Calêndula

Publicidade

Tem problemas de pele, nomeadamente pele seca? Pare de comprar produtos cosméticos que lhe custam uma fortuna. Saiba que a calêndula é uma aliada perfeita no combate à pele seca e uma pérola na homeopatia.

Propriedades Medicinais, Benefícios e Indicações Terapêuticas

Tendo na sua composição óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonóides na sua composição a calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, desinfectantes, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas. Ler: Calêndula para Queimaduras.

Efeitos Colaterais

O seu uso está contra indicado para as grávidas e alerta-se que o seu uso excessivo poderá causar um surto de depressão, nervosismo, falta de apetite, náuseas e vómitos.

Os princípios activos da planta permitem usos que vão desde o combate ao acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras na mama, varizes, candidíase, verrugas, vómitos, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja (miliária), cólicas menstruai, ajuda a clarear manchas e inflamações, micoses nos pés (pé de atleta), micoses vaginais (candidíase).

Publicidade

Muito embora não nos apercebamos a Calêndula chega-nos diariamente a casa e raro será o dia em que não fazemos utilização da planta. A planta faz parte da composição química dos nossos champôs, loções, sabonetes, pomadas e cremes.

É também uma planta imensamente utilizada pela indústria farmacêutica que se dedica à produção de comprimidos e drageias de toma oral e pomadas para uso tópico.

Como fazer uso da planta em estado bruto em casa?

Para resolver problemas internos do seu organismo (exemplos explanados em cima), faça um chá de calêndula. Junte 2 colheres de sopa das flores da calêndula por cada caneca de água, ferva tudo, deixe repousar durante 10 minutos e tome meia caneca de manhã e meia caneca ao final do dia.

Para uso externo, nomeadamente queimaduras e acne, prepare uma cataplasma: espalme com as mãos ou pressione algumas folhas e flores da calêndula e coloque por cima da zona afectada.

Outra forma de preparar uma cataplasma passa por preparar o chá de calêndula, após estar preparado mergulhe uma compressa no líquido e aplique na zona afectada 3 ou 4 vezes ao dia. Em ambos os casos deixe actuar durante 30 minutos.

Acrescentamos mais um motivo para ter a calêndula por perto: é um ornamento decorativo muito versátil e interessante: a flor tem uma coloração entre o amarelo e o cor de laranja e liberta um aroma muito agradável. E flores em que as pétalas abrem quando o sol nasce e fecham quando o sol se põe, como é o caso, fizeram sempre parte do nosso imaginário.

Publicidade

19. Abril 2012 by admin

7 Comentários no Fórum

  1. Oi Tereza Figueiredo!
    Curei minha cadela com esse mesmo problema com auto-hemoterapia, foi um milagre…
    Na quinta aplicacao ela já não tinha mais nada e nunca mais voltou e tirei a ração da marca royal canin tbm, me falaram que muitos cães tem alergia dessa ração…

    PS. Antes da auto-hemoterapia eu já tinha testado todos os tipos de tratamento existente.

  2. Tenho um cachorro American bulldog Albino que tem problemas dermatológicos. Já teve eczema úmido e agora tem bolinhas que vem e vão sem que se saiba a causa. Ele se coça e se fere. Uso Alantol pois ele já tomou corticoide e ficou tudo bem um tempo mas voltou. Não quero ficar dando cortisona a cada episódio. Existe algum tratamento natural com ervas tipo pomada de calenduls queossa ajudar? Desde já obrigada
    Thereza.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *