Blefaroplastia a Laser – Cirurgia das Palpebras

A blefaroplastia a laser é uma operação plástica com o objectivo de remover o excesso de pele enrugada e descaída das pálpebras.

Para que a saúde dos olhos seja perfeita, as pálpebras têm que ser tão saudáveis como os seus olhos. A posição das pálpebras é também importante para a sua aparência. O excesso de pele ou gordura nas pálpebras, pálpebras flácidas, ou pálpebras que curvam para fora ou para dentro, são problemas comuns. Podem causar desconforto aos olhos, e até limitar a visão. Felizmente estes problemas das pálpebras são passiveis de correção através de cirurgia plástica. O que se segue é uma abordagem dos problemas e procedimentos mais comuns, relativos à cirurgia plástica na área da Oftalmologia.

Ptose: queda da pálpebra superior

Ptosis (“toe-sis”) é aparente á nascença (congénita), ou desenvolve-se à medida que a idade avança (evolucional).

Ptose é a condição em que se encontra a pálpebra superior, quando descai sobre o olho.

Depois da cirurgia, a pálpebra superior é recolocada na sua posição normal.

As pálpebras tornam-se flácidas e descaem por várias razões. Algumas crianças nascem com este problema, porque o músculo que suporta a pálpebra, o músculo elevador, se desenvolve anormalmente. A criança com Ptose congénita, inclina a cabeça para trás para conseguir ver, e isto raramente conduz a uma visão deficiente. No entanto, as crianças com Ptose devem ser examinadas pelo Oftalmologista pois podem ter outros problemas oculares associados. A cirurgia que corrige a Ptose, é normalmente recomendada no período pré-escolar para que as crianças possam ver mais facilmente, e melhorar a sua aparência a partir dessa altura. O tipo de cirurgia varia, dependendo sobretudo do grau de flacidez das pálpebras.

A disfunção muscular chamada “miastenia gravis”, pode ser também a causa das pálpebras descaídas ou flácidas. No entanto, a maior parte dos casos de pálpebras descaídas ocorre porque o tendão que liga o músculo elevador com a pálpebra, se torna flácido com a idade. Têm sido aperfeiçoadas várias técnicas cirúrgicas com o intuito de devolver à pálpebra a sua posição normal. A cirurgia corrige o problema encurtando o músculo que abre a pálpebra.

Excesso de pele nas pálpebras

Com o tempo, muitas pessoas acumulam pele em excesso nas pálpebras. A pele das pálpebras é a pele mais fina do corpo e, por isso, tem uma maior apetência para a flacidez. Na pálpebra superior, esta flacidez pode limitar o ângulo de visão, produzir uma sensação de peso, e dar à pessoa o aspecto de um cansaço aparente. Nas pálpebras inferiores, formam-se “sacos”.

O excesso de pele nas pálpebras superiores pode ser removida cirurgicamente com o intuito de melhorar o ângulo de visão e outros sintomas. A remoção do excesso de pele nas pálpebras inferiores ou superiores, pode melhorar a aparência. Se algum tecido adiposo estiver presente, pode remover-se ao mesmo tempo.

O excesso de pele nas pálpebras pode produzir uma sensação de peso bem como limitar o ângulo de visão.

Ectropion: Pálpebras inferiores viradas para fora

A flacidez ou perda de elasticidade da pálpebra inferior, agravada com a idade, permite à pálpebra descair, ou virar-se para fora. As queimaduras nas pálpebras ou doenças de pele, podem também causar este problema. O Ectropion pode causar hipo ou hiper-secreção, vermelhidão, e hiper- sensibilidade à luz ou ao vento. A cirurgia pode devolver à pálpebra a sua posição normal, melhorando esses sintomas.

Entropion: Pálpebras inferiores viradas para dentro

O Entropion também ocorre mais frequentemente à medida que a idade avança. Infecções na parte interior da pálpebra são outras das causas do Entropion. Quando a pálpebra se voltam para dentro, as pestanas e a pele friccionam o olho, tornando-o vermelho, irritado e hiper-sensível à luz e ao vento. Esta desordem pode manifestar-se em qualquer idade, mas é mais comum nas faixas etárias mais avançadas. Se o Entropion não for tratado, poder-se-à formar uma úlcera ocular. Através da cirurgia, a pálpebra pode voltar-se para fora e, voltando assim à sua posição normal, protege o olho melhorando esses sintomas.O entropion pode ter associado triquiase ou seja má implantação das pestanas que podem estar viradas para dentro molestando a cornea necessitando de depilação por diatermia.

Cirurgia plástica das Pálpebras (Blefaroplastia)

A cirurgia plástica das pálpebras é normalmente feita em doentes ambulatórios, com anestesia local. Antes da cirurgia, o Oftalmologista (médico dos olhos) providenciará um exame aos olhos e far-lhe-à algumas recomendações. Se estiver nos seus planos submeter-se a uma cirurgia, não se esqueça de alertar o seu Oftalmologista acerca da medicação que eventualmente possa estar tomar, como por exemplo Aspirina ou fármacos anticoagulantes, e para problemas sanguíneos. Esta cirurgia é normalmente segura; no entanto , como em qualquer outra cirurgia, existem alguns riscos:

O cirurgião (Oftalmologista) tentará pôr ambos os olhos o mais simétricos possível, mas alguma diferença que por vezes possa surgir durante a cicatrização, poderá causar alguma desigualdade a seguir à cirurgia.

O “olho negro” é comum, mas depressa voltará ao normal.

Poder-se-ão sentir os olhos sêcos depois da operação, porque se torna mais difícil fechá-los completamente. Esta irritação geralmente desaparece após a cicatrização.

Complicações sérias são raras. Cicatrizes e infecções podem ocorrer

As técnicas de cirurgia plástica das pálpebras são praticadas com segurança pelo Oftalmologista em doentes ambulatórios. A visão é melhorada, e o conforto e aparência são gratificantes.

Ler também:

-  

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Beneficios Para a Saúde, Cirurgias Plásticas e Estética, Clinicas, Saúde | 6 comentários

6 Comentários no Fórum

  1. Por gentileza eu gostaria de saber o valor da blefaroplastia a laser ? aproximadamente quais são as contra indicações , como sendo : diabetes tipo 2 , fumantes ou ex-fumantes, hipertensos e etc, por favor informe-me desde já agradeço, mui, Kleber G. Pimenta

  2. Oi gostaria de saber se for feita esta cirurgia em crianças quando adulto pode voltar ? Meu irmão tem 4 anos e ja esta encomodando muito !! Obrigada

  3. Bom dia gostaria de saber como é feito a cirurgia de pálpebras a laser e o valor, grata

  4. GOSTARIA DE SABER O VALOR APROXIMADO DESTA CIRUGIA A LASER JÁ QUE FIZ UMA MINI LIFFITING

  5. quero saber o preço da blefaroplastia

  6. Bom dia

    Gostaria de saber qual o valor dessa cirugia.

    Marli

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *