Chá de Carqueja – Beneficios

CARQUEJA – (Genista tridentata), tem como Nomes comuns: Carqueja, Amara Cacalia, Cuchi-Cuchi, quinsu Cucho e carqueja-do-mato , a parte Utilizada para consumo e medicamentos são a Folha e as partes aéreas. Na sua descrição e no seu Habitat a Carqueja é um arbusto verde como uma planta perene, que cresce em muitos terrenos da América do Sul. Ela cresce em terras altas e secas, solos rochosos, campos de areia, rios e áreas pantanosas em toda a Floresta Amazônica, no Peru, Brasil e Colômbia, bem como em zonas tropicais da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Ler: Chá de Carqueja para Prisão de Ventre

A Carqueja não tem folhas ou caule, em vez disso, ela tem bi-asa-ou tri-ramos alados que são como folhas para cumprir as funções de fotossíntese. Flores mareladas e alaranjadas estão espalhadas ao longo do seu caule e tendem a se acumular no topo.Todas as plantas podem atingir até quatro metros de altura, embora seja comumente dois a três pés de altura.

OS BENEFICIOS DA CARQUEJA

Uso tradicional indígena:A Carqueja tem sido utilizada pelos povos indígenas ao longo de séculos de resistência, bem como para a fertilidade das mulheres e a virilidade nos homens. Do ponto de vista terapêutico, a Carqueja tem sido muito usada em uma grandevariedade de doenças relacionadas ao sistema digestivo para o qual ela é considerada bastante eficaz.Por exemplo, os nativos usariam a Carqueja para fortalecer o processo digestivo, eliminar parasitas intestinais, acalmar a diarréia e aliviar a irritação do sistema digestivo, após um episódio de indigestão, diarréia ou intoxicação alimentar.

No entanto, o principal uso da Carqueja é para apoiar o fígado. Nativos utilizávam-na para aliviar disfunções hepáticas diversas, para limpar o fígado, para eliminar obstruções da vesícula biliar e como um limpador de sangue. Os nativos também foram relatados em usar a Carqueja para reduzir a febre e para aliviar as condições inflamatórias. O uso tradicional consistia em uma infusão de uma boa quantidade de Carquejas secas em um litro de água ou mastigava-se o caule fresco e carnudo.

Estudos Científicos – Mecanismo de AçãoFlavonóides isolados da Carqueja, que são conhecidos como protetores do fígado contra as toxinas. Neste trabalho científico, o mecanismo de ação ainda não foi explicado. No entanto, os flavonóides têm-se visto que protegem o nosso organismo contra a toxicidade do fígadoligando-se ás toxinas e impedindo a sua absorção. Por exemplo, silimarina, um flavonóide que é comum nas plantas verdes e que está presente no leite de cardo e algas azuis, foi provado que oferece 100% de proteção contra as toxinas hepáticas. Da mesma forma a clorofila, embora não seja um flavonóide, foi mostrado que tambem oferece uma proteção significativa contra o cancer mais potente do fígado, a aflatoxina .Num estudo realizado em ratos, após o pré-tratamento com a Carqueja conseguiu-se reduzir significativamente a inflamação e dor em vários tipos de inflamação. A Carqueja também reduz a contração intestinal, que apoia o seu efeito calmante em casos de irritação do sistema digestivo.


Ela impede o desenvolvimento de úlceras, que podem estar ligados a suas propriedades anti-inflamatórias. Todos estes benefícios podem estar ligados à capacidade da planta Conseguir inibir a biossíntese das prostaglandinas, devido a algumas prostaglandinas sendo compostos inflamatórios. Uma vez que as prostaglandinas também são mediadoras da dor e febre, esses dados podem apoiar que o uso nativo da Carqueja pode reduzir a febre , e para terminar ela pode tambem ter uma abordagem auxiliar natural para enfrentar os desafios associados à hipertensão.

A informação contida neste artigo destina-se apenas para fins educacionais. Não elaborado para diagnosticar, curar, mitigar, tratar ou prevenir qualquer doença. Se você tiver qualquer problema de saúde, é recomendado que você procure o aconselhamento certo com um profissional de saúde certificado.

Sistema Digestório

A fim de promover uma boa digestão “para apoiar a função hepática e ajudar a manter o sangue limpo” pode-se consumir todos os dias com as refeições (Digestazon.) .*

Física da Energia

Embora nenhum estudo confirme ao certo este benefício “Lembre-se que o seu primeiro relatório pelo uso indígena era para a resistência” fertilidade das mulheres e virilidade dos homens *Se você consumir a planta diariamente de apoio digestivo “você também vai ganhar benefícios energeticos para energia e resistência em geral .

Inflamação

Para problemas ligados à inflamação “sabe que consumir Digestazon diáriamente pode auxiliar na gestão de vários processos inflamatórios ,e Pode ser tomado em combinação com outras ervas, como o Jatobá e Unha de Gato (chás Shipibo” Arcozon.) “Alguns dos melhores chás de ervas anti inflamatórios.
Embora não exista nenhum relato do seu uso para o controle da pressão arterial “Os estudos feitos em ratos sugerem que a Carqueja possa ajudar a controlar a pressão arterial elevada .

CHÁ DE CARQUEJA

O Chá de carqueja pode ser encontrado em varias formas em que uma delas se inclui o pó :

Uso sugerido para o Pó de Carqueja

Esta planta é melhor preparada como uma infusão (chá): Use uma colher de chá de pó para cada copo de água. Despeje água a ferver sobre a erva no copo e deixe em infusão durante 10 minutos. Antes de beber o Chá deixe que o pó assente no fundo do copo e beba quente , se necessário utilize um passador para retirar o pó . Normalmente é tomado em 1 / 2 xícara de dosagens, 2-3 vezes ao dia.

Ingredientes normais dos Pós desta planta:Carqueja 100% pura ,extraida da erva inteira (caule, folhas, flores). São utilizados aditivos. Este produto não é irradiado nem fumigado. É colhido e cultivado selvagem ,naturalmente da Amazônia brasileira, sem pesticidas ou fertilizantes.

Contra indicações e riscos

Não deve ser usado durante a gravidez porque demonstrou estimular a uterina e efeitos abortivos em roedores .A utilização desta planta é contra-indicada em pessoas com pressão arterial baixa, devido aos seus efeitos hipotensores documentados.Tambem tem sido documentada a níveis mais baixos de glicose no sangue em estudos humanos e animais. Como tal, é contra-indicado em pessoas com hipoglicemia. Os Diabéticos devem controlar seus níveis de açúcar no sangue com maior regularidade se ingerirem a planta .

Interações medicamentosas: Nenhum relatado até agora , porém, pode aumentar o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos e diabéticos.

Em: Remédios Caseiros | 63 comentários

63 Comentários no Fórum

  1. Descobri que estou com cirrose e estou tomando carqueja estou agindo corretamente? Que a médica me falou que o medicamento é o meu alimento.

  2. olá, tenho gordura no fígado e estou um pouco acima do peso. Gostaria de saber se carqueja elimina mesmo essa gordura do fígado e qual a quantidade certa que devo tomar e quais são os riscos de toma-lo em excesso?

  3. Amigos (as)

    Bebo chá da carqueja há vários anos, no mesmo período de tempo, não sei o que é prisão de ventre e nem desarranjo intestinal, não sou chegado a alimentação gordurosa e nem doce, além de frituras, mas se eu quiser como de tudo e nada me afeta, caso eu seja convidado para uma festinha e na mesa tenha empada, pastéis e outros, eu como normalmente, porém louco para chegar em casa para ingerir meu chá de carqueja e de imediato arrotar. Me desculpe mais essa é a expressão!.
    Att.
    Ismael Marinho

  4. Meu pai já dizia algo de bom da carqueja,como devo toma-la
    antes ou depois das refeições.

  5. Minha filha tem 8 anos, está evacuando mole há uma semana, será que criança pode tomar este chá?

  6. Estou com gordura no figado como posso tomar o chá de carqueja , ele é bom para isso, obrigado .

  7. quero saber a que horas posso tamar o cha de carqueja obrigada e fico no agurdo

  8. ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E PRECISO SABER SE O CHA DE CARQUEJA PODE ME AJUDAR; E TAMBEM ESTOU 18 QUILOS ACIMA DO MEU PESO QUAL A QUANTIDADE Q TENHO Q TOMAR POR DIA? AGRADEÇO SE ME RESPONDER

  9. quero saber como faço o chá da planta,verde ou seca?
    qual a quantidade de folhas para 1 lt?
    como devo toma-lo?
    obrigado

  10. ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E PRECISO SABER SE O CHA DE CARQUEJA PODE ME AJUDAR; E TAMBEM ESTOU 18 QUILOS ACIMA DO MEU PESO QUAL A QUANTIDADE Q TENHO Q TOMAR POR DIA? AGRADEÇO SE ME RESPONDER

  11. ola ja tomo o cha algum tempo estou adorando os resultados realmento e muito bom para a saude. apenas gostaria de saber a quantidade exata q posso consumir e c a alguma restricao quanto ao uso diario e prolongado,c ha gostaria de saber o quanto posso usar e por quanto tempo? obrigado

  12. Há dois meses começei a fazer uso do chá de carqueja pra problemas digestivos. Tirei a vesícula a um ano e senti muita dificuldades de digestão e hoje ainda não encontrei melhor solução que o chá de carqueja . É milagroso. Além tb que está ajudando a emagrecer.

  13. SOU DIABETICO IMPERTENSO DESEJO SABER QUANTO VEZES DEVO TOUMA O CHA DE CARQUEJA DURANTE O DIA

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *