Cancro da Boca (lábio e língua)

O cancro do lábio ou o cancro da língua são os tipos mais comuns de cancro da boca. Com menos frequência envolve o fundo da boca, o interior da face ou do palato. Também pode começar numa das glândulas salivares. Como em muitas variedades de cancro, o diagnóstico precoce é importante para maximizar os benefícios de qualquer tratamento e reduzir as possibilidades de o cancro se propagar a outras partes do corpo.

Causas do cancro da boca (lábio e língua)

O cancro da boca está normalmente relacionado com o uso do tabaco. Trocar os cigarros pelo cachimbo ou charutos, ou usar tabaco de inalar e mascar não reduz o risco. Reter uma determinada quantidade de tabaco na boca durante bastante tempo é perigoso. Pode causar leucoplasia, um estado pré-canceroso bem conhecido.

Noutros factores que podem incentivar o desenvolvimento de cancro da boca incluem-se:

Consumo excessivo de álcool
Combinar bebidas alcoólicas com o fumo de cachimbo
Ajustamento deficiente da dentadura
Mau estado da dentição, especialmente dentes ásperos ou pontiagudos
Irritação permanente da língua devido a aresta cortante de um dente
Mascar a noz de areca da folha de bétele

A combinação de álcool e o fumo de cigarro pode ser grave, dado que a absorção das substâncias cancerígenas (carcinogéneos) pelo fumo do cigarro é potenciada pelo álcool. Veja também outras causas genéricas e a evolução do cancro em geral.

Sinais e sintomas de cancro da boca (lábio e língua)

Quaisquer manchas ou protuberâncias na boca que permaneçam durante um longo período de tempo e não dêem sinais de desaparecimento deveriam ser examinados por um médico. Paralelamente, qualquer greta, fissura ou úlcera no lábio ou na boca que não cicatrize deveriam ser examinadas. Um tumor em desenvolvimento pode não causar dor, mas pode estender-se e formar úlceras que podem sangrar. Os cancros da língua têm tendência a ser dolorosos e dar azo a sentir a língua anormalmente espessa e rígida. Pode haver dificuldade em falar correctamente ou em engolir.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

O que Procura?
DermaRoller

Qualquer protuberância ou alteração do tecido na boca que não desaparece no espaço de um mês deveria ser reportado a um médico. Os dentistas podem diagnosticar os cancros orais durante os exames de rotina aos dentes. Uma pequena biopsia (removendo uma pequena parcela de tecido para análise) pode confirmar o diagnóstico.

Como prevenir – Cuidados a ter:

A prevenção é baseada no conhecimento das causas e na forma de as eliminar. Veja designadamente o nosso artigo sobre o cancro em geral. Uma precaução inteligente é desde logo deixar de fumar.

Tratamento do cancro da boca (lábio e língua)

O tratamento consiste na remoção cirúrgica de todos os tecidos cancerosos, na radioterapia ou na combinação entre ambas. Quando um cancro oral é tratado desde o seu início, as perspectivas são boas, mas se houver atraso serão menos positivas.

loading...

17. Março 2011 by admin

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. hoje é o meu aniversário e ontem recebi uma das piores noticias. O meu pai recebeu os resultados da biopsia que fez a lingua e deu positivo. Ficamos em choque. de reprente o ceu caiu em cima de nos. O meu pai é fumador desde adolescente e tem 62 anos. Qual a esperança de recuperação? e qual a melhor forma de contar ao meu filho que adora o avô e tem sido criado por ele, o que o avô tem? O meu filho tem 9 anos e já se vai apercebendo das coisas.

  2. Olá…estou com uma lesão no final da lingua q doi e tive febre sou fumante e estou muito preocupada e com medo

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *