Carqueja

A carqueja é uma planta medicinal com uma cor verde viva e pode crescer até um metro de altura. Produz flores amarelas/esbranquiçadas e normalmente é encontrada no Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e no norte da Argentina.

No passado a carqueja foi associada à fitoterapia e foi descrita com várias propriedades terapêuticas, sendo de destacar as seguintes: é um tónico, amargo, febrífugo, estomático, antiasmática, anti-inflamatória, anti-reumática e antibiótica. É indicada para casos de dispepsia, gastroenterite, problemas no fígado e diarreias.

A carqueja já foi utilizada para outros tratamentos, nomeadamente, a malária, diabetes, úlceras no estômago, amigdalites, anginas, anemias, inflamações urinárias, má circulação sanguínea e indigestões.

Esta planta é muito popular sobretudo no Brasil, para resolver problemas de afeções hepáticas, fortalecer o estômago e eliminar obstrução do fígado. A carqueja já foi associada também como solução para gripes e vírus do estômago derivado das suas propriedades antivirais.

Atualmente é utilizada na maioria dos casos para problemas no fígado, estômago, vesícula biliar, intestino, diarreias, anemias, gripe e febre. É uma excelente aliada também no processo de emagrecimento e ajuda a combater a anemia.

O chá de carqueja está cheio de benefícios para a saúde, daí ser bastante famoso para quem deseja perder peso, porque é um excelente inibidor de apetite, apresenta um sabor agradável, funciona como um diurético e ainda auxilia na eliminação das toxinas presentes na urina e no sangue.

Indicações

O chá de carqueja é indicado para má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, gripe, febre, fraqueza e mal-estar. Para uma boa preparação do seu chá, junte duas colheres de sopa de erva com 500 ml de água, deixe ferver e beba duas a três chávenas por dia.

Se tem problemas com a digestão pode também optar por tomar a carqueja em cápsula ou comprimido em cada refeição.

Para uma utilização externa (indicado sobretudo para dor e inflamação) utilize 60g da erva, um litro de água e aplique sobre a área dorida ou inflamada.

A carqueja é uma planta sem qualquer perigo e não é tóxica, mas mesmo assim deve ser usado com moderação para não provocar efeitos indesejados.

O que Procura?
Inalação de Vapor com Óleo Essencial de Eucalipto: Efeitos Colaterais e Contra Indicações

Também pode ser usada na culinária, sobretudo na preparação de carnes gordas, podendo acrescentar flores de carqueja ou hastes para o tempero.

Contra indicações

Tem algumas contra indicações importantes a ter em conta que são as seguintes: Não deve ser tomada por grávidas porque age como um estimulante uterino; É uma planta não indicada para pessoas que sofram hipotensão, porque ela apresenta propriedades hipotensivas; Pessoas que usam medicação para o coração, devem informar-se primeiro com o seu médico antes de usar a planta;

Trata-se de uma planta que baixa o nível de glicose do sangue e por isso não é indicada para pessoas que sofram de hipoglicemia e os diabéticos antes de a utilizar devem sempre consultar o seu médico, por causa dos controlos dos níveis de açúcar no sangue.

Se está a tomar outros medicamentos tenha cuidado porque a carqueja reforça os efeitos dos medicamentos contra a hipertensão, diabetes, insulina e poderá eliminar efeitos de alguns medicamentos metabolizados no fígado.

loading...

11. Abril 2012 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. gostaria saber se carqueijo elimina gordura localizada na barriga,nao queria perder mais peso so a barriguinha.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *