Aspartame

Sempre que posso opto por uma alimentação light, mas todos esses alimentos contêm aspartame. Gostava de saber quais são riscos inerentes da ingestão de alimentos com esta substância.

Resposta:

O aspartame (E 951) é um adoçante intenso, praticamente isento de calorias, e muito utilizado em produtos alimentares, especialmente em bebidas e sobremesas light. É uma mistura de dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina.

O seu consumo não apresenta riscos para a maioria das pessoas mas, por conter fenilalanina, o aspartame não deve ser ingerido por quem sofre de uma doença chamada fenilcetonúria (é relativamente rara a doença).

Os efeitos dos edulcorantes artificiais (adoçantes) no ser humano não foram ainda suficientemente testados, por serem produtos recentes. No entanto, as afirmações de que a ingestão de aspartame provoca dores de cabeça, visão nublada e hiperactividade foram contrariadas por numerosos estudos.

A lei define um limite máximo, até ao qual se considera que essa substância não é nociva (Dose Diária Recomendada, DDR), que no caso do aspartame é de 40 mg por quilo de peso corporal. No seu caso, isto representa um consumo máximo de 3560 mg de aspartame por dia, sem consequências. É uma questão de consultar os rótulos nutricionais dos alimentos light que consome, e fazer as contas.

loading...

05. Outubro 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *