Os 7 Incríveis Banhos de Imersão: Detox, Insônia, Dores, TPM, Queimaduras e Alergias

banho de imersão é das melhores formas de relaxar e recuperar energias. Para o tornar pleno de saúde e beleza, conheça alguns segredos.

As quatro estações do ano são tidas em conta para a selecção das espécies naturais. Na Primavera, deve escolher os aromas que produzem uma acção energética; no Verão, os que despertam um efeito refrescante e quer no Outono, quer no Inverno, os aromas devem ser mais fortes.

Da mesma forma, a temperatura do banho de imersão deverá estar de acordo com as estações do ano e as condições climatéricas. É aconselhável a temperatura entre os 25 e os 30 graus, pois o banho tépido exerce uma acção mais estimulante.

Antes de tomar o seu banho relaxante, convém tomar um duche, de forma a lavar todo o corpo (não esquecendo o cabelo).

Se sofrer de alguma maleita, tome um banho de semicúpio (banho sentado e onde o corpo se imerge das coxas à cintura), para libertar impurezas e prevenir infecções. Depois limpe-se suavemente.

O banho já deve estar devida e previamente preparado, fazendo uma decocção com as plantas aromáticas que mais lhe agradam (como a tília, menta, laranjeira, alecrim, tomilho, jasmim, entre outras).

Junte-as na água da banheira na proporção de 35%, e acrescente sal marinho, uma mão cheia para 4 litros de água. Escolha um momento calmo do dia, desligue o telemóvel e desfrute ao máximo o prazer do seu banho.

Mergulhe-se na água e assuma uma postura confortável, com a nuca pousada numa almofada ou toalha, de forma a proteger a região cervical. Faça também exercícios de respiração abdominal e verá que após alguns minutos sentir-se-á relaxado.

A duração do banho deverá rondar os 15 minutos. Enxague-se leve e suavemente, a fim de absorver o excesso de água, mas mantendo a pele húmida. Vista um roupão, agasalhando todo o corpo, e faça um repouso de meia-hora.

Índice do Artigo:

O que Procura?
Molusco Contagioso: 12 Tratamentos Caseiros, Causas e Principais Sintomas

Os 7 Melhores Banhos de Imersão

Banho Detox: Gengibre + Bicarbonato de Sódio

Oleo De Gengibre

Um pouco de gengibre fresco ralado adicionado a um banho quente vai fazer suar certamente, mas não se preocupe, isso apenas significa que está a fazer o seu trabalho. O suor irá ajudar o corpo a eliminar as toxinas e desobstruir os poros.

Experimente juntar alguns sais de Epsom, bicarbonato de sódio, e semente de mostarda (um remédio tradicional Ayurvédico) a este banho dexintoxicante. Adicionar vinagre de maçã ao banho também faz maravilhas. Desfrute!

Banho para Insônia: Camomila + Lavanda

Bolsas De Chá De Camomila E Flores

Nada funciona melhor para nos acalmar antes de dormir do que uma grande caneca de chá de camomila, e a mesma lógica se aplica ao banho. A Lavanda (alfazema) e a camomila, ambas são bem conhecidos pelas suas propriedades calmantes, de indução do sono.

Para um banho de imersão ultra-relaxante, adicione algumas flores secas de lavanda, e alguns sacos de chá de camomila na banheira, deixe em infusão e remova os sacos antes de entrar. É uma excelente prática a realizar antes de dormir, para descansar a noite completa.

Banho para Dores musculares: sais de Epsom + água quente

Sal De Epsom

Quando combinados com água quente, os sais de Epsom são uma das melhores formas de aliviar câibras e dores musculares.

Através da imersão o magnésio presente nos sais é facilmente absorvido pela pele, trabalhando no alivio de espasmos musculares dolorosos e cãibras. Além disso, o calor promove um melhor fluxo e circulação de sangue na área, eliminando qualquer acumulação de resíduos de ácido láctico.

Banho para Síndrome de tensão pré-menstrua: Lavanda

Quando a Síndrome de tensão pré-menstrual está presente, os benefícios deste tipo de banho são ainda maiores. (Talvez porque não tem que falar com ninguém!). A Lavanda ajuda a aliviar dores de cabeça e o seu humor, atuando também como um analgésico leve para as cólicas quando absorvido através da pele.

Adicione 40 gotas de óleo essencial de lavanda e bicarbonato de sódio à água. Coloque a sua música favorita, podcast ou audiolivro, e simplesmente relaxe. Como extra, talvez um pouco de chocolate ou vinho não sejam de todo uma má ideia 🙂

O que Procura?
Indicações da Dermoabrasão

Banho para Problemas respiratórios: Hortelã-pimenta + eucalipto

Oleo Essencial De Hortela Pimenta

A única vez que peguei uma gripe mesmo a sério e fiquei de quarentena em casa durante uma semana, os banhos e o Netflix foram a única coisa que me mantiveram sã, fizeram-me sentir bem, e humana.

Quando a situação da alergia não é assim tão extrema (um resfriado ou uma infecção sinusal, sinusite), o banho pode fazer maravilhas a refrescar, limpar o congestionamento, ajudar o corpo dolorido e a regular a temperatura corporal.

Para este banho, adicione 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (Mentha spicata) e 10 gotas de óleo essencial de eucalipto. Depois do banho vai certamente respirar melhor e sentir-se sentir humano novamente!

Banho para Queimadura de Sol: Pepino + Aveia

Banho Para Queimadura De Sol, Pepino E Aveia

Quando você começa a sentir aquela sensação característica de ardor após um longo dia de praia, nada melhor do que submergir todo o corpo em água fria.

Para acalmar a pele e ajudar a restaurar a sua umidade, faça um purê de 1 pepino grande num liquidificador (ou pique finamente) e coloque a uma banheira de água fria ou quente, dependendo da sua preferência.

Adicione também 2 xícaras de sal Epsom, 3 a 4 sacos de chá de hortelã-pimenta, um copo de aveia, e meio copo de bicarbonato de sódio.

Este é o banho perfeito para aliviar as dores causadas pelas queimaduras, coceira, inflamação, reduzir a vermelhidão da queimadura solar, urticária, eczema ou outras irritações da pele.

Banho Anti-Estresse e Ansiedade: Lavanda + Rosa

Banho Anti Estresse E Ansiedade, Lavanda E Rosa Absoluta

A lavanda é uma flor maravilhosa, basta adicionar algumas flores secas da planta ou algumas gotas do seu óleo essencial no banho, para se sentir relaxado e alerta ao mesmo tempo.

No entanto, para um banho floral anti estresse, o óleo essencial de rosa é também quase uma obrigação. O óleo essencial de rosa absoluta puro pode ser caro para algumas carteiras, mas não são necessárias muitas gotas para conseguir obter todos os seus benefícios de aroma calmantes e anti-stress.

Adicione 15 gotas de óleo essencial de rosa absoluta (proveniente da rosa damascena) e 10 gotas de óleo essencial de jasmim ou ylang ylang (Cananga odorata) à água do banho.

O que Procura?
Alisamento de Cabelo: frequência do uso de formol pode causar câncer

Pode também adicionar sais de Epsom, uma vez que o magnésio presente é perfeito para acalmar a mente, bem como algumas dores físicas.

Estes são sem dúvida 2 dos melhores banhos equilibradores emocionais. Desfrute!

Autora da Matéria: Ana Paula Arósio

loading...

06. Maio 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *