Chá de Funcho – Beneficios

Conheça as propriedades medicinais e quais os beneficios do Funcho de nome cientifico (Foeniculum vulgare). Nativo do Mediterrâneo e sul da Europa. Pode consumir-se cru ou cozido.

Neste artido vamos esclarecer os seguintes pontos

Beneficios do funcho

É rico em fibra, vitaminas, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Abre o apetite, é estimulante e digestivo, aumenta o leite nas mães. A infusão da raiz dessecada do funcho, tomada três vezes por dia, combate a diarreia.

A infusão de raízes frescas tem efeitos diuréticos. Em infusão, as sementes combatem a tosse; não se deve exceder o consumo, pois pode provocar aborto. O cataplasma dissolve as obstruções dos seios e torna-os elásticos.

FOTO DE FUNCHO – PLANTA também conhecida por anis-doce, erva-doce, maratro ou finóquio

A infusão é vermífuga e faz dormir as crianças. Em cataplasma cura as dores de barriga. É antiespasmódico, estimulante e anti-reumático. Com as sementes em infusão eliminam-se gases intestinais. O cozimento da raíz ajuda a eliminar liquidos e actua como relaxante muscular; é expectorante, pelo que alivia a tosse crónica.

O chá de funcho usa-se tambem para evitar flatulência à semelhança do endro, coentro, anis, salsa e aipo silvestre. Fortifica os nervos; usa-se em casos de asma e inflamações dos olhos; é aromático e digestivo. Contém água, glúcidos, lípidos, proteínas, fíbra, vitamina A, B, e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio (276 mg), cobre, sódio (141 mg) e zinco.

SEMENTES

Chá de funcho

Pode encontrar-se em casas de produtos naturais ou então em farmacias homeopaticas…na verdade o funcho é a folha da erva doce que nós tão bem conhecemos, e é muito usado para aumentar o leite materno na fase de (amamentação).

Ler Também:

Chá de funcho para azia

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Beneficios Para a Saúde, Remédios Caseiros | 13 comentários

13 Comentários no Fórum

  1. Boa tarde. Sofro muito por causa da acumulação de gases. Estava a pesquisar e encontrei um texto a falar do funcho, que ajuda bastante. É verdade??

  2. tenho uma bebe de 1 mes e lea tem muita colica. Sera se eu tomar o cha de funcho vai ajudar a passar a colica dela

  3. adotei o chá de funcho um copo de300ml no café e na hora de dormi isso faz mal a saude faço a folha verde

  4. tenho uma bebe de 1 mes e lea tem muita colica. Sera se eu tomar o cha de funcho vai ajudar a passar a colica dela estou desesperada…

  5. ola gostaria de saber qual a diferença do funcho para a erva doce obrigada

  6. Quantas vezes devo tomar o cha para eliminar os gases e depois de quanto tempo vejo o resultado

  7. O chá de funcho é preparado da maneira mais simples possível! é só pegar o funcho, e colocar dentro de uma panela com água e deixar ferver! Deixe esfriar até que esteja de bom grado e tome =)

  8. O chá de funcho é ótimo para tirar o frio, usa-se também para dores estomacais e para prissão de ventre.Tomo muito porque aqui no sul nesta época faz muito frio.

  9. tenho 10 anos. desde bebe sempre gostei de tudo que é tipo de cha mas nao engano ninguem o funcho é o meus preferido

  10. O chá de funcho é muito bom mesmo! Estou amamentando e tomo ele todos os dias para aumentar a produção do meu leite e com isso, o meu beb~e fica mais calminho e sem cólicas, pois tomo e os benefícios tbm passam pra ele através do leite!
    O chá de funcho é preparado da maneira mais simples possível! é só pegar o funcho, e colocar dentro de uma panela com água e deixar ferver! Deixe esfriar até que esteja de bom grado e tome =)

  11. Queria saber como se prepara o chá de funcho,e a quantidade que se bebe ao dia.
    Obrigado

  12. amigos nasci e cresci no campo e conheço muito bem o funcho tenho 57 anos e nunca na minha vida tinha ouvido chamar erva doce ao funcho porque de doce não tem nada, é amargo e não é nada agradavel, no que respeita a erva doce esta é a planta do aniz e nada mais, pois esta sim é agradavel e utiliza-se na culinária, na fabricação de bebidas e licores, é tambem utilizada para aromatizar as castanhas cozidas pelo S. Martinho, é uma planta oriunda do Oriente e é considerada como uma especiaria, aparece em Portugal na época dos descobrimentos trazida pelos nossos antepassados descobridores que a traziam nas naus, quanto ao funcho é bom que não se abuse do chá desta planta porque ela é tão boa que nem os animais cabras, ovelhas ou até mesmo as vacas as comem.

  13. EU ADORO FUNCHO ELE TRAS MUITOS BENEFICIOS PARA NOSSA SAUDE COMO TAMBEM É GOSTOSO E FACIL DE PREPARAR

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *