Chá para dor de garganta: Linhaça, mel e limão

A dor de garganta é algo bastante incomodativo e frequente e quando não é devidamente tratada pode levar a problemas de saúde, como rouquidão, afonia ou até mesmo problemas a nível pulmonar.

semente de linhaça

Por esta razão é importante saber como tratar os sintomas de dor de garganta, para evitar a evolução dos problemas e complicações de saúde.

Todos sabemos que a ingestão de bebidas quentes, como o chá, acalma a irritação da garganta e transmite uma sensação de maior conforto, mas a verdade é que há alguns chás que também têm um efeito anti-inflamatório, como é o caso do chá de linhaça. Assim, estes chás são a melhor opção para este tipo de situações.

Por norma, a dor de garganta é um sintoma da inflamação da laringe ou da faringe. Sempre que há uma inflamação da laringe, existe tendência para surgir rouquidão associada a uma gripe, constipação ou bronquite.

Já no caso da faringite, ocorre um ardor constante na região da garganta. Esta condição também pode estar associada a gripes ou constipações. Por vezes, esta doença pode ser causada por vírus ou bactérias e é necessário consultar um médico, por forma a eliminá-las.

O chá de linhaça é um anti-inflamatório natural que vai ajudar a combater a inflamação da laringe ou da faringe, mas é importante perceber que este chá deve ser apenas um auxílio ao tratamento médico.

Sempre que os sintomas sejam muito acentuados ou quando faz a ingestão do chá de linhaça sem qualquer tipo de resultados positivos deve consultar um médico para fazer um tratamento completo e adequado ao problema de saúde.

Sintomas como a dificuldade em respirar, rouquidão ou afonia prolongada e dor intensa são alarmantes e nesse caso deve procurar um médico de imediato, por forma a evitar complicações indesejadas.

Leia Também:  Remédio natural para indigestão

Receita de chá para a dor de garganta

O chá de linhaça é uma excelente opção para a acalmar os sintomas de dor de garganta, devido ao seu efeito anti-inflamatório.

Para além do efeito anti-inflamatório e calmante da garganta, este chá também ajuda a combater as dores associadas a bronquites e promove o bom funcionamento renal do organismo.

Desta forma, o chá de linhaça é uma bebida bastante completa e pode ser tomada semanalmente ou até diariamente para ajudar a manter uma saúde forte.

Em seguida explicamos como preparar o chá de linhaça.

Ingredientes:

4 chávenas de água

50 gr. de sementes de linhaça

1 colher de mel

Sumo de 1 limão

Casca de meio limão

Modo de preparação:

  1. Colocar as sementes de linhaça de molho, com água corrente.
  2. Numa panela que não seja de alumínio juntar a água, a casaca de limão e as sementes de linhaça.
  3. Deixar ferver em lume brando por 15 minutos.
  4. Retirar do lume e adicionar o sumo de limão.
  5. Adoçar com o mel.
  6. Verter para uma chávena de loiça e ingerir o chá quente.

Outras formas naturais de combater a dor de garganta

Existem muitos outros produtos naturais que também podem ser utilizados para combater a dor de garganta com efeitos bastantes positivos, nomeadamente:

Em seguida, vamos apresentar o efeitos positivos de cada um destes produtos naturais e qual a melhor forma de os usar.

A raiz de gengibre também é reconhecida mundialmente por ser um anti-inflamatório natural e apesar de ter um efeito mais limitado do que a linhaça pode ser um excelente aliado do chá de linhaça sempre que há dor de garganta.

O gengibre pode ser ingerido na forma e chá, biscoitos ou até mesmo como parte da alimentação normal. O molho de gengibre é excelente para acompanhar todo o tipo de peixes.

Leia Também:  Chá de baunilha para o mal de Alzheimer

A menta é excelente para ajudar em situações de congestionamento nasal, mas é preciso ter cuidado, pois se for usada em excesso pode provocar problemas de saúde como a falta de ar. Pode optar por fazer um chá de menta ou simplesmente fazer inalações com menta.

Os citrinos estão entre as melhores opções naturais para reforçar o sistema imunitário e por essa razão, também devem ser utilizados sempre que há alguma dor de garganta. A ingestão de laranjas e de limonadas vai ajudar a combater os problemas que originam a dor de garganta de forma mais rápida e eficaz.

limão

Já as maçãs devem ser uma opção para quem estiver rouco ou afónico, pois estas frutas possuem propriedades de lubrificação das pregas vocais, ajudando a uma recuperação da voz.

maçã

Ao combinar a ingestão destes produtos naturais com o chá de linhaça, conseguirá combater a dor de garganta de forma bastante mais efetiva.

Mais uma vez é importante realçar que as medidas aqui apresentadas são apenas formas naturais de combater os sintomas de dor de garganta. Sempre que os sintomas sejam severos e/ou persistentes é necessário consultar um médico.

Também é importante referir que caso seja alérgico a alguns dos ingredientes referidos não deve fazer a sua ingestão.

loading...

02. Dezembro 2014 by Andre

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *