Artrose na coluna

A artrose na coluna é um problema comum e por vezes incapacitante que afeta as costas e pescoço, podendo causar sintomas como dores, bastante fortes e por vezes deficiência.

Em vários níveis de gravidade e intensidade, esta doença afeta a maior parte das pessoas a partir dos 60 anos. Apesar de ser mais habitual em idosos, esta doença pode no entanto surgir em qualquer idade.

Imagem De Artrose Na Coluna

Também denominada de osteoartrite, a artrose é uma doença que ataca as estruturas articulares. Este problema afeta especialmente a cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, desgastando-a, mas também outras estruturas como o líquido sinovial, a membrana sinovial e os ligamentos.

Tendo a cartilagem a função permitir o deslizamento sem atrito entre duas extremidades ósseas, caso fique comprometida, irão surgir sintomas como inchaço, dor e limitações funcionais. Este problema reumatológico pode afetar qualquer articulação do corpo humano, sendo no entanto mais comum nas mãos, quadris, joelhos e coluna. Neste artigo poderá saber mais sobre a artrose na coluna, as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Artrose na coluna

A artrose na coluna, também conhecida como artrose vertebral, é um tipo de artrose que se caracteriza pela deterioração gradual e progressiva da articulação vertebral. Este processo consiste na erosão da cartilagem, mas também, na formação de osteófitos (expansões ósseas nas bordas articulares, também conhecidos com bicos de papagaio). A artrose pode atacar a coluna na sua totalidade, ou então, apenas uma parte. Dessa forma, existem vários tipos de artrose na coluna, incluindo a artrose na coluna lombar, artrose na coluna dorsal e artrose na coluna cervical.

Leia Também:  Remédio caseiro para osteoporose

Esta é uma doença degenerativa sem cura, que pode ocorrer em qualquer idade, sendo no entanto mais comum nos idosos. Apesar de não existir cura, o tratamento adequado pode ajudar a retardar a sua progressão, além de melhorar a função articular e aliviar os sintomas.

Causas da artrose na coluna

Sendo uma doença mais comum em idosos, uma das causas mais comuns é o desgaste natural das articulações da coluna devido ao envelhecimento. Contudo, há outras causas que podem levar ao surgimento da artrose na coluna, em idades mais ou menos avançadas. Confira de seguida as várias causas para este problema reumatológico:

– desgaste natural das articulações da coluna;

– exercício físico excessivo;

– fatores genéticos;

– movimentos repetitivos;

– traumatismos.

Sintomas

Sintomas De Artrose Na Coluna

A artrose da coluna, sendo uma doença que afeta as articulações vertebrais, irá manifestar-se através de sintomas como dor e dificuldades funcionais. Confira de seguida a lista completa de sintomas associados à artrose na coluna:

– dor na zona da coluna, que se agrava com o movimento;

– limitação funcional devido à dor;

– nalguns casos pode ocorrer sensação de dormência ou formigamento nas pernas (artrose lombar), ou nos braços e pescoço (artrose cervical).

– falta de ar que pode ser acompanhada por uma tosse seca e febre.

Além de doer muito por vezes, provoca provoca também rigidez nas costas . A rigidez é pior ao acordar pela manhã, e tende a diminuir com a atividade.

Bico de Papagaio

Caracterizados pela degeneração da cartilagem articular com uma proliferação óssea no bordo das superfícies articulares. Estas excrescências ósseas são chamadas de “osteófitos‘ e conhecidas geralmente como bicos de papagaio, devido ao seu aspecto radiológico, muito parecido com o bico dos psitacídeos (família a que pertence os papagaios).

Leia Também:  Escoliose

Como diagnosticar

Diagnóstico De Artrose Na Coluna

Caso sinta estes sintomas, deve dirigir-se a um médico ortopedista. Este irá começar por fazer uma observação dos sintomas, e depois, para confirmar ou despistar o problema, e ainda, para verificar a sua gravidade, pedir a realização de exames, nos quais se incluem uma radiografia da coluna, uma tomografia computorizada ou uma ressonância magnética. Caso se confirme o problema, é então definido o tratamento mais adequado.

Tratamento para artrose na coluna

Injeções Para Dores Causadas Pela Artrose Na Coluna

A artrose na coluna, como foi anteriormente mencionado, é um problema reumatológico sem cura, com uma progressão gradual e progressiva. É assim uma doença degenerativa, e como tal, não existe nenhum tratamento que a cure. Contudo, este irá ajudar a retardar a progressão da doença, ao mesmo tempo que alivia os sintomas dolorosos e aumenta a sua capacidade funcional.

O tratamento para a artrose na coluna inclui normalmente a toma de medicação e a realização de fisioterapia. Nalguns casos, pode mesmo haver lugar a um procedimento cirúrgico. Podem também ser realizadas sessões de osteopatia, como forma de complementar o tratamento médico.

Nestas sessões, o osteopata irá reajustar a posição das vértebras, o que promove a diminuição do atrito e a redução da dor. Contudo, a osteopatia não é indicada para todos os pacientes.

Há ainda algumas medidas que devem ser seguidos diariamente, de modo a ajudar o tratamento e prevenir a piora dos sintomas. Assim, deve ser colocada uma bolsa de água morna, duas vezes por dia, todos os dias, no local afetado durante perto de 20 minutos.

Pode também aplicar um remédio natural, que poderá aprender a fazer mais abaixo. Deve ainda evitar posições posturais incorretas e levantar pesos.

Por fim, se possível, deve começar a fazer natação, apenas na posição crawl, pois é o melhor exercício para quem sofre desta doença. Esta atividade física irá ajudar a fortalecer os músculos na região afetada, o que reduzirá a pressão sobre articulações.

Leia Também:  Dor muscular - Causas, Tratamentos e Formas de Alívio

Tratamento Natural

Sementes De Linhaça

A linhaça é um cereal cada vez mais popular, oferecendo variados benefícios para a saúde humana. Nutricionalmente rica, a linhaça é assim muito útil no tratamento de várias doenças, entre os quais a artrose. Para fazer este remédio caseiro vai necessitar de meio litro de água e três colheres de sopa de linhaça.

Deve colocar a água ao lume, e quando levantar fervura, adicione a linhaça. Logo que ganhe uma textura consistente, desligue e deixe repousar. Assim que estiver com uma temperatura morna, coloque a linhaça num pano limpo, e de seguida, aplique na região afetada. Esta cataplasma deve ser colocado de manhã e à noite, durante 5 dias seguidos.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um direito do Cidadão segurado do INSS, quando incapacitado para o trabalho permanentemente. Para usufruir desse direito é necessário realizar alguns testes, um diagnóstico rigoroso (você tem que ter problemas significativos com funções básicas como sentado, em pé, flexão, torção, e esgotar a maioria dos tratamento).

Leia Também » Artrose do Quadril

loading...

28. Março 2017 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *