Chá de Alecrim com Limão tem Efeito Calmante e ajuda a Emagrecer

São inúmeros os casos e depoimentos de pessoas que descuidam da alimentação e quando percebem já estão com um peso muito acima do ideal, às vezes com 20, 30, ou 40 quilos a mais ao final de um ano. As motivações que levam a essa verdadeira revolução corporal são igualmente distintas e variam. Porém, geralmente o sobrepeso está interligado a crises diárias de ansiedade, que por sua vez levam à comida em excesso.

cha de alecrim

Naturalmente, além da manutenção de um péssimo hábito alimentar, existe outro fator, situado na mesma escala de importância, que agrava ainda mais o problema: o sedentarismo. A receita fatal para engordar muitos quilos em pouco tempo é a ostentação de um cardápio nada saudável (com porções exageradas) em conjunto com a ausência completa de exercícios físicos.

Diante de tal conjuntura, não demora muito e o corpo começa a demonstrar os sinais da falta de zelo, ora através da gordura localizada, ora por meio de problemas de saúde, que podem ser de menor ou maior gravidade.

Caso você se identifique com os sinais abaixo, o chá de alecrim com limão não fará milagres, mas sem dúvida contribuirá para ajudá-lo a ter um corpo saudável, melhorando a autoestima e, por conseguinte, a qualidade de vida.

Atividades físicas em segundo plano e ansiedade crescente

Muitos indivíduos, atualmente obesos ou acima do peso, lamentam o fato de perceberem que esse aspecto físico é recente. Eles costumam lembrar dos anos dourados de suas vidas, quando tinham pouco mais de 20 anos e exibiam um corpo digno de fazer inveja a qualquer atleta.

Mas, bastam alguns descuidos para que o quadro se inverta. Muitas vezes, uma brusca mudança de rotina pode tanto ser benéfica quanto prejudicial. Assim, quem tinha o hábito de praticar esportes, ou exercitar o corpo, regularmente e deixa de fazê-lo, acaba acumulando gordura e calorias. Ademais, quanto maior for esse acúmulo, mais difícil e dolorosa se torna a tarefa de eliminá-lo e retornar ao antigo padrão corporal.

Os profissionais autônomos são os mais propensos a ignorar os exercícios físicos. Algumas pessoas se comprometem tanto com o trabalho e prazos de entrega que acabam entrando em um ritmo alucinante. Essa aceleração cotidiana acaba colaborando para a ampliação da ansiedade, que pode alcançar patamares absolutamente fora de controle.

E como já foi exposto por diversos estudos científicos, a ansiedade é um dos principais agentes que acarretam no consumo exagerado de alimentos, sobretudo daqueles pouco saudáveis, dotados de altas concentrações de sódio, gordura saturada, e baixas doses de nutrientes.

O que Procura?
2 Chás para Pneumonia: limoeiro e mel, sabugueiro e cebola

Além disso, nunca é demais ressaltar que a ansiedade descontrolada provoca aumento do estresse (e vice-versa), o que ajuda a diminuir a sensação de saciedade, que é trocada por uma sensação de fome ilusória e que parece não ter fim. O estresse também está diretamente ligado à alimentação do mau humor, que contribui para a manutenção de todo o ciclo acima.

Atitudes radicais que não solucionam o problema

Quando a obesidade se configura como algo definitivo, alguns indivíduos se desesperam e tomam atitudes descontroladas. Uma das consequências é o simples abandono da alimentação. Nesses casos, não se trata de uma reelaboração do cardápio alimentar, com a adoção de um plano repleto de ingredientes prontos para suprir as necessidades do organismo. Em vez disso, a alimentação é interrompida quase que completamente, resultando em outro problema crônico: a anorexia.

Além do real risco de morte, a anorexia provoca diversas reações internas que culminam, não raro, em internações causadas pela anemia ferropriva (por deficiência de ferro) e outros problemas de desnutrição.

O mais doloroso para quem passa por essa situação é o retorno do peso, já que depois da anorexia a ansiedade se torna redobrada, ampliando ainda mais a necessidade de ingerir grandes quantidades de alimentos em curtos períodos, principalmente os que são repletos de açúcares.

Ajuda médica e reeducação alimentar

Pode ser uma foto ou o espelho, fato é que em algum momento a pessoa obesa nota que precisa mudar a postura. Esse processo pode começar imediatamente ou levar semanas e meses. Independentemente disso, o importante é procurar apoio e orientações de especialistas, ou seja, endocrinologistas e nutricionistas.

Depois de uma avaliação médica, para colocar tudo em prática é fundamental fazer com que o corpo entre em perfeita sintonia com a mente. Sem isso, os resultados positivos tendem a demorar, ou podem ser totalmente comprometidos, uma vez que a reeducação alimentar tem início na forma de pensar.

Uma das medidas mais eficazes para conquistar o equilíbrio mental e corporal é tomar ações para ampliar o foco do momento, que deve ser única e exclusivamente o desenvolvimento de uma rotina alimentar saudável. Seguindo essa linha de raciocínio, é fundamental retirar do plano visual quaisquer elementos contraditórios ao novo ritmo de vida que se pretende adotar. Logo, imãs de geladeira de pizzarias e lanchonetes, por exemplo, devem ser excluídos. Nenhuma distração semelhante deve prevalecer.

Outras ações simples também colaboram para a conquista do peso ideal, como, se possível, ir e volta a pé do trabalho, ou ao menos executar o trajeto através de uma bicicleta.

O que Procura?
5 Tratamentos Caseiros eficazes para Cisto Pilonidal (Continuação)

Do mesmo modo, sobremesas altamente concentradas em açúcar e refrigerantes devem ser evitadas. A alimentação podem ser realizadas fora de casa, mas durante a composição do prato deve-se priorizar o arroz integral, as carnes magras, as hortaliças (quanto mais variável for, melhor) e, sobretudo, evitar alimentos fritos ou carregados em gordura.

O controle da ansiedade através do chá de alecrim com limão

Se o corpo estiver sendo devidamente exercitado e a alimentação mantiver-se balanceada, ainda resta impor limites à ansiedade, um dos pontos mais críticos para muitas pessoas.

A ansiedade precisa estar sob controle para que a fome insana desapareça e ceda lugar à saciedade. Em meio a tantos medicamentos e dietas extremamente restritivas e nem sempre seguras, alguns métodos chamam a atenção devido à simplicidade, e aos resultados conquistados pelas pessoas que aderem a eles.

É aqui que entra em cena o chá de alecrim com limão, capaz de proporcionar ao organismo elevadas doses de calma, auxiliando o corpo a obter e manter o almejado equilíbrio. Nesse estado, fica mais fácil emagrecer de modo satisfatório e sem prejudicar o fornecimento de nutrientes dos quais o corpo tanto precisa.

Quem decide optar pelo chá e ingere meio litro diariamente consegue perder até 10 kg ao fim de 30 dias. Evidentemente, isso só é possível quando a rotina de atividades físicas estabelecidas anteriormente e a reeducação alimentar se tornam constates, e não efêmeras.

Ampliação dos treinamentos físicos

Nesse momento, cabe frisar que os treinamentos físicos podem ser ampliados gradativamente. Assim, o ideal é aumentar a dose de exercícios de acordo com a melhora do condicionamento físico.

Se houver dificuldade, é recomendável priorizar esportes que ajudem a queimar calorias, mas que também sejam prazerosos para o praticante. As opções são bem variadas, como caratê, aikido, judô, vôlei, natação, futebol, ciclismo, caminhada, corrida, dentre muitas outras.

Seja qual for a modalidade, o importante é saber reconhecer os limites do próprio corpo. O objetivo é preservá-lo e evitar possíveis lesões, que podem até suspender os treinos e atrapalhar o progresso da perda de peso.

Por que o chá de alecrim com limão acalma e auxilia na perda de peso

Comprovadamente, as folhas de alecrim usadas para a infusão prestam uma ajuda grandiosa no controle do sistema nervoso. A bebida consegue surtir efeitos até em períodos mais críticos, como o característico da TPM (tensão pré-menstrual).

É nessa fase que grande parte das mulheres se torna muito ansiosa e assiste, sem forças, ao incrível aumento do desejo por doces, um dos inimigos do peso ideal.

Dentre muitos outros benefícios, como o referido efeito calmante, o alecrim também ajuda a minimizar a quantidade de açúcar que é absorvida pelo corpo. Isso leva o organismo a buscar outras fontes energéticas, sendo que a gordura passa a ser a principal delas. Esse inestimável detalhe acelera e muito o emagrecimento.

O que Procura?
4 Remédios caseiros para eliminar Borbulhas em peles oleosas

Os especialistas também reforçam o poder diurético do alecrim. Assim, o chá dessa planta desempenha papel salutar na luta contra o acúmulo de líquidos, grande responsável pela sensação de inchaço, substancialmente na região abdominal.

Por fim, os nutricionistas não deixam de elogiar a ação do limão, que completa a bebida tanto no que diz respeito ao aroma quanto na purificação interna do organismo, sendo um grande colaborador do emagrecimento.

Devido à sua acidez típica, o limão ajuda a diluir o excesso de gorduras e toxinas. Além disso, a fruta contribui para a preservação do apetite em patamares saudáveis, e evita o inchaço.

Finalmente, unidos, alecrim e limão reduzem a aglutinação formada pelos gases, ajudam nos processos digestivos, e aperfeiçoam o fluxo da corrente sanguínea.

Como preparar o chá

Aqueça cerca de 200 ml de água, tomando cuidado para que o líquido não ferva. Deposite 1 colher de chá de alecrim desidratado e deixe agir durante 5 minutos. Depois, basta coar a erva com uma peneira, espremer ¼ de limão, e beber.

Visando ampliar os resultados que podem ser obtidos com a bebida, experimente acrescentar um pedaço de gengibre. Além de trazer outros benefícios para o chá, o gengibre também é um alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.

Exemplo de um cardápio saudável

Café da manhã

Nessa hora do dia, vale a pena investir nas frutas e nos grãos integrais. Assim, dentre inúmeras possibilidades, experimente comer metade de um mamão com iogurte desnatado. Termine o café da manhã com 2 biscoitos integrais.

Antes do almoço

No período que antecede o almoço, a dica é consumir líquidos, como o tradicional suco natural de abacaxi com folhas de hortelã. Sempre que possível, é importante variar os sucos para aproveitar os nutrientes presentes em outras frutas.

Almoço

O arroz deve ser, preferivelmente, integral, podendo ser acompanhado por uma carne grelhada, legumes cozidos no vapor, salada composta por folhas e tomate (apenas 2 rodelas), e 1 colher de sopa de feijão. A sobremesa pode ser uma gelatina na versão light, que pode receber algum pedaço de fruta.

Lanche da tarde

Nessa hora do dia, dê preferência por uma pequena taça de salada de frutas variadas. Para adoçar, utilize mel.

Jantar

No jantar, a carne pode ser um frango grelhado, juntamente com arroz integral, legumes cozidos no vapor, e salada de folhas verdes. Como sobremesa, somente 1 fatia cortada de mamão com um pouco de granola. Adoce com mel.

Antes de dormir

Coma uma fruta que possua baixo índice glicêmico, como uma pera, ou uma maçã.

loading...

18. Novembro 2014 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *