Aveiro - Hoteis, Restaurantes, Monumentos e Turismo

Aveiro

Cidade pitoresca por excelência, Aveiro é apelidada de Veneza portuguesa, por causa dos canais da ria que a atravessam. E se a ria é o seu ex-libris, os passeios nos barcos moliceiros são umas das maiores atracções turísticas desta cidade. A Buga – Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro, é também um dos meios muito utilizados para conhecer os locais típicos e históricos locais.

A Estação de Aveiro é um dos pontos fulcrais de qualquer visita a esta cidade. Os seus históricos painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova, reproduzem motivos regionais. A Arte Nova está muito ligada à cidade de Aveiro, sendo fácil encontrar exemplos que combinam o ferro, o vidro, a pedra, o azulejo e a madeira.

Estação de comboio de Aveiro.

São muitos os edifícios que representam esta arte como, por exemplo, o Edifício da Casa dos Ovos Moles (A Barrica) ou o Edifício da Residência do Arquitecto Francisco Augusto Silva Rocha, entre tantos outros que fazem um verdadeiro roteiro da Arte Nova.

Uns dos pontos gastronómicos mais conhecidos de Aveiro são os ovos-moles, vendidos em pequenas pipinhas de madeira, ou então envolvidos em hóstia.

Em Maio têm lugar as festas de Santa Joana, padroeira da cidade, que trazem grande animação.

Sendo a Universidade de Aveiro uma das mais conceituadas do país, a cidade rejuvenesceu com os estudantes que a habitam. Culturalmente, o Teatro Aveirense é um dos pólos de grande animação e o Museu da Cidade um dos locais onde se pode saber mais sobre a história local.

Uma das mais típicas actividades aveirenses é a salicultura. No Ecomuseu da Troncalhada é possível saber mais sobre os processos de produção do sal.

A Praia de São Jacinto é uma das mais conhecidas localmente e, no tempo quente, muito frequentada tanto por locais como por turistas. Ao ar livre, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é um dos locais mais visitados.

Faça também um desvio até Ílhavo para ver o Farol de Aveiro, o segundo mais alto da Europa.

A Não Perder:

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Ria de Aveiro
 Hotel Meliá Ria Hotel & Spa

Outras Sugestões:

Onde ir

– Edifício da Casa dos Ovos Moles / A Barrica
– Fachada da Estação de Aveiro
– Igreja da Misericórdia de Aveiro
– Igreja de São Domingos / Sé de Aveiro
– Igreja do Convento de Santo António

O Que Ver

– Ecomuseu da Marinha da Troncalhada
– Museu da Cidade
– Museu de Aveiro
– Teatro Aveirense

Onde Comer

– Restaurante A Tasca do Confrade
– Restaurante La Mamaroma
– Restaurante Sal Poente

Onde Dormir

– Hotel As Américas
– Hotel Moliceiro
– Hotel Veneza

O que Fazer

– Parque Infante Dom Pedro – Parque da Cidade
– Praia de São Jacinto

loading...

29. Outubro 2010 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Olá, sou de Aveiro e tenho muito orgulho em o ser, tem belas paisagens e locais para visitar, sem esquecer os famosos dos ovos moles que tanto adoro! Aconselho a todos a darem um passeio por esta zona tão bela.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *