Caspa

A caspa ou dermatite saborreica é uma descamação do couro cabeludo causada pela mistura de secreção sebácea e queratina que começa a soltar-se quando ocorre uma superprodução de óleo (oleosidade). A caspa é um problema capilar que surge devido a causas de stress, de alterações hormonais e até banhos quentes.

caspa

Para tratar a caspa, é recomendado usar cosméticos á base de octopirox, piritionato de zinco, alcatrão, ácido salicílico, sulfato de selênio ou de zinco. Na hora de tratar a caspa, peça a orientação de um dermatologista.

Caspa? Eu?

Sim, a caspa é muito mais comum do que imagina. Muita gente relaciona caspa com falta de higiene mas não é verdade. O que existe é uma predisposição genética. Algumas pessoas têm mais gordura no couro cabeludo que outras, e é sabido que o fungo causador do problema “gosta” de ambientes oleosos.

Em pessoas com propensão maior, o fungo provoca uma descamação no couro cabeludo e aqueles flocos brancos que acabam com o visual de qualquer um. Na verdade, todos temos na pele o Pityrosporum ovale, o fungo responsável pela caspa. Este é o mesmo fungo causador da micose chamada Pitiríase versicolor ou “pano branco” ou micose de praia, que deixa manchas brancas na pele, mais visíveis quando apanhamos sol.

A ocorrência da caspa é mais comum no inverno, porque durante alguns meses a nossa pele produz uma quantidade maior de gordura para nos protegermos do frio. Por isso, há muita gente que só nota o problema nessa época do ano. Outro mito. Ao contrário do que se imagina, a caspa não é transmissível. Mas por outro lado está comprovado que a caspa é uma das responsáveis pela queda dos cabelos.

Leia Também:  Tratamentos para Flacidez no Pescoço, Papada e Prevenção

E agora ? Nada de desesperar !! Para todo o problema, há uma solução. Para saber qual é o seu caso de caspa, é preciso entender as diferentes intensidades:

  1. Caspa leve – Pequena descamação que aparece geralmente no inverno e não é acompanhada de outros sintomas.
  2. Caspa moderada – Descamação, normalmente acompanhada de outros sintomas como coceira e até perda de cabelo.
  3. Caspa grave – Descamação em flocos, muita coceira, perda de cabelo. Nalguns casos pode ocorrer caspa na barba e sobrancelhas.

Use um bom champô anti-caspa e terá logo à partida grande parte do problema resolvido. Se o seu caso for realmente grave então só mesmo um especialista poderá aconselhar qual a melhor solução. Mas não deixe que um simples problema o impeça de viver a vida à sua maneira.

Sugestões de leitura:

Como Eliminar a Caspa
Coceira Vaginal

loading...

17. Janeiro 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *