Banho Calmante: 9 Ervas Medicinais com Propriedades Relaxantes

Banho Calmante: No final de um dia extremamente cansativo nada melhor do que um banho para ajudar a relaxar e a acalmar os nervos acumulados. A sugestão ideal para um banho calmante é usar óleos essenciais de ervas medicinais com propriedades calmantes, que nesta matéria recomendamos, a camomila, a néroli e a rosa, equilibrando assim o sistema nervoso e as emoções negativas que acumulou durante o dia.

Ingredientes Para Banho Calmante

  • 3 gotas de óleo essencial de rosa
  • 3 gotas de óleo essencial de néroli
  • 3 gotas de óleo essencial de camomila
  • 1 colher de sopa de leite

Preparação

Junte todos os óleos essenciais sugeridos num recipiente e mexa bem. De seguida coloque a mistura na banheira cheia de água, preferencialmente morna, e mexa bem até distribuir os óleos essenciais em toda a água.

Finalmente chegou o momento! Entre na banheira e maravilhe-se com todos os benefícios deste banho relaxante durante 15 a 20 minutos. Relaxe, feche os olhos, coloque uma música de fundo.

Estes minutinhos são só seus! Inspire fundo e expire; verá que irá relaxar mais facilmente. A este tipo de banho de imersão, com o recurso a ervas e óleos essenciais dá-se o nome de aromaterapia, ou seja, os aromas libertados pelas plantas medicinais usadas irão ajudar o individuo a relaxar mais facilmente através da inalação das propriedades das ervas usadas.

A camomila é o ingrediente principal deste banho calmante maravilhoso pois é aquele que possui propriedades tranquilizantes e calmantes, ajudando assim o individuo que tem dificuldade em relaxar, diminuindo qualquer tensão, estresse ou ansiedade que possa existir.

Leia Também:  Suco de açaí para câncer

Os banhos de imersão com camomila não só nos auxiliam a aliviar o estresse, como também ajudam-nos a dormir melhor e são extremamente úteis para acalmar bebês agitados.

Outras plantas e ervas indicadas

Eucalipto

eucalipto

O eucalipto é uma planta com um aroma refrescante característico. É usado para aliviar o congestionamento, tem um efeito revigorante e pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Para este fim pode optar pelo óleo essencial de eucalipto.

Lavanda

Típica plantação de lavandas na Provença

Típica plantação de lavandas na Provença

A lavanda é uma planta com um aroma perfumado bastante agradável. O óleo essencial de lavanda é Ideal para o relaxamento muscular e contra o estresse, ajudando a relaxar, corpo e mente. Para melhorar a experiência de banho de lavanda, adicione algumas pétalas de rosa e 5 gotas de óleo essencial de sálvia.

Erva-Cidreira

Erva Cidreira (Melissa officinalis)

O aroma cítrico para erva-cidreira é maravilhoso. A planta oferece excelentes propriedades calmantes, além de ser também um bom estimulante, ajudando-nos a sentir novamente renovados e revigorados.

Manjericão ou Alfavaca

manjericao

O seu agradável aroma é estimulante, ajuda-nos a sentir renovados, especialmente depois de um longo dia de trabalho.

Banho para a dor de cabeça

óleo essencial de pinho

Através da combinação de alguns óleos essenciais e plantas, podemos obter melhores resultados na melhora do nosso problema, como no caso das dores de cabeça.

Uma mistura de 6 gotas de óleo essencial de alecrim,  4 gotas de óleo essencial de pinho e eucalipto pode aliviar a dor de cabeça e inclusive melhorar dores musculares.

Manjerona (Origanum majorana, Lamiaceae)

Manjerona

As propriedades calmantes da Manjerona ajudam a aliviar a artrite e o reumatismo, dores musculares, dores de cabeça, calmar os nervos, reduzir a ansiedade, estresse e insónias, graças à sua fragrância maravilhosa.

Dilua 1 parte de óleo essencial de manjerona e uma parte de óleo vegetal orgânico. Aplique diretamente no local, nos chakras, pontos Vita Flex (pontos reflexos nos pés), inale diretamente, ou tome como suplemento dietético.

Leia Também:  Chá de salvia para problemas digestivos

Para usar como suplemento, dilua uma gota em 4 onças de óleo vegetal ou de soja, ou leite de arroz.

Possível sensibilidade na pele.

Se tiver grávida ou com algum problema de saúde, consulte o seu médico. É sempre recomenda a diluição dos óleos, tanto para uso tópico como interno. Dilua sempre antes de usar em áreas sensíveis como o rosto, o colo, área genital, etc.  Mantenha estes produtos fora do alcance das crianças. Evite o uso em bebês e crianças muito pequenas.

Banho Relaxante: 10 plantas e ervas para aliviar o estresse, a tensão e a correria do dia a dia

loading...

09. Novembro 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *