Cadeira de segurança para bebé

O que é uma cadeira de segurança para bebé e porque é que o meu filho precisa dela?

Uma cadeira de segurança para automóvel é uma cadeira almofadada que suporta o corpo da criança em cada ombro e anca e entre as pernas. Os acidentes rodoviários são a principal causa de lesões ou morte nas crianças, mais que qualquer outro tipo de lesão. Se utilizar uma cadeira de segurança para automóvel correctamente poderá evitar muitas destas lesões. É obrigatório, por lei, que as crianças estejam numa cadeira de segurança aprovada durante uma viagem de carro. As crianças entre os 27 kg e os 36 kg deverão utilizar cadeiras de segurança. A cadeira deverá ser utilizada sempre que o seu filho esteja dentro do carro.

Que cadeira auto é que devo adquirir e como é que a utilizo?

Os fabricantes de cadeiras de segurança devem seguir as normas governamentais de segurança. Procure uma cadeira de segurança fabricada após o dia 1 de Janeiro de 1981. A cadeira de segurança deverá ter um autocolante a comprovar que está em conformidade com as regras de segurança.

A melhor cadeira de segurança para automóvel é aquela que se adapta à altura e peso do seu filho tal como ao seu carro. Experimente diferentes cadeiras de segurança no seu carro antes de comprar uma delas. Certifique-se de que pode apertar bem o cinto do carro. Não deverá haver qualquer folga ao longo do cinto na cadeira de segurança. Escolha uma cadeira com faixas que possa apertar, ou soltar, facilmente com a cadeira dentro do carro. O cinto do carro não deverá ter dificuldades em atravessar a cadeira.

As cadeiras de segurança conversíveis podem ser utilizadas desde o nascimento até aos 18 kg. Esta cadeira de segurança pode ser utilizada de costas, no caso dos bebés, e virada para a frente, no caso de crianças com pelo menos 10 kg e um ano de idade. As cadeiras de segurança conversíveis podem ser utilizadas durante mais tempo, pois servem tanto para os bebés como para as crianças mais velhas. Mas este tipo de cadeira de segurança é maior e mais pesado que uma cadeira infantil. As cadeiras de segurança conversíveis podem não se adaptar tão bem aos bebés recém-nascidos como as cadeiras de segurança infantis. Cada cadeira de segurança conversível tem o seu próprio método de apertar o cinto de segurança para quando estiver virada de costas ou de frente.

Envie o formulário que acompanha a cadeira de segurança, para a poder registar na empresa que a fabricou. Este formulário ajuda a empresa a localizá-lo(a), no caso de ocorrerem problemas com a cadeira de segurança. Quando adquirir uma cadeira de segurança para automóvel, certifique-se de que esta tem todas as peças. Deverá guardar e ler o livro de instruções, tanto para uma cadeira de segurança nova como usada. Leia as instruções cuidadosamente, para que a cadeira de segurança seja utilizada correctamente

No caso do seu veículo ter air bags para o passageiro, coloque sempre o seu bebé na sua cadeira de segurança e no banco de trás do carro. Os air bags do lado do passageiro podem magoar, ou mesmo matar, as crianças quando as suas cadeiras estiverem no banco da frente.

Aperte as faixas na cadeira de segurança por cima dos ombros do seu filho. Deverá ser capaz de deslizar apenas um dedo por baixo da faixa de fixação no peito.

As seguintes regras para a idade e o peso ajudá-lo(a)-ão a escolher, e utilizar correctamente, a sua cadeira de segurança:

Nascimento até a um ano de idade (10Kg):

Coloque uma cadeira de segurança infantil ou conversível no banco de trás do carro, virada de costas. Esta posição protege o pescoço do seu bebé contra lesões graves na medula espinal, no caso de ter um acidente. Siga as instruções e prenda o cinto de segurança do veículo da forma correcta na cadeira de segurança. Aperte bem o cinto de segurança.

Aperte as faixas de fixação de forma a adaptarem-se perfeitamente aos ombros e entre as pernas do bebé. Aperte as faixas de fixação antes de colocar cobertores sobre o bebé. Mantenha as faixas dos ombros nas ranhuras da cadeira de segurança ao nível, ou mesmo por baixo, dos ombros do bebé.

Um banco de automóvel sem apoio para a cabeça ou sem bandeja é o ideal para os primeiros meses dos bebés, como também nos casos de um um bebé prematuro. Uma cadeira de segurança com cinco pontos de fixação é o ideal para recém-nascidos, pois pode ser ajustada na perfeição.

Forre os lados da cadeira de segurança com fraldas de pano ou com cobertores macios, para evitar que o recém-nascido escorregue ou fique torto. Incline a cadeira de segurança para trás se a cabeça do bebé cair para a frente. Poderá fazê-lo colocando uma toalha enrolada por baixo da parte da frente da base da cadeira de segurança. Certifique-se de que as faixas da cadeira de segurança estão direitas e que não estão torcidas. O seu bebé deverá vestir roupas que permitam passar as faixas pelo meio das pernas.

Um ano de idade (10Kg a 18Kg):

Utilize uma cadeira conversível ou uma cadeira para criança (na idade de aprender a andar) virada para frente enquanto o seu filho se conseguir sentar na cadeira. Aperte bem o cinto de segurança do carro depois de o passar pela cadeira de segurança. Mantenha sempre a faixa de fixação numa posição confortável. Aperte ou solte a faixa à medida que o seu filho cresce, ou que a roupa exterior muda. Aperte as faixas dos ombros através das ranhuras superiores de fixação.

18Kg a 36Kg:

Utilize um dos métodos a seguir quando o seu filho ficar demasiado crescido para a cadeira conversível ou de criança.

Se o carro tiver um cinto de segurança de colo/ombro no banco traseiro, utilize uma cadeira de reforço que coloque o cinto de segurança na posição correcta. Feche o cinto de colo ao longo das ancas da criança. O cinto de ombro não deverá cruzar a face ou a frente do pescoço. Utilize apenas o cinto de colo/ombro se este se adaptar correctamente. Não deverá cruzar a face ou o pescoço, nem cruzar o abdómen (barriga). O cinto deverá adaptar-se ao longo das ancas da criança.

Utilize uma cadeira de reforço do tipo de escudo, presa no lugar pelo cinto de colo do carro se não existir um cinto de segurança traseiro de colo/ombro. Os reforços em escudo não protegem a parte superior do corpo tão bem como as cadeiras de reforço que utilizam um cinto de segurança de colo/ombro. Mas uma cadeira de reforço do tipo de escudo é melhor que um cinto de segurança de colo utilizado sozinho e que não se adapte bem.
Utilize o cinto de segurança de colo se não tiver qualquer outro meio de manter a sua criança segura no carro. Coloque o cinto baixo sobre as ancas da sua criança e aperte o cinto.

36Kg a 137 cm

Certifique-se de que o cinto de segurança no seu carro se adapta bem ao seu filho. Este adapta-se bem ao banco quando as pernas tiverem um comprimento suficiente para que os joelhos dobrem na extremidade do banco. Quando estiver sentado no banco, as nádegas do seu filho deverão estar encostadas às costas do banco. Utilize o cinto de segurança no carro sempre que o seu filho estiver num carro em movimento. O cinto de segurança de ombro deverá estar fixo ao longo do ombro. O cinto de segurança de colo deverá estar baixo e direito, ao longo das ancas da criança. O cinto de segurança de colo não deverá cruzar o abdómen da criança. Nunca coloque o cinto de segurança de ombro por baixo do braço da criança ou por trás das costas.

Que outras coisas é que posso fazer para manter o meu filho seguro num carro?

Antes de colocar o seu filho na cadeira de segurança, certifique-se de que esta não está demasiado quente. As faixas e os cintos quentes podem queimar o seu filho. Cubra o banco do carro com uma toalha ou um lençol sempre que esteja um tempo quente, ou sempre que estacione num local exposto à luz directa do sol.

Elogie sempre o seu filho pelo bom comportamento dentro do carro. Nunca deixe que uma criança agitada fique fora da cadeira de segurança, ou sem cinto de segurança, enquanto o carro estiver em movimento. Se o seu filho tentar sair da cadeira ou desapertar o cinto de segurança, encoste e pare o carro. Diga ao seu filho que não continua a viagem enquanto o cinto de segurança ou a cadeira de segurança não estiverem fixos e seguros.

Dê o exemplo aos seus filhos. Todas as pessoas no carro deverão apertar o cinto. Pare várias vezes antes do seu filho ficar irrequieto, para que faça exercício.

Fotos de algumas sugestões de cadeiras de segurança para bebé

Cadeira Auto Bebe Confort

Bebe Confort - Axiss Lifestyle Grey

Cadeira Auto - Marca Brevi

Cadeira de segurança auto - Marca - Chicco - Neptune

Cadeira auto Fisher Price

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Outros Temas | 2 comentários

2 Comentários no Fórum

  1. olhe na internet que vc vai saber Quadeira que vc que compra pra sua filha eu comprei uma pra minha filha comfortavel de ma+++++++++

  2. tenho uma filha com 2 anos pesa 13kg e gostaria de saber que tipo de cadeira é apropriada para ela andar de carro se puderem mandem foto da cadeira. obrigadp

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *