Chá para dor de garganta: Linhaça, mel e limão

A dor de garganta é algo bastante incomodativo e frequente e quando não é devidamente tratada pode levar a problemas de saúde, como rouquidão, afonia ou até mesmo problemas a nível pulmonar.

semente de linhaça

Por esta razão é importante saber como tratar os sintomas de dor de garganta, para evitar a evolução dos problemas e complicações de saúde.

Todos sabemos que a ingestão de bebidas quentes, como o chá, acalma a irritação da garganta e transmite uma sensação de maior conforto, mas a verdade é que há alguns chás que também têm um efeito anti-inflamatório, como é o caso do chá de linhaça. Assim, estes chás são a melhor opção para este tipo de situações.

Por norma, a dor de garganta é um sintoma da inflamação da laringe ou da faringe. Sempre que há uma inflamação da laringe, existe tendência para surgir rouquidão associada a uma gripe, constipação ou bronquite.

Já no caso da faringite, ocorre um ardor constante na região da garganta. Esta condição também pode estar associada a gripes ou constipações. Por vezes, esta doença pode ser causada por vírus ou bactérias e é necessário consultar um médico, por forma a eliminá-las.

O chá de linhaça é um anti-inflamatório natural que vai ajudar a combater a inflamação da laringe ou da faringe, mas é importante perceber que este chá deve ser apenas um auxílio ao tratamento médico.

Sempre que os sintomas sejam muito acentuados ou quando faz a ingestão do chá de linhaça sem qualquer tipo de resultados positivos deve consultar um médico para fazer um tratamento completo e adequado ao problema de saúde.

Sintomas como a dificuldade em respirar, rouquidão ou afonia prolongada e dor intensa são alarmantes e nesse caso deve procurar um médico de imediato, por forma a evitar complicações indesejadas.

Receita de chá para a dor de garganta

O chá de linhaça é uma excelente opção para a acalmar os sintomas de dor de garganta, devido ao seu efeito anti-inflamatório.

Para além do efeito anti-inflamatório e calmante da garganta, este chá também ajuda a combater as dores associadas a bronquites e promove o bom funcionamento renal do organismo.

O que Procura?
O que fazer para soltar o Intestino Preso

Desta forma, o chá de linhaça é uma bebida bastante completa e pode ser tomada semanalmente ou até diariamente para ajudar a manter uma saúde forte.

Em seguida explicamos como preparar o chá de linhaça.

Ingredientes:

4 chávenas de água

50 gr. de sementes de linhaça

1 colher de mel

Sumo de 1 limão

Casca de meio limão

Modo de preparação:

  1. Colocar as sementes de linhaça de molho, com água corrente.
  2. Numa panela que não seja de alumínio juntar a água, a casaca de limão e as sementes de linhaça.
  3. Deixar ferver em lume brando por 15 minutos.
  4. Retirar do lume e adicionar o sumo de limão.
  5. Adoçar com o mel.
  6. Verter para uma chávena de loiça e ingerir o chá quente.

Outras formas naturais de combater a dor de garganta

Existem muitos outros produtos naturais que também podem ser utilizados para combater a dor de garganta com efeitos bastantes positivos, nomeadamente:

Em seguida, vamos apresentar o efeitos positivos de cada um destes produtos naturais e qual a melhor forma de os usar.

A raiz de gengibre também é reconhecida mundialmente por ser um anti-inflamatório natural e apesar de ter um efeito mais limitado do que a linhaça pode ser um excelente aliado do chá de linhaça sempre que há dor de garganta.

O gengibre pode ser ingerido na forma e chá, biscoitos ou até mesmo como parte da alimentação normal. O molho de gengibre é excelente para acompanhar todo o tipo de peixes.

A menta é excelente para ajudar em situações de congestionamento nasal, mas é preciso ter cuidado, pois se for usada em excesso pode provocar problemas de saúde como a falta de ar. Pode optar por fazer um chá de menta ou simplesmente fazer inalações com menta.

Os citrinos estão entre as melhores opções naturais para reforçar o sistema imunitário e por essa razão, também devem ser utilizados sempre que há alguma dor de garganta. A ingestão de laranjas e de limonadas vai ajudar a combater os problemas que originam a dor de garganta de forma mais rápida e eficaz.

O que Procura?
Gel caseiro de linhaça

limão

Já as maçãs devem ser uma opção para quem estiver rouco ou afónico, pois estas frutas possuem propriedades de lubrificação das pregas vocais, ajudando a uma recuperação da voz.

maçã

Ao combinar a ingestão destes produtos naturais com o chá de linhaça, conseguirá combater a dor de garganta de forma bastante mais efetiva.

Mais uma vez é importante realçar que as medidas aqui apresentadas são apenas formas naturais de combater os sintomas de dor de garganta. Sempre que os sintomas sejam severos e/ou persistentes é necessário consultar um médico.

Também é importante referir que caso seja alérgico a alguns dos ingredientes referidos não deve fazer a sua ingestão.

loading...

02. Dezembro 2014 by Andre

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *