Blefarite

A blefarite é uma infecção comum das pálpebras. As pálpebras, as pestanas, as glândulas sebáceas ou o branco dos olhos podem ficar afectados com esta infecção. A blefarite pode ser uma infecção a longo prazo e de difícil tratamento. Se for tratada, apresenta melhorias passados oito a 12 meses. A infecção pode surgir novamente após o tratamento.

 

Causas da blefarite

A blefarite é habitualmente provocada por um germe designado como bactéria. Outra das causas da blefarite pode ser uma reacção alérgica a algo.

Sinais e sintomas de blefarite

Poderá sentir qualquer um dos sinais ou sintomas seguintes:

· Ardor, prurido e dor nas pálpebras.

· Vermelhidão, irritação, ou pálpebras inchadas.

· Secreção clara, de cor amarela ou verde a sair das pálpebras. Esta secreção pode formar crostas e fazer com que as pálpebras fiquem unidas, especialmente de manhã.

· Escamas em redor das pestanas.

· Pestanas soltas.

· Incapacidade dos olhos de suportar luz forte.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

Pela observação oftalmológica, com recurso à biomicroscopia.

Cuidados a ter:

As seguintes indicações poderão ajudá-lo a tratar e evitar a inflamação:

· Lave as mãos com sabão e limpe-as em toalhas limpas. Mantenha as mãos afastadas dos olhos.

· Não utilize maquilhagem para os olhos até que a infecção desapareça totalmente.

· Não utilize lentes de contacto até receber permissão para isso por parte do seu médico.

· Mantenha-se afastado de locais que contenham pó ou outras substâncias que possam incomodar os olhos.~

Riscos e Complicações da blefarite:

A blefarite pode causar uma inflamação crónica podendo afectar todas as estruturas anteriores do olho. Com frequência, a esta perturbação associa-se o olho seco e o chalazio.^

Tratamento natural da blefarite

Poderá necessitar de fazer tratamento às pálpebras pelo menos uma vez por dia durante um período alargado de tempo. Evitará, dessa forma, a repetição da blefarite. Siga as instruções seguintes para tratar as pálpebras:

· Coloque compressas limpas e tépidas em ambos os olhos durante 10 a 15 minutos, duas vezes por dia. Volte a aquecer as compressas quando arrefecerem. A água tépida amolece as crostas em redor das pestanas. A lavagem derrete ainda o fluído produzido pelas glândulas das pestanas.

· Lave as pálpebras após as lavagens com água tépida. Coloque champô para bebé num pano limpo e quente. Adicione água tépida ao champô. Com os olhos fechados, lave gentilmente as pestanas. Enxagúe o champô com água tépida.

· O seu médico poderá receitar-lhe uma pomada de antibiótico. Aplique-a nos olhos diariamente. Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico. Passe gentilmente a pomada pelas pálpebras e pestanas com um dedo limpo. A pomada poderá enevoar a visão durante um curto período de tempo.

· Poderá também ser-lhe fornecido um antibiótico sob a forma de gotas para os olhos. Siga as instruções do seu médico relativas à utilização das gotas para os olhos.

CONTACTE O SEU MÉDICO SE:

· Tiver dores nos olhos.

· Sentir alterações de visão.

· Registar novos sintomas. Os medicamentos utilizados para tratar a blefarite podem provocar efeitos secundários.

· Tiver sintomas que durem mais de duas semanas.

Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 20 comentários

20 Comentários no Fórum

  1. È agora vejamos como é difícil encontrar um profissional no assunto, é o terror, são muito leigos que examina os olhos mas não sabe o que fazer ,já passei por isto.

  2. Oi pessoal,a um ano descobri que tenho blefarite,fiquei muito triste porque incomoda muito,olhos sempre vermelhos com secrecao ,coceiras e pior sem poder usar uma maquiagem,comecei um tratamento com colirios e antibioticos,mas sempre volta…..:(

  3. Genteeeeeee igual o André falou. …temos uma doença crônica mas nem por isso eh o fim do mundo. …sofro de blefarite há alguns meses depois de retirada de um terçol que não saia de jeito nenhum. …a pomada contém antibióticos e com o tempo faz mal….o único jeito que vi melhoras eh lavar com shampoo de bebê duas x ao dia. …se tiver com irritação o médico indica um bom colirio…e infelizmente cortar a maquiagem. …tipo tenho olhos verdes e o que mais uso eh maquiagem pra destacâ-los e hj tenho q evitar….mantendo uma boa higiene das pálpebras o quadro melhora sim…..Não tem cura mas tem tratamento. …

  4. venho sofrendo a 3 anos com sintomas de blefarite mais não sei se é isso que eu ralmente tenho .O caso e que pela manhã não sinto nada mais da tande para a noite ai o bicho pega tenho muita secreção tambem parece ter areia nas vistas e horivel ja passei por sete offetal cada um me fala uma coisa estou no desespero não sei mais o que fazer. Ja tentei fazer a limpesa com chapool de criança mais me causa muita irritação so alivia quando fecho os olhos, tambem quando estou bem atacado o vento e a claridade me encomoda muito.Se alguem tiver alguma dica por favor me ajudem.

  5. estou com blefarite a 3 meses no olho direito,estou passando soro fisiologico e a noite agua com acucar para reconstituir a pele,tem melhorado,ja acabou o inchaco,e a pele ja esta bem sequinha,so o vermelhao esta mais escuro pois cicatrizou.fica a dica

  6. Tantos comentários e nenhuma resposta dada, uma falta de respeito e descaso que muitas vezes pode ser resolvida com uma palavra de conforto ou até mesmo uma orientação por qualquer profissional oftalmologista ou pessoa que teve experiencias.

    Como tive algumas experiencias, vou dividir algumas e espero de verdade que seja de grande ajuda.

    Tenho 30 anos e compartilho a dor de muitos de vocês, sei exatamente o que sentem quando conversam com alguém e percebem uma atenção maior aos seus olhos que muitas vezes estão vermelhos, com sensação de corpo estranho e que as vezes estão normais mas mesmo assim sempre acham que tem algo estranho quando te olham.

    Desde minha infância passei por inúmeras situações como esta, já passei dias chorando, triste, sem paciência, irritado…ao ficar mais maduro faltei até mesmo no trabalho por esses motivos e sim, as vezes fico muito triste….mas a grande verdade é que infelizmente meus olhos voltam a ter crises de vez em quando, porém não afetam o psicológico como antes. Enfim, é uma longa resumida em poucas palavras.

    O Tópico é Blefarite (quem é esse doido falando de psicologia?), pois é, sou a pessoa que tem toda a propriedade para falar que é preciso ter uma saúde mental, controle, força de vontade e atitude acima do normal, graças a isso consigo viver quase que normalmente. Para as pessoas que cedem a depressão, ficam com tristeza profunda…saiam dessa porque a vida é curta…olhos vermelhos é sim um problema mas uma rápida pesquisa no google pode te mostrar problemas mil vezes mais sérios…vcs andam, respiram, tem todos os sentidos…..vivam porque o tempo não para, vivam bem e levantem a bunda da cadeira, saiam da cama e curtam o que a vida pode oferecer. Ficar triste, depressivo e outras coisas vai curar o problema? Não!

    Para os pais que tem filhos com isso e não sabem o que fazer (pois é crônico)….minha dica é, NUNCA sigam boatos de medicações milagrosas, nem de crenças familiares de como tratar o problema e NUNCA se automediquem. Sejam fieis aos médicos, visitem-o regularmente e sigam suas orientações sempre.

    A grande cura milagrosa não existe, essa é a verdade, podem consultar médicos (médicos? conheço mais de 20) e pesquisar na internet. O que existe é tratamento, que pode sim melhorar muito a qualidade de vida e podem sim resultar na CURA!

    Dicas básicas para todos os casos: Façam a higiene dos olhos (com os produtos adequados como Frex Clean, Blephagel ou Ocusoft) de preferencia quando acordar e quando for dormir e utilizem lágrimas artificiais quando sentir qualquer incomodo ou perceber que os olhos estão começando a piorar.

    Muitos dizem que a utilização de lágrimas artificiais não geram problemas, e eu acredito que seja verdade, porém se usar muitas vezes em um dia sinto desconforto e irritação.

    Tentem não coçar os olhos NUNCA, eu consigo mas acabo puxando os Cilios de vez em quando, também não é bom mas falar para não fazer nada é muito fácil, quero ver fazer….a vida toda.

    Alguns devem melhorar somente com cortizol, mas ao longo dos anos eles fazem mal e podem agravar ainda mais os problemas, portanto, não utilizem por longos períodos, é melhor ter os olhos vermelhos do que ser cego.

    Novamente, sigam sempre orientações médicas.

    Ao longo dos anos, pesquisando, percebo que algumas pessoas são resistentes a desenvolver efeitos colaterais ao cortizol, porém sua eficácia diminui bastante. Alguns médicos não admitem essa possibilidade.

    Lembrem-se Blefarite não é algo específico do globo ocular, é das pálpebras, portanto sempre as mantenham limpas e mulheres devem evitar maquiagem.

    Enfim, há várias outras dicas que exigem bom senso como não utilizar óculos escuros de camelo ou de má qualidade, evitar fumar que ajudar a irritar os olhos, bebida alcoólica também afeta as lagrimas.

    Consumam suplementos com Omega-3 que ajuda na questão das lágrimas e em diversas outras coisas.

    Espero que as dicas sejam bem aproveitadas.

    Abs e boa sorte!!!

  7. Tenho blefarite desde pequeno. Infelizmente ela não tem cura apenas tratamento. Tomo diariamente o antibiótico toxiciclina minha oftalmologista pediu para parar, mas é a unica coisa que faz com que minha blefarite não se manifeste. Uso também colírios. O ruim é quando vou na claridade não consigo abrir os olhos. No início foi difícil para os oftalmologistas descobrirem o que eu tinha. Quando era pequeno sempre ficava passando a mão nos olhos que acabou gerando ceratocone nos olhos.

  8. Meu filho está com blefarite a aproximadamente quatro meses, o quadro dele já chegou a ter melhora neste período com uso de antibiótico de uso tópico e pomada oftálmica, mais após ele começar a coçar o olho e novamente o problema voltou e já afetou os dois olhos, eleutilizou uma pomada com corticoide mais o tratamento não surtiu o efeito desejado.

  9. Minha fillha tem blefarite ja faz um ano que faz o tratamento ela ja melhorou muito usando um gel para limpeza dos cilio e um colirio.

  10. tenho blefarite a muito tempo e nao sei mais o quer fazer trabalho com o publico e tenho muita vergonha meus olhos esta inchado e com caspa tenhe tratamento para mim . responda por favor

  11. Boa tarde,

    tenho a 1 ano esse vermelhidão, apenas no olho esquerdo, tenho muita vontade de coçar, me controlo muito, ele lacrimeja o dia todo, minha pele ao redor também fica vermelha, chega a ficar escamosa,

    não sei mais o que fazer, já gastei mais de 2 mil reais em consultas e colírios e pomadas, faço o tratamento mas duas ou três semanas depois volta o problema, me ajudem por favor, sou de Santa Catarina, Rio do Sul, e não sei mais qual médico procurar

  12. Eu tenho blefarite, e faço a limpeza dos olhos com soro caseiro, e tem melhorado muito. O soro caseiro e feito com 1 copo de agua filtrada, 1 colherinha de açucar e a pontinha desta colherinha de sal. Misture bem e pinga umas 6 gotas em cada olho deixando agir por um tempo.

  13. tenho blefarite a mais ou menos 4 anos,fiz o tratamento,e depois de 3 anos sofrendo em indas e vindas em médicos o olho esquerdo melhorou e o direito não.queria saber porque,,,e o olho direito deu 3 vezes terçol e da ultima vez não estourou completamente e tem uma bolinha do lado debaixo do olho e me encomoda bastante,,,o que fazer,,,quando esta muito irritado uso um colirio,,por 7 dias e some toda a caspa ,e uso só xanpu de bebe,,,e tenho uma filha ,,ela pode ter futuramente?…obrigada desde já

  14. Tenho Blefarite, minhas palpebras sempre estão avermelhadas, não tenho secreção nos olhos, apenas ficam vermelhos. Esta situação me afeta bastante, deixa-me depressiva. Tomei antialérgico que ajudou a clarear as palpebras. Preciso de uma resposta de vocês. Será que blefarite pega?

  15. Tratamento excelente, acaba com a inflamação em dois dias (comigo foi assim). Colírio de Euphrasia, encontrado em farmácias homeopáticas.

  16. Alguns anos atra,tive um probrema nos olhos era Blefarite. fiz o tratamento com um colirio otimo,melhorei não voltei mas ao medico.Alguns meses tive uma delatação na pulpila esquerda,os medicos não descobrião o que eu tinha…me falarão que era um probrema no nervo otico q com o passas do tempo poderia melhorar ou levar a cegueira,e não tem tratamento. Li em um jornal que se acaso não fazer o tratamento da Blefarite correto pode aver uma enfcçao nas cornias e se não tratado pode levar a cegueira.Qual seria o nome desta doença e é verdade que vem da BLEFARITE ?

  17. Minha palpebra começou coçar no dia seguinte estavãm enchadas no outro dia mais enchadas não consigo tocar e coça muito o que faço e o olho estar muito vermelho

  18. mim ajudem por favor tenho meus olhos vermelhos diariamente pode ser essa doenca,o q faco muito obg.

  19. A blefarite pode aumentar a proteina c reativa, ou a medicação que estou usando !? Cito o medicamento Restasis (ciclosporina 0,05%)

  20. Tenho blefarite há muitis anos e está me incomodando muito;aparece esses sintomas descritos acima, principalmente vermelhidão nos olhos, ¨caspas¨ nos cilios, ardor nos olhos,e sensibilidade à luz.Será que não é melhor eu já fazer uso constante do colírio para aliviar mais rápido essas secreções além da compressa de água morna ?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *