Chá de Alecrim

O alecrim é uma das mais antigas ervas conhecidas, utilizadas para fins culinários e cerimônias de cura que remonta à Roma antiga. O alecrim continua a ser uma parte extremamente importante da nossa cultura de ervas medicinais.

O alecrim tem sido bastante utilizado em cerimônias religiosas, devido aos seus inúmeros benefícios medicinais reconhecidos ao longo dos anos. Agora é reverenciado pelas suas propriedades antioxidantes, e pela capacidade na ajuda de problemas de saúde relacionados com o coração, cérebro e fígado, entre outros.

O chá de alecrim é uma boa opção para receber todos os benefícios saudáveis de um dos grandes presentes da natureza. Você deve querer saber mais sobre o alecrim, de onde vêm e para o que pode ser usado. O alecrim é uma planta nativa das regiões mediterrâneas da Europa, mas hoje em dia cresce em qualquer parte do mundo, graças aos esforços de cultivo.

As folhas do alecrim são bastante distintas, tanto na aparência como no cheiro. São em forma de pequenas agulhas, e podem ter um gosto bastante amargo. A planta também desenvolve flores de uma variedade rosa, roxo, ou azul, dependendo do tipo exato de planta. As folhas são a parte utilizada para fazer o chá de alecrim, e geralmente a parte usada na culinária também.

Para preparar a sua própria chávena de chá de alecrim, pode adicionar uma colher de chá de folhas secas num único copo de água fervida. Este pode então ser ingerido aproximadamente dez minutos depois, a fim de usufruir de todos os seus benefícios finais.

Pode optar por adicionar mel e limão, que também é um acompanhamento muito frequente no sentido culinário. Para o alívio de determinados sintomas, poderá beber cerca de três vezes por dia ou conforme necessário.

O chá de alecrim oferece-lhe uma dose diária de vitaminas, incluindo a vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina K, vitamina C e vitamina D. O alecrim também contêm antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a prevenir o cancro.

Existem muitos outros benefícios associados com o chá de alecrim que incluem o seu uso para estimular a função cerebral. Tem sido demonstrado que o alecrim ajuda a melhorar a memória e a concentração, é sem dúvida um potencial tratamento dos sintomas da doença de Alzheimer no futuro.

Aumentando o fluxo sanguíneo no cérebro, pode ajudar a estimular todas essas várias funções. Também é útil no tratamento de diversos problemas digestivos, e pode ajudar a aliviar dores de cabeça ou matar bactérias causadoras de infecções.

Uma das melhores maneiras de se beneficiar das muitas propriedades excelentes de alecrim é sem dúvida bebendo-o como um chá.

A infusão de alecrim é muito fácil de preparar. Você só precisa ferver um litro de água, juntamente com diversas folhas desse arbusto. Depois de ferver, deixe repousar durante 5 a 10 minutos, retire as folhas e a infusão está pronta para beber.

Receita de chá de alecrim

Este chá ajuda a combater o congestionamento, dor de estômago, e os sintomas da gripe, alergias e resfriados. A combinação pode parecer um pouco incomum no início, mas tem um paladar muito bom. O sabor fresco do alecrim complementa o sabor quente e picante do gengibre.

Tempo de preparação: 5 minutos

Tempo de cozedura: 10 minutos

Equipamento necessário: bola de Chá, chaleira de chá

Ingredientes:

2 fatias de gengibre fresco, cada um com 1 / 2 polegadas de comprimento; 1 ramo de 3 polegadas de alecrim fresco ou 1 colher de chá de alecrim seco; 1 colher de raspa de laranja fresca; 1 anis estrelado; mel

Como fazer:

Etapa 1. Encha a chaleira com aproximadamente 1 xícara de água e coloque-a no fogão para ferver.

Etapa 2. Coloque as ervas e especiarias em uma bola de chá grande.

Etapa 3. Cubra a chaleira com papel de alumínio, ou mesmo um pano limpo. A idéia é manter o vapor na chávena de modo a que os produtos ativos nas ervas sejam preservados no chá.

Etapa 4. Deixe repousar, por 5-10 minutos.

O passo 5. Retire a bola de chá, adoce com mel, e divirta-se!

Contra-indicações do alecrim: Não é recomendado para pessoas com gastrite aguda, úlcera péptica, doenças do fígado, epilepsia e doença de Parkinson. Evitar durante a gravidez e amamentação.

O Chá de alecrim emagrece?

Sim, Ajuda. Siga as dicas » Beba 3 xícaras de chá de alecrim por dia. Lembre-se que os chás de ervas são úteis para complementar o tratamento da dieta, desde a implementação de um menu de baixa em calorias e exercício fisico diário.

Assim, o chá de alecrim ajudará a limpar o corpo e perder peso mais rápido.

Saiba mais em » Chá de Alecrim com Limão tem Efeito Calmante e ajuda a Emagrecer

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Plantas Medicinais, Remédios Caseiros | 44 comentários

44 Comentários no Fórum

  1. Eu pego o alecrim verde no pe,espremo e coloco na agua e bebo gelado. Tem algum problema fazer assim ou tem que fazer comagua quente?

  2. Óla tenho, gastrite erosiva será que o chá de alecrim fara mal para mim estou tomando não me senti mal !!
    ficarei grata pela resposta !!
    Obrigada ..

  3. sempre ouvia meus avos falarem no alecrim, quando cresci minha mae preparava com vinho branco . para curar toce resfriado, custumei tomo até hoje, e muito bom, bebo uma vez por dia, cura constipação, dor no estomago.

  4. Eu tenho hepatite B, será que posso tomar chá de Alecrim ?

  5. Sou diabético e também sofro dos rins e tensão arterial, queria saber se posso tomar este chá?

  6. Adoro chá de alecrim, minha neta tem 9 anos, ela também gosta muito, fas mal se ela tomar, obrigada se for atendida.

  7. eu tenho problema de renal cronica,quero saber se eu posso tomar o cha de alecrim

  8. Gostaria de saber se o chá de alecrim pode ser tomado todos os dias ou precisa ter pausa. E este chá pode também ser infusão?
    Qual a quantidade diária que posso tomar?

  9. Quantas vezes posso tomar o cha de alecrim por dia.

  10. Estou pesquisando chás i achei e na minha pesquisa vi que cha de canela é para diabetes tipo dois.

  11. Olá estou tomando o chá, e tenho gastrite, passo muito mal mesmo, comecei hj a toma-lo, espero que suja os resultados, e como tenho gastrite ainda tenho duvidas se ele poderá me fazer algum mal. gostaria de esclarecer isso se possível, desde já obrigada!

  12. Bom dia gostaria de saber se o chá de alecrim é bom pra pressão alta e se pode tomar quando se tem pedra no rim e gordura no figado e também tireoide, obrigada;

  13. Meu marido teve uma reação estranha quando toma o chá de alecrim.A primeira vez teve diarreia e eu testei e ele defecou varias vezes,será que este chá não é indicado para ele?

  14. qual o cha q me ajudaria pois tenho sindrome do intestino irritável.

  15. Olá..bom dia.
    Meu namorado tem diabetes,e gostaria de saber se esse chá,é bom pro controle de diabetes,obrigada se puder me responder,ficarei grata.

  16. Meu esposo tem pressao alta, o cha ajuda ou ele nao poderia tomar este cha de alecrim?

  17. Angela para cheiro forte na axilas ele lavar com sabao e passar o algodão com leite de magnesia.minha dermatologista que me passou foi ótimo .bj

  18. Olá,minha mãe tem hepatite c . O chá de alecrim pode beneficia-la ? Se sim,quais são ? Meu pai tem diabetes . O chá de alecrim pode ajudá-lo? Antecipadamente agradeço-lhes.

  19. quero fazer o uso do cha de alicrim posso compra nas casas de ervas ja seco faz o mesmo efeito?

  20. Gostaria de saber se é verdade que o alecrim é bom para combater o suor excessivo nas axilas. Meu filho sofre muito com esse problema de suor excessivo nas axilas e tbm com cheiro forte.

  21. Tenho hemangiomas no fígado e gostaria de saber se posso fazer uso do chá de alecrim diariamente.

    OBRIgada
    Graça Krohling

  22. Tenho doença policistica hepato-renal, gostaria e saber se tem alguma contra indicação o chá de alecrim.

  23. Olá gostaria de saber se tem algum problema em tomar todos os dias, e se tem um tempo certo para parar. pode causar algum problema renal?

  24. Ola,

    Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar o chá de alecrim, pois, fiquei preocupada com uma possível nefrite, é que em minha família houveram 3 casos de insuficiência renal cronica. Obrigada

  25. eu tenho hepatite b sera que faz mal para o figado me responda por favor

  26. Boa tarde
    Gostaria me dissesse se se pode fazer chá, também das folhas verdes.
    Grata
    Cristina

  27. Gostaria de saber sobre a erva fresca. Pode ser feito o chá da mesma maneira?

  28. Amei os comentarios.tnho pressao auta devido a ansiedade.vo toma o xa. E espera o resultado

  29. qual o efeito negativo que este chá tem em relação a prostatite.

  30. tenho gastrite que tome lansaprazole sera que o cha de alecrim faz mal por favor espero a sua resposta

  31. cha de alegrim com gengibre é bom para acne e para emagrecer pode usar alegrim verde com gengibre pra tomar..

  32. Tenho Hepatite C , já NEGATIVEI mas fiquei com uma sequela de una pre cirroses, posso tonar o chá de alecrim?Aguardo anciosa pela resposta…obrigada.

  33. Gostaria de saber se o cha de alecrim ajuda nas colicas mestruais.
    Obrigada

  34. bom dia eu gostaria de saber se o alecrim fresco não pode fazer chá ou não tem problema nem um faz o mesmo efeito que o seco.

  35. Comecei a tomar o chá de alecrim por que eu gosto do cheiro e o paladar dele é muito bom, e descobri que ele serve para varias coisas que bom vou continuar tomando.

  36. Tenho diabetes e comecei a atomar chá de Alecrim,mas alguns comentam este chá ser contra indicado para diabeticos.Por favor se puderem me orientar sobre este tópico,fico agradecido.desde já.obrigado

  37. O alecrim, sempre tem que ser seco para se fazer o chá?
    tenho um pé aqui em casa plantado num vaso. Tenho que tirar um galho e deixar secar ?
    Obrigada.

  38. Eu tomo todos os dias cha de alecrim com mel e limao e gosto bastante.

  39. Pessoal,

    Esta é a melhor erva que já experimentei. É um santo remédio. Associada com mel ajuda a diminuir o estress, a síndrome do pânico, o nervosismo e a ansiedade, dá um “up” em sua vida. Tome pelo menos uns 5 dias que verá a diferença.

  40. Olá António.

    Quando a pessoa não tem problemas de saúde, o alecrim age como um preventivo a estas situações (doenças de coração, cerebro, figado, etc).

    Quando a doença ou qualquer problema de saúde já foi detectado (exemplo: uma doença no figado), ele não deixa de ser benéfico, mas apenas deve ser consumido sobre supervisão médica.

    Atentamente
    Rui Guerreiro

  41. Não entendi primeiro diz que O alecrim tem sido bastante utilizado , devido aos seus inúmeros benefícios medicinais reconhecidos ao longo dos anos. Agora é reverenciado pelas suas propriedades antioxidantes, e pela capacidade na ajuda de problemas de saúde relacionados com o coração, cérebro e fígado, entre outros.
    Depois comenta sobre a Contra-indicações do alecrim: Não é recomendado para pessoas com gastrite aguda, úlcera péptica, doenças do fígado, epilepsia e doença de Parkinson. Evitar durante a gravidez e amamentação.
    Afinal ele é ou recomendado para problemas com o fígado.

  42. OI ACHO ÓTIMO TODAS AS DICAS QUE EXISTE COM ERVAS MEDICINAIS,POR ESTE MOTIVO ESTOU SEMPRE A PROCURA E AJUDA PARA REJUVENECERE PERCA DE PESO

  43. GOSTEI MUITO

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *