Bolhas

As bolhas são bolsas de água localizadas sobre a pele. O líquido claro e aquoso no interior da bolha é chamado de soro. Este soro vem dos tecidos adjacentes, em resposta á pele quebrada. Se a bolha estiver fechada o soro fornece a proteção natural da pele por baixo da bolha.

As mais pequenas são chamadas de vesículas e as com mais de meia polegada (1,27 cm) são chamadas de bolhas. Existem tambem as bolhas de sangue, cheias de sangue em vez de soro. Existem muitas razões para uma bolha se formar, estas incluem:

Irritação da pele, fatores físicos que irritam a pele, como o atrito (esfregando a pele), produtos químicos irritantes, frio extremo ou calor extremo. As bolhas também podem ser causadas por sapatos apertados ou pelo contacto da pele numa área particular do sapato com mau acabamento.

As bolhas podem também ser causadas pela dermatite de contato, uma reação da pele a algum tipo de produto químico irritante. O frio intenso pode provocar queimaduras, que muitas vezes levam á formação de bolhas. Qualquer tipo de queimadura, até mesmo as queimaduras solares podem desencadear bolhas devido ao excesso de exposição solar.

heel blisters2 Bolhas

Alergias

A dermatite e contacto alérgica, (uma forma de dermatite ou eczema), pode causar bolhas. A dermatite de contato alérgica é causada por uma alergia a um produto químico ou toxina, como a hera venenosa, veneno de carvalho ou do veneno de sumac, também conhecido como Rhus L., um género botânico pertencente à família Anacardiaceae.

Infecções

As infecções que causam bolhas incluem o impetigo bolhoso, uma infecção da pele causada pela bactéria estafilococos, as infecções virais e áreas genitais feridas causadas pelo vírus do herpes simplex (tipo 1 e 2), varicela zoster (VZV), causada pelo vírus varicela-zoster e outras infecções pelo vírus Coxsackie, que são muito comuns durante a infância.

Doenças da pele

As doenças de pele podem também ser uma das causas. Os exemplos incluem a dermatite herpetiforme (doença de Duhring-Brocq), penfigóide bolhoso (pênfigo bolhoso). Existem também formas herdadas deste problema, como a epidermólise bolhosa (onde a pressão arterial, geralmente provoca bolhas) e a porfiria cutânea tarda (onde uma simples exposição ao sol provoca bolhas).

Medicamentos

Muitos medicamentos, tais como o ácido nalidíxico (Neggram) e a furosemida (Lasix) podem causar reacções cutâneas em alguns casos. Outros, como a doxiciclina (Vibramycin) podem aumentar o risco de bolhas de queimaduras solares, por serem medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à exposição solar. 

Em casos mais drásticos, algumas destas drogas podem provocar graves doenças e pôr em perigo a nossa própria vida, como o eritema polimórfico ( eritema polimorfo) ou a necrólise epidérmica tóxica, também conhecida como NET, uma doença que causa danos agudos na pele e geralmente afeta 30% ou mais da superfície corporal.

Sintomas

Em geral, as bolhas são redondas ou ovais e contêm líquido. Apresentam-se sobre a pele, podem ser dolorosas e apresentarem comichão, ou podem não ter nenhum sintoma. Os sintomas variam dependendo da causa:

Irritação, queimaduras e alergias: as bolhas causadas pelo atrito e queimaduras são geralmente dolorosas. As bolhas formadas devido ao eczema podem ser acompanhadas por vermelhidão, coceira intensa e pequenos inchaços na zona afetada.

Infecção: quando formam-se bolhas devido à infecção, os sintomas dependem do tipo de infecção. Alguns exemplos são: impetigo bolhoso, a pele afetada pode tornar-se vermelha e as bolhas rompem-se facilmente.

Herpes simplex vírus: quando este é a causa, as bolhas minúsculas são normalmente conhecidas como queilite, herpes ou herpes simples. Estas geralmente aparecem nos lábios e podem ser tratadas com o creme Omcilon. Você poderá sentir coceira(Ler: Coceira Vaginal), formigamento, inchaço e vermelhidão na pele afetada quando aparecerem bolhas.

Quando as bolhas rebentam, o fluido começa a vazar e formam-se feridas dolorosas. O herpes simplex tipo 2 é a causa mais comum do herpes genital, uma infecção transmitida sexualmente (embora o herpes tipo 1, também possa causar herpes genital).

Normalmente, surgem pequenas saliências vermelhas sobre a área afetada antes das bolhas, geralmente na área da vagina ou no pênis, nádegas, coxas ou no ânus. Outros sintomas podem incluir febre, dores musculares, dor de cabeça e sensação de queimação ao urinar.

Quando a causa é o vírus varicela zoster, o vírus causador da varicela (catapora), a infecção começa com uma erupção cutânea difusa, ardor e rapidamente fornam-se bolhas que coçam muito.

Vírus Coxsackie: O vírus Coxsackie A16 pode causar uma condição geralmente chamada doença da mão, febre, vesículas dolorosas que ocorrem frequentemente nas mãos, plantas dos pés ou boca.

Doenças da pele: o eritema multiforme geralmente provoca bolhas nas palmas das mãos, antebraços, solas e membranas mucosas dos olhos, nariz, boca e genitais. Outros sintomas incluem febre, dor de garganta, tosse e dores musculares.

A doença auto-imune (também conhecida como doença bolhosa devido á existencia de grandes bolhas) também podem variar de aparência. A dermatite herpetiforme provoca colisões vermelhas ou bolhas e coceira. A penfigóide ou pênfigo, uma condição rara que afeta principalmente os idosos causa bolhas dentro da boca e na superfície da pele.

Medicamentos: As reações ás drogas variam. Em alguns casos, surge apenas uma sensíbilidade ao sol, que pode causar queimaduras solares sérias quando a pele é exposta ao sol demasiado tempo. Em reacções mais graves, como a NET (necrólise epidérmica tóxica), as bolhas podem afetar grandes áreas de tecido, incluindo partes do trato respiratório e digestivo, acompanhados de febre e mal estar.

Diagnóstico

Se não for clara a causa das bolhas, o médico irá abordar algumas questões sobre os antecedentes familiares e histórico médico, incluindo todas as alergias que você teve e os medicamentos que toma, incluindo medicamentos sem receita médica, ou se costuma estar em contacto com produtos químicos irritantes ou alérgenos.

O médico muitas vezes diagnostica a sua causa simplesmente pela aparência e histórico de saúde. Se o médico suspeitar de alguma reação alérgica pode recomendar a realização de testes com produtos químicos para identificar o alérgeno. As doenças bolhosas podem tambem ser diagnosticadas através de uma biópsia da pele, em que é removido um pequeno pedaço de tecido e examinado em laboratório.

Duração

A duração das bolhas depende da causa. Por exemplo, as bolhas causadas pela irritação geralmente desaparecem por si só dentro de alguns dias, e as desencadeadas por infecções e doenças de pele podem permanecer por semanas ou meses. 

Quando se trata de doença auto-imune, as bolhas podem ser crónicas e exigem um tratamento contínuo. Em infecções de pele, incluindo a infecção pelo vírus do herpes simplex, as lesões podem reaparecer periodicamente. As doenças bolhosas da pele devido a causas hereditárias são também condições crónicas.

Prevenção de bolhas

Existem muitas estratégias para prevenir bolhas causadas pela irritação da pele. Você pode usar sapatos confortáveis, que se encaixam bem, com palmilhas proprias para absorver melhor o suor. Usar protetor solar para proteger a pele do sol.

Tenha especial cuidado em evitar exposições ao sol, se você estiver a tomar medicamentos que causam sensibilidade ao sol, como a doxiciclina. Durante os meses mais frios, use luvas, cachecóis, chapéus e meias grossas para proteger a sua pele das baixas temperaturas e ventos frios e secos.

Evite tanto quanto possível, os irritantes e alérgenos, que tendem a desencadear o eczema, como certos produtos de higiene (banhos de espuma), sprays de higiene feminina, certos metais usados em jóias, principalmente níquel e irritantes das plantas tais como a hera venenosa.

Para evitar bolhas causadas por infecções, lave as mãos frequentemente e nunca toque em feridas e cortes de outra pessoa. Para reduzir o risco de herpes simples, nunca tenha relações sexuais (mesmo com preservativo) com alguém que tem um herpes ativo.

Para evitar a propagação de infecções na infância, tente impedir as crianças de compartilhar brinquedos e utensílios que outra criança brinca com a boca.

Para evitar a varicela e para ajudar a prevenir, vacine o seu filho com a vacina contra a varicela. As pessoas que tenham tido varicela devem evitar estar com pessoas que têm varicela ou herpes até todas as bolhas terem criado a crosta. Os adultos podem ser vacinados se nunca tiveram varicela, especialmente se o risco de exposição (por exemplo, funcionários de creches e professores).

Tratamento de bolhas

Em geral, o melhor é não tocar nas bolhas. Proteja sempre a pele subjacente, porque as bolhas e feridas abertas podem aumentar a hipotese de infecção. Proteja as bolhas cobrindo-as com curativos até estas curarem-se por si mesmas. Se a bolha rebentar, lave a área com água e sabão e em seguida, coloque uma bandagem. Se a bolha é invulgarmente grande ou dolorosa, o médico pode drená-la e aplicar um creme para prevenir a infecção bacteriana.

O tratamento de bolhas causadas pelo eczema, infecções e outras doenças varia. Alguns casos de eczema podem ser tratados com cremes de corticosteróides ou comprimidos. As infecções por Herpes simples e herpes zoster são muitas vezes tratadas com medicamentos antivirais.

Para o impetigo, podem-se receitar cremes antibióticos ou comprimidos. A varicela e o vírus Coxsackie geralmente desaparecem sozinhos. A comichão causada pela catapora pode ser aliviada com o passar de cremes para aliviar a coceira como o creme de calamina. No eritema multiforme causado por medicamentos, a medicação deve ser interrompida imediatamente.

O penfigoide (pênfigo) pode ser tratado com corticosteróides e outros agentes imunossupressores. A dermatite herpetiforme é associada com a doença celíaca (uma condição que se desenvolve como uma reação imune ao glúten na dieta), as pessoas com dermatite herpetiforme podem seguir uma dieta que não inclui qualquer glúten (uma substância encontrada na maioria dos grãos).

A porfiria pode ser tratada com a remoção regular de sangue (flebotomia), ou medicamentos, incluindo a colestiramina (Questran), cloroquina (Aralen) e carotenóides.

Informações adicionais

Instituto Nacional de Artrite e Doenças músculo-esqueléticas e da pele (Instituto Nacional de Enfermedades y Musculoesqueléticas Artritis y de la Piel) Centro de Información de los Institutos Nacionales de Salud um círculo AMS Bethesda, MD 20892-3675 Teléfono: 301-495-4484 Gratuito: 1 -877-226-4267 Fax: 301-718-6366 TTY: 301-565-2966 http://www.niams.nih.gov/

Centers for Disease Control and Prevention, CDC (Centers for Disease Control and Prevention) 1600 Clifton Road Atlanta, GA 30333 Telefone: 404-639-3534 Ligação gratuita: 1-800-311-3435 . gov /

American Social Health Association (American Social Health Association ), PO Box 13827 Research Triangle Park, NC 27709 Telefone: 919-361-8400 Fax: 919-361-8425 http://www.ashastd.org/

Fotos de bolhas:

800px blister Bolhas

Herpes Blister Bolhas

 Blister2 Bolhas

03. Junho 2011 by admin
Em: Dermatologia | 1 comentário

One Comment

  1. Pingback: Inibidores da ECA (inibidor da enzima de conversão da angiotensina) | Developping

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *