Aterosclerose

A aterosclerose é uma das principais causas de morte em Portugal, provocando acidentes vasculares cerebrais, enfartes do miocárdio ou mortes súbitas. É um processo lento que surge pelos erros cometidos na juventude, desenvolvendo-se no decorrer da vida sem demonstrar quaisquer sinais, e provocando graves problemas na velhice. O indivíduo deveria então prever o desenvolvimento desta doença antes dos 40 anos, mesmo não tendo conhecimento se é alvo da doença, pois é nesta idade que os sintomas comecerão a surgir.

A aterosclerose relaciona-se com a hipertensão arterial, colesterol elevado, o abuso do tabaco, obesidade, sedentarismo, diabetes, etc. É importante saber bem educar para promover uma boa saúde pois é na familia e em casa que comecem os maus habitos alimentares e outros vicios que os filhos costumam ver nos pais e repetir identificando-se com a figura paterna. A seguir vem a escola, lugar onde é de primordial importância a necessidade de existirem acções de informação sobre uma vida mais saudável.

Preocupados com esta doença o GARRA (Gabinete para a Redução dos Riscos de Aterosclerose) promove uma acção de formação por correspondência dirigido aos individuos com excesso de colesterol, àqueles que já sofreram intervenção cirurgica ao coração, àqueles que já sofreram um enfarte de miocárdio, àqueles que apresentem hipertensão arterial, fumadores e que tenham tido casos de doenças cardiovasculares na familia.

- Prevenção da Ateroscrelose

Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *