Cáscara Sagrada

A Cáscara Sagrada é uma planta medicinal proveniente das Montanhas Rochosas dos E.U.A. e nos inícios era utilizada como purgativo, favorecendo assim o peristaltismo. Na Europa aplica-se sobretudo como um laxante e tónico corporal.

Benefícios e Propriedades Medicinais da Cáscara Sagrada

A Cáscara Sagrada é indicada sobretudo para pessoas que sofrem de prisão de ventre e isto deve-se às suas propriedades laxativas, constituída por compostos designados por antraquinonas que estão presentes na planta.

Para que serve

Esta planta torna mais fácil e mais rápida a evacuação intestinal, estimulando as terminações nervosas na parede intestinal, evitando assim a absorção excessiva de água e desidratação das fezes. É indicado principalmente para obstipação geral ou crónica, flatulência e serve como laxante.

Muitas pessoas sofrem de obstipação e na maior parte dos casos deve-se a uma alimentação pobre, falta de atividade física e a alguns medicamentos e a Cáscara Sagrada pode ser uma boa solução para ajudar a combater esse problema.

Efeitos Colaterais

Apresenta alguns efeitos colaterais que devem ser tidos em conta como: cansaço, dependência laxativa, diminuição de potássio no sangue, falta de apetite, fraqueza, suores, tonturas e vómitos.

Indicações

A Cáscara Sagrada apresenta diversas recomendações terapêuticas, das quais se podem destacar as seguintes: obstipação crónica, colecistite crônica, litíase biliar e meteorismo.

Os benefícios da Cáscara Sagrada são vários, mas destacam-se os seguintes: Prisão de ventre; Cálculos biliares (faz aumentar a secreção da bile e auxilia a dissolução dos cálculos biliares); Problemas do fígado (faz aumentar a função hepática).

Além de todos estes benefícios a planta apresenta diversas ações medicinais como a estimulação e ação peristáltica do cólon que fazem estimular a produção de secreções digestivas em vários órgãos, ajudando assim a dissolver os cálculos biliares.

Se optar pelo chá de Cáscara Sagrada, utilize para cada chávena de água fervida uma colher de cascas picadas ou em pó. A Cáscara Sagrada é bastante amarga e muita gente não aprecia o seu sabor. O que pode fazer é acrescentar mel ou açúcar ou em último caso adicionar a outro tipo de chá.

Existe também a opção por comprimido ou cápsulas, que apesar de ser fitoterápico e natural, não é aconselhável por longos períodos, uma vez que pode gerar dependência.

A Cáscara Sagrada apresenta algumas contra indicações, nomeadamente para mulheres grávida, pessoas com diverticulite, colite ulcerativa grave, insuficiência cardíaca congestiva, doenças cardíacas, anemias, apendicite, doenças no fígado, hérnia abdominal ou renal.

Não deve utilizar a Cáscara Sagrada se tiver cólicas abdominais, náuseas, obstrução intestinal, doenças inflamatórias do cólon, desidratação grave, vómitos ou se notar alguma presença de sangue nas fezes.

É importante também ter em conta alguns aspetos que podem passar despercebidos e que são de extrema importância e que dizem respeito à casca fresca de Cáscara Sagrada, porque se for uma casca recém colhida não deve ser utilizada porque pode causar vómitos e diarreias.

A casca deve ter no mínimo um ano e só depois então pode ser utilizada, mas se realmente quiser desfazer-se de todas as dúvidas, marque uma consulta com o seu médico para saber se realmente é o mais indicado para si ou não.

A Cáscara Sagrada Emagrece?

Não, a planta não emagrece. Esta é apenas mais uma planta que ajuda a eliminar líquidos do seu corpo passando a impressão de perda de peso, mas ao repor este líquido você recupera novamente o peso, pois não ajuda a reduzir o apetite nem a queimar gorduras.

Em: Plantas Medicinais | 1 comentário

One Comment

  1. meu cabelo esta caindo muito , é bastante oleoso,tenho 64 anos , gostaria tambem de saber se posso pagar com boleto bancario, pois o cartão de minha conta bancaria e´junto com meu esposo ,temos a conta conjunta, me responda por favor , moro em porto alegre capital r/s

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *