Cirurgia Histerectomia

O que é a Histerectomia?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico que tem como intuito a remoção do útero de uma mulher. Esta cirurgia é a segunda mais efectuada nas mulheres, logo a seguir à cesariana. De acordo com o tipo de histerectomia levado a cabo e da razão por detrás da intervenção, podem ser também removidos os ovários, o colo do útero e as trompas de falópio – órgãos localizados na parte inferior do abdómen feminino.

O colo uterino situa-se na parte inferior do útero, s ovários são os órgãos responsáveis pela produção de óvulos (e também hormonas), as trompas de Falópio têm função de transporte dos óvulos dos ovários até ao útero e este último, em caso de gravidez, providencia protecção e alimento ao bebé até ao nascimento.

Tipos de Histerectomia

A histerectomia pode ser de três tipos:

• Histerectomia total ou completa remove o colo do útero, bem como o útero, sendo o tipo mais vulgar de histerectomia.
• Histerectomia parcial remove a parte superior do útero e mantém o colo do útero.
• Histerectomia radical remove o útero, colo do útero, parte superior da vagina e todos tecidos de suporte.

Os ovários e as trompas de falópio poderão também ser removidos na histerectomia.

Como é feita uma histerectomia?

Noutros tempos que já não são os nossos, a única forma existente e disponível para as mulheres de realizar uma histerectomia era a histerectomia abdominal total. Contudo, nos dias que correm, o desenvolvimento da medicina e dos instrumentos cirúrgicos permitem realizar procedimentos cada vez menos invasivos e perigosos, nos quais é possível remover o útero sem necessidade de extracção do colo do útero, trompas de Falópio e ovários.

Existem diferentes formas de realizar histerectomias:

Histerectomia total abdominal ou aberta

Este tipo de procedimento mais tradicional inclui a remoção do útero e do seu colo através de uma incisão abdominal – a remoção dos ovários e trompas de Falópio pode ou não ocorrer. É o procedimento do género mais invasivo, mas também o mais comum. A histerectomia total abdominal é recomendada especialmente no caso de a paciente possuir fibromiomas grandes que não tenham respondido adequadamente à terapia de hormonas e cuja remoção vaginal não seja possível. Este método pode ainda ser preferencial em alguns tipos de cancro, infecções pélvicas, endometriose grave e cicatrizes de cirurgias pélvicas antecedentes. Este procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia geral ou local e requer internamento que pode variar entre três e seis dias. A recuperação é relativamente longa – pode chegar até às seis semanas – e a cirurgia deixa uma cicatriz visível no abdómen.

Histerectomia Vaginal

Neste procedimento cirúrgico, o útero e o colo uterino são retirados através de uma incisão profunda no interior da vagina. Este método é normalmente utilizado para o tratamento do prolapso uterino-vaginal, sendo também bastante boa escolha no tratamento do cancro do colo do útero em fase precoce ou o cancro do útero. De uma forma geral, este procedimento que pode ser realizado sob anestesia local ou geral, resulta num menor desconforto relativamente ao pós-operatório da histerectomia abdominal total, que incluem menor duração do internamento (entre um e três dias) e da recuperação geral (cerca de quatro semanas), bem como a ausência de cicatriz muito visível. Todavia, deve notar-se que a histerectomia vaginal não é indicada se existirem fibromiomas de dimensão grande.

Histerectomia vaginal assistida laparoscopicamente

Este procedimento é em tudo semelhante à histerectomia vaginal (útero e colo são retirados por uma incisão profunda na vagina), incluindo contudo a utilização de um laparoscópio inserido através de um corte feito no umbigo. O uso deste instrumento permite que a parte superior do abdómen seja examinada cuidadosamente durante a cirurgia. Também como a histerectomia vaginal, não se pode realizar se existirem fibromiomas grandes. A combinação de métodos requer mais tempo e perícia do que os procedimentos mais tradicionais de histerectomia abdominal ou vaginal.

Histerectomica supracervical laparoscópica

É uma nova opção cirúrgica que usa a laparoscopia para retirar o útero, deixando intacto o colo uterino. Durante o processo, são feitas pequenas incisões no umbigo e abdómen e são introduzidos um laparoscópio e instrumentos de pequenas dimensões. Utilizando-os, o cirurgião consegue separar com sucesso o útero do colo do útero, retirando-o posteriormente por uma das incisões feitas inicialmente. Como esta técnica envolve menos cortes e consequentemente, menos manipulação de tecidos, serão sempre menores as chances de ocorrerem lesões graves nos órgãos próximos (como a bexiga). Este procedimento é menos invasivo do que a histerectomia aberta, e foi desenvolvido com o intuito de reduzir a dor, minimizar cicatrizes e diminuir o tempo de recuperação das doentes. O procedimento é normalmente realizado em regime de ambulatório sob anestesia local, sendo que o paciente poderá voltar para casa dentro de 24 horas e retomar as actividades normais passado menos de uma semana. Devemos ainda notar que a histerectomia supracervical laparoscópica resguarda o colo do útero, o que pode ajudar a reduzir os riscos de incontinência, prolapso do pavimento pélvico, entre outras complicações.

Pós-operatório

Uma histerectomia abdominal requer hospitalização por volta de três dias. No caso de cirurgia vaginal ou laparoscópica a estadia na instalação de saúde não deve durar mais de dois dias.

Recuperação

A histerectomia é um procedimento cirúrgico que necessitará normalmente de quatro a seis semanas para recuperação completa da doente. A taxa de recuperação e grau de dor da mesma dependerão também da forma como a operação for realizada.

Riscos e complicações

A histerectomia, como qualquer procedimento cirúrgico, envolve riscos importantes e outros menores. A maioria das doentes não apresenta problemas durante ou depois da operação, mas alguns riscos podem incluir:

• Grande perda de sangue (que poderá exigir transfusão sanguínea).
• Problemas nos órgãos próximos (lesões nos intestinos ou bexiga por exemplo).
• Problemas com a anestesia.
• Necessidade de alterar a incisão abdominal durante o procedimento cirúrgico.
• Infecções

Efeitos colaterais

Os efeitos secundários dependem de diversas variantes, como a idade, a razão pela qual se faz a histerectomia, o facto de ter ou não menstruação e o tipo de procedimento realizado. No caso de a mulher ainda não ter entrado na menopausa, a histerectomia acabará com a menstruação. Como consequência destas alterações, a mulher sofrerá dos sintomas da menopausa que incluem afrontamentos, alterações de humor e secura vaginal. Como é óbvio, a mulher não poderá também engravidar mais. No caso de os ovários serem removidos, a mulher entrará de facto na menopausa directamente.

É ainda normal a verificação de perda de sangue pela vagina durante algumas semanas.
No que respeita à actividade sexual, a maior parte das doentes não sente diferença na sua resposta sexual após uma intervenção cirúrgica de histerectomia, sendo que muitas sentem mesmo uma melhoria, que pode estar ligada a um maior à-vontade (já não podem engravidar) e ao facto de já não existir sangramento decorrente do problema que deu origem ao tratamento. No caso de os ovários serem removidos, notar-se-á uma certa secura vaginal que poderá tornar-se um problema nas relações sexuais. O uso de estrogénios ou lubrificantes podem atenuar este problema.

Como já referido, se os ovários forem de facto retirados, a mulher perde sua fonte de criação de estrogénio, e as pacientes que não se puderem submeter a uma terapia de reposição hormonal, terão uma menopausa imediata e terão uma hipótese acrescida de desenvolver osteoporose e enfartes. Entre as mulheres às quais os ovários não foram retirados, muitas delas relatam sintomas como a fadiga, ganho de peso, dores articulares, alterações urinárias e até depressão.

Indicações desta cirurgia

De uma forma geral, uma histerectomia é realizada quando surgem patologias graves ou depois de outros tratamentos terem sido utilizados e não terem obtido sucesso. A histerectomia poder ser indicada nas seguintes patologias:

• Fibromiomas uterinos: referem-se a tumores comuns e benignos (não cancerígenos) que crescem no músculo do útero. A maior parte não cria problemas e os mesmos diminuem depois da menopausa, mas outros podem levar a excessivas perdas de sangue e dores.
• Hemorragia uterina anormal: perda de sangue irregular pela vagina
• Prolapso uterino: o útero desce e “cai” na vagina, entrando dentro dela. Este problema resulta de músculos e/ou tecido enfraquecidos.
• Endometriose: ocorre quando o tecido endometrial (a cobertura interior do útero) começa a aumentar e crescer para fora do útero e sobre os órgãos próximos. Este problema causa períodos menstruais bastante dolorosos com hemorragia vaginal de carácter anormal e provoca problemas ao engravidar.

A histerectomia também é indicada para tratamento de alguns cancros do útero e do colo do útero.

Papanicolau

Mulheres que passaram por uma histerectomia também precisam fazer teste de Papanicolau se a cirurgia tiver removido apenas o útero mas não o colo do útero. Por outro lado, mulheres cujo procedimento aplicado foi a histerectomia total podem deixar de fazer o teste de Papanicolau, já que também o colo do útero foi removido. Ainda assim, e mesmo nestes casos, todas as mulheres devem realizar um exame pélvico em regime anual.

Para se informar mais e melhor sobre este procedimento, consulte o seu médico. O ginecologista é o profissional mais qualificado para lidar com estes problemas e decidir qual a cirurgia mais indicada, dependendo de cada caso particular.

Em: Cirurgias (Procedimentos Cirúrgicos), Ginecologia | 1.083 comentários

1.083 Comentários no Fórum

  1. Ola meninas fico feliz em ouvir os depoimentos a cerca de um mês fui no meu ginecologista fazer exames de rotina pedi uma endrovaginal pois minha menstruação vem dimais coagulos de sangue, foi diaginosticado um mioma de 4cm o meu ginecologista só me receitou o gestinol para tomar por um ano sem mestruar, achei estranho consultei outro ginicologista o outro foi curto e grosso diz como eu ja tenho 41 anos 2 filhos e não penso em ter filhos me acoselhou a fazer a histerectomia so que achei melhor deixar pra fazer nas minhas férias em janeiro pois ele me disse queeu teria que ficar sem tomar aanticoncepcional por 1 mês para fazer a cirurgia como trabalho no comércio final de ano é complicado pois não consegueria voltar a tempo do natal então vou fazer final de janeiro para fevereiro mas confesso to com friozinho na barriga.

  2. fiz uma histerectomia dia 16/07/14,só a retirado do utero,correu tudo bem na cirurgia feita pelo sus,não sei se é normal mas ainda sinto dores na costa e dos lados da barriga e minha alimentação não posso descuidar se não sinto mais dores no intestino, se fico muito em pé ou sentada também doi, meu medico pediu que voltasse quando fizesse 60 dias, mas infelismente ele deu uma saidinha e não atendeu alguns pacientes, e o medico que atenteu nada sabia de mim só disse que eu podia levar a vida normal,desde que cheguei do hospital sempre tive os cuidados que devem ter.Será que é normal sentir essas dores, gostaria que alguém me respondesse.

  3. Fiz uma histerectomia total em 25/08/14, hoje já são 22 dias, como as demais sofri muito com os gases nas primeiras semanas, como estava como dor local não percebi que estava com infecção urnária, muito comum causada pelo uso da sonda, mas a ardência na uretra não deixa dúvida, já estou quase concluindo o tratamento para infecção. Tenho tentado fazer o máximo de repouso, pois já percebi que não consigo ficar em pé por muito tempo. Quanto ao sangramento avermelhado/marrom, já vi que vou ter que conviver com ele por um bom tempo. com 15 dias passei a fazer uso da cinta, o que me deixa mais confortável e segura, além de aliviar a dor causada pelos gases. Lamento muito pelas jovens que aqui encontrei e que não tiveram a chance de ser mães, mas existem outros meios de ser mãe. A saúde é mais importante, não tenham medo da cirurgia que em geral é bem tranquila, se cuidem no pós operatório, não façam esforço, para quem é agitada como eu, sei que é dificil, mas é só por um tempo, deixa casa, roupa, comida para os outros, procure se recuperar para não ter maiores sequelas. Boa sorte.

  4. Amanha vou marcar a histerectomia total! Estou com pólipos endometriais! Não vejo a hora! Depois conto como foi!

  5. Fiz a cirurgia, histerectomia total, Corte no abdomen, em 03 Set 14, correu tudo bem, anestesia rak, porem estava c aderência (utero colado no intestino) mas o médico e a equipe d enfermeiros d Hosp Vitoria foram maravilhosos, enfim deu td certo, quando fui p o quarto senti muito gazes, desconforto na barriga, mas td dentro do normal, estou bem melhor, tomando cha d camomila c erva dice e repouso…minha familia me ajudando, recomendo fazerem a cirurgia, gracas a Deus to cada vez melhor, me livrei d hemorragia e minha anemia vai sarar….

  6. Olá meninas! fiz histerectomia total abdominal dia 27/08 e confesso que das 2 cesariana e uma laqueadura que fiz nenhuma me fez sentir tantas dores como essa cirurgia, mas a competência da equipe do hospital e o apoio da família tem sido de suma importância pra minha recuperação. A quatro dias tirei os pontos e as dores já diminuíram bastante, o que mas me incomoda é a fraqueza, porém isso eu esperava pq vinha sofrendo de uma hemorragia pela qual tive indicação para tal procedimento. Estou feliz por saber que estou livre das fraudas geriatricas e respiro aliviada pq agora terei qualidade de vida. As que estão se preparando para cirurgia não tenham medo confie em Deus e dê esse passo para felicidade, afinal não podemos sofrer desnecessariamente quando se tem o recurso ao nosso favor!

  7. Fiz a cirurgia histerectomia vaginal otima a recuperação, mas, não pode pegar peso, dor quase não sente somente as gazes, mas, agora que esta saindo um pouco de sangue que o medico me informou ser normal.

  8. amadas eu mim operei de um mioma gue pesava 5k sera gue nao enorme pois bem com fe em deus deu tudo certo tive fraga depois mais mim recuperei e hoje sou uma nova mulher graças a
    meu bom deus
    a minha operaçao foi na barriga o corte foi enorme parece gue fis uma lipo comecei fazer serviços d ae casa com 2 meses
    guem for si operar independente do gue seja vai dar tudo certo

    deus estar no controle de todos figuem com deus e guem for si
    operar agrediti vai dar tudo certo mem

  9. OLA MENINAS, TD BEM? EU FIZ UMA HISTERECTOMIA TOTAL DIA 11/08/14, TINHA MUITO MEDO, COMO NUNCA TINHA FEITO CIRURGIA AS PESSOAS FAZIAM ALARMES FALSOS, POIS FIZ A CIRURGIA, PASSEI TRES DIAS NO HOSPITAL DEPOIS FUI PARA CASA, ESTOU BEM ESTOU HOJE COM 31 DIAS, REPOUSO MAXIMO E ESTOU BEM, NÃO VI NADA DE ANORMAL NESSA CIRURGIA. PARA VC QUE VAI VAI FAZER A MESMA, O SEGREDO É TER FÉ, REPOUSO ABSOLUTO, E ALIMENTAÇÃO DENTRO DOS LIMITES E APOIO DA FAMILIA. CARINHO É O MELHOR REMEDIO PARA RECUPERAÇAO DE UM DOENTE. NAO TEM SEGREDO TENHA FÉ QUE TUDO DAR CERTO. BOA SORTE.

  10. Ola fiz histectomia parcial tinha endometriose e adenomiose colicas muito fortes e hemorragia,fiz a cirurgia dia 29/08/14 um dia internada senti colicas por conta de gases,estou recuperando bem gracas a Deus hj depois de 14 dias tive um pequeno sinal de sangue nada serio um sujinho. Estou contando os dias para aproveitar nova vida.

  11. Olá gente, boa tarde. Olha fiz esse procedimento em 10/07/2014, foi tranquilo graças a Deus e continuo com os ovários. o que tem acontecido é que meus seios estão muito inchados e ainda tenho os sintomas da menstruação quando chega nos dias que eu iria menstruar. alguem sabe se isso passa? Dizem que com o tempo os ovários entendem que não tem mais útero e passam a trabalhar menos. Será que é verdade?

  12. GENTE IREI FAZER NA SEMANA QUE VEM, TENHO MEDO SIM, CREIO EM DEUS, MAS SOU SER HUMANA, VENHO SOFRENDO COM SANGRAMENTO HÁ QUASE UM ANO, JÁ USEI DIO MIRENA QUE NADA RESOLVEU POIS MEU ÚTERO EXPULSOU. TOMEI INJEÇÃO AQUELAS QUE DURAM 3 MESES E NEM DUROU UM, E TENHO 41 DIAS SANGRANDO DIRETO MEU MIOMA TEM 2,6 CM, MAS CAUSA SANGRAMENTO.SOFRO DESDE OS MEUS 11 ANOS DE IDADE COM CÓLICAS, TIVE DUAS GRAVIDEZ QUE INFELIZMENTE OUVE ABORTOS, QUERIA MESMO SABER QUANTOS DIAS FICAREI NO HOSPITAL, JÁ ESTOU EM CRISE SÓ DE LER QUE UMAS FICARAM 3 DIAS. SÓ DESEJO UM DIA NÃO TER MAS QUE COMPRAR MODESS, POIS SOMENTE QUEM USA POR MAIS DO QUE 41 DIAS SABE O QUE É SOFRER COM ISSO.

  13. Olá,fiz histerectomia parcial dia 22/05/14.Graças a Deus correu tudo bem durante a cirurgia,não tive perda de sangue.Fiquei hospitalizada somente 24hs.Minha recuperação foi muito boa.O que tem me preocupado é um corrimento semelhante a menstruação que tenho todos os meses.Vou ao meu ginecologista nesse mês,tenho que fazer revisão.Tenho certeza que Deus está no controle de tudo.Sofri por muito tempo com três miomas e um pólipo,que esse corrimento não é nada.

  14. Fez minha histerectomia parcial 12/08, diagnosticado endometriose pélvica.A anestesia foi um secesso ráqui não sentir nada durou 30 min. mais 2 horas de recuperação efeito na anestesia , figuei só 24 horas no hospital.O importante é confiar em Deus, diante das dores terríveis que estava sentindo pélvica, cansaço físico, hemorragia e varizes apareceram dentro de um ano em grande quantidade.Na cirurgia não tive reação a no ser o normal o que é do processo cirúrgico gases e ter bastante repouso. E agradecer a Deus por esta sempre no comando de minha vida e fortalecendo o meu espirito.Fé em Deus!!!!!!!!!!!!!!Que sirva lição e perseverança para quem esta para fazer qualquer processo cirúrgico.Amém!!!!!!!!!

  15. Fiz a cirurgia este domingo dia 07 de setembro, foi via vaginal e super tranquila, deu tudo certo Graças a Deus, hoje é terça feira e já não tenho sangramento depois de quase um ano, até chorei de felicidade. O que mais incomoda são os gases, mais faça uma dieta com frutas ajuda muito. se vc tem medo ou duvidas tire isso da cabeça, somente faça o repouso recomendado. Que Deus as abençoe.

  16. Fiz a histerectomia no dia 02/09/14
    gostaria de saber se posso deitar de
    lado? Ainda sinto muitas dores
    abdominais, até quando é normal
    sentir estas dores? quero saber o que posso comer?

  17. Olá, semana q vem farei uma histerectomia, meu unico medo é a anestesia, o resto nem me importo, vou voltar a viver, pois fazem dois anos q não vivo e vivo so em função de hemorragia, tenho anemia e estou fraca, quero viver novamente, só isso.

  18. Fiz histerectomia há quase 3 anos. A médica aplicou uma injeçao
    (Cara), fornecida pelo governo. A injeçao é aplicada na barriga, para encolher o útero e tirar o útero , através da vagina e sem corte. Foi rápido, tranquilo sem pontos externos, nem cicatriz.
    A recuperação foi demorada, porém muito tranqüila.
    São de 2 á 3 meses sem fazer esforço, afinal um órgão foi retirado.
    Andrea boa sorte. Eu fiz com anemia, é uma cirurgia com pouco
    sangramento.
    Boa sorte a todas.

  19. Oi meninas, fiz dia a histerectomia parcial dia 10/07/14. foi dificil dolorido a anestesia foi pra cabeça, a enfermeira falou que mexi muito com a cabeça durante a cirurgia isso me causou dores de cabeça muito forte e zumbidos, passei 5 dias internada mais com tempo vem melhorando, quanto a coceira e corrimento o medico disse que é normal acontecer, mais tomei medicamento fiz banhos e passou. sofri durante 5 meses com sangramentos, fique com anemia, hoje graças a Deus estou bem, me recuperando, medo não faz mais a ansiedade é demais. Para quem vai fazer repousa e boca fechada nas primeiras 12 hs por causa dos gases, é horrível. Que Deus abençoe a todas!

  20. Fiz a cirurgia total, no dia 13/08/14.
    Fiquei 3 dias no hospital, e dois com sonda uretral. Realmente, é desconfortável pra dormir no hospital. Mas, quando se tem os cuidados e se toma a medicação certinha, ai vamos aguentando! Estou usando macaquinho cirúrgico e realmente estica o abdome e dói menos! Recebi 60 dias de atestado médico!
    Não tenham medo de fazer, pois se temos que fazer é pro nosso bem. Tenho 39 anos e não tenho filhos.
    Boa Sorte a quem tem que fazer! Força e Fé.

  21. Gente eu fiz e passei muito bem!tenha Fé em Deus!

  22. OLá meninas tenho que fazer uma histerectomi mas estou com muito medo tenho 42 anos e dois filhos meus miomas são grande mais depois de ouvir todos comentario estou mais confiante volto depois da cirugia pra dizer como foi bjs e fer em Deus.

  23. Realizei a cirurgia de histerectomia no dia 19 d agosto permaneci por 3 dias no hospital entre colicas dores mas nada q não possamos suportar depende bastante de nos para a melhor recuperação cuidados nada de esforço fisico trabalho etc. o atendimento medico e hospitalar foi muito bem agradeço a toda a equipe do hospital e familhares q me apoiaram neste momento e que ainda continuam me ausiliando na recuperação obrigado AMEM.

  24. oi eu fiz cirugia de histerectomia total, tem dia 23 julho
    ainda sinto dor estou usando cinta melhorou muito colicas e gases
    tem q ter repouso, pra voltar a trabalhar leva 60 dias si tiver q voltar a trabalhar usa a cinta pra não sentir dor e corpo não ficar soto,com trinta dias vcs podem fazer tipo comida mas não o serviso de casa,e usar cinta todo tempo tira pra dormir pra sarar mesmo por dentro de 3 a 6 meses
    eu uso receita caseira q ta me ajudando muito a sarar por dentro

  25. Ola meninas, estou passando por este problema,nunca tive sintomas e agora descobri qui estou com um mioma de 10cm, , a médica até si assustou no transvaginal pq sou bem magrinha e não tenho barriga rsrs, já chorei horrores, o ginecologista mi encaminhou pra passar com o cirurgião, estou arrasada, tenho muito medo de cirurgia, meu mioma nunca mi incomodou, ele é do tipo subseroso, não sei o qui vai aconteçer, estou muito aflita, sou muito ativa e não mi imagino numa cama sem fazer nada, estou pedindo a deus qui mi ajude a superar este problema, ainda tenho esperanças qui ele só mi passe algum remédio, orem por mim meninas, estou muito aflita, deus abençoe todas vçs, sem ele não somos nada!abraços!

  26. Bom dia! Fiz a Histectomia em 18.08.2014, estava um tanto ansiosa por conta da cirurgia, ocorreu td bem graças a Deus, percebo q a cada dia estou me recuperando, sofri um pouco c gazes, sentia cólicas por conta disso, acredito q em breve voltarei ao trabalho e à vida normal, agradeço os comentários acima, estou certa q em muito ajudam àquelas q irão fazer o mesmo procedimento. Confiem em Deus e Ele fortalecerá a sua vida. Abraço.

  27. Fiz a histerectomia dia 08/08/2014; Ainda estou me recuperando, estava muito tensa antes da cirurgia, mas depois da mesma dá um alivio imenso. O repouso que é chatinho, mas esta tudo muito satisfatório graças a Deus!

  28. Fiz uma histerectomia total ampliada por causa de um cancer no colo do utero no dia 30/06/14.No primeiro mes sentia dores terríveis,e eu tinha minha filha fazendo tudo para mim,sendo que ao final de 1 mes,ela voltou a trabalhar e eu tenho que fazer todo serviço de casa,continuo sentindo muitas dores e tenho muitos gases.Queria saber até quando sentirei essas dores e se isso é normal.so voltarei ao medico no dia 03/09,por favor me ajudem

  29. Olá,

    Fiz uma histerectomia no dia 30/08. A primeira semana foi a mais dolorida e difícil mas a cada dia fui me sentindo melhor. A partir da segunda semana percebi mais claramente que estava melhorando mais a cada dia e depois de 20 dias retornei ao trabalho pois é perto de casa mas acredito que se eu dependesse de trem, metro, ônibus para chegar eu iria precisar de mais tempo de recuperação para poder enfrentar. Tive problemas com gazes e dificuldades para evacuar e por recomendação de minha mãe comecei a tomar chá de camomila e erva doce, tomo separados, juntos mas tomo todos os dias, faço uns 2 litros, adoço pouco, pode ser adoçante ou açúcar, pode ser sem açúcar, quente ou frio mas o importante é tomar todos os dias. Isso tem me ajudado muito quanto a reduzir os inchaços, os gazes e ajuda a funcionar o intestino. Também tomo suco de mamão batido com suco de laranja e como pouca massa, por exemplo, pão francês procuro comer 1 ao dia e se conseguir como só meio, pão de queijo também resseca muito então se eu comer hoje, já não como no resto da semana, bolos, bolinhos, pão de forma, no meu caso, preciso ter muita moderação ainda mais por enquanto. Também acrescento 1 colher de fibra ao almoço e ou jantar, pois como parece uma farinha e ainda ajuda a funcionarmos bem, vale muito a pena. Já consigo fazer com coisas leves na casa, faço comida, lavo a louça, tiro pó, coisas leves, mas não ergo pesos, não dobro a barriga, não me agacho, não faço movimentos bruscos, ao subir e descer escadas tomo muito cuidado e não exagero também. O médico me disse que eu estarei liberada para relação sexual e dirigir em 60 dias. Como já foi dito, cada caso é um caso, né…Ainda sinto dores mas bem menores e mais centralizada na cicatriz e conforme alguns movimentos mas no geral, estou me sentindo muito bem e recomendo que quem precise fazer essa cirurgia, que faça, procure ficar tranquila pois tudo passa, mas o equilíbrio e a fé são muito importantes pois se ficar desequilibrada, desesperada piora tudo. Vá com firmeza e equilíbrio. Boa sorte a todas!!!

  30. Tenho 44 anos e fiz minha histerectomia total em 18/08/2014. Estava com sangramento vaginal, com laudo de mioma uterino. Graças a Deus ocorreu tudo bem na cirurgia, me internei um dia antes, porque a cirurgia está vá marcada para logo cedo, a não senti nada na hora da aplicação da anestesia, a cirugia durou 40 minutos, após o procedimento fiquei em uma sala por 03 horas, para verificar a reação pós cirúrgica. Tudo transcorreu bem, fiquei mas um dia internada e recebi auta no terceiro dia. Estou no quarto dia de recureraçao. Estou reagindo bem, só estou com a barriga inchada e um pouco fraca ainda. Deu tudo certo. Espero que tenha contribuído com meu depoimento, pois antes do meu procedimento li muitos comentários, fiquei um pouco ansiosa mas nunca perdi a fé de ficar boa , com saúde.

  31. Olá!

    Fiz minha histerectomia total segunda 18/08, pois fui diagnosticada com endometriose pélvica. A anestesia foi do tipo Raqui e nem cheguei a sentir, a cirurgia demorou 1 h e 30 min… porém com aproximadamente o mesmo tempo na sala de emergencia. No mesmo dia os vomitos eram constantes, imagino eu, que por conta da anestesia, mais no segundo dia já estava melhor, ontem obtive alta, já estou andando, sinto um pouco de dor, o que é normal, mais é importante, fazer algumas caminhadas leves. Na segunda feira já retiro os pontos e estou confiante que tudo dará certo, assim como a cirurgia. Sintam-se encorajadas a realizar a cirurgia, é dificil sim, mais vale a pena, as dores da endometriose eram terríveis.

  32. Tenho 43 anos e vou operar, estou tratando já a 8 anos para evitar as hemorragias e as cólicas, estava com medo da cirurgia e os depoimentos foram tranquilizadores. Obrigada a todos!!quando operar eu irei contando como foi.

  33. Fiz minha cirurgia,dia 2 agosto não aguentava mais sofrer com cólicas ,sangramentos,inchaços nas pernas e o risco que estava correndo de adquirir anemia.Com fé em Deus deu tudo certo estou me recuperando bem.você aí que tem o mesmo problema não tenha medo opere e fique livre disso também.O repouso é o principal fator de sua recuperação,não é prostrar porém se for abusar considerado loucura,pois só depende de voce.

  34. Olá… estou pra fazer esta cirurgia e tava super apreensiva, com o que seria uma histerectomia. Mas vendo aqui todos esses depoimentos só tenho a agradecer a cada uma, pelas orientaçoes contidas aqui. com certeza agora estou bem mais segura. Fé em Deus sempre!!! e tudo vai dar certo.

  35. Quero agradecer meninas, pelos depoimentos, que em muito me conforta, pois terei que fazer histerectomia total, tenho 37 anos e não tenho filhos, mais também ser mãe não é um dos meus maiores sonhos, mesmo porque sempre falei que se eu passasse dos 38 anos, não iria ser mãe velha. mas também não cogitava a possibilidade de ser. Mas estou tranquila agora. e só pelo fato de não ter mais problemas com menstruação em excesso e dores, isso já me alegra e muito. Só estou preocupada com a anestesia. Mas como sei que DEUS está no controle de tudo em minha vida. já fico bem mais calma e confortada. Meus exames pré operatórios estão quase todos prontos, faltando apenas o eletro e o risco cirúrgico, até aqui está tudo ok, Graças a DEUS. E quando eu fizer a cirurgia, voltarei para dizer como estará sendo a minha recuperação.

  36. Olá,meu nome é Valeria,tenho 43 anos,vinha sofrendo com problemas de miomas,com sangramentos intensos e cólicas horríveis,esse sofrimento durou 5 anos,após meus últimos minha ginecologista me encaminhou para a cirurgia (histerectomia total)fiquei aliviada pq já não aguentava mais sofrer,depois do aval do anestesista minha cirurgia foi marcada para o dia 18/07/14 graças a Deus correu tudo bem,o pós operatório é um pouco chato,por causa do inchaço e dos gases que causam dor e desconforto.Mas saber que nunca mais vou ter hemorragia e nem sentir as terríveis cólicas,é um alívio!!!vc que vai precisar fazer esta cirurgia,não tenha medo! vai dar tudo certo,como deu comigo!boa sorte e se apegue com Deus!!!

  37. Com 10 dias após a cirurgia,posso usar cinta?

  38. Olá, então fiquei sabendo que precisarei tirar o utero e preservar os ovarios, eu tenho endometriose há algum tempo sofro demais com as cólicas e sangramentos intensos que me levam sempre a anemia profunda, e agora fiquei sabendo que também estou com mioma, e como não posso tomar nenhum medicamento de hormonios pq posso ter trombose então o mais correto seria a retirada do útero, estou super aflita pois tenho muito medo de hospital mas tenho muita fé me deus, mas gostaria que compartilhassem aqui os dados dos seus médicos, pois eu tenho convenio sul america, mas agora estou mudando para marítima, me ajudem por favor. Obrigada

  39. Fiz a retirado do utero parcial, não houve a retirada do colo e nem dos ovários. Já faz 1 ano, me recuperei muito bem. Só que agora estou tendo sangramento, pouco mas me assustei. Não sei se é normal, mas vou ao médico verificar e depois informarei a resposta do médico.

  40. Boa Tarde!
    Fiz a histerectomia vaginal dia 08/08/14, recomendo a vcs que irão fazer a cirurgia, NÃO falem, pois a dor causada pelos gases é insuportável, dói muito, se puderem não falem absolutamente nada durante as 24 horas seguintes, pois sofri muito com essas dores.
    No geral correu tudo bem, hoje dia 12/12/14 já não sinto dor alguma, só um pequeno desconforto.
    Boa Sorte a todas que forem fazer!

  41. Meu nome é SOCORRO Alexandre fiz minha histerectomia total e bilateral após um ano de cirurgia estou bem, porém tive meus inchaços abdominais por um bom, hoje bem menos, quanto as minhas funções sexuais não me incomodam até o momento, descobrir hoje que meu hormônio SH está alto irei ao médico resolver isto, no mais estou bem……………

  42. boa tarde;tenho 41 anos e fiz histerctomia vaginal assistida por video;tive 1 gravides tubaria e aborto e varias complicações com minhas trompas; enfim não pude ter filhos, mas sou feliz e bem resolvida quanto a isso; mas ultimamente eu sentia colicas e hemorragia fortíssimas e por isso meu medico indicou esse procedimento; enfim meninas ,vou relatar o meu pós operatório. tomara q ajude vcs; eu fiz a cirurgia em 28/7; fiquei internada 1 dia, nas 72 hs pós cirurgia não senti dor, mas a partir desse período, sim, sentia dores , inchaço, ressecamento p ir ao banheiro, e fraqueza, meu umbigo roxo ao redor(mas era normal) liguei p meu medico ele me ajudou muito; me passando regulador intestinal e luftal(p gases); e vitamina(pois me sintia muito fraca; pois ja estava tomando o xefo(anti-flamatório)12h em 12h e lisador(dor)8h em 8hs; e fazendo curativo só com alcool 70, 2 x ao dia,,,e me mandou andar devagar p que não juntasse mais gases;
    foi aliviando e eu me sentindo hiper bem; e assim minha vida começou a voltar ao normal;;hj tó 15 dias pós operatório e estou hiper bem, sem dor, barriga muchinha(hehe), e trabalhando já. meu intestino ta normal; só sinto de x quando umas fisgadinhas umbigo. mas tenho muito cuidado, não subo escada, não faço movimentos bruscos; abaixar e levantar. e não pego peso; e quanto a relação sexual 60 dias sem… não fiquem com medo desse procedimento DEUS está no comando sempre; e minha familia sempre meu lado, (mae e marido me ajudaram muito);só tenho a agradecer; estou muito animada;

  43. Ola, tenho 40 anos e dia 28/08 fiz uma hesterectomia abdominal total apos anos de tratamento sem nenhum retorno. N tenho filhos. Sou casada ha 12 anos e meu marido ja foi casado e fez vasectomia . Entao é como se eu tivesse optado por n ter filhos, confesso q apenas adormeceu o sonho de ser mae… Sentia mtas dores e menstruaçoes dolorosas e abundantes. Qdo recebi a noticia iria fazer essa cirurgia fiquei mto mto feliz e aliviada. Estou me recuperando bem. O q mto incomoda do pos operatorio sao os gases, mas tomo simeticona, alimento com farelo de aveia e mto mto liquido. Por isso digo a tds as MULHERES q deram seu depoimento, que nao precisao ter medo que esta é a MELHOR SOLUÇAO,PARA OS MEDICOS ESSA É A CIRURGIA MAIS SIMPLES Q EXISTE. BEIJOS A TDS VCS

  44. as queridas amigas que fizeram e tem duvidas volte no seu medico ele vai poder tirar sua duvidas eu fiz hoje faz oito dias e estou aparentemente bem, cuidem se vcs tem febre, e corrimento de cores estranhas a recomendaçao é procure seu medico o meu é otimo.bjos e se cuidem

  45. eu tenho 43 anos e tenho dois filhos desde de 2012 q descobrir que tenho varios miomas tomei algumas medicações mais não resolveu muito então em maio de dois mil e treze a medica me disse que eu precisava fazer uma histerectomia entao fiquei com medo e não fiz agora em dois mil e quartoze repetir os exames e levei os exame antigos para o genecologista ver e não deu outra vou ter q fazer mesmo a cirurgia estou apavorada e com muito medo.mais tambem sei q eu não posso continuar sangrando e sentindo forte dores na região pélvica.

  46. Fiz a histerectomia a oito dias no comeco sentia muita dor agora ja diminui bastante mas gracas a Deus ocorreu tudo bem

  47. Estou para fazer uma histerectomia a ansiedade e o medo tem me perturbado muito ,sao muitas as duvidas porem espero q tudo corra bem comigo ,tenho 33 anos e duas filhas,e elas tem me ajudado, as vez fico um pouco triste mas eu sei q o meu DEUS é fiel .

  48. Fui diagnosticada com miomas multiplos mais adenomiose. e tenhi 36 anos e provavelmente serei indicada para a realizaçao da histerectomia parcial, confesso estar sentindo medo e ate tristeza por nao ser mae e nem poder vir a ser.. Mas tenho muita fe em Deus… gostaria de mais algumas informaçoes sobre esse procedimento.. e a recuperaçao…

  49. Fiz uma histerectomia total no dia 10/07 e meu médico me deu apenas 30 dias de licença, estou um pouco com medo de retornar ao trabalho, pois sou professora e trabalho com educação infantil, além de várias pessoas me falarem que são três meses para recuperação total. Ele me fez as seguintes recomendações: Não abaixar nem levantar rápido, não pegar peso e nem ficar em pé por muito tempo. Espero que ocorra tudo bem. Minha recuperação tem sido boa, ainda sinto uma pressão ao tossir e espirrar, também tenho um inchaço um pouco acima da cirurgia que ele falou que era retenção de líquido, mas que com o tempo sairia. No mais estou bem.

  50. Olá a três dias fui diagnosticada com vários miomas, eles estão com 4 e 5 centímetros e começaram a incomodar com dores abdominais aumento do fluxo menstrual e fico até uma semana menstruada. Minha médica acha melhor fazer a histerectomia total pois estou com 46 anos e não quero mais ter filhos, porém estou um pouco receosa , são tantos os mitos e verdades que só nos confundem mais por isso entrei aqui pra ver relatos de vocês que já passaram ou que como eu vão passar por isso, e nossa foi de grande ajuda. Não sei quando vou fazer a cirurgia mas assim que fizer passo aqui e deixo minha experiência.
    Uma coisa é certa com fé em Deus e carinho de todos vai dar tudo certo.
    Boa sorte a todas nós.

  51. ola…..fiz histerectomia dia 31 de agosto passei mal pós cirurgia mas depois fiquei bem ,tenho dor no corte arde e tem hora que minha barriga parece pesada alem de inchada to sentindo depressiva tenho chorado muito…é doloroso não tenho muito paciência de fica parada…pelo menos uma vez todo dia tenho que subi escada será que tem algum problema?se alguem puder me respondi….obrigada

  52. Olá meninas , estou com 48 anos e há uns 3 anos atrás vinha sofrendo no período de menstrual. Um horror…cólicas fortes e muuuuuuito sangramento com coágulos…. Horrível. Há um ano atrás tudo começou a se desregular até que em junho deste ano fui parar no hospital por anemia… Tive que tomar duas bolsas de sangue e mesmo assim não me recuperei totalmente. Enfim vou fazer a histerectomia total em 18/07 e confesso que estou meio apreensiva, anciosa, com medo e tudo mais. Mas os depoimentos de otimismo ajudam muito a gente a se fortalecer principalmente quando se tem três filhos ainda dependentes. Obrigada a todas. Espero que a minha cirurgia corra muito bem e que a recuperação seja breve.. Depois conto como foi bjs

  53. Fiz uma histerectomia a 12 dias estou me sentindo super bem…só um desconforto para dor.mas acho que e normal,a VC que vão fazer…fé que tudo vai da certo

  54. Zelia Pani, sou grata pelas suas palavras de incentivo. Mas na verdade estou mesmo um pouco pra baixo devido a tudo isso. Abalou um pouco o meu emocional. Valeu !!!

  55. Oi meninas! Fiz histerectomia total há 3 semanas e foi um sucesso! A revuperação tem sido ótima e estou respeitando o repouso que foi recomendado pela medica! Quanto a dor, sai do hospital após 4 dias, sem medicamentos!
    Tudo acontece para o nosso bem e o pensamento positivo ajuda muitíssimo na recuperação!
    Boa sorte a todas!

  56. olha tbm fiz uma histerectomia no dia 17/07/2014 estou bem passei super bem, dores? nunca tive, claro um desconforto pelos gases, barriga um pouco inchada, ficquei no hospital 4 dias sendo que 3 foram dieta liquida total, e depois branda, achei tudo muito normal, corte tudo esta bem, nos primeiros dias houve um pequeninho sangramento pela vagina que tive que colocar um canfrre, mas os dias foram passando e esse sangramento tornou-se roseado e hoje esta mais marrom, nao tem cheiro ruim mas continua em repouso relativo, em casa, deito levanto caminho, porem nao faço nada, apesar de eu estar me sentindo bem, nao quero aproveitar isso nao.

    no proximo dia 7 irei na reconsulta espero estar bem e normal com esses sintomas meus, mas digo as quais devem se submeter a isso que escolham bem seu medico, tenho certeza que isso influenciara nas suas dores pos cirurgia sim, ele me disse que a delicadeza em mecher nos orgaos na hora da cirurgia influenciara nas dores nossas, portanto nunca tive dores e questionei ele disso desde o dia seguinte. entao escolham bem o profissional que isso vale a pena sim. e seguir oqe eles nos aconselham.

    Boa sorte e coragem amigas foi isso qe me fez fazer, pois tinh miomas e hemorragias sempre tenho 48 anos e tenho um filho de 17 anos.
    Boa sorte meninas e nao tenham medo, levantei no dia seguinte da cirurgia e fui tomar banho sozinha, e sempre tomei banho sozinha, caminhei sozinha, apenas ajuda para sair da cama uma maozinha, mais pelo medo qe temos, e boa sorte ta?

  57. OLÁ SIL, BOA TARDE, TU DISSE QUE: ESTAR TRISTE PORQUE O SONHO DE SER MÃE, NÃO VAI SER REALIZADO; PARA SER MÃE NÃO PRECISA SE ENGRAVIDAR, TAMBEM, AQUELA QUE ADOTA UMA CRIANÇA, CRIA E DAR AMOR, CARINHO, TUDO QUE UMA CRIANÇA PRECISA, ESTA TAMBEM É MAE E O AMOR VAI SER O MESMO; SEU SONHO NÃO SE DEIXOU DE SER REALIZADO, PORQUE TU VAIS APENSAS TIRAR O ÚTERO. A TUA VIDA CONTINUA. QUANTAS QUE NÃO PODEM SE ENGRAVIDAR E HOJE É MÃE. TI DESEJO UMA BOA CIRURGIA E UMA BOA RECOPERAÇÃO. TUDO DE BOM. BEIJOS…………. ZELIA PANI

  58. Oi meninas, fico feliz em ler os comentários das colegas que já passaram pela cirurgia e estão bem. Na verdade está chegando o dia do retorno ao genecologista para marcarmos o dia da minha histerectomia total . Pra ser franca, eu estou desesperada, nunca passei por nenhuma experiência cirúrgica antes. Só em pensar nela eu já fico aflita. Agora o que mais me deixa triste é saber que não terei o meu sonho realizado, que é o de ser mãe. Vou tirar meu útero sem ser mãe. Fui em 3 ginecologistas e as opiniões deles foram unânimes. Estou com mioma múltiplo e bem grandão. Se retirar somente os miomas corro sérios riscos de engravidar e durante a gravidez o útero romper e eu morrer grávida devido a quantidade de miomas retirados e a danificação feita no útero. Agora só me resta lamentar por tudo isso e esquecer um sonho que tive por tantos anos. Até nomes meus filhos já tinham… É uma pena, me sinto frustrada !

  59. Bem estou prestes a fazer este procedimento de histerectomia to com um pouco de medo mais fé em deus vai dar tudo certo! To procurando me informar melhor sobre o assunto para aliviar mais minha tensão, tenho muito sangramento e o último exame feito em 28/07/2014 revelou mais problemas do que eu imaginava meu ultero estar muito grande e foi visualizado mioma,cisto e foi horrível me senti um lixo além da minha barriga estar bastante crescida e na maioria das vezes incha bastante! Volto a ginecologista dia 13/08 e iremos ver todo o procedimento se será vaginal ou abdominal. Pois é isso espero passar tudo logo para voltar a trabalhar tranquila longe das fortes dores e das hemorragias. Boa sorte a todas!!!!

  60. Olá.. hj comecei fazer os exames pré-operatórios… e assim que ficarem prontos lá vou eu pra essa luta tmb. não se sabe ainda se será total ou não..
    Com muito medo é claro meninas!!! mas a declaração de cada uma de vcs está sendo de uma grande ajuda…
    Assim que fizer a cirurgia.. passo pra deixar minha experiência tmb!
    Com fé em Deus.. vamos tocar esse barco minha gente..
    bjss mil *

  61. Olá! Fiz uma histerectomia há 6 meses. No terceiro dia apareceu um roxo azulado a cima do corte. Fiquei com febre alta por 17 dias, mesmo tomando medicamentos, meu médico fez vários exames e não sabia oque era. Graças ao meu Deus mudei de médico onde foi detectado um vaso rompido por dentro. E eu pude esta aqui pra contar esta historia!!!

  62. Andrea_ fiz a cirurgia a 8 dias hoje 26/07/2014, histerectomia retirando utero e trompas , recomendo que faça repouso total sim nao faça esforço, pois doi , doi, doi…,tenha alguem para te ajudar a levantar da cama e cozinhar para você. !! boa sorte.

  63. Olá estou aqui tbm pra relatar o meu caso , hoje estou com sete meses emeio que fiz histerctomia total e posso dizer que estou me sentimdo maravilhosa ,estou totalmente recuperada ja fazem três meses e meio que voltei ao trabalho .pra vcs que ainda iram passar por esta cirurgia o ideal e ter fé em Deus e tbm nos medicos , em pouco tempo tudo estara bem . um abraço.

  64. Fiz um comentário a 4 dias atrás,só lembrando q a histerectomia q fiz foi total,fiquei apenas com um ovário,continuo mt bem;tenho 36 anos sou casada e tenho duas filhas e graças a Deus e a esse site q me ajudou mt nas duvidas e incertezas;só estou um pouco ansiosa na retirada dos pontos q é daqui a 5 dias, mas q Deus me ajude e só lembrando q as pessoas q vão passar por essa cirurgia ñ tenham medo,fé em Deus primeiramente e mta confiança nos médicos,foi o q eu fiz;bjs!!!

  65. Fiz histerectomia total há 90 dias, a princípio senti muitas dores, incômodo na hora dormir, pra dizer a verdade até hoje a barriga está dormente, um pouco inchada, e sinto quando vou tossir, enfim é uma luta por dia. Hoje não sinto mais aquelas dores horríveis do começo, não tenho mais o corrimento, estou limpinha. O repouso são 60 dias, absoluto, sem pegar peso, sem agachar. Estou com 90 e ainda não pego peso, não agacho rápido. O corrimento marrom nos primeiro mês é normal, mas depois vai sumindo. Não consigo levantar de barriga para cima, tenho q me virar de lado e ir levantando devagar. Outro mito em relação a histerectomia é a perda do libido, isso é uma mentira, acho que hoje estou sentindo mais prazer que antes, minha vida sexual melhorou muito. Fiquem na paz, tudo vai dar certo.

  66. Fiz a quatro mês retirada do útero e ovários estou passando muito bem .Tive sangramentos após 10 dias de operada parou depois de 28 dias o sangramento muio pouquinho logo em seguida saiu liquido amarelo e por fim mais nada ,o medico disse que foi período de cicatrização.No momento faço reposição hormonal e muito exercício uma hora e meia todos dias de bicicleta me cinto muito bem ,mas daqui 6 meses vou para de tomar hormônio e vou tomar extrato de amora pois dizem que é um excelente reposição hormonal.

  67. Fiz uma histerectomia vaginal já tem 5 dias graças a Deus até agora está tudo bem . Mas gostaria de saber se posso cozinhar se já posso dormir de bruços . eu acho que o pior da cirurgia e o repouso . Mas até agora não saiu nem mais uma gota se sangue o que me deixa mais feliz.

  68. Olá, meninas, boa noite.

    Fiz uma histerectomia há 22 dias. A recuperação está ótima, no entanto, tive inflamação interna o que causou um inchaço e vermelhidão ao redor da cicatriz. Com os antibióticos, tudo está se resolvendo. Agora, algo me preocupa: está saindo uma secreção amarelo esverdeada, tipo de um corrimento, mas não sinto coceiras na vagina, só percebi uma ardência ao urinar. Seria este sintoma o de uma infecção urinária? Ou mesmo, um corrimento vaginal ( candidíase, gardnerella, etc). Se alguém passou por isso, me ajude, por favor….Estou preocupada!

    Abraços a todas

  69. Estou com cinco dias fiz total estou com dores e barriga inchada. estou preocupada com a colega que disse estar a 30d ias com os pontos pode infeccionar.

  70. ola!!! fiz uma histerectomia a seis dias,e graças a Deus estou passando mt bem,so gostaria de dizer q o mais importante nessa hora e manter a calma e ter mta fé em Deus..e q Deus abençoe a tds…bjs;

  71. Fiz minha cirurgia via vaginal com a retirada do utero e do colo do utero. Foi dia 16/07 fazem so 5 dias hoje e, nao sinto nada de dor. Tenho um bebe de um ano e oito meses,sera que posso pega-lo no colo? Outra duvida que vi nos comentatios e que a mulher engorda,fiquei com medo.

  72. Olá, eu fiz uma histerectomia dia 10/07/2014, e estou tendo muitas dores. Hj notei um pequeno sangramento na vagina. Meu médico nada me falou se era normal isso acontecer. Estou com medo de algo sério… Andei pesquisando e existem riscos após essa cirurgia e não fui orientada…. Se alguém tiver maiores informações e quiser me passar, pode deixar resposta.

  73. Há duas semanas fiquei sabendo que tenho mioma e tenho que fazer histerectomia total. Tenho 35 anos e 02 filhos e no último fiz ligação. Estou com medo. O médico falou que só posso fazer daqui a trés meses porque estou com uma forte anemia.
    Será que não vou piorar esse período ?

  74. fiz a cirugia ha 3 meses e ainda sinto muito dor quando vou fazer xixi e normal isso?

  75. Oi meninas, tenho 43 anos e hoje está fazendo 40 dias que fiz uma histerectomia abdominal, os ovários e o colo do útero foi preservado. Meu médico me deu 40 dias de repouso sem sexo, sem pegar peso, sem exercícios, mas receitou caminhada para eliminar os gases que formam e não ganhar peso. A alimentação estava liberada mas claro tudo com moderação. No 7° dia eu já estava fazendo comida, colocando roupa pra lavar, fui até no shopping comprar a calça-cinta que foi recomendada, isso me ajudou muito á ter firmeza para caminhar. Na 1ª semana só tive dor abaixo do umbigo pra deitar e levantar da cama, o corte ficou bem sequinho nunca me incomodou foi dado ponto intra-derme e os pontos iam caindo conforme passava os dias, após a 1ª semana o médico recomendou passar 2x ao dia cicatricure gel em cima do corte na 3ª semana já comecei á deitar de lado colocava um travesseiro de bebê para apoiar a barriga do lado que ia virar. As vezes um pequeno incomodo quando a bexiga e o intestino estão cheios, mas tudo fica bem depois que se vai ao banheiro. Estou me sentindo muito bem, já faço tudo em casa e logo volto a trabalhar. Não fiquem com medo do sexo o desejo vem naturalmente e sinceramente falando, o sexo vem com mais vontade, mais desejo, e muito mais prazer! Boa sorte á todas e tenham muita FÈ

  76. Fiz uma histerectomia, no dia 10/10/2013, mas não foi retirado o colo do meu útero segundo o médico não havia necessidade, mas depois de uns três meses de operada comecei a sentir os mesmos sintomas de quando eu ia menstruar e desde o mês passado que nas datas que eu menstruava agora sai uns raiozinhos de sangue durante dois dias e depois que passa eu não sinto mais nada,mas isso esta me preocupando, sendo que o médico falou que isso poderia acontecer devido ter ficado o colo do útero, eu iria sentir todos os sintomas até chegar a idade na qual eu iria parar de menstruar.

  77. Bom dia
    Tenho 23 anos e fiz uma histerectomia total com preservação dos ovários a três meses atrás.
    Ainda sinto incomodo no local do corte quando faço alguns movimentos.Meu medico falou q e pq por dentro ainda não ta sarado.Que a recuperação e lenta,pois e uma cirurgia muito delicada.
    Eu nao tive nenhum problema pos cirurgico.Ja voltei a ter relação sexual com cuidado,trabalho,cozinho,mais evito colocar peso.Tinha medo que apos a cirurgia perdese vontade de fazer sexo,mais isso nao aconteceu!Fiquei foi com mais vontade…rsrsrs…
    Unico problema que tenho e so que agora engordo com mais facilidade!

  78. Ola, já fiz um comentário nesse saite, tava com 15 dias de operada. Hoje tenho 1 mês e 16 dias, tive um recuperação ótima pelo menos até agora no outro comentário eu disse q saia um líquido por onde foi feito o corte já estava sem os pontos, mas depois de 8 dias parou e meu médico disse que era normal por conta da minha gordura abdominal, estou mim sentindo bem mas ainda de repouso, não posso mim abaixar, pegar peso e muito menos fazer sexo. Tive uma otima cirurgia, a recuperação esta ótimo, só sinto um poco de incomodo quando visto algun shot que aperte a barriga, pois acho que ela ainda esta enchada, minha médica mim proibio de usar cinta sem ser a cirúrgica. Para vocês que ainda não fez essa cirurgia desejo boa sorte e não tenham medo, é uma cirurgia como outra qualquer, perigosa mas com fé em Deus corre tudo bem. Boa sorte!!

  79. OLA FIZ UMA CIRURGIA HISTEREQUITOMIA SEMI TOTAL HA DOIS MESES E A POUCOS DIAS COMESSOU UM SANGRAMENTO QUERIA SABER SE E NORMAL POR QUE PROCUREI UM GINECOLOGISTA E ELE FALOU Q E POSIVEL Q O CIRURGIÃO TENHA DEIXADO O ULTERO SERO POSSIVEL

  80. Ola Kassia, vc disse que há 30 dias que fez a cirurgia e ainda está com os pontos, os pontos, com sete dias é tirado, vc tem que ir ao medico, talvez esta sujeira suja seja porque esteja inflamado por dentro, procura seu medico, diga a ele o que esta acontecer, bjs e melhora.

  81. Fiz a histerectomia no dia 24/06 e gostaria de saber se posso deitar de lado? Ainda sinto muitas dores abdominais, até quando é normal sentir estas dores?

  82. Eu fiz a histerectomia a 30 dias ainda estou com os pontos q estao inflamados,e ainda sinto dores. E hj estou estranhando porque esta saindo uma sugeira marrom pela vagina. Será normal? O repouso se é dependendo de paciente para paciente. Tem mulheres que se recuperam rápido,oque não é o meu vaso. É repouso absoluto.

  83. Estou para fazer uma histerectomia total pela vagina, sabem me dizer quantos dias levam para ter alta para voltar ao trabalho.
    É verdade que tem que ser repouso absoluto por 30 dias.
    Posso cozinhar minhas refeições no mesmo dia que voltar para casa?
    Se alguém puder me responder agradeço.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *