Campral (acamprosato): Medicamento Incrivelmente Eficaz para Tratamento do alcoolismo

Para que serve? O Campral (acamprosato) é um medicamento aprovado para o tratamento do alcoolismo, que tem vindo a ser primordialmente utilizado na Europa há já muitos anos.

Nos Estados Unidos o Campral é também utilizado para o mesmo efeito, se bem que aqui só foi aprovado pela US Food and Drug Administration em 2004.

medicamento-campral-acamprosato-para-tratar-o-alcoolismo

Como funciona?

Ainda que não seja entendido a 100% de que forma é que o Campral contribui para a manutenção da abstinência do álcool, acredita-se que este fármaco apresente a capacidade de reestabelecer o equilíbrio químico do cérebro, que após o consumo abusivo de álcool a longo prazo acaba por ser afetado.

Enquanto o Antabuse contribui para um mal-estar acentuado após o consumo de álcool e o Naltrexona bloqueia os efeitos do álcool no cérebro, o Campral atua através do alívio do desconforto físico e mental experienciado por quem tenta deixar de beber.

De acordo com a Forest Laboratories, distribuidora do produto em território Norte-Americano, o mesmo ajuda a reduzir alguns sintomas provocados pela abstinência alcoólica, como é o caso da ansiedade, suores e distúrbios do sono.

De que forma é administrado o Campral?

O Campral é prescrito em comprimidos de 333 mg, geralmente tomados três vezes por dia. Para pacientes que sofram de determinados problemas de saúde, tais como problemas de rins, esta dose pode ser reajustada pelo profissional de saúde responsável pelo acompanhamento do paciente. Estes comprimidos apresentam a particularidade de terem de ser engolidos inteiros e nunca esmagados.

Uma vez que os efeitos colaterais do Campral tendem a revelar-se muito moderados e o medicamento em si não provoca adicção, os pacientes são instruídos a tomá-lo durante 12 meses.

Quais são os efeitos colaterais?

A maior parte dos efeitos secundários reportados tendem a revelar-se de natureza muito moderada e também temporários.

  • Diarreia
  • Tonturas
  • Gases
  • Boca seca
  • Dor de cabeça
  • Insónia
  • Coceira
  • Dores musculares e nas articulações
  • Perda de apetite
  • Suores
O que Procura?
9 Benefícios Incríveis do Lactobacillus Acidophilus para a Saúde

No entanto, em casos raros, o Campral pode dar origem a efeitos secundários mais severos:

Contraindicações e Quem pode tomar o Campral?

Quem parou de consumir álcool pode começar a tomar o Campral. Este medicamento não deverá, no entanto, ser tomado por quem sofra dos seguintes problemas de saúde:

  • Depressão
  • Insuficiência renal
  • Pensamentos suicidas
  • Alergia a Campral e outros medicamentos
  • Reacção alérgica a corantes e conservantes

Mulheres grávidas ou a tentar engravidar, bem como mães em fase de amamentação, também não deverão tomar este medicamento.

O que o Campral não consegue fazer?

O fármaco não consegue fazer com que uma pessoa pare de beber. Este medicamento também não consegue eliminar por completo os sintomas iniciais de desintoxicação. No entanto, pode ajudar a amenizar distúrbios do sono.

O Campral é eficaz?

Tal como os restantes medicamentos aprovados para o tratamento do álcool, o Campral é apenas eficaz quando conjugado com outras terapias de tratamento, como é o caso de terapias de grupo.

alcoolismo-e-terapias-de-grupo

De acordo com os estudos realizados até à data pela FDA e outras entidades, o nível de eficácia deste medicamento não é conclusivo, tendo revelado maior eficácia do que o placebo em alguns estudos, que posteriormente acabaram sendo contestados por outros com resultados muito diferentes.

Essencialmente, isto significa que, tal como qualquer outro tratamento, os resultados não são iguais para toda a gente. Há quem relate resultados positivos resultantes da utilização deste fármaco, tal como há quem afirme que o mesmo pouco ou nada ajudou.

Preço

O preço do medicamento Campral é de aproximadamente 17 euros em Portugal e 70 reais no Brasil. Para mais informações sobre a bula do medicamento visite o folheto do Infarmed disponível para consulta em PDF.

loading...

26. Outubro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *