Cérebro – Vitaminas, Alimentos e Omega 3

A alimentação é muito importante para o desenvolvimento mental e não apenas para o desenvolvimento físico. Existem nutrientes que são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento do cérebro.

Nada dá mais prazer aos pais do que verem os seus filhos crescer rapidamente. O seu crescimento físico é visível, no entanto, as primeiras ideias, atitudes ou pensamentos também são muito importantes. É o que chamamos desenvolvimento mental.

As crianças começam a pronunciar as primeiras palavras antes de começar a falar; aprendem a escrever; ler; fazer exercícios de matemática na escola; e também a fazerem amigos ou solucionar pequenos problemas no seu dia-a-dia.

Os pais devem estimular o desenvolvimento mental dos seus filhos brincando juntos e fomentando a presença de novas actividades no seu quotidiano.

A alimentação também contribui para o desenvolvimento mental das crianças. Por exemplo, as Vitaminas do Complexo B ( vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico) ajudam na formação dos neurotransmissores do cérebro e consequentemente na comunicação entre os neurónios. O ácido gordo DHA  denominado ácido docosahexaenóico é necessário ao crescimento e desenvolvimento desses neurónios.

Grande parte do cérebro é constituída por gordura, da qual o DHA faz parte.  O ácido docosahexaenóico é tão importante para o cérebro como o cálcio é para os ossos! Podemos encontrá-lo naturalmente presente só e apenas no leite materno e no peixe gordo.

salmon oil Cérebro   Vitaminas, Alimentos e Omega 3

O ácido alfa linolênico (ALA) é outro ácido gordo essencial Ômega 3. Contêm 18 carbonos e três insaturações e é muitissino importante para o crescimento e desenvolvimento, presente nos óleos vegetais.

Os óleos ômega 3 são essenciais para o desenvolvimento e bom funcionamento do cérebro, dos nervos, da retina e do todos os órgãos sensoriais, pelo que se aconselha as grávidas, as mães que amamentam e as crianças a ter uma alimentação rica em ómega 3. Estes ácidos gordos também desempenham um papel importante na memória, concentração e faculdades de aprendizagem.

Conheça os melhores alimentos ricos em ômega 3:

As melhores fontes de omega 3 são os peixes, algumas espécies possuem maior quantidade.

Peixes ricos em omega 3:

- cavala
– arenque
– sardinha
– salmão
– atum
– bacalhau

Outras importantes fontes de omega 3:

- semente de linhaça
– castanhas e nozes
– óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola)
– vegetais de folhas verdes escuro.

03. Janeiro 2011 by admin
Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. gostaria de saber sobre os produtos , Triaton Omega-3 e os preços mais baratos nas promoções do produto… muito obrigado… ALexsandro….

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *