimentos e a lubrificação da articulação.

Leia Também:  Hiperuricemia

As sessões devem ser diárias e devidamente orientadas por um profissional fisioterapeuta. O conjunto de terapias utilizadas irão variar de acordo com o desenvolvimento da artrose, os sintomas do paciente, e ainda, com a sua idade.

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico para a osteoartrose da anca é indicado para várias situações, nas quais se incluem o desgaste total da cartilagem que reveste os ossos, não havendo por isso qualquer possibilidade de recuperação ou alívio dos sintomas, e ainda, quando é possível intervir melhorando o formato da articulação.

No primeiro caso é necessário substituir por completo a articulação por uma prótese, e no segundo caso, é possível haver um realinhamento do quadril, e dessa forma, melhorar a função articular e reduzir os sintomas. Confira.

Antes do desaparecimento total da cartilagem, é possível desacelerar a evolução da artrose através da melhoria da relação entre os ossos do quadril.

Esta melhoria irá reduzir o atrito entre eles, e dessa forma, diminuir a progressão do desgaste da cartilagem e do desaceleramento da evolução da artrose. Nestes casos é possível realizar um procedimento preservador, sendo o mais comum a videoartroscopia. Este irá realinhar os ossos de modo a reduzir o atrito entre eles.

No entanto, nos casos mais graves, onde o desgaste é tão grande que nem sequer o tratamento cirúrgico anterior é eficaz para melhorar a capacidade funcional do paciente, é necessário outro tipo de cirurgia. O procedimento anterior, denominado de preservador, tem a função de preservar a cartilagem ainda existente.

Quando esta já não existe, é necessário substituir o quadril. A artroplastia total do quadril ou prótese de quadril é o tratamento cirúrgico indicado para casos de artrose grave/severa. Esta cirurgia irá substituir por completo o quadril por uma prótese de plástico ou metal.

Artroplastia Total Do Quadril

Imagem de Raio-X mostra Exemplo de paciente que realizou a substituição da anca lado direito, através da Artroplastia total do quadril (substituição cirúrgica da articulação do quadril com prótese artificial).

Este procedimento é muito eficaz, tendo um alto nível de eficácia. Através desta cirurgia o paciente, que nesta fase tinha dores muito intensas, mesmo durante o descanso, e dificuldades motoras, consegue curar a dor, e ainda, melhorar substancialmente a sua capacidade de andar.

Esta cirurgia necessita de um tempo de recuperação ainda demorado, que pode durar um ano ou mais. Isto deve-se ao facto de ser necessário um período de reabilitação longo na fisioterapia, de modo a restaurar a flexibilidade da articulação substituída, e ainda, a fortalecer a musculatura envolvente.

loading...

23. Março 2017 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *