28 Tratamentos Caseiros para Celulite Infecciosa em Crianças e Adultos

Neste artigo vamos mostrar-lhe os melhores 28 tratamentos naturais para celulite infecciosa nas pernas, rosto e outras regiões do corpo.

A matéria reúne um conjunto de soluções caseiras, rápidas, simples, mas eficazes para tratar a infecção causada pela celulite, a partir de fontes confiáveis. No entanto, não se destina a dar conselhos médicos. É exclusivamente para fins informativos.

celulite-infecciosa

Continue a ler para aprender mais sobre os sintomas, causas e remédios caseiros para a celulite infecciosa! Confira!

Celulite infecciosa, o que é?

celulite-infecciosa-na-mao

A Celulite infecciosa é um problema de pele causado por bactérias infecciosas tal como a erisipela. A proliferação bacteriana destrói a camada externa que protege a pele, tal infecção é encontrada com frequência no local de um machucado, bem como dor estranha, corte, queimadura, mordida ou furo. As pernas o rosto e a região ocular são os locais mais comuns envolvidos.

Os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da patologia incluem obesidade, inchaço nas pernas, e idades avançadas.

As bactérias mais comumente envolvidas são os estreptococos e o Staphylococcus aureus.

A celulite infecciosa pode ocorrer na área onde houve a penetração por cateter ou intervenção cirúrgica. Uma vez que o ambiente propício para a proliferação bacteriana é infectado na superfície da pele, as bactérias se multiplicam, gerando componentes químicos que causam a inflamação da pele.

Sintomas

celulite-infecciosa-no-olho

Eritema, Dor, Inchaço e Calor na zona afetada são os principais sintomas. Na celulite infecciosa, a região de pele infectada normalmente esquenta, com frequência ficando inchada, dolorida e avermelhada. A pele avermelhada da área fica até um pouco em relevo com relação às regiões vicinais.

Para saber se a área avermelhada está quente, basta utilizar as costas da mão e sentir a temperatura, comparando com as áreas adjacentes.

Se esta condição estiver presente, você pode vir a ter manchas avermelhadas se esparramando pela sua pele, por conta de vasos infectados, o que pode estar associado com a linfa (tecido linfático) e linfonodos inchados (glândulas inchadas), próximos às áreas infectadas.

Febre e mal-estar (uma sensação geral de moleza) normalmente seguem o aparecimento da celulite infecciosa. Se a bactéria entrar na corrente sanguínea, graves infecções podem levar à pressão baixa.

O envenenamento do sangue (sangue com infecção) obtido através da celulite infecciosa é muita condição especialmente dolorosa nos idosos e crianças, bem como naqueles com condições agravantes, como válvulas cardíacas anormais ou sistemas imunes debilitados.

Causas

celulite-infecciosa-na-perna-e-pe

O maio fator que pode levar à celulite infecciosa são as bactérias Staphylococcus aureus e o Streptococcus pyogenes.

Em condições saudáveis, nossa pele age como agente protetor que pode combater e se livrar de causas de infecções, ajudando a prevenir estas bactérias de entrarem em nosso corpo.

Contudo, se a integridade da pele estiver comprometida, por uma série de fatores, tais como incisões cirúrgicas, machucados, arranhões, cortes, mordidas de insetos e etc, os agentes bacterianos podem ter um ponto de entrada para o corpo através da pele rompida e causar a inflamação do tecido conjuntivo e da pele.

As pessoas que vivem com problemas como estase venosa, sistema imune suprimido e diabetes mellitus têm uma chance maior de contrair a doença.

Prognóstico

celulite-infecciosa-na-perna

Na maioria das vezes, os sinais da celulite infecciosa começam a melhorar de 1 a 2 dias após o uso de antibióticos apropriados para tratar a infecção.

Sempre se lembre de tomar os remédios prescritos por seu médico antes de tentar qualquer antibiótico por conta própria, mesmo se achar que a infecção já foi vencida.

O prognóstico, em geral, é positivo, mas a doença pode retornar, particularmente naqueles que têm problemas de inchaço permanente (crônico) na pele/pernas ou uma má circulação em geral.

Quando procurar um profissional

celulite-infecciosa-na-perna-e-pe

As pessoas devem procurar um profissional ou médico logo que percebam que sua pele está ficando dolorida, inchada, quente ou vermelha.

Fale imediatamente com um médico se tiver estes sinais e tiver tido alguma ferida causada por objeto perfurante nos pés ou mãos, ou se tiver sido mordido, seja por homem ou animal.

Duração esperada

O prolongamento da condição depende da extensão do dano causado pela celulite infecciosa, sua condição de saúde atual e as bactérias que levaram à infecção. Se as pessoas não tomarem os antibióticos apropriados, algumas formas desta condição podem levar a complicações sérias dentro de 2 a 3 dias, mesmo naqueles que tem uma boa saúde geral.

Diagnóstico

celulite-infecciosa-na-virilha

Muitos dos que sofrem de celulite infecciosa não têm nenhum outro problema médico, bem como também não perceberam o rompimento ou machucado que abriu caminho para a infecção.

Seu médico pode decidir por diagnosticar sua condição baseado em seus sintomas, histórico médico recente e por teste físico.

O médico também pode recomendar que você faça os exames necessários para verificar se existe alguma outra doença associada com a celulite infecciosa. Por exemplo, um ultrassom das veias das pernas ajuda muito na detecção de coágulos.

Um raio-x também pode ajudar a determinar se a infecção de pele se alastrou para os ossos.

Na maioria das vezes, os médicos não conseguem dizer qual bactéria, em particular, causou a infecção em seus pacientes. Pesquisadores revelaram que culturas bacterianas da pele não ajudam em nada nessa questão.

Um antibiótico pode ser escolhido por matar a maioria dos tipos bacterianos que podem causar este problema. A dosagem deve ser ajustada caso não seja notada nenhuma melhora na condição.

As doenças associadas à celulite infecciosa, particularmente, podem ser:

A Bactéria devoradora de carne, também conhecida como “Fasciíte necrosante ou fasciíte necrótica”, que é uma infecção do tecido abaixo da pele. Basicamente, usa pele infectada ficaria extremamente dolorida e descolorada. A fasciíte é uma doença muito grave, com risco de morte e requer intervenção médica apropriada e à tempo.

Leia Também:  Hidratante natural para pele normal

A Erisipela é uma infecção do tecido que pode deixar a pele vermelho brilhante, firme e em relevo. Com frequência é causada pela bactéria Streptococcus.

A erisipela acontece com mais frequência em pernas ou braços com velhas feridas cirúrgicas ou que são cronicamente inchados por causa de linfedema (baixo fluxo linfático).

A erisipela também pode ocorrer no rosto, normalmente na porção superior das bochechas e ponte do nariz.

Tratamento Médico

O tratamento com antibióticos por via oral, tal como a cefalexina, amoxicilina, ou a cloxacilina, são os mais frequentemente utilizados. Em pessoas alérgicas à penicilina, pode ser administrada a eritromicina ou a clindamicina. Quando existe a preocupação do Staphylococcus aureus resistente à meticilina, pode ser recomendada a administração de doxiciclina ou de trimetoprim / sulfametoxazol.

Remédios caseiros para celulite infecciosa nas pernas e outras regiões do corpo

remedios-caseiros-para-celulite-infecciosa

Aqui estão os 28 melhores remédios caseiros para celulite infecciosa que você estava procurando:

Vitaminas

Este é o primeiro item de uma lista com os remédios naturais mais efetivos contra a celulite infecciosa que as pessoas com esta condição deveriam começar a fazer uso a partir de hoje para curar seu problema mais rápido.

O efeito anti-infeccioso da vitamina A pode ajudar no tratamento desta doença de pele. Se você consome vitamina C regularmente, também pode ajudar a curar irritações e feridas na pele. No mais, também ajuda a melhorar o sistema imune.

É especialmente importante que pessoas sofrendo de celulite infecciosa, consumam vitamina E regularmente para reduzir o desenvolvimento destas infecções.

Existem muitas comidas ricas nestas vitaminas, tais como sementes de girassol, manteiga de amêndoas, óleo de germe de trigo, produtos lácteos, nozes, óleo de oliva, laranja e cenoura.

Neem

oleo-de-neem-azadirachta-indica

A planta neem ou nim (Azadirachta indica) pertence à família “Meliaceae”. O suco da folha de neem pode ser usado para cuidar de mordidas de animais e insetos na pele.

Consumir o suco da folha de neem diluído com água regularmente também pode ajudar no alívio dos sintomas da celulite infecciosa.

O óleo essencial extraído da árvore do neem pode ser aplicado diretamente na pele, matando as bactérias. Este óleo também pode ser misturado com água para criar uma solução para lavar a área infectada.

Na verdade, este é um dos melhores remédios caseiros para celulite infecciosa, do qual as pessoas devem fazer uso o mais rápido possível para se livrar da doença.

Banhos quentes

O Banho quente também é listado aqui como um dos melhores remédios contra celulite infecciosa e pessoas de todas as idades deveriam usá-lo.

Existe um velho ditado que diz “a prevenção é o melhor remédio”, e isto está sempre certo quando se trata da celulite infecciosa.

A celulite infecciosa pode ser evitada por simples atitudes. As pessoas precisam evitar andar descalças, tomar banho regularmente e manter uma boa higiene.

Você também precisa cuidar devidamente de machucados, sempre os protegendo com bandagens. É necessário prestar uma atenção especial às feridas, cuidando delas logo que apareçam e durante o tempo de cura.

Tomar banho quente também é uma boa ideia para reduzir os sintomas mais rápido.

Abacaxi

Abacaxi

O Abacaxi é outro remédio caseiro fantástico contra a celulite infecciosa que as pessoas deveriam fazer uso a partir de hoje. O abacaxi possui uma enzima conhecida como bromelina que ajuda em uma cura rápida e efetiva da celulite infecciosa.

Você deve adicionar abacaxi à suas refeições diárias para prevenir e curar mais rapidamente a celulite infecciosa, pois este, além de remédio é um ótimo alimento para pessoas de todas as idades.

Hidraste

hidraste-hydrastis-canadensis

Conhecida como Raiz-Amarela, Raiz-Laranja, Hidraste e Framboesa-de-Chão, é uma planta nativa da américa do norte.

Nos EUA, vários produtos de beleza e médicos são vendidos com o nome de goldenseal. Esta planta serve para o tratamento de celulite infecciosa devido à sua propriedade anti-inflamatória.

Uma pasta de hidraste pode ser aplicada diretamente na pele infectada. Ela possui um alcaloide com fortes propriedades antibacterianas.

Todos podem preparar um tratamento caseiro sem maiores problemas, apenas misturando quantidade suficiente de água com pó de hidraste para criar uma pasta, aplicando a mesma diretamente nas áreas afetadas para aliviar a irritação, inflamação e a vermelhidão.

Ao fazer isto, deixe a pasta ficar na pele de 4 a 5 horas antes de lavar, para obter o melhor resultado. Você também pode embeber algodão no extrato de goldenseal e aplicá-lo diretamente na pele afetada várias vezes por semana para obter os resultados desejados.

É recomendável cobrir a área afetada após aplicar este método, usando uma bandagem frouxa para inibir o alastramento da infecção.

Óleo de Funcho e Alecrim

oleo-essencial-de-alecrim-rosmarinus-officinalis

A combinação do óleo de funcho (ou erva-doce) e óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis) age ativamente como um lubrificante para a pele.

Com frequência as pessoas com esta condição coçam a área afetada, irritando a mesma. Você deve usar esta combinação aplicada diretamente na pele até que sua infecção desapareça, para reduzir o risco de irritações e recorrência da condição.

Aplique 2, 3 ou até mesmo 5 gotas da combinação diretamente na pele afetada até a infecção estar completamente curada.

Água

A água pode funcionar maravilhosamente para todo caso de celulite infecciosa. Consumir bastante água faz com que os agentes bacterianos sejam jogados para fora através da urina.

Este é um tratamento proeminente que ajuda muito na luta contra bactérias infecciosas. Adicionalmente, o uso de água, regularmente, para lavar a área infectada pode acalmar a pele, também a mantendo limpa no processo.

Consuma muita água e se lembre de limpar a pele infectada com cuidado e regularmente. Na verdade, esta é uma das soluções mais efetivas, e deve ser utilizada antes do emprego de qualquer droga, pílula ou medicamento.

Iogurte

Iogurte Natural

Comumente conhecemos e consideramos o iogurte como cura por causa de sua ação bacteriana, agindo na região infectada, descartando e reduzindo os agentes infecciosos.

Você precisa aplicar o iogurte diretamente na pele afetada. Tomar um ou dois copos de iogurte por dia pode aumentar a contagem de boas bactérias dentro de seu corpo, bem como atacar a infecção internamente.

Remédio homeopático Pyrogenium para septicemia em celulite infecciosa

remedio-homeopatico-pyrogenium

Leia Também:  Solução caseira para dor de cabeça

O pyrogenium é um ótimo remédio contra a celulite infecciosa. As condições onde se torna necessário o uso deste remédio são:

a) Febre com calafrios

b) Temperatura corporal entre 39 e 42 graus, com aumento rápido e a presença de pulso acelerado anormal, o que pode deixar os pacientes sem descanso.

A necessidade do pyrogenium se percebe pelo excesso de calafrios na espinha ou pela presença de septicemia, o que ocorre após o parto ou cirurgias.

Silicea

Medicamento homeopático para celulite infecciosa que funciona desde o momento que protuberâncias aparecem na pele.

Este remédio homeopático trás ótimos resultados tão cedo quanto perceba protuberâncias formarem-se na pele, mesmo antes de ver o caso formado ou os sintomas de celulite infecciosa.

Estas protuberâncias vir à tona com pus, o que é um claro indicador de infecção. Este tratamento caseiro também pode ser utilizado quando ocorre transpiração excessiva e calafrios associados com o problema.

Ledum Palustre

Medicamento homeopático para a cura de celulite infecciosa causada por mordidas de insetos.

Este medicamento homeopático pode ser usado na cura de celulite infecciosa quando existe sensação de frio na área infectada, somada com terríveis dores.

Este remédio pode ser usado contra casos demorados de celulite infecciosa, quando a cor da pele se tornou esverdeada.

Medicamento homeopático Apis Mellifica para quando existe a presença de inchaço evidente

apis-mellifica

Apis mellifica é muito bom para aqueles sofrendo de celulite infecciosa quando existe muito inchaço da região infectada com a presença de dor pungente e queimação.

Podendo também ser benéfica quando se têm sensações de queimação que “mudam de lugar” ao aplicar compressa fria.

Outra diferença desta complicação é a coloração rosada da pele, exibindo uma maior sensibilidade ao toque. Também é possível o uso desta medicação em todo caso onde a celulite infecciosa foi causada por ferroadas de abelhas.

Belladona

remedio-homeopatico-belladona

Remédio homeopático para curar celulite infecciosa quando a pele avermelhada é mais evidente.

A belladona pode funcionar de maneira eficaz, sendo um tratamento natural contra a celulite infecciosa quando a pele está inchada e notadamente vermelha, dando uma aparência brilhante.

Um paciente que precisa de belladona também pode ter uma dor que piora ao toque. A característica marcante desta dor é que ela pode desaparecer e reaparecer repentinamente.

Este medicamento homeopático também é utilizado quando a pele fica seca à exposição ao calor.

Mel de Manuka

Mel de flor de manuka Leptospermum scoparium

Este mel é muito fico em fitoquímicos, o que o torna eficiente no controle de infecções por estafilococos.

Adicionalmente, os componentes ativos do mel de manuka podem inibir bactérias resistentes à antibióticos como a MRSA ou o staphylococcus aureus resistente à meticilina. Além do mais, o mel de manuka ajuda na recuperação acelerada das feridas.

Aqui estão os passos para aplicar o mel de manuka para celulite infecciosa:

  • Espalhe algumas gotas de manuka na área afetada.
  • Deixe na pele por algumas horas e depois lave.
  • Refaça o processo algumas vezes por dia até ter resultados.

Óleo de orégano

oleo-essencial-de-oregano

Este óleo é um antibiótico natural, usado com frequência como um dos remédios mais efetivos contra a celulite infecciosa.

O óleo essencial de orégano contêm compostos fenólicos, tais como thymol e cravacrol, que possuem qualidades antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias e antivirais.

Veja um passo a passo sobre como utilizar o óleo essencial de orégano para tratar a celulite infecciosa:

  • Dilua de 10 a 12 gotas do óleo de orégano em 2 colheres de sopa de óleo de jojoba, coco ou oliva ou outro óleo que sirva como veículo.
  • Aplique a mistura na área afetada.
  • Deixe assentar por algumas horas.
  • Lave o óleo e reaplique várias vezes por dia.

Você também pode tomar o óleo de orégano como suplemento de uso interno:

  • Misture 3 gotas de óleo de orégano em duas colheres de sopa de óleo de coco.
  • Adicione 1 colher de chá de mel.
  • Consuma 5 vezes por dia de 3 a 4 dias.
  • Ou tome 3 vezes por dia de 7 a 10 dias.

Outras maneiras de usar o óleo de orégano para curar a celulite infecciosa:

  • Misture 5 gotas de óleo de orégano em um copo de água ou suco de frutas.
  • Beba a mistura de 3 a 5 vezes por dia de 3 a 4 dias.
  • Então reduza a dosagem para 3 gotas e mantenha por volta de 10 dias.

Atenção: Não use o óleo puro na pele afetada. Mulheres grávidas não devem utilizar o óleo de orégano uma vez que o mesmo pode estimular o útero, induzindo a menstruação.

Calêndula

planta-calendula

A calêndula possui uma propriedade calmante para a pele inflamada e dolorida. Ela também auxilia no combate contra infecções de pele, como a celulite infecciosa.

No mais, a calêndula possui a habilidade de aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada, estimulando a produção de colágeno o que leva a uma cura mais acelerada.

Para usar calêndula no tratamento da celulite infecciosa, podem-se seguir os seguintes passos:

  • Amorne 2 colheres de chá de flores de calêndula num copo de água quente por 10 minutos.
  • Mergulhe um pedaço de pano limpo nesta infusão.
  • Aplique na área afetada.
  • Deixe lá de 15 a 20 minutos.
  • Repita o processo de 3 a 4 vezes por dia por 2 a 3 semanas.
  • Alternativamente, aplique creme de calêndula de 2 a 3 vezes por dia até ter os resultados desejados.

Para conhecer mais tratamentos naturais contra a celulite infecciosa, é só continuar lendo.

Cúrcuma, Tumérico

como-usar-a-curcuma

O turmérico (cúrcuma, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia) é um dos melhores remédios para celulite infecciosa. Ele possui poderosas propriedades antissépticas e antibióticas naturais que podem tanto prevenir quanto tratar a celulite infecciosa.

No mais, ele contem cúrcuma que também provê fantásticos benefícios anti-inflamatórios. Se você quiser utilizar o turmérico para tratar a celulite infecciosa, siga os seguintes passos:

  • Misture 1 colher de chá de pó de turmérico num copo de leite.
  • Ferva a mistura.
  • Em seguida, adicione um pouco de mel.
  • Beba o resultado de 2 a 3 vezes por dia até a infecção ter acabado.

Outra maneira de utilizar o turmérico contra a celulite infecciosa: Tome por volta de 400 a 500 mg de pó de cúrcuma, três vezes por dia de 1 a 2 meses.

Ou então:

  • Misture 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de pó de turmérico com 3 gotas de óleo da árvore do chá em 1 ou 2 colheres de chá de argila de bentonita para criar uma cataplasma de turmérico.
  • Aplique na área afetada.
  • Deixe lá de 15 a 20 minutos antes de lavar.
  • Utilize diariamente por 3 ou 4 dias.
Leia Também:  Receita caseira para asma com Chá Verde

Conheça os Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico)

Óleo de coco

oleo-de-coco-ajuda-a-perder-peso

Este óleo contem cadeias médias de ácidos graxos e láuricos que podem te ajudar à combater bactérias.

Adicionalmente o óleo de coco possui propriedades calmantes e curativas para a pele. Se quiser aplicar óleo de coco no tratamento da celulite infecciosa, siga estas instruções:

  • Aplique óleo de coco na área afetada.
  • Deixe por algumas horas.
  • Lave.
  • Reaplique várias vezes por dia até estar curado.

Óleo da árvore do chá

oleo-essencial-da-arvore-do-cha

O óleo essencial da árvore do chá (Melaleuca alternifolia, conhecida como árvore-Ti, Tea Tree) conta com fortes propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas, que são de grande ajuda no combate à celulite infecciosa.

Aqui estão algumas maneiras fáceis de utilizar o óleo da árvore do chá no tratamento da celulite infecciosa:

  • Embeba um cotonete com água.
  • Em seguida adicione 1 ou 2 gotas de óleo essencial da árvore do chá nele.
  • Passe cuidadosamente na pele afetada.
  • Deixe esse óleo sobre a pele por algumas horas antes de lavar.

Alternativa:

  • Misture duas gotas do óleo essencial da árvore do chá em 1 colher de chá de mel ou gel de babosa.
  • Aplique esta mistura sobre as áreas afetadas.
  • Então deixe assentar sobre a pele por algumas horas antes de lavar.
  • Faça este procedimento de 1 a 2 vezes por dia até ter resultado.

Alho

alho

O alho é um dos melhores medicamentos caseiros contra a infecção. Frequentemente usado como antibiótico natural para tratar infecções da pele devido ao seu composto ativo, a alicina.

Este composto possui fortes propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que podem ajudar à reduzir a inflamação. Aqui estão as instruções, passo a passo para utilizar alho no tratamento da infecção:

  • Coma de 3 a 4 dentes de alho amassados diariamente por várias semanas.
  • Após isso beba um copo de leite.
  • Como alternativa, frite 2 dentes de alho com óleo de coco.
  • Espere esfriar e coe o óleo.
  • Aplique o mesmo na área afetada.
  • Então deixe na pele por várias horas antes de lavar.
  • Repita o processo 1 ou 2 vezes por dia.

Ainda existe outra maneira simples de tratar a nfecção com alho: Aplique alguns dentes de alho macerados sobre a pele afetada de 5 a 10 minutos. Contudo isto não é recomendável para pessoas com peles sensíveis.

Sementes de feno grego (fenacho)

sementes-de-feno-grego

Sementes de feno grego contêm flavonóides, que podem ajudar no alívio da inflamação e infecções que ocorrem na pele. Para usar sementes de feno grego para tratar a doença, veja os passos que pode seguir em casa:

  • Mergulhe 2 colheres de sopa de sementes de fenacho em água morna por algumas horas.
  • Depois moa as sementes amolecidas com algumas colheres de água para criar uma pasta.
  • Então aplique o resultado na área afetada.
  • Deixe por algumas horas antes de lavar.
  • Repita diariamente até que a doença tenha saído de sua pele.

Carvão ativado

carvao-ativado

O carvão ativado pode drenar toxinas e impurezas químicas, que contribuem para a proliferação de infecções e inflamações da pele.

Veja os passos detalhados sobre como utilizar o carvão ativado para curar a infecção:

  • Misture 1 colher de sopa de sementes de linho moída e 1 colher de chá de carvão ativado em pó juntamente à água o bastante para criar uma pasta.
  • Esparrame esta pasta sobre um papel toalha.
  • Cubra o primeiro papel toalha utilizando outra folha.
  • Coloque este cataplasma sobre as áreas afetadas.
  • Então cubra tudo com plástico.
  • Prenda no lugar com esparadrapo.
  • Então deixe passar a noite no local ou então por algumas horas.
  • Repita o processo diariamente de 3 a 4 dias.

Equinácea

echinacea-equinacea

Esta flor é frequentemente utilizada como remédio natural contra a celulite infecciosa. A equinácea ajuda a fortalecer o sistema imune também.

Sendo carregada de flavonóides, ela contém propriedades antialérgicas, antibióticas, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Para utilizar a equinácea no tratamento da doença, você pode tomá-la internamente, como suplemento.

Adicionalmente também podendo aplicá-la sobre a pele afetada em forma de gel ou creme para tratar a inflamação e irritação.

Você deve consultar um médico antes de tomar esta planta, para obter a dosagem correta.

Como prevenir a celulite infecciosa de forma natural

Nem todo caso de celulite infecciosa pode ser prevenido; contudo, podemos tomar algumas medidas para reduzir o risco de contrairmos a doença.

Os passos abaixo devem ser seguidos à risca quando for tratar um machucado e para prevenir feridas na pele apropriadamente.

Tratando feridas na pele

feridas-causadas-pela-celulite-infecciosa

Lembre-se de manter todo corte, arranhão ou mordida limpos. Lave a área infectada com água corrente (água de torneira serve) e se necessário, use um creme antisséptico, aplicando-o diretamente sobre a pele.

Use bandagens ou curativos para cobrir a ferida. Se certifique de trocar a bandagem ou curativo caso o mesmo fique sujo ou molhado.

Estas bandagens ajudam à reduzir o risco do machucado piorar, também criando uma barreira contra agentes bacterianos.

Higiene das mãos

Lave as mãos regularmente, mantendo-as limpas, especialmente quando for tocar ou tratar um problema de pele ou ferida.

Se estiver tendo algum tipo de condição de pele que coce, como catapora ou eczema atópico, sempre limpe as unhas e mantenha-as curtas.

Mantendo suas unhas limpas e curtas o bastante, reduz o risco de desenvolver problemas infecciosos na pele por conta da coceira involuntária.

Mantenha sua pele hidratada

Se sua pele tiver uma tendência em ficar ressecada ou rachada, sempre a hidrate bem. Pele rachada é um excelente ponto de entrada para bactérias.

Prevenindo a celulite infecciosa recorrente

celulite-orbitaria

As pessoas que vivem com o problema de celulite infecciosa de forma recorrente, como aquelas sofrendo de linfedema (doença que causa inchaço nas pernas e braços), podem fazer o uso de antibióticos de longo prazo para se proteger de infecções.

Se estiver entre aqueles vivendo com linfedema, pode ter antibióticos que duram 2 semanas prescritos para você caso perceba os primeiros sintomas de celulite infecciosa.

Caso tenha mais de 2 episódios de celulite infecciosa por ano, seu médico pode te referir para um dermatologista, para saber exatamente se deveria ou não tomar antibióticos para te proteger contra estas infecções em longo prazo.

loading...

06. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *