Cicatrizes Hipertroficas, Tratamentos, e causas

Neste artigo vou-vos falar um pouco sobre as cicatrizes hipertróficas, os melhores tratamentos recomendados, quais as suas causas de desenvolvimento e potenciais riscos de evolução.
microdermabrasion result+hipertrofica Cicatrizes Hipertroficas, Tratamentos, e causasENTÃO O QUE SÃO CICATRIZES HIPERTROFICAS ?

As Cicatrizes hipertróficas dão-se devido a um supercrescimento do tecido cicatricial que ocorre no local de uma lesão da pele (formação excessiva de colageno). Este tipo de cicatrizes pode aumentar o seu tamanho, mas não se invade além do local da lesão, ao contrário de outras formações mais graves conhecidas como cicatrizes quelóides que invadem áreas fora da lesão.

As Cicatrizes hipertróficas são mais comuns em mulheres jovens e afroamericanos, e quando se múltiplicam repetidamente, são conhecidas como queloides ou na sigla inglesa ” keloids “

scrap12 Cicatrizes Hipertroficas, Tratamentos, e causasQuando ocorrer as cicatrizes hipertroficas?
 
Estas ocorrer devido a lesões cutâneas secundarias , tais como incisões cirúrgicas, feridas traumaticas, os locais de vacinação, queimaduras, varicela, acne e, por vezes apenas por pequenos arranhões.
 
A maioria destas vão achatar-se e tornar-se menos perceptíveis ao longo dos anos , mas podem irritar-se com o atrito do vestuário ou outras formas que poderam restringir a mobilidade extensiva e causar alterações estéticas que afetem a nossa aparência.

Quais são os Sintomas?

Elas têm um aspecto avermelhado ou rosado (cor da carne ) , ocorrem após uma lesão e são geralmente nodulares ou estriadas. Podem causar prurido (coceira) durante a sua formação e crescimento.

Diagnóstico

O seu diagnóstico é feito com base na aparência da pele ou cicatriz onde é normalmente feita uma biopsia de pele para descartarem-se outros possiveis problemas , como por exemplo, tumores de pele.

arm scar+hipertrof Cicatrizes Hipertroficas, Tratamentos, e causas
TRATAMENTO PARA COMPLICAÇÕES DAS CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

Este tipo de Cicatrizes muitas vezes não requer qualquer tratamento, mas pode ser reduzida por meio de congelamento atraves da (crioterapia), a pressão externa, com injeções de corticoides, com tratamentos a laser, por radiação ou através de uma remoção cirurgica.

Normalmente conseguem-se grandes melhorias e não é muito comum existir a hipotese de esta poder retornar , mas pode acontecer , e normalmente quando o é , esta pode ter uma transformação ainda maior que a anterior .

Como prevenção estas devem ser cobertas de modo a evitar-se a exposição ao sol durante o primeiro ano de formação , porque a luz solar faz com que esta adquira uma coloração mais escura , o que a tornará completamente permanente. E deve também usar um protetor solar.

Normalmente as cicatrizes hipertroficas não representam nenhum perigo para a saúde, mas podem afetar a aparência estética e, portanto, afetarem psicologicamente qualquer pessoa , ” especialmente se elas forem grandes ou desfigurantes.

Recentemente chegou ao mercado um produto que revolucionou o tratamento para as cicatrizes hipertróficas , e com grandes vantagem desde a sua fácil aplicação até aos resultados conseguidos . Este bom produto inibe a formação excessiva de colagenio, que resulta em uma redução no tamanho da cicatriz. Os ingredientes ativos do gel Mederma são de origem natural e, portanto, sem efeitos colaterais graves.

As soluções mais conhecidas:

- Gel de silicone, e especiamente o gel de silicone em folhas
- Se houver uma evolução de queloides pode ser necessário fazer uma cirurgia
- Injeções intralesionais de corticosteroides
- laserterapia

- tratamento a laser para cicatrizes
- tratamento com ultra-som , glp , ou luz intensa pulsada .
- crioterapia – por congelamento
- microdermoabrasão
 

Ler Também:

- Remédio Caseiro para Cicatriz
Em: Dermatologia | 7 comentários

7 Comentários no Fórum

  1. Tenho uma cicatriz na boca queria saber se. Consigo tratamento ai na clinica.sou de pouso redondo SC.

  2. ola tenho uma cicatriz no meio da perna ate hoje essa cicatriz e esquisita branquea um pouco na hora que molha fica escura mim ajudem o que faço tenho muitos irmãos na hora que eu pedir minha mae pra mim levar no dematologista vao mim zoar ou mim atenta não uso short ,so mim digam o que passa por favor

  3. Penso que em portugal existe em Lisboa no Santa Maria mas nao tenho certeza. Eu fui operado num particular e a cicatrizaçao ficou tambem uma cicatriz hipertrofica o medico disse para ir la e tratar. Nao sei bem o que me aguarda

  4. Olá,
    Sou de Recife, tem alguma clínica aqui que faça o tratamento de Laser Fracionado de CO2 pra cicatriz hipetrofica?
    Abraços!

  5. ola boa tarde eu sou do (ES)e gostaria de sabe ,se tem algum tratamento de cicatriz hipetrofica ,resetemente eu fiz uma abdominoplastia e deu cicatriz hipetrofica,e e a unica coisa que me encomoda???

  6. Olá bom dia

    Eu também queria saber, em portugal onde encontrar um medico que trate de cicatrizes ou queloides, impossivel ir ao brasil.

  7. olá
    Em Portugal, onde podemos encontrar um médico, que trate de cicatrizes hipertroficas ou quelóides.

    Obrigada

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *