Castanha da Índia

A Castanha da Índia é um fruto do castanheiro-da-índia, que é uma árvore que pode chegar aos 200 anos e 40 metros de altura, sendo que a sua madeira é utilizada para vários fins.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

A castanha-da-índia é uma verdadeira planta medicinal. Conhecida como ativadora da circulação sanguínea esta desenvolve-se dentro de um ouriço coberto de espinhos. A sua origem são os Balcãs, região situada no sudoeste da Europa, englobando países como Albânia, Herzegovina, Grécia e Sérvia. Atualmente a Castanha da Índia pode ser encontra por todo o mundo.

Para que serve

A este maravilhoso fruto está associado diversas aplicações fitoterápicas, relacionadas com a ativação da circulação sanguínea, nomeadamente: tratamento de alterações da circulação sanguínea venosa, tratamento de casos de flebites que ocorre geralmente nas pernas, tratamento de processos reumáticos, prevenção de varizes, prevenção de hemorroidas e apresenta ação anti-inflamatória.

Apresenta diversas propriedades medicinais, das quais se podem destacar as seguintes: adstringente, anti-hemorroidal, estimulante, redutora da permeabilidade capilar e vasoconstritora.

Castanha-da-Índia é indicada sobretudo para afeções circulatórias, úlceras varicosas, cólicas menstruais, inchaço derivado da má circulação, flebites, insuficiência crônica venal, dermatite, eczema, peso e dores nas pernas. Tanto podem ser utilizadas as folhas, como as sementes ou frutos para fins medicinais.

A Castanha da Índia não é indicada durante a gravidez e amamentação. O seu consumo em excesso poderá originar em alguns casos fraqueza, dilatação da pupila, vómitos, depressão do sistema nervoso central e paralisia.

Em cosméticos a Castanha da Índia é também bastante útil na formulação de cremes de beleza para as pernas que previnem a formação de varizes e que previnem a celulite. É utilizada também em tônicos capilares e shampoos que tratam e previnem a queda de cabelo (calvície).

A Castanha da Índia é constituída por saponinas, flavonoides e vitaminas, tais como: saponinas triterpênicas, heterosideos cumarínicos, vitaminas B, K1, C e D, ácidos graxos, proteínas, taninos, fitosterol e açúcares.

Contra Indicações

É necessário ter em conta que algumas pessoas apresentam algumas reações indesejadas em contato com a Castanha da Índia como a coceira (Ler: Coceira Vaginal), irritações cutâneas, podendo até ser tóxica ao fígado e cérebro e potencializar o efeito anticoagulante.

Por isso é aconselhável antes de consumir a Castanha da Índia consultar o seu médico, dizer-lhe os sintomas que apresenta e informar-se para o seu caso específico se pode ou não ser útil.

Chá

Se optar por tomar em forma de chá adicione 30g de folhas da planta por cada litro de água e deve beber entre duas a três chávenas por dia.

A principal ação farmacológica da Castanha da Índia é o melhoramento da circulação, uma vez que os seus ativos aumentam a resistência e o tônus das veias, o que faz com que diminua a fragilidade e a permeabilidade dos capilares.

Tudo isto faz com que a sua circulação fique ativa, favorecendo o retorno venoso, prevenindo desde pequenos derrames até acidentes vasculares de maior dimensão. É normalmente administrada através de cápsulas, comprimidos, em pó, pomadas ou cremes.

Em situações de má circulação ou pernas cansadas adicione cinco colheres de pó de Castanha da Índia numa garrafa de álcool etílico, feche a garrafa e deixa-a à luz solar durante duas semanas. Após essas duas semanas deite cinco colheres num litro de água e aplique sobre a zona afetada. Se apresentar pele oleosa os sabonetes com Castanha da Índia podem ser uma boa solução.

A castanha-da-Índia é muito utilizada como princípio ativo em diversos cremes anti celulite. A castanha da índia também é utilizada em quase todos os remédios para varizes, alopáticos ou naturais. Diz-se por ai que esta maravilhosa planta emagrece, mas a sua eficácia no emagrecimento ainda não foi comprovada.

Preço

Para ter uma pequena ideia, na www.onlinefarma.com.br encontra 400mg divididas por 60 cápsulas com um valor de R$ 18,00

Em: Plantas Medicinais | 7 comentários

7 Comentários no Fórum

  1. Estamos na época da castanha da India, vejo pelo chão lindos frutos que ninguém apanha. Gostaria de saber se se podem comer frescos, e qual a quantidade diária ? Estou a pensar passa los pela máquina e deixar secar, o que devo fazer…
    Obrigada

  2. Nao funciona como falam tanto tenho problema de circulação e fez foi piorar a queimação

  3. como tomar castanha da india ???

  4. tomo outra castanha da índia essa que aparece no saite não e a mesma que eu tomo mais ela causa diarreia e muita dor no corpo e na nuca fico disserao para mim que emagrecia eu fasso qualquer coisa para emagrecer me sinto orivel .

  5. eu queria saber dos beneficios da castanha da india p/coraçao,obrigado.

  6. EU TOMO CASTANHA DA INDIA EM COMPRIMIDOS, PORQUE TENHO VARICOCELE NO TESTICULO DO LADO ESQUERDO, GOSTARIA DE SABER SE TEM UM REMEDIO QUE COMBATE AS DORES, UMA VEZ QUE O COMPRIMIDO CASTANHA DA INDIA NÃO ESTA COMBATENDO

  7. Isso serve para curar gastrite e pangastrite, e como fica o couro cabeludo, com artéria que sai do coração e vai na cabeça, e como fica a femoral….

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *