Chá de Alecrim

O alecrim é uma das mais antigas ervas conhecidas, utilizadas para fins culinários e cerimônias de cura que remonta à Roma antiga. O alecrim continua a ser uma parte extremamente importante da nossa cultura de ervas medicinais.

O alecrim tem sido bastante utilizado em cerimônias religiosas, devido aos seus inúmeros benefícios medicinais reconhecidos ao longo dos anos. Agora é reverenciado pelas suas propriedades antioxidantes, e pela capacidade na ajuda de problemas de saúde relacionados com o coração, cérebro e fígado, entre outros.

O chá de alecrim é uma boa opção para receber todos os benefícios saudáveis de um dos grandes presentes da natureza. Você deve querer saber mais sobre o alecrim, de onde vêm e para o que pode ser usado. O alecrim é uma planta nativa das regiões mediterrâneas da Europa, mas hoje em dia cresce em qualquer parte do mundo, graças aos esforços de cultivo.

As folhas do alecrim são bastante distintas, tanto na aparência como no cheiro. São em forma de pequenas agulhas, e podem ter um gosto bastante amargo. A planta também desenvolve flores de uma variedade rosa, roxo, ou azul, dependendo do tipo exato de planta. As folhas são a parte utilizada para fazer o chá de alecrim, e geralmente a parte usada na culinária também.

Para preparar a sua própria chávena de chá de alecrim, pode adicionar uma colher de chá de folhas secas num único copo de água fervida. Este pode então ser ingerido aproximadamente dez minutos depois, a fim de usufruir de todos os seus benefícios finais.

Pode optar por adicionar mel e limão, que também é um acompanhamento muito frequente no sentido culinário. Para o alívio de determinados sintomas, poderá beber cerca de três vezes por dia ou conforme necessário.

O chá de alecrim oferece-lhe uma dose diária de vitaminas, incluindo a vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina K, vitamina C e vitamina D. O alecrim também contêm antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a prevenir o cancro.

Existem muitos outros benefícios associados com o chá de alecrim que incluem o seu uso para estimular a função cerebral. Tem sido demonstrado que o alecrim ajuda a melhorar a memória e a concentração, é sem dúvida um potencial tratamento dos sintomas da doença de Alzheimer no futuro.

Publicidade

Aumentando o fluxo sanguíneo no cérebro, pode ajudar a estimular todas essas várias funções. Também é útil no tratamento de diversos problemas digestivos, e pode ajudar a aliviar dores de cabeça ou matar bactérias causadoras de infecções.

Uma das melhores maneiras de se beneficiar das muitas propriedades excelentes de alecrim é sem dúvida bebendo-o como um chá.

A infusão de alecrim é muito fácil de preparar. Você só precisa ferver um litro de água, juntamente com diversas folhas desse arbusto. Depois de ferver, deixe repousar durante 5 a 10 minutos, retire as folhas e a infusão está pronta para beber.

Receita de chá de alecrim

Este chá ajuda a combater o congestionamento, dor de estômago, e os sintomas da gripe, alergias e resfriados. A combinação pode parecer um pouco incomum no início, mas tem um paladar muito bom. O sabor fresco do alecrim complementa o sabor quente e picante do gengibre.

Tempo de preparação: 5 minutos

Tempo de cozedura: 10 minutos

Equipamento necessário: bola de Chá, chaleira de chá

Ingredientes:

2 fatias de gengibre fresco, cada um com 1 / 2 polegadas de comprimento; 1 ramo de 3 polegadas de alecrim fresco ou 1 colher de chá de alecrim seco; 1 colher de raspa de laranja fresca; 1 anis estrelado; mel

Como fazer:

Etapa 1. Encha a chaleira com aproximadamente 1 xícara de água e coloque-a no fogão para ferver.

Etapa 2. Coloque as ervas e especiarias em uma bola de chá grande.

Etapa 3. Cubra a chaleira com papel de alumínio, ou mesmo um pano limpo. A idéia é manter o vapor na chávena de modo a que os produtos ativos nas ervas sejam preservados no chá.

Etapa 4. Deixe repousar, por 5-10 minutos.

O passo 5. Retire a bola de chá, adoce com mel, e divirta-se!

Contra-indicações do alecrim: Não é recomendado para pessoas com gastrite aguda, úlcera péptica, doenças do fígado, epilepsia e doença de Parkinson. Evitar durante a gravidez e amamentação.

O Chá de alecrim emagrece?

Sim, Ajuda. Siga as dicas » Beba 3 xícaras de chá de alecrim por dia. Lembre-se que os chás de ervas são úteis para complementar o tratamento da dieta, desde a implementação de um menu de baixa em calorias e exercício fisico diário.

Assim, o chá de alecrim ajudará a limpar o corpo e perder peso mais rápido.

Saiba mais em » Chá de Alecrim com Limão tem Efeito Calmante e ajuda a Emagrecer

 

Publicidade

19. Junho 2011 by admin

44 Comentários no Fórum

  1. Eu pego o alecrim verde no pe,espremo e coloco na agua e bebo gelado. Tem algum problema fazer assim ou tem que fazer comagua quente?

  2. Óla tenho, gastrite erosiva será que o chá de alecrim fara mal para mim estou tomando não me senti mal !!
    ficarei grata pela resposta !!
    Obrigada ..

  3. sempre ouvia meus avos falarem no alecrim, quando cresci minha mae preparava com vinho branco . para curar toce resfriado, custumei tomo até hoje, e muito bom, bebo uma vez por dia, cura constipação, dor no estomago.

  4. Eu tenho hepatite B, será que posso tomar chá de Alecrim ?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *