Centros de Reabilitação para Alcoólicos e Toxicodependentes: O que posso esperar?

Se nunca visitou um centro ou clínica de reabilitação, é possível que tenha uma ideia errónea em relação à natureza dos mesmos. Em primeiro lugar, é importante referir que não há portas trancadas, o que significa que estas infraestruturas não funcionam como prisões e qualquer paciente é livre de interromper o tratamento e sair quando lhe apetecer.

centro-de-reabilitacao-para-alcoolicos-e-toxicodependentes

A razão pela qual existe esta liberdade deve-se ao facto do processo de reabilitação funcionar apenas em pacientes que estejam dispostos a submeter-se ao mesmo. Se um paciente entra para um centro de reabilitação acreditando que voltará a consumir álcool ou drogas, então o tratamento revelar-se-á ineficaz.

Primeiro passo – Desintoxicação

programa-de-desintoxicacao

Alguns centros de reabilitação possuem os seus próprios programas de desintoxicação, mas cada vez mais são os centros que requerem que o paciente tenham completado este processo antes de recorrer aos seus tratamentos. Noutras palavras, é provável que tenha de ficar totalmente sóbrio antes de ir para um centro de reabilitação.

Hoje em dia a tendência é a primeira fase, que consiste na desintoxicação, ser levada a cabo num centro especializado em tal. Tipicamente, este é um processo de curto prazo, que dura entre 5 a 7 dias, apesar deste prazo poder variar significativamente entre pacientes.

Os Centros

clinica-de-reabilitacao-para-alcoolicos-e-toxicodependentes

Existem cada vez mais Centros com Programas de Reabilitação Alcoólica e Toxicodependência, alguns dos quais poderá ter acesso totalmente gratuito, cada um com características muito próprias a nível de infraestruturas, podendo varias entre um acampamento de carácter mais primitivo, geralmente destinados a adolescentes problemáticos, e instalações verdadeiramente luxuosas.

Tal como tudo na vida, receberá em função do que pagar. No entanto, o tipo de instalações físicas oferecidas pelo programa pouco ou nada reflectirá o quão eficaz o mesmo poderá ser.

Educação

educacao-no-processo-de-reabilitacao

Educação é um componente essencial de qualquer programa de reabilitação. O processo pode variar de centro para centro, mas regra geral, o objectivo é fazer com que consiga encarar a sua dependência de forma realística e honesta, de modo a mudar a sua atitude relativamente ao consumo de álcool e drogas.

O que Procura?
7 Tratamentos para Vencer os Sintomas de Abstinência Alcóolica

Na fase inicial do processo de reabilitação, é comum o paciente revelar alguma dificuldade em aceitar a existência de um sério problema de dependência. O que os programas de reabilitação tentam fazer é derrubar esse estado de negação de modo a que o paciente se torne mais receptível a todo o tratamento.

Tipicamente, irá aprender tudo sobre a natureza do alcoolismo, a dinâmica da dependência e os efeitos que a droga e o álcool exercem no seu corpo.

Aconselhamento e terapia de grupo

aconselhamento-e-terapia-de-grupo

Durante o processo de reabilitação, é provável que venha a receber aconselhamento por parte de um conselheiro devidamente treinado, bem como participar em sessões diárias de terapia de grupo.

Estas sessões estão estruturadas de modo a transmitirem-lhe todos os conhecimentos de que necessitará para aprender a viver sem drogas nem álcool.

As sessões de grupo têm também como objectivo ensinar-lhe o valor de recorrer à ajuda de outras pessoas que se encontram a passar pelos mesmos problemas que você. Em alguns centros, é possível que estas sessões adoptem o clássico método dos doze passos.

Reuniões de família

reunioes-de-familia

Muitos dos mais bem sucedidos programas de reabilitação irão incluir a presença de alguns membros da sua família no processo.

Segundo alguns estudos, a inclusão de membros de família no processo de educação pode surtir resultados muito mais satisfatórios. Alguns programas chegam até incluir a presença de membros da família durante todo o processo de tratamento.

Nestas reuniões, os membros da sua família terão a oportunidade de aprender mais sobre as dinâmicas da dependência, bem como a identificar recursos que se possam revelar úteis para ajudá-lo no decorrer do seu processo de reabilitação.

Alguns centros de reabilitação poderão requerer que a sua família frequente reuniões da Al-Anon, caso queiram visitá-lo enquanto estiver em processo de tratamento. Através destas reuniões poderão aprender de que forma é que podem ter contribuído para o agravamento da sua dependência

Pós-tratamento

ambiente-totalmente-livre-de-drogas-e-alcool

Tipicamente, um programa de reabilitação irá durar 28 dias ou mais. Durante este período, permanecerá num ambiente totalmente livre de drogas e álcool.

O que Procura?
8 Curas Naturais e Remédios para a Ressaca

De modo a evitar que caia em tentação assim que abandone o programa, muitos centros de reabilitação oferecem um programa de pós-tratamento, cuidadosamente estruturado para satisfazer as suas necessidades pessoais e garantir que a abstinência do álcool e das drogas é mantida.

Este programa pode envolver tratamento ambulatorial, estadia numa casa de recuperação e sessões de terapia de grupo e aconselhamento.

Continua » Medicamentos Utilizados no Tratamento do Alcoolismo

loading...

27. Outubro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *